Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

• Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

Bem, eu sou um daqueles que ainda não fugiu do "curral".  ;D

O fundo tem resistido e continua com taxas interessantes.

Vou-me aguentar enquanto o fundo continuar interessante ou, como já alguém disse atrás, vou "espremer" o Liquidez até ao fim...só espero não ser triturado também :-\

Cump e bons investimentos... ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Boa tarde,

Têm falado aqui da "psicologia dos mercados", de "racionalidade" e até de "currais"... mas, relativamente ao ES Liquidez, poucos objetivaram os seus comentários com... a clareza dos factos.

Todos os analistas atribuiam as ótimas rendibilidades do Liquidez às diversas emissões (mais de três dezenas) de papel comercial das "holdings" da família Espírito Santo (a ES Internacional, a  ES Irmãos e a Rio Forte na vertente não financeira) que foram colocadas neste fundo (e também noutro) da ESAF, sociedade gestora do BES.

Para termos uma ideia, o ES Liquidez tinha 80,95% do seu valor líquido investido em papel comercial de sociedades do universo Espírito Santo, um total de 1.808 milhões (pelas novas regras o limite máximo é de 447 milhões), enquanto o ES Rendimento (o outro fundo com muito "papel" ES) tinha 55,8% do seu património aplicado em dívida do grupo, ou seja, 119,5 milhões (montante que terá de baixar para 42,8 milhões).

Ora, perante estes factos, pergunto: se a rendibilidade do fundo ES Liquidez vinha daí - isso é consabido, mas se os amigos acham o contrário, então digam aqui, por favor, quais eram os produtos do remanescente da carteira (apenas 19,05%) que garantiam essa boa rendibilidade (teria que ser assombrosa!, pois representavam menos de 20% do total da carteira) - mas dizia, se a rendibilidade do Liquidez vinha do papel comercial do GES, como acham os amigos que o fundo em causa, a partir de 1 de novembro, conseguirá manter essas (boas) rendibilidades passadas se, desde à cerca de 1 mês, vêm sendo expurgados desses ativos GES ?

Vão desculpar-me a franqueza, mas falarem em "pânico generalizado" quando se referem a esta restruturação - devido a uma nova lei comunitária, diga-se, e que aliás está a decorrer serenamente e, até ao momento, com ótimos resultados - que se verifica em 2 fundos do universo ES, revela um total desconhecimento do que se passa no mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Têm falado aqui da "psicologia dos mercados", de "racionalidade" e até de "currais"... mas, relativamente ao ES Liquidez, poucos objetivaram os seus comentários como... a clareza dos factos.

Todos os analistas atribuiam as ótimas rendibilidades do Liquidez às diversas emissões (mais de três dezenas) de papel comercial das "holdings" da família Espírito Santo (a ES Internacional, a  ES Irmãos e a Rio Forte na vertente não financeira) que foram colocadas neste fundo (e também noutro) da ESAF, sociedade gestora do BES.

Para termos uma ideia, o ES Liquidez tinha 80,95% do seu valor líquido investido em papel comercial de sociedades do universo Espírito Santo, um total de 1.808 milhões (pelas novas regras o limite máximo é de 447 milhões), enquanto o ES Rendimento (o outro fundo com muito "papel" ES) tinha 55,8% do seu património aplicado em dívida do grupo, ou seja, 119,5 milhões (montante que terá de baixar para 42,8 milhões).

Ora, perante estes factos, pergunto: se a rendibilidade do fundo ES Liquidez vinha daí - isso é consabido, mas se os amigos acham o contrário, então digam aqui, por favor, quais eram os produtos do remanescente da carteira (apenas 19,05%) que garantiam essa boa rendibilidade (teria que ser assombrosa!, pois representavam menos de 20% do total da carteira... - mas dizia, se a rendibilidade do Liquidez vinha do papel comercial do GES, como acham os amigos que o fundo em causa, a partir de 1 de novembro, conseguirá manter essas (boas) rendibilidades passadas se, desde à cerca de 1 mês, vêm sendo expurgados desses ativos GES ?

Vão desculpar-me a franqueza, mas falarem em "pânico generalizado" quando se referem a esta restruturação - devido a uma nova lei comunitária, diga-se, e que aliás está a decorrer serenamente e, até ao momento, com ótimos resultados - que se verifica em 2 fundos do universo ES, revela um total desconhecimento do que se passa no mercado.

??? ??? ??? não percebi nada :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1. Na prossecução do seu objectivo, o Fundo investirá maioritariamente em activos de

curto prazo, detendo em permanência o mínimo de 85% do seu valor líquido global

investido em activos com prazo de vencimento residual inferior a 367 dias.

2. O Fundo não poderá investir em activos com prazo de vencimento residual superior

a 3 anos, com excepção do investimento em fundos de investimento, harmonizados ou

não harmonizados.

3. Na prossecução do seu objectivo, e considerando sempre os limites previstos nos

números anteriores, o Fundo investirá de forma flexível e em cada momento nos

seguintes tipos de activos:

a) instrumentos do mercado monetário, como depósitos, papel comercial,

certificados de depósito, bilhetes do tesouro e aplicações nos mercados

interbancários;

B) valores mobiliários condicionados por eventos de crédito;

c) fundos de tesouraria e fundos de mercado monetário;

d) obrigações ou fundos de obrigações, incluindo fundos não

harmonizados;

e) outros fundos de investimento não harmonizados para além dos

previstos na alínea anterior;

f) Instrumentos Financeiros Derivados, designadamente futuros, opções,

forwards, swaps, warrants, Credit Default Swaps e outros,

exclusivamente com o objectivo de cobertura do risco de mercado e do

risco cambial.

;) ESTÁ AÍ MUITO POR ONDE ESCOLHER PARA TROCAR O PAPEL COMERCIAL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

A 31 de setembro já deve estar bem diferente ;)

Então, considera que a sendo a carteira do fundo "bem diferente" a "31 de setembro" (por certo, pretendia escrever "30 de setembro"), isso em nada altera a rendibilidade do Liquidez?

E a 31 de outubro, altura em que o reescalonamento estará (esperamos) concluído, tal não se repercutirá nas rendibilidades? Acha mesmo que não?...

Fracamente, há razão para perguntar... o que têm andado a fazer os gestores de tesouraria dos outros fundos nacionais de cp?... :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu disse 31 de Outubro porque é precisamente o último dia antes da entrada em vigor da nova norma.

Para além da (previsível) diminuição da rentabilidade, o fundo passará a ter volatilidade. Não é que não tenha agora mas é diminuta.

Os outros gestores de fundos nacionais, provavelmente não têm um grupo tão grande para que emita papel comercial.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Carteira do fundo a 31 de Agosto:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/carteiras/fim/dtlcart_fim.cfm?num_fun=%24%23%24S^%22%40%20%20%0A&data2=*%23D[b%23-%3D%20%281%3C%22Q%20%20%20%0A

Guardem em PDF e comparem depois com a carteira a 31 de Outubro, quando estiver disponível.

A constituição da carteira vem corroborar o que eu disse anteriormente e a tarefa ciclópica com que os colegas do ES Liquidez - FEI se vêm debatendo nas últimas 5 a 6 semanas e ainda para mais com a instrução expressa de resgates dos ativos GES apenas e só na maturidade.

O nosso colega de fórum "1pedro2" pensa que é tudo fácil ("grita" que "ESTÁ AÍ MUITO POR ONDE ESCOLHER...), mas a realocação financeira de quase 1.500 milhões de euros num tão curto espaço de tempo e sem colapsos de rentabilidade, acreditem, para quem trabalha nisto, não é tarefa fácil. Bem pelo contrário...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A constituição da carteira vem corroborar o que eu disse anteriormente e a tarefa ciclópica com que os colegas do ES Liquidez - FEI se vêm debatendo nas últimas 5 a 6 semanas e ainda para mais com a instrução expressa de resgates dos ativos GES apenas e só na maturidade.

O nosso colega de fórum "1pedro2" pensa que é tudo fácil ("grita" que "ESTÁ AÍ MUITO POR ONDE ESCOLHER...), mas a realocação financeira de quase 1.500 milhões de euros num tão curto espaço de tempo e sem colapsos de rentabilidade, acreditem, para quem trabalha nisto, não é tarefa fácil. Bem pelo contrário...

apenas e só na maturidade...ou seja... quase todos os dias

não disse que era facil...queria dizer que existem varias alternativas

não gritei...escrevi.

continuo a não perceber quase nada do que diz...

xau :blank:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu disse 31 de Outubro porque é precisamente o último dia antes da entrada em vigor da nova norma.

Para além da (previsível) diminuição da rentabilidade, o fundo passará a ter volatilidade. Não é que não tenha agora mas é diminuta.

Os outros gestores de fundos nacionais, provavelmente não têm um grupo tão grande para que emita papel comercial.

Acho que têm ainda mais 10 dias....ou seja 10 Novembro...estamos a mais ou menos 1 mês saltar fora :)

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/kpmg-alerta-fundos-bes-demasiado-expostos-negocios-da-familia-espirito-santo[

"A directiva entrou em vigor em Portugal a 10 de Setembro, mas existe ainda um período de adaptação de dois meses, o que significa que a, partir de dia 10 de Novembro, o peso das empresas detidas pelos accionistas da sociedade gestora do fundo não pode ultrapassar os 20%."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda à duas semanas reforcei o ES Liquidez porque continua a ser dos melhores FI de tesouraria, no dia em que eu achar que não me serve (rentabilidades de 1-1,5%) e se houver alternativa equivalente que renda mais, muda-se, sem qualquer drama pois o capital não está a ser perdido. Tirar para ficar à ordem à espera de melhor não me parece boa prática.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje estive à conversa com a minha gestora de conta e vi que existe este fundo no Luxemburgo. Também recebi a informação de que não existe a limitação dos 20%...

O ISIN é: LU0875978065

Mais informações em: http://www.finesti.com/application?_flowId=ValueSummaryFlow&idInstr=155286&lang=EN

Este fundo não é possível de ser subscrito online.

No gráfico existe um decréscimo de rentabilidade, no entanto fui informado que o mesmo foi apenas de uma falha de comunicação, não existindo até hoje nenhuma rentabilidade negativa.

Por enquanto continuo no ES Liquidez portugues mas assim que a rentabilidade for menos boa, passarei para este no Luxemburgo :P

O que acham do fundo que me foi apresentado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já se tinha falado por aqui sobre esse fundo, não sei se foi neste tópico ou noutro, se está domiciliado no Luxemburgo (ISIN começado por LU) tem retenão de IRS nos resgates.

Como não está no site do banco nem na própria Morningstar nem se sabe muito do histórico nem as condições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O fundo ES Liquidez deixa de valer a pena a partir de 10 de Novembro?

Acabei de ter disponivel 15k que estavam em um deposito a prazo e como tenho o restante dinheiro todo aplicado em obrigações deixo de saber onde voltar a aplicar este dinheiro!

alguma sugestão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O fundo ES Liquidez deixa de valer a pena a partir de 10 de Novembro?

Acabei de ter disponivel 15k que estavam em um deposito a prazo e como tenho o restante dinheiro todo aplicado em obrigações deixo de saber onde voltar a aplicar este dinheiro!

alguma sugestão?

Espírito Santo Monetário: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDJ

É um fundo na linha do ES Liquidez mas com duas diferenças fundamentais: tem 20% de obrigações (enquanto que o ES Liquidez não tem nada) e tem um bocadinho de desvio-padrão (1,15%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E.S.Liquidez é para esquecer certo?

É que este dá 2.34% é um bocado fraco em termos de retorno!

Dá não, está a dar, de 1 de Janeiro até ontem está com rentabilidade de 2.34%, ainda tem alguma coisa para dar até ao fim do ano, e não esquecer que são 2.34% liquidos, ou seja, estamos com 9 meses e pouco com uma rentabilidade bruta de 3,25%, consegues depósito a prazo melhor? não esquecendo que ainda falta praticamente 3 meses de valorização, claro, que não é certo, óbvio, mas olhando para o histórico do fundo e a sua carteira...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de não ser expert em fundos, entrei sensivelmente neste mundo desde o dia 1 de Outubro, creio que o ES Monetário será uma melhor escolha. Acho que o ES Liquidez tem vindo a perder rendibilidade. E agradeço à pessoa que me aconselhou a entrar neste fundo.

ES Monetário 1-10-13 a 11-10-13   

Rendibilidade Efectiva 0,12%

Rendibilidade Anualizada 4,66%

ES Liquidez 1-10-13 a 11-10-13

Rendibilidade Efectiva 0,08%

Rendibilidade Anualizada 2,99%

E espero que se mantenha sempre assim o Es Monetário ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de não ser expert em fundos, entrei sensivelmente neste mundo desde o dia 1 de Outubro, creio que o ES Monetário será uma melhor escolha. Acho que o ES Liquidez tem vindo a perder rendibilidade. E agradeço à pessoa que me aconselhou a entrar neste fundo.

ES Monetário 1-10-13 a 11-10-13   

Rendibilidade Efectiva 0,12%

Rendibilidade Anualizada 4,66%

ES Liquidez 1-10-13 a 11-10-13

Rendibilidade Efectiva 0,08%

Rendibilidade Anualizada 2,99%

E espero que se mantenha sempre assim o Es Monetário ;D

O único problema nessa análise é que estás a comparar fundos com um prazo bastante reduzido (11 dias), com esse prazo até um fundo de acções estaria pior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites