Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

• Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

É bem diferente do ES Liquidez... Tem 48,47% de ações, 23% de obrigações, 28,48 de liquidez e 0,05% de outros ativos.

Eu gosto muito deste fundo, mas não se pode dizer que seja um substituto do ES Liquidez porque não têm nada a ver um com o outro.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR067EZ

Realmente não percebo como podem comparar um fundo de liquidez com um fundo misto :|

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O facto de ter perguntado se este fundo podia constituir uma alternativa ao es liquidez não significa que os estou a comparar!!! O meu interesse era tão somente ter algumas opiniões sobre este fundo, tendo em vista uma possível quebra das rentabilidades do es liquidez. Escolhi este fundo porque tem um risco baixo e pelos vistos tem apresentado rentabilidades interessantes. Assim, se puderem dar a vossa opinião sobre o fundo em vez de andarmos a discutir semânticas, agradecia...:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O facto de ter perguntado se este fundo podia constituir uma alternativa ao es liquidez não significa que os estou a comparar!!! O meu interesse era tão somente ter algumas opiniões sobre este fundo, tendo em vista uma possível quebra das rentabilidades do es liquidez. Escolhi este fundo porque tem um risco baixo e pelos vistos tem apresentado rentabilidades interessantes. Assim, se puderem dar a vossa opinião sobre o fundo em vez de andarmos a discutir semânticas, agradecia... :)

Discutir semânticas? Não é esse o caso com toda a certeza. Quer dizer, pergunta se o ES Plano Dinâmico constitui uma boa alternativa ao ES Liquidez e depois diz que não quer comparar os dois. Decida-se! Se quer saber se é boa ALTERNATIVA, tem que comparar! Não tem outra hipótese. Quando pensa num caminho alternativo ao que está a seguir por causa do trânsito, não está a comprar um com o outro? A lógica é a mesma.

Se não quiser comprar, então pergunte apenas o que achamos do fundo e nesse caso repito o que escrevi atrás:

O ES Plano Dinâmico não me parece uma boa opção. Apesar de ter um desvio padrão baixo, tem rácio de Sharpe negativo, fruto da sua rentabilidade negativa a 3 anos. O alfa é (bem) negativo, o beta é fraquinho. Só em 2009 e 2012 é que esteve positivo e ainda não recuperou para o valor inicial.

Quando você diz que o ES Plano Dinâmico é um fundo de baixo risco está a basear-se em quê? Desculpe, mas não percebi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Desculpem o off-topic, mas seguindo a conversa que estavam a ter, fiquei com uma dúvida: o ES Plano Dinâmico é o mesmo fundo/carteira que no Best se chama "Retorno Dinâmico"?

Como os nomes são tão parecidos e o grupo é o mesmo... fiquei com a dúvida? Será o mesmo fundo/carteira, mas com designações diferentes (embora muito parecidas)?

Alguém me pode esclarecer, por favor?

Já agora, quanto à performance do best "retorno dinãmico", o que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpem o off-topic, mas seguindo a conversa que estavam a ter, fiquei com uma dúvida: o ES Plano Dinâmico é o mesmo fundo/carteira que no Best se chama "Retorno Dinâmico"?

Como os nomes são tão parecidos e o grupo é o mesmo... fiquei com a dúvida? Será o mesmo fundo/carteira, mas com designações diferentes (embora muito parecidas)?

Alguém me pode esclarecer, por favor?

Já agora, quanto à performance do best "retorno dinãmico", o que acham?

O ES Plano Dinâmico é um fundo de investimento, conforme a ficha morningstar que indiquei atrás.

O Retorno Dinâmico é um perfil do Serviço de Gestão de Carteiras:

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+Investment+Profile+Home+View

Este perfil investe fundamentalmente em ações nacionais e internacionais podendo também recorrer à utilização de outros instrumentos como ETFs, derivados, fundos de investimento e liquidez. Desde Maio de 2007 que barte o benchmark: MSCI World LC.

Quanto à rentabilidade, o SGC Retorno Dinâmico estava a 20/09/2013 com 7.4% YTD e 8.6% nos últimos 12 meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ufa! Esta confusão entre fundos do ES e carteiras do Best ia me assustando!...

Tenho esse "retorno dinâmico" do Best e, no último ano, teve uma boa valorização (foi das minhas melhores coisinhas, em termos de aplicações).

Quando li que seria a mesma coisa, o mesmo produto, que o ES Plano Dinâmico, que tem registado valorizações muito fraquinhas, ia me dando um "troço"...

Ainda bem que são produtos diferentes.

Agradeço o esclarecimento, DP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho esse "retorno dinâmico" do Best e, no último ano, teve uma boa valorização (foi das minhas melhores coisinhas, em termos de aplicações).

Quando li que seria a mesma coisa, o mesmo produto, que o ES Plano Dinâmico, que tem registado valorizações muito fraquinhas, ia me dando um "troço"...

Caro Ramiro

você é muito "dinâmico", tem que se acalmar... ;)

Já agora chegou a sair do Es Liquidez? (ainda continuo dentro, até....)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E digamos que essa carteira é a 2ª mais agressiva do serviço de carteiras do Best :) a sorte é que as bolsas têm valorizado, se começam a desvalorizar...lá vai o amigo Ramiro entrar em stress :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nestes últimos 3 dias (de sexta até hoje segunda), o ES Liquides teve uma valorização equivalente aos meses de Julho e Agosto.

:)

Boa Tarde,

Voltei a reentrar no ES Liquidez e tento corrigir alguma perca de rentabilidade que tive em o ter substituído pelo Es Monetário...Mas a vida é assim as vezes têm de se perder para dps voltar a ganhar...

O fundo francamente está a subir a rentabilidade nos últimos dias...e só pondero sair quando nos balcões começara a ficar papel comercial por vender , coisa que até agora desaparece em minutos acho que estão a ter muito sucesso na venda , o meu gestor diz que têm que estar lá com o dedo no botão as 8.25 que aquilo desaparece em minutos...

São boas noticias assim pelo menos para quem está exposto ao Fundo Liquidez a meu ver , ou estarei enganado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Boa Tarde,

Voltei a reentrar no ES Liquidez e tento corrigir alguma perca de rentabilidade que tive em o ter substituído pelo Es Monetário...Mas a vida é assim as vezes têm de se perder para dps voltar a ganhar...

O fundo francamente está a subir a rentabilidade nos últimos dias...e só pondero sair quando nos balcões começara a ficar papel comercial por vender , coisa que até agora desaparece em minutos acho que estão a ter muito sucesso na venda , o meu gestor diz que têm que estar lá com o dedo no botão as 8.25 que aquilo desaparece em minutos...

São boas noticias assim pelo menos para quem está exposto ao Fundo Liquidez a meu ver , ou estarei enganado?

É curioso o seu regresso ao ES Liquidez, quando o movimento é precisamente o contrário. O ajustamento imposto pela nova lei ao fundo será, como sabe, inexorável, e acontecerá até 1 de novembro. Quando se vencer o papel comercial do GES que o Liquidez tem em carteira, esse dinheiro só poderá ser investido em títulos de dívida das empresas do grupo de acordo com as novas regras e aí, com toda a certeza, as rendibilidade decrescerão (o que já se faz sentir) e irão ajustar-se, progressivamente, às obtidas pelos fundos de curto prazo congéneres.

Dado que esta lei (decorrente de uma directiva europeia) foi comunicada/anunciada com tempo, isso permitiu ao GES reequacionar o seu posicionamento e implementar as medidas que permitissem, sem grandes sobressaltos, ajustar a composição dos seus fundos (principalmente o Liquidez, mas não só) a este novo cenário.

Procedeu-se então à externalização do papel comercial do grupo, permitindo a sua compra direta pelos institucionais e particulares. A adesão a esta oferta, por aquilo que é do meu conheciento direto - não, não sou um dos que tem "de ficar com o dedo no botão"... :-) - tem decorrido muito bem, até acima das expetativas (a taxa oferecida, sem ser "do outro mundo", é, digamos, "convidativa", na linha das (melhores) valorizações passadas), o que pronuncia que, paulatinamente, ao longo deste mês de outubro, o fundo se irá ajustar por completo e sem dramas ao novo enquadramento legal.

Entretanto, com a externalização deste instrumento financeiro (o papel comercial "saltou" dos fundos para a comercialização/distribuição direta) os clientes do grupo, principalmente os institucionais, poderão continuar a beneficiar das rentabilidades que gozavam nos fundos monetários de cp do grupo, mas agora posicionados nestes instrumentos financeiros autónomos.

Muito sinceramente, tenho muitas dúvidas que "quando nos balcões começar a ficar papel comercial por vender" seja esse o facto indicativo, o alerta, para "to pull the trigger" e, só nesse momento, sair do Liquidez, como afirma. Repare que todo o processo de ajustamento tem de estar concluído no início de novembro... Mas, naturalmente, o amigo saberá, melhor do que ninguém, definir os timings e o seu posicionamento no produto em causa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aqui fica a comparação semanal Liquidez vs Monetário: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0App6IvcjevtddExicG1YUzlhM1BBd3N5cHp4SXg4RVE&usp=sharing

Atenção que no mensal estou a contar desde a última sexta do mês anterior até à ultima sexta do mês actual (este mês está desde o dia 27/9 até hoje).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuo convicto que o pânico gerado e a saida repentina do Liquidez tem sido exagerada, sou da opinião que se deve continuar a expremer o sumo que o Liquidez ainda vai dando, o papel da Rio Forte oferece 3% liquidos a 3M, a saida do Liquidez para este tipo de aplicação só fará mais sentido para quem tem o Liquidez há menos de 2 meses, quem tem há mais tempo continua com rentabilidades anualizadas acima dos 3,30% liquidos.

Como disse, e parece que assim irá acontecer, vão haver mais emissões de papel comercial nos próximos dias, portanto, se assim for, é preciso estudar bem essa possibilidade versus Liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Continuo convicto que o pânico gerado e a saida repentina do Liquidez tem sido exagerada, sou da opinião que se deve continuar a expremer o sumo que o Liquidez ainda vai dando, o papel da Rio Forte oferece 3% liquidos a 3M, a saida do Liquidez para este tipo de aplicação só fará mais sentido para quem tem o Liquidez há menos de 2 meses, quem tem há mais tempo continua com rentabilidades anualizadas acima dos 3,30% liquidos.

Como disse, e parece que assim irá acontecer, vão haver mais emissões de papel comercial nos próximos dias, portanto, se assim for, é preciso estudar bem essa possibilidade versus Liquidez.

Viva,

O papel commercial está disponível para particulares?

Tem o mesmo tratamento que um DP, ou seja, ao abrigo do FGd?

Quais são as condições sabem?

Montante minimo de Aplicação?

TANB?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

O papel commercial está disponível para particulares?

Tem o mesmo tratamento que um DP, ou seja, ao abrigo do FGd?

Quais são as condições sabem?

Montante minimo de Aplicação?

TANB?

Obrigado.

Tenho de me basear na anterior:

Sim está disponivel para particulares.

Não é um DP, logo não existe FGD

Na última emissão, plo menos da Rio Forte, era 4,25%3M e 4,35%6M

Montante minimo de 100K

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após ter falado com o meu gestor de conta acerca desta situação e tendo pedido alternativas, ele recomenda-me isto:

CLN British Airways 5YR Data de emissão prevista: 30 de Outubro de 2013 Data de maturidade: 20 de Dezembro de 2018 Entidade de referência: British Airways Cupão mensal: 6,00% p.a. (30/360)

Estava à espera de uma coisa mais "equivalente"... ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites