Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

• Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

Boas!

Caí aqui um bocado de para-quedas mas já que estamos a falar do ES Liquidez, qual é a diferença entre este e o ES Rendimento / Rendimento+? Entendo que são constituidos por productos financeiros distintos.. mas acabam por funcionar de modo semelhante, na perspectiva do consumidor final, não?

Sou novo por estas bandas.. se isto tiver sido respondido noutro tópico, tenham paciencia (e indiquem-me qual se possível eheh)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esqueci-me de perguntar no bes  pela comissão em caso de resgate, alguém me sabe responder? Será que quando quiser resgatar não me vão ficar com uma fatia do rendimento? Não tinha pensado nisso. Se a comissão for grande se calhar nem compensa em relação aos DP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esqueci-me de perguntar no bes  pela comissão em caso de resgate, alguém me sabe responder? Será que quando quiser resgatar não me vão ficar com uma fatia do rendimento? Não tinha pensado nisso. Se a comissão for grande se calhar nem compensa em relação aos DP.

0€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem a certeza David? É que eu tenho nesse banco apenas o fundo, não tenho mais contas nenhumas, nem caderneta nem cartões...

http://www.esaf.pt/Default.aspx?tabid=100&codfun=14165991336&from=listafundos

TABELA DE CUSTOS

CUSTOS COMISSÃO

Imputáveis directamente ao participante

Comissão de subscrição 0%

Comissão de resgate 0%

Imputáveis directamente ao fundo

Comissão de gestão Fixa 0,45% / ano (taxa nominal)

Comissão de depósito 0,05% / ano (taxa nominal)

Taxa de supervisão 0,03‰ / Mês

(colecta não pode ser <200€ e >20.000€)

Outros custos Constituem também encargos do Fundo todas as despesas de compra e venda de valores por conta do Fundo e

custos de auditoria exigidos pela legislação em vigor.

O Fundo suportará indirectamente comissões de gestão referentes ao investimento em fundos de investimento

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem a certeza David? É que eu tenho nesse banco apenas o fundo, não tenho mais contas nenhumas, nem caderneta nem cartões...

Quem cobra algum tipo de comissão (subscrição, gestão e resgate) são as gestoras de fundos, a gestora desse fundo é a ESAF, e  ela não está  a cobrar comissões de resgate nesse fundo, por isso é com 200% de certeza :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Ruicarlov, ve lá se assim ajuda  ::)

(da esquerda para a direita, de cima para baixo)

#1:

Barras azuis - rentabilidade dos ultimos 12 meses naquela data. Todos os meses irá surgir uma nova barra com os ultimos 12 meses. O historico da base de dados, não permite o calculo dos ultimos 12 meses até determinada data, dai a diferença entre as barras e a curva vermelha.

Curva vermelha (com pontos pretos) - rentabilidade média (anualizada) considerando os dados desde o inicio da base de dados até aquela data.

Linha vermelha tracejado - linha de tendencia (linear) da curva vermelha

#2:

Barras azuis - rentabilidade calculada para o periodo indicado (anualizado quando periodo maior que 1 ano) - a barra do "1 year" representa o mesmo valor do apresentado no grafico #1 pela barra mais á direita (data actual)

Barras vermelhas - calculo da volatilidade nos mesmos periodos

#3:

Curva Vermelha - visualização do "andamento" da rentabilidade ao longo do tempo

no caso do E.S.Liquidez, nota-te uma ligeira deflexão (diminuição) do crescimento no final de 2012, e que se verifica também nos outros gráficos.

Área azul - calculo do "drawdown"

no caso do E.S.Liquidez, não apresenta "drawdown", no periodo apresentado

#4:

Área azul - rentabildade mensal obtida (não anualizado) - cada linha vertical dentro da área representa 1 mes - o mês actual é apresentado, mas apenas como refêrencia

no caso do E.S.Liquidez, verifica-se uma ligeira tendência de redução

#5:

Área azul - rentabildade semanal obtida (não anualizado) - cada linha vertical dentro da área representa 1 semana - a semana actual é apresentada, mas apenas como refêrencia

no caso do E.S.Liquidez, nota-se o ligeiro aumento nas ultimas 4 semanas, como alguem referiu

#6:

Indicação da rentabilidade obtida em cada ano - não apresenta 2010/2011, por a base de dados iniciar em 31/08/2011

#7:

Indicação da rentabilidade obtida em cada ano, acumulado mensal - apresenta 2011 limitada, por a base de dados iniciar em 28/07/2011, e 2013 até á data actual.

no caso do E.S. Liquidez, verifica-se uma ligeira diminuição da inclinação da "curva" (mais pareçe uma recta) nos primeiros 5 meses deste ano (em relação a 2012) - o valor de Julho, é parcial

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites