Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

Após ter falado com o meu gestor de conta acerca desta situação e tendo pedido alternativas, ele recomenda-me isto:

CLN British Airways 5YR Data de emissão prevista: 30 de Outubro de 2013 Data de maturidade: 20 de Dezembro de 2018 Entidade de referência: British Airways Cupão mensal: 6,00% p.a. (30/360)

Estava à espera de uma coisa mais "equivalente"... ::)

Pediste uma alternativa, devias ter pedido uma alternativa "equivalente" :) a verdade é que não existe nada igual ao Liquidez, portanto tudo o que seja fora do Liquidez é uma alternativa, há uns dias fiz no forum uma pergunta a alguém que consistia em imaginar uma balança, onde de um lado tens rentabilidade e do outro risco de capital(crédito) volatilidade e liquidez, qual o ou os factores que se está disposto a ter ou a deixar de ter...

De uma forma rápida, no Liquidez não se tem risco de crédito, capital tem mas numa pespectiva de desvalorização que como se sabe nem acontece, volatilidade também não tem, e liquidez imediata, rentabilidade, deverá baixar.

O CLN tem rentabilidade alta, tem risco de capital e de crédito, tem liquidez mas sujeita á cotação na altura, e não tem volatilidade.

É pesar os pratos na balança e se decidir :) só para confundir, quem tiver 100k no liquidez vai tendo á volta de mais valias de 200€/mês, quem colocar no CLN tem juros mensais de 360€, em 5 anos são 21600€ liquidos, no liquidez poderiamos falar em volta dos 12000€, sem serem certos claro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

Liquidez a valorizar mais de 4% (anuais) no dia de hoje.

É como o David diz, ainda há sumo para espremer. ;)

E hoje foi 3,75%...entretanto ao que tudo indica já saiu mais uma tranche da Rio Forte a 4,25%Tanb, os gestores do Liquidez têm de comecar a fazer tudo por tudo para baixar estas rentabilidades do liquidez da última semana senão ninguém subscreve o papel comercial :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E hoje foi 3,75%...entretanto ao que tudo indica já saiu mais uma tranche da Rio Forte a 4,25%Tanb, os gestores do Liquidez têm de comecar a fazer tudo por tudo para baixar estas rentabilidades do liquidez da última semana senão ninguém subscreve o papel comercial :) :)

;D ;D ;D

Mas está toda a gente a subscrever todos os dias esgota...e muito cedo lá para as 9:00 já não há nada para o dia .

As subscrições estão a ser diárias

Só leva a crer que comece a baixar a rentabilidade lá para Novembro...digo eu!!??...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

a lei só entra vigor dia 10 Novembro...

fonte jornal i :

"A directiva entrou em vigor em Portugal a 10 de Setembro, mas existe ainda um período de adaptação de dois meses, o que significa que a, partir de dia 10 de Novembro, o peso das empresas detidas pelos accionistas da sociedade gestora do fundo não pode ultrapassar os 20%."

http://www.ionline.pt/artigos/dinheiro/kpmg-alerta-fundos-bes-demasiado-expostos-negocios-da-familia-espirito-santo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após ter falado com o meu gestor de conta acerca desta situação e tendo pedido alternativas, ele recomenda-me isto:

CLN British Airways 5YR Data de emissão prevista: 30 de Outubro de 2013 Data de maturidade: 20 de Dezembro de 2018 Entidade de referência: British Airways Cupão mensal: 6,00% p.a. (30/360)

Estava à espera de uma coisa mais "equivalente"... ::)

Onde posso encontrar referencias a este CLN? Estive a procurar na net e não encontrei nada. Não parece desinteressante de todo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Onde posso encontrar referencias a este CLN? Estive a procurar na net e não encontrei nada. Não parece desinteressante de todo.

Ainda não saiu, por isso ainda nem está na CMVM nem no site do Best, apenas os gestores estão já a informar para as respectivas reservas, os CLNs são todos iguais, a diferença são as entidades emitentes, neste casoa  British.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Hoje a gestora do BES apresentou estas alternativas ao Liquidez... qual é que aconselham:

PAPEL COMERCIAL

Esta é uma das soluções que proponho para converter o E.S. Liquidez, trata-se da emissão de Papel Comercial das Empresas Grupo BES.

Prazos 4 e 6 meses e TANB 4,25%, 4,35%, respectivamente, com capital garantido na maturidade, sem liquidez. No entanto esta aplicação tem como capital mínimo os 50.000€.

OBRIGAÇÕES BES 23/04/2019

Taxa de Cupão do Título: 5% TANB

Preço: 97,13%

YTM: 5,61%

BES NOVO RENDIMENTO MAIS

Aplicação: Seguro de Capitalização

Prazo: 15 meses (31/12/2014)

TANB: 3,5%

Capital e Taxa garantida

Que dizem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece que agora está na "moda" o papel comercial Rio Forte  ::)  Se ainda fosse Rio Tinto  ;)  (esta sim, grande empresa)

E que tal começar a ver um bocadinho além do Grupo BES, onde detenho muitos activos tais como acções, CLN's e obrigações, mas há mundo para além do BES e parece-me que está na altura de estudarem mais alternativas e começarem a diversificar  ;)

Não se deixem levar na onda dos "gestores de conta". São tipos porreiros, mas, muitas vezes, os objectivos que têm de alcançar não vão, necessariamente, ao encontro dos vossos objectivos e necessidades  :police:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois... mas neste momento o capital que tenho no BES tem de ficar no BES... estava a procura de uma melhor solução!

Mas obrigado desde já pela resposta! :)

Mas pode ficar no BES. Não tem é de obrigatoriamente virar-se somente para produtos do próprio Grupo  ;)  Peça à sua gestora que se mexa e procure melhores soluções no mercado.

Agora apresenta aqui títulos de curto-prazo, títulos de longo-prazo e seguros de capitalização... 3 produtos totalmente diferenciados.... Não entendo... o que pretende? Segurança, rentabilidade? Obviamente o risco está correlacionado com a rentabilidade...

Quanto às alternativas que apresenta: será que a Rio Forte vai falir em 4 meses? Acho que não. Será que o BES vai falir até 2019? Acho que não. Será que a Seguradora do BES vai falir em 15 meses? Acho que não.

Se tenho alguma certeza das minhas respostas? Nenhuma. Eu não sou bruxo e quem for está bilionário  :laugh:

No entanto, acho que devia ver mais alternativas porque ainda as há por aí  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Katolo, obrigado pela resposta!

Fora do grupo BES conhece algum investimento interessante?

Vou contactar novamente a minha gestora!

Caro Jorge,

Exemplos não lhe faltam no tópico de obrigações. Mesmo dentro do Grupo BES sempre vai ter as CLN's British Airways 6% TANB a 5 anos (renda mensal) que me parece melhor que essas propostas que a sua gestora lhe fez. Mas só é uma opção caso não necessite desse capital durante o período de vigência do contrato. Têm liquidez, mas perderá sempre um valor percentual se as tiver de vender.

Eu já assumi aqui no fórum que não faço CLN's com um cupão inferior a 7% TANB... mas perante as suas propostas, esta parece-me melhor. Depende dos seus objectivos, das suas necessidades de cash, etc.

Mas dê um passeiozinho pelo tópico das obrigações e veja outras alternativas. Mesmo não observando nada do seu agrado, o conhecimento não ocupa lugar  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, isso não sabia! Como é tudo do mesmo grupo financeiro podiam criar sinergias na venda de produtos. Aparentemente também vendem o papel comercial Rio Forte e restantes fundos aos balcões do BES. Não entendo porque não têm a possibilidade de comercializar, também, os CLN's...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, isso não sabia! Como é tudo do mesmo grupo financeiro podiam criar sinergias na venda de produtos. Aparentemente também vendem o papel comercial Rio Forte e restantes fundos aos balcões do BES. Não entendo porque não têm a possibilidade de comercializar, também, os CLN's...

Os CLNs são feitos pelo BESI exclusivo para o Best...alguma parceria secalhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tx. anualizada

a 4 semanas: 2,77% TANL

a 3 semanas: 2,85% TANL

a 2 semanas: 3,01% TANL

a 1 semana: 3,5% TANL

Facto: Tem vindo a aumentar o ritmo de rentabilidade

Reacção: Vamos sair que o barco está a afundar

Conclusão: Tenho de tirar um curso de psicologia

P.S. - Não gosto muito do fundo mas às vezes há atitudes que me deixam tão  :o que até parece que defendo algo que nem acho muita piada só para as pessoas não serem injustas!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tx. anualizada

a 4 semanas: 2,77% TANL

a 3 semanas: 2,85% TANL

a 2 semanas: 3,01% TANL

a 1 semana: 3,5% TANL

Facto: Tem vindo a aumentar o ritmo de rentabilidade

Reacção: Vamos sair que o barco está a afundar

Conclusão: Tenho de tirar um curso de psicologia

P.S. - Não gosto muito do fundo mas às vezes há atitudes que me deixam tão  :o que até parece que defendo algo que nem acho muita piada só para as pessoas não serem injustas!

GANDA LOL :) :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que percentagem faltará, nesta altura, alocar até dia N em novembro?

A mim cheira-me que deve estar bem próximo, pelo que se vê, graças muito ao pânico gerado, e secalhar feito plo próprio BES para levar os clientes a fazê-lo, os papeis comerciais estão a vender muito bem, nos 10 primeiros dias tinham reduzido o tal peso dos 85% do grupo para cerca de 60%, por isso a este ritmo devem já ter bem próximo dos 20%.

Volto a dizer que as taxas são boas, 4,25% e 4,35% são boas taxas para o risco, mas...basta ver o que disse o VirtuaGod, também preciso de tirar um curso de psicologia, psiquiatria e sei lá mais o quê haha :)

Vendo por outro prisma, até é bom o tal pânico, porque assim a saida do liquidez e entrada nos papeis comerciais faz com que o tal peso do grupo baixe, porque a pergunta que fica é, se até ao dia 10 de Novembro não tiverem 20% do grupo  o que acontece? :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A mim cheira-me que deve estar bem próximo, pelo que se vê, graças muito ao pânico gerado, e secalhar feito plo próprio BES para levar os clientes a fazê-lo, os papeis comerciais estão a vender muito bem, nos 10 primeiros dias tinham reduzido o tal peso dos 85% do grupo para cerca de 60%, por isso a este ritmo devem já ter bem próximo dos 20%.

Volto a dizer que as taxas são boas, 4,25% e 4,35% são boas taxas para o risco, mas...basta ver o que disse o VirtuaGod, também preciso de tirar um curso de psicologia, psiquiatria e sei lá mais o quê haha :)

Vendo por outro prisma, até é bom o tal pânico, porque assim a saida do liquidez e entrada nos papeis comerciais faz com que o tal peso do grupo baixe, porque a pergunta que fica é, se até ao dia 10 de Novembro não tiverem 20% do grupo  o que acontece? :)

Como também tinha dito, o pânico criado acabou por ajudar o gestor do fundo, grande estratégia ;) O curioso foi ver as reacções a um fundo com um nível de risco 1 :-X

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como também tinha dito, o pânico criado acabou por ajudar o gestor do fundo, grande estratégia ;) O curioso foi ver as reacções a um fundo com um nível de risco 1 :-X

mesmo... :) :blank: :) :) :'( :'( :) :) daqui a uns tempos volta o rebanho todo pró curral :) :) :'( :'( :) :) (sem ofensa!) ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites