Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

Pessoal estou com 60k entre Liquidez e Tesouraria Ativa.

47kLiqiudez

13k Tesouraria

Se calhar devia sair apesar de ser conservador não deixa de ser um fundo correcto? E com o BES a voltar aos prejuizos em grande????

Entrei com a perspectiva de estar até melhor decisão mas ja estou dentro à 6M a taxa não é má de todo e fui adiando decisão.

Opiniões precisam-se e agradecem-se.

Obrigado!!!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

Pessoal estou com 60k entre Liquidez e Tesouraria Ativa.

47kLiqiudez

13k Tesouraria

Se calhar devia sair apesar de ser conservador não deixa de ser um fundo correcto? E com o BES a voltar aos prejuizos em grande? ???

Entrei com a perspectiva de estar até melhor decisão mas ja estou dentro à 6M a taxa não é má de todo e fui adiando decisão.

Opiniões precisam-se e agradecem-se.

Obrigado!!!!

tens qui um texto de 11 Fevereiro do David no tópico Top Fundos de Investimento;

"Tens de te preocupar é com os activos que cada fundo, (independentemente da gestora) e não da gestora ou do banco onde tens os fundos.

Estaria mais preocupado é se tivesse depósitos a prazo :) mas não te preocupes, se houve dinheiro para o Banif também há para o BES, ainda há 6 mil milhões da troika para a banca se for preciso, mas antes do BES ainda há o BCP..."

Nota: Também tenho vários fundos do ES.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Repara que são ambos fundos ES. A alteração que levou o ES Liquidez a baixar de rendimento, obrigou os fundos a ter no máximo de 20% de activos do grupo mãe. Não sabendo o detalhe da carteira de cada um, mas teoricamente podem ter até 20% de activos do grupo ES.

60K * 20% = 12k

Este é a perda potencial que tens.  :o

Parece-me improvável que isso aconteça,mas não é impossível ... ainda foram uns quase 500Me negativos que foram apresentados pelos BES.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Repara que são ambos fundos ES. A alteração que levou o ES Liquidez a baixar de rendimento, obrigou os fundos a ter no máximo de 20% de activos do grupo mãe. Não sabendo o detalhe da carteira de cada um, mas teoricamente podem ter até 20% de activos do grupo ES.

60K * 20% = 12k

Este é a perda potencial que tens.  :o

Parece-me improvável que isso aconteça,mas não é impossível ... ainda foram uns quase 500Me negativos que foram apresentados pelos BES.

12k abrangido pelos 25k do SII...no caso do Liquidez para alem do BES, tinha de falir a Rio Forte, a ES Saude, a ES International... estão mesmo preocupados?? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso já foi perguntado aqui muitas vezes. O mais parecido é o ES Tesouraria Ativa. Temos outros fundos de liquidez, tipo o BIC tesouraria, mas esses já não são tão constantes.

Eu uso também o Caixagest Fundo Monetário, mas nota-se bem a diferença de declives qd comparado com o ES Liquidez. Creio que este não está disponível no BEST.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Best tem é este

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoDetailFUN&SWEService=BEST+Smart+Search+Engine&Id=1-250EOCQ 

Mas uma vez que têm fundos da Caixa secalhar se pedirem podem fazer esse Monetário, qualquer das formas os da ESAF têm apresentado melhores rentabilidades.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Best tem é este

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=InvokeMethod&SWEMethod=GotoDetailFUN&SWEService=BEST+Smart+Search+Engine&Id=1-250EOCQ 

Mas uma vez que têm fundos da Caixa secalhar se pedirem podem fazer esse Monetário, qualquer das formas os da ESAF têm apresentado melhores rentabilidades.

O Cx Liquidez é ainda mais fraquinho que o Cx Fundo Monetário. Depois das alteração impostas pela CMVM (Nov 2013) o ES Liquidez baixou um bocado, mas sim, continua a ser mais rentável que as alternativas (que eu conheço).

O que acho esquisito é não haver fundos internacionais de tesouraria com performances minimamente decentes. Possivelmente será interesse dos bancos nacionais que os fundos de tesouraria sejam da própria casa (num país em que 90% só conhece DPs, o passo seguinte são os Fundos de Tesouraria...) [mas já estou a divagar]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, eu colocava a questão mais nesse prisma... se não existem fundos internacionais com os mesmos fins mas como melhor performance

Pelo que tenho lido, e sem grandes riscos, parece-me que não... No entanto, caso haja gostaria de ler algo sobre isso!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, eu colocava a questão mais nesse prisma... se não existem fundos internacionais com os mesmos fins mas como melhor performance

O fundo estrageiro que mais gosto que se possa considerar de mercado monetário (embora seja tipo BIC, mais de obrigações) é este: DWS Invest Euro Bonds (Short) NC  LU0145656715

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas parece ter uma rentabilidade idêntica ou mesmo ligeiramente inferior ao Liquidez, com a desvantagem de estar disponível em 3 dias em vez de 1 e ter risco superior. Se bem que por outro lado não sabemos a "reacção" do liquidez a um ano de crise profunda como o de 2011 e esse que referes até não se portou muito mal...

Já agora conhecem algum fundo do género mas em GBP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas parece ter uma rentabilidade idêntica ou mesmo ligeiramente inferior ao Liquidez, com a desvantagem de estar disponível em 3 dias em vez de 1 e ter risco superior. Se bem que por outro lado não sabemos a "reacção" do liquidez a um ano de crise profunda como o de 2011 e esse que referes até não se portou muito mal...

Já agora conhecem algum fundo do género mas em GBP.

Não reparei que tinhas pedido um com melhor performance :P o que me parece "impossivel", o Liquidez sempre foi único...

Em GBP...

M&G Optimal Income Fund A Acc  GB00B1H05155, não sei é se o fazem no Best, mas como supostamente o pessoal tem conseguido fazer um misto da mesma gestora...mas não é nenhum ES Liquidez, esquece que igual não existe :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas misto não é tesouraria ... just saying...  ;)

Este é 85% Obrigações 10% Acções...não é de tesouraria de facto, mas repara que hoje em dia os fundos de tesouraria ou têm tendência a desaparecer ou dão retornos abaixo dos 1,5%, os de tesouraria puros ( DPs, Papel Comercial) cada vez há menos, mesmo o ES Liquidez já tem Obrigações, muitos estão a cair nas categorias de Mercado Monetário ou já de Obrigações de Ultra Curto Prazo.

Este M&G está inserido na categoria de "GBP Cautious Allocation" traduzido á letra Alocação Cautolosa...mas também confesso que prefiro sempre fundos em EUR...mas para quem tem libras como foi o caso falado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para mim Papel Comercial ou Obrigações de Ultra Curto prazo são basicamente a mesma coisa.

Não estive a olhar para a carteira desse, mas quando começam a meter obrigações de médio/curto prazo já começam a ser outra coisa.

Just my 2cents...

Depende, repara, o que conta é a maturidade, se hoje comprar uma obrigação OT2037 vou cair na categoria de obrigações de longo prazo, mas se comprar uma OT2014 vou cair na categoria de ultra curto prazo...o que conta é a maturidade dos activos em carteira, as obrigações podem ser compradas em 1º mercado ou secundário, o papel comercial é sempre de ultra curto prazo de facto, porque a maturidade máxima é de 1 ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse M&G Optimal Income Fund A Acc parece bastante interessante... tem tido rentabilidades muito boas!

Mas estarei a ver bem...

https://funds.barclaysstockbrokers.co.uk/clients/barclaysstockbrokers/search_factsheet_summary.aspx?code=B1H0504&profile=1&key=bbab57803a0e266a6a7d85921d26ecd7

Cobram 3% na subscrição?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse M&G Optimal Income Fund A Acc parece bastante interessante... tem tido rentabilidades muito boas!

Mas estarei a ver bem...

https://funds.barclaysstockbrokers.co.uk/clients/barclaysstockbrokers/search_factsheet_summary.aspx?code=B1H0504&profile=1&key=bbab57803a0e266a6a7d85921d26ecd7

Cobram 3% na subscrição?

Estás a ver bem, no entanto estás a perceber mal lol, duvido que tenha comissão de subscrição no Best, a Mornigstar coloca as comissões mais altas encontradas no mercado, nunca te podes reger por aí, sempre pelas fichas dos fundos nos bancos.

Por acaso não estás a ver na Mornigstar mas o que disse mantem-se :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim mas eu queria um fundo em GBP e no reino unido, uma vez que não arranjei forma aceitável de transferir GBP de e para o Best...

POis eu coisas de moeda estrangeira estou a leste, mas se tens uma conta em libras num sitio, podes sempre abrir uma conta em libras no Best, e com o IBAN fazeres a transferencia... ou não??

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites