Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

Clientes com a sua mentalidade (aliás bem portuguesa, do... "não compensa ter trabalho", provoca "stress", etc.), os bancos agradecem!

De facto, nós não somos todos iguais... É o que vale!... :-)

Eurico em parte concordo consigo quanto à proatividade em relação ao nosso dinheiro. No entanto para estes montantes não existem alternativas com o mesmo nível de risco e flexibilidade. Dito isto não acredito que o Liquidez chegue a 1,5% como é dito por aí...

Os bancos agradecem os clientes que fazem DP´s a taxas de 1,5% TANB  ;) 

Percebo o seu ponto de vista mas 12k não é o mesmo que 100k and so on.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

No entanto para estes montantes não existem alternativas com o mesmo nível de risco e flexibilidade. Dito isto não acredito que o Liquidez chegue a 1,5% como é dito por aí...

ES Monetário é uma boa alternativa: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDJ

Quanto ao ES Liquidez, está com rentabilidade efetiva de 2,38% YTD, ou seja, 3,27% anualizada. Acham pouco? Para o tipo de fundo que é, penso que está bastante aceitável. O problema é que nos habituou mal desde o início.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ES Monetário é uma boa alternativa: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04VDJ

Quanto ao ES Liquidez, está com rentabilidade efetiva de 2,38% YTD, ou seja, 3,27% anualizada. Acham pouco? Para o tipo de fundo que é, penso que está bastante aceitável. O problema é que nos habituou mal desde o início.

Mas mesmo assim actualmente o Liquidez supera o És Monetário e e muito mais certinho porque por vezes (dias)o monetário não tem crescimento.

Agora em outubro ou novembro se verá

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nem mais! Encontrar uma aplicação praticamente sem risco e com uma taxa líquida de 3% era espectacular ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas mesmo assim actualmente o Liquidez supera o És Monetário e e muito mais certinho porque por vezes (dias)o monetário não tem crescimento.

Agora em outubro ou novembro se verá

O ES Monetário está com rentabilidade efetiva de 2,18% YTD, o que equivale a 3,00% anualizada.

Estão a ver porque é que não entendo o pânico que se gerou à volta do ES Liquidez?

Quanto à questão do monetário por vezes não valorizar, os factos são simples:

Nº de meses negativos nos últimos 12 meses: 1

Nº de meses negativos nos últimos 36 meses: 7

Nº de meses negativos nos últimos 60 meses: 11

Pior mês nos últimos 12 meses: -0,03%

Pior mês nos últimos 36 meses: -0,28%

Pior mês nos últimos 60 meses: -0,28%

O que acham? Investiriam neste fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Clientes com a sua mentalidade (aliás bem portuguesa, do... "não compensa ter trabalho", provoca "stress", etc.), os bancos agradecem!

De facto, nós não somos todos iguais... É o que vale!... :-)

Obviamente não é uma questão de mentalidade. Julgo que é simples de compreender. No meu caso uma diminuição no rendimento de 0.22 Euros por dia é uma importância absolutamente irrelevante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obviamente não é uma questão de mentalidade. Julgo que é simples de compreender. No meu caso uma diminuição no rendimento de 0.22 Euros por dia é uma importância absolutamente irrelevante.

Na sequência desta troca de ideias, lembrei-me

de alguns "papers" (apresentados num destes tópicos de fundos) que referem que muitos dos investidores não obtém o máximo potencial de ganho de um determinado produto, por andarem a entrar e a sair ou a "saltitar" de produto em produto....

tal como quem anda a fazer depósitos a prazo a 3 ou 4 meses, depois movimenta o capital para outro banco para "beneficiar" de outro deposito com taxas interessantes... não contabilizando os dias em que o dinheiro anda a "passear" (transferencias, etc..) sem render, ou o facto de se estar sujeito ao que o mercado oferece na altura, em vez de garantir um DP mais longo, e com uma taxa interessante para o periodo, e sem "saltos"

mas cada um faz como sabe e bem entende, e ainda bem... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ai que saudades que eu tenho de movimentar o meu capital livremente pela banca, de 6% em 6% em DP's, tipo o elefante, de nenúfar em nenúfar  ;D  (queria lá saber se perdia 3 ou 4 dias de juros)

Agora já ninguém me dá nada de jeito e, pronto, venham as acções, os fundos de acções, as junk bonds e rezar aos anjinhos que tudo corra bem  :angel:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ai que saudades que eu tenho de movimentar o meu capital livremente pela banca, de 6% em 6% em DP's, tipo o elefante, de nenúfar em nenúfar  ;D  (queria lá saber se perdia 3 ou 4 dias de juros)

Agora já ninguém me dá nada de jeito e, pronto, venham as acções, os fundos de acções, as junk bonds e rezar aos anjinhos que tudo corra bem  :angel:

Lá está, o povo português sempre se habituou a fazer DPs e agora para mudar essa mentalidade é um castigo! Para convencer uma pessoa a transitar de um DP para o ES Liquidez, por vezes é difícil. Agora com a morte do liquidez vai ser outro castigo para introduzir o monetário ou um fundo de obrigações europeias como este da Blackrock: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04T5N

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lá está, o povo português sempre se habituou a fazer DPs e agora para mudar essa mentalidade é um castigo! Para convencer uma pessoa a transitar de um DP para o ES Liquidez, por vezes é difícil. Agora com a morte do liquidez vai ser outro castigo para introduzir o monetário ou um fundo de obrigações europeias como este da Blackrock: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04T5N

Meu caro amigo, se tivesse a minha carteira não dormia de noite  ;)

E vou-lhe dizer uma coisa. Que saudades que tenho da "antiga mentalidade" em que não vivia obcecado em rentabilizar o meu património a 2 dígitos por ano... (fico velho num instante)

Fique com os seus fundos passivos, que eu gosto é de volatilidade (raio de mentalidade portuguesa)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Meu caro amigo, se tivesse a minha carteira não dormia de noite  ;)

E vou-lhe dizer uma coisa. Que saudades que tenho da "antiga mentalidade" em que não vivia obcecado em rentabilizar o meu património a 2 dígitos por ano... (fico velho num instante)

Fique com os seus fundos passivos, que eu gosto é de volatilidade (raio de mentalidade portuguesa)

Não se preocupe que também lido com fundos agressivos todos os dias e durmo de igual forma.

Todos os fundos têm um propósito e os calminhos não fogem à regra.

E a antiga mentalidade é aquela que pensa que se o depósito a prazo está garantido pelo FGD, então é um ativo sem risco. Não é! Em caso de falência de um banco como o Banif ou o Millennium, tenho quase a certeza que o fundo não chega para cobrir tudo. Se calhar nesse caso um DP tem mais risco que um fundo de ações... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não se preocupe que também lido com fundos agressivos todos os dias e durmo de igual forma.

Todos os fundos têm um propósito e os calminhos não fogem à regra.

E a antiga mentalidade é aquela que pensa que se o depósito a prazo está garantido pelo FGD, então é um ativo sem risco. Não é! Em caso de falência de um banco como o Banif ou o Millennium, tenho quase a certeza que o fundo não chega para cobrir tudo. Se calhar nesse caso um DP tem mais risco que um fundo de ações... :)

Já comentei no tópico de Depósitos a Prazo! É um génio! Tem de ir à Comissão Europeia partilhar a sua visão!

E quer a minha opinião? Sim, porque eu só dou opiniões, não tenho certezas de nada (senão estava milionário). Neste momento, Banif, BCP, Banco de Cucujães de Baixo,..., se falir, até 100k, alguém lho devolverá (venha de onde vier).

(nem queira imaginar se assim não acontecesse)

Mas eu não vou roubar-lhe mais tempo com este debate. Bom trabalho de análise do histórico do volume do ES Liquidez dos últimos meses que, com certeza, é muito mais interessante e produtivo  ::)

Bons negócios

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já comentei no tópico de Depósitos a Prazo! É um génio! Tem de ir à Comissão Europeia partilhar a sua visão!

E quer a minha opinião? Sim, porque eu só dou opiniões, não tenho certezas de nada (senão estava milionário). Neste momento, Banif, BCP, Banco de Cucujães de Baixo,..., se falir, até 100k, alguém lho devolverá (venha de onde vier).

(nem queira imaginar se assim não acontecesse)

Mas eu não vou roubar-lhe mais tempo com este debate. Bom trabalho de análise do histórico do volume do ES Liquidez dos últimos meses que, com certeza, é muito mais interessante e produtivo  ::)

Bons negócios

Assim como você tem a sua opinião, eu tenho a minha. E, sinceramente, espero estar errado e que não seja preciso recorrer ao fundo.

Quanto ao Liquidez, quero ver o tombo que tem levado devido aos resgates em pânico que têm sido feitos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem razão e peço desculpa pelo meu tom irónico. É do sono! Cada um tem direito à sua opinião e este é o sítio ideal para as partilhar.

Continuação de boa noite que eu vou-me pirar antes que continue a disparar em todas as direcções  ;)

Bons negócios

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto ao Liquidez, quero ver o tombo que tem levado devido aos resgates em pânico que têm sido feitos.

Já agora, para terminar, se quer a minha opinião, o "panic sell" deve-se precisamente à necessidade em reduzir a exposição da dívida de curto-prazo do grupo inerente a este produto e cujos comerciais do Banco estão a envidar todos os esforços para responder no imediato e com eficácia às imposições da autoridade legal. Imagino a pressão sobre a equipa de vendas para cumprir este objectivo no curto-prazo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem tinha pedido - Volume em gestão ES Liquidez:

16-09-2013    2.062.000.000,53€

17-09-2013    2.049.340.368,53€

18-09-2013    2.001.761.335,87€

19-09-2013    1.937.656.177,49€

20-09-2013    1.910.346.800,11€

23-09-2013    1.875.342.649,55€

24-09-2013    1.846.807.089,42€

25-09-2013    1.785.258.755,58€

26-09-2013    1.722.230.728,74€