Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

David, acreditas que o ES liquidez poderá recuperar? (Para taxas líquidas na ordem dos 2 ou 3%)

Não te sei responder, estava só a divagar...no entanto já sei o porquê do Liquidez ter desvalorizado, falei com meu PFA que me disse que eles tiveram essa informação hoje de manhã por parte da ESAF, no entanto como é algo tão técnico nem vou para aqui debitar coisas que depois secalhar também não vão perceber, até eu mal percebi ahah, só sei que foi uma operação que teve de ser mesmo feita, ou seja, foi um pouco forçada essa desvalorização, e ao que tudo indica não se vai repetir...mas se tiverem dúvidas sempre podem falar com os vossso gestores, porque acho que todos têm essa informação...

Resumindo, o Liquidez vai continuar a abrandar a rentabilidade para os tais 1.00%/1.50% liquidos, pelo menos nos tempos mais próximos, mas não se vai repetir uma desvalorização, o que me leva a crer que vão continuar a apostar em DP, Papel Comercial e...pelo que percebi devem de comecar a entrar em BTs...Bilhetes do Tesouro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

• 2 weeks later...

Boa tarde a todos.

Tinha 65.000€ no BES liquidez, entretanto o banco chamou-me para mudar de investimento porque está a desvalorizar e  Propuseram-me:

Obrigações BES com rentabilidade liquida de 3,60 - prazo a 5 anos.

OU

- Papel comercial a prazo de 1 ano com aplicação  mínima  de 100.000€ e taxa liquida anual  de 3,24.

Que aplicação escolheriam? ? Disseram-me que, em qualquer destas aplicações  o juro era anual e não corria riscos a não ser que o banco falisse. Agradeço a quem me souber aconselhar

Denunciar ao Moderador  ip.gif2.80.65.104 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos.

Tinha 65.000€ no BES liquidez, entretanto o banco chamou-me para mudar de investimento porque está a desvalorizar e  Propuseram-me:

Obrigações BES com rentabilidade liquida de 3,60 - prazo a 5 anos.

OU

- Papel comercial a prazo de 1 ano com aplicação  mínima  de 100.000€ e taxa liquida anual  de 3,24.

Que aplicação escolheriam? ? Disseram-me que, em qualquer destas aplicações  o juro era anual e não corria riscos a não ser que o banco falisse. Agradeço a quem me souber aconselhar

Denunciar ao Moderador  ip.gif2.80.65.104 

Obrigações tem risco do emirente, se for BES sim, tem risco de perda de capital se o BES falir, mas não é só isso, é também se houver alguma reestruturação da divida...mas não me parece mal de maior.

O Papel Comercial, é praticamente igual, é também um titulo de dívida e tem risco do emitente, que deve ser uma empresa do grupo BES, tipo ES Saude, Rio Forte, ES International...

Não lhe propuseram alterar para o ES Monetário (agora Tesouraria) ? passaria do Liquidez para esse que também não tem grandes variações, e sempre tem mais liberdade de movimentação, no Best também tem um seguro de capitalização que rende 3%, isto falando em algo mais seguro...

Só agora reparei que falou em BES e não Best, sendo assim esqueça o seguro :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigações tem risco do emirente, se for BES sim, tem risco de perda de capital se o BES falir, mas não é só isso, é também se houver alguma reestruturação da divida...mas não me parece mal de maior.

O Papel Comercial, é praticamente igual, é também um titulo de dívida e tem risco do emitente, que deve ser uma empresa do grupo BES, tipo ES Saude, Rio Forte, ES International...

Não lhe propuseram alterar para o ES Monetário (agora Tesouraria) ? passaria do Liquidez para esse que também não tem grandes variações, e sempre tem mais liberdade de movimentação, no Best também tem um seguro de capitalização que rende 3%, isto falando em algo mais seguro...

Apenas uma nota...o ES Liquidez não está a desvalorizar, está apenas a valorizar menos nestas últimas semanas, do que nos primeiros 8 meses do ano 2013.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém no seu banco não conhece bem o conceito de desvalorizar....

Dizer que o E.S Liquidez está a desvalorizar é um engano, uma vez que só desvalorizou um dia na sua história.

Dizer que a rentabilidade está menor do que dantes é uma coisa, agora desvalorizar.....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A tal "desvalorização" é esta:

3meses: +0,62%

Anualizado +2,48%

Ou seja, quem aplicou a 15 de Agosto é como se tivesse feito um depósito a prazo com TANB de 3,45% 3Meses.

Essa forma de falar demonstra um pouco o que o BES tenta fazer para se desfazer do papel comercial do Liquidez, mostram um gráfico do Liquidez, que de facto está a perder fulgor, mas dizem que está a desvalorizar, quando assim não o é, e toca a recomendar Obrigações do BES, porque não recomendam obrigações de outras empresas ou OTs?

O Liquidez para quem o tem acima de 3 meses ainda está interessante, e nem falo em quem o tem há um ano ou inicio deste ano, com rentabilidades acima dos 3% liquidos.

Por isso esses 65 000€ secalhar até estavam melhor no Liquidez ou no Tesouraria, porque Obrigações têm menos liquidez (pelo menos pode resgatar mas sujeita-se ao preço de mercado) e o Papel Comercial para 1 ano parece-se exagerado, mal a mal 6 meses, e no Liquidez já tem Papel Comercial...

Por curiosidade desde quando tem o Liquidez?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

no bes há o seguro bes garantido que é do bes vida que é igual ao best garantido.lol ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A tal "desvalorização" é esta:

3meses: +0,62%

Anualizado +2,48%

Ou seja, quem aplicou a 15 de Agosto é como se tivesse feito um depósito a prazo com TANB de 3,45% 3Meses.

Quantas pessoas não resgataram o Liquidez devido a esta suposta "desvalorização"? Sinceramente custa-me a acreditar que se use este tipo de argumento para convencer os clientes a mudarem para outro tipo de produto...

PS- D@vid não quererias dizer TANB 2,583% 3 meses?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quantas pessoas não resgataram o Liquidez devido a esta suposta "desvalorização"? Sinceramente custa-me a acreditar que se use este tipo de argumento para convencer os clientes a mudarem para outro tipo de produto...

O argumento principal não é a necessidade de reduzir o papel comercial do grupo que estava em 80% para 20%?

É claro que no futuro o papel comercial vai continuar a existir, assim como a rentabilidade, mas já não estará concentrado na sua grande maioria nos ativos do grupo!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada a todos, tenho de pensar o que vou fazer. Este dinheiro depositei-o em junho e foi com a intenção de fazer face às baixas taxas de juros dos DPS. Ou vou esperar e ver o que dá, ou passá-lo para Tesouraria, que na agência onde estive, que é muito pequena, nem sequer me colocaram essa hipótese. Talvez não se tenham lembrado, ou esquecido de propósito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não...

se a rentabilidade (juro) liquido é de 0,62% em 3 meses, dá 0,86% brutos para os 3 meses, ora 0,86% *4 trimestres dá 3,45%... quando fazes um DP a 3 meses de  3,45% Tanb o que fazes realmente é um DP com 0,86% de taxa correcto? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não...

se a rentabilidade (juro) liquido é de 0,62% em 3 meses, dá 0,86% brutos para os 3 meses, ora 0,86% *4 trimestres dá 3,45%... quando fazes um DP a 3 meses de  3,45% Tanb o que fazes realmente é um DP com 0,86% de taxa correcto? :)

eu por enquanto fiquei quer no liquidez quer no rendimento vou deixar o gestor reorganizar o fundo depois veremos... ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não...

Tens razão era o adiantar da hora  ;)

De reter então que o Liquidez mesmo a perder a velocidade dos últimos tempos, continua com uma performance bastante boa face aos DP´s e com enormes vantagens comparativamente aos mesmos.

Enquanto este produto estiver acima dos 2,3% anualizado (3,19 TANB) continuará a ser uma excelente opção ;)

PS- Contudo está a perder para o DP promocional do BEST (4% TANB - 3 meses) para novos clientes :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tens razão era o adiantar da hora  ;)

De reter então que o Liquidez mesmo a perder a velocidade dos últimos tempos, continua com uma performance bastante boa face aos DP´s e com enormes vantagens comparativamente aos mesmos.

Enquanto este produto estiver acima dos 2,3% anualizado (3,19 TANB) continuará a ser uma excelente opção ;)

PS- Contudo está a perder para o DP promocional do BEST (4% TANB - 3 meses) para novos clientes :)

Não deve de ser por muito tempo, com a baixa da taxa de referência por parte do BCE devem de cair as taxas de depósitos...

O liquidez continua a ser interessante para quem o tem há mais tempo, para subscrever neste momento já prefiro mais o Tesouraria...

Mas para o ano veremos como vai estar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A! Esqueci-me de vos dizer que  o meu perfil de risco é conservador e  não possuo níveis de conhecimentos/literacia financeira.

Não é fácil, quer dizer, tu como conservadora e só habituada  a DPs ir para uma carteira de fundos não é fácil, até porque geralmente quando se fala numa carteira de fundos falamos numa carteira diversificada onde tens um pouco de tudo, fundos de Obrigações, Fundos de Acções, Fundos de Tesouraria etc etc, no entanto podes fazer uma carteira mais defensiva e sem estar tão diversificada, com fundos de tesouraria, fundos de obrigações de ultra curto prazo, ou seja, fundos sem muitas variações, e a pouco e pouco até podes depois entrar em fundos mais agressivos, mas tem de ser aos poucos e bem aconselhada.

O "problema" também tem haver com o banco onde pretendes fazer, se tem a diversificação necessária para o fazeres, só para te dar exemplo, no BES vão-te fazer uma carteira com fundos do BES, e são cerca de 15/20? de oferta, nem sei bem, no BiG e Activobank tens cerca de 700 fundos, no Best tens 2000...ou seja, uma maior oferta pode te proporcionar uma maior e melhor escolha, para alem de te possibilitar estares exposta a várias gestoras de fundos, no BES vais estar confinada apenas a fundos  BES...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem razão não tenho cultura para ter fundos e começo a ficar stressada. Vou pensar bem, se calhar para mim são melhores os CA ou os CTPM dado que sou muito conservadora e na verdade não estou preparada para lidar com perdas no capital. A ideia era diversificar uma vez que tenho apenas DPS. Obrigada 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem razão não tenho cultura para ter fundos e começo a ficar stressada. Vou pensar bem, se calhar para mim são melhores os CA ou os CTPM dado que sou muito conservadora e na verdade não estou preparada para lidar com perdas no capital. A ideia era diversificar uma vez que tenho apenas DPS. Obrigada 

Não disse que não tens cultura para ter fundos :) todos os que se iniciaram em fundos ou em aplicações de maior risco também tiveram de se iniciar de alguma forma, e quando ouvires dizer que não gostam de fundos e a dizerem mal dos fundos foi porque tiverem más experiencias porque foram mal aconselhados ou foram para este mundo sozinhos sem apoio a pensaram que isto era uma maravilha e que iam ganhar dinheiro e depois andaram aos trambulhões.

Ninguém nasce ensinado, agora, eu na minha opinião acho este tipo de aplicação umas das melhores do mercado, digo mesmo isso na 1º página do tópico sobre fundos, aliás, muitas pessoas chegam a esse tópico e vão logo para as últimas páginas, deviam sim ler a 1º página, ver os links de explicações genéricas sobre este tipo de aplicação, e depois com apoio decidir se querem entrar, sou da opinião que se é para depois andar ver as carteiras todos os dias, em stress, sem dormir então mais vale nem entrar e ficarem "descansados" noutros tipos de aplicações, fundos são complementos a DPs, não são DPs, isto é uma aplicação de médio/longo prazo...

Até posso tentar ser mais especifico, esses 65000€ aplicados em Dps, ou em certificados, a curto prazo ( 3/9/12meses) secalhar até te vai render mais, mas acima disso uma carteira de fundos rende-te mais, agora isto é tudo uma escolha do investidor, se precisa do dinheiro daqui a 3 meses, ou 1 ano ou 2/3/4/5 anos...embora, os fundos se possam resgatar a qualquer momento não é para andar a fazer isso constatemente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites