Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

Cara Helena Andrade

Não subscreva fundos de investimento pois o seu conhecimento economico não o permite utilize antes depositos a prazo. ;)

Obrigada! Grata por me advertir que os meus conhecimentos económicos não me permitem subscrever fundos de investimento! Devo ter dito, ignorante que sou, uma grande asneira!Mas não se preocupe, voú já para a cozinha lavar os tachos e entretanto fazer depósitos a prazo!

Cara Helena Andrade

...só constatei uma realidade baseada no seu comentário ;) que pelos vistos é totalmente desprovido de fundamento...lavar tachos também pode ser relaxante aproveite para descontrair :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

Não percebo a razão de ser, de tanta "movimentação", relativamente a este produto de risco 1 cujas notícias até dizem que a ocorrer alterações (para cima? para baixo? igual?), estas só se refletem a partir do dia 1 de Novembro!...

As alterações já se fazem sentir porque a rentabilidade já começou a abrandar. Mas de qualquer forma o fundo continua interessante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

será interessante de analisar, o capital investido neste fundo ao longo dos últimos/próximos meses.... a percentagem de resgates....

desconfio que parte das quedas/perdas (assumindo o esforcço da equipa de gestão em manter o produto atrativo...) se dão ao "panic sell" que poderá estar a existir - assumindo o que é escrito neste forum, como uma pequena imagem da globalidade dos investidores neste fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

será interessante de analisar, o capital investido neste fundo ao longo dos últimos/próximos meses.... a percentagem de resgates....

desconfio que parte das quedas/perdas (assumindo o esforcço da equipa de gestão em manter o produto atrativo...) se dão ao "panic sell" que poderá estar a existir - assumindo o que é escrito neste forum, como uma pequena imagem da globalidade dos investidores neste fundo.

Sim, o "panic sell" está a fazer-se sentir. Mas quem vende o Liquidez em pânico não pode ter fundos de ações ou mesmo ações diretas, porque então tem ataques cardíacos todos os dias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Já agora pode dizer onde aplicou o capital que estava no Liquidez?

Dei hoje instruções para efetuarem a transferência de todo o capital, dentro do grupo e no curto prazo, para papel comercial da Rio Forte. A remuneração é interessante e permite resguardar-me da perda de rendibilidade desse fundo de Liquidez. No final do ano equacionarei outro tipo de aplicação para este montante (150K).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dei hoje instruções para efetuarem a transferência de todo o capital, dentro do grupo e no curto prazo, para papel comercial da Rio Forte. A remuneração é interessante e permite resguardar-me da perda de rendibilidade desse fundo de Liquidez. No final do ano equacionarei outro tipo de aplicação para este montante (150K).

E compensa? foi a 3 meses? 4,25%? da 0.76% líquidos em 3 meses, 0,25%/mês...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que no caso deste fundo (o do tópico, claro) é de?...

Esta nos 0.24%, sei que vai cair mais mas a minha pergunta e se vale esse trabalho todo, se fosse 1 ano, agora só por 3 meses para obter quase a mesma rentabilidade e com mais risco...olha se fosse em Dezembro talvez fosse bom negocio!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual a  taxa para esses 150k?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

volume em Gestão ES Liquidez:

16-09-2013      2.062.000.000,53 €

17-09-2013      2.049.340.368,53 €

18-09-2013      2.001.761.335,87 €

19-09-2013      1.937.656.177,49 €

20-09-2013      1.910.346.800,11 €

23-09-2013      1.875.342.649,55 €

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Not bad

Ate não e mau, a mim apenas me faz confusão este pânico do Liquidez, que faz com que as pessoas saiam do fundo para subscrever papel comercial com taxa quase igual, ficando com mais risco, mas e uma boa jogada da ESAF sem duvida, que tem de se ver livre de 60% do papel que tem, e parece que 20% pelo menos já se foi.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Ate não e mau, a mim apenas me faz confusão este pânico do Liquidez, que faz com que as pessoas saiam do fundo para subscrever papel comercial com taxa quase igual, ficando com mais risco, mas e uma boa jogada da ESAF sem duvida, que tem de se ver livre de 60% do papel que tem, e parece que 20% pelo menos já se foi.

Em dezembro, a rendibilidade do ES Liquidez rondará os 1 - 1,5%. São os próprios experts do banco que o reconhecem. Nessa perspepetiva, faz toda o sentido - para manter a rentabilidade da aplicação próxima dos 3% - efetuar esta "transferência" dentro do universo ES.

Se "dá trabalho"... nada se consegue sem "trabalho" (e a conveniente análise das oportunidades de negócio).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em dezembro, a rendibilidade do ES Liquidez rondará os 1 - 1,5%. São os próprios experts do banco que o reconhecem. Nessa perspepetiva, faz toda o sentido - para manter a rentabilidade da aplicação próxima dos 3% - efetuar esta "transferência" dentro do universo ES.

Se "dá trabalho"... nada se consegue sem "trabalho" (e a conveniente análise das oportunidades de negócio).

Taxa anual liquida ES Liquidez ma última semana (dados ESAF):

16-09-2013      2,57%

17-09-2013      2,58%

18-09-2013      2,55%

19-09-2013      2,56%

20-09-2013      2,57%

23-09-2013      2,55%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Taxa anual liquida ES Liquidez ma última semana (dados ESAF):

16-09-2013      2,57%

17-09-2013      2,58%

18-09-2013      2,55%

19-09-2013      2,56%

20-09-2013      2,57%

23-09-2013      2,55%

Deve projetar essas rendibilidades para o horizonte temporal da sua aplicação. São os próprios colegas do fundo que admitem que, numa janela de 3/4 meses e devido à imposição das novas regras qque todos conhecemos, a rendibilidade do ES Liquidez decairá significativamente.

Nessa medida, há que reequacionar a afetação dos recursos, isto se quisermos manter, nas nossas aplicações, a performance que o ES Liquidez nos habituou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por isso mesmo eu dizer que em Dezembro faria um pouco mais de sentido, ou um pouco antes, agora num curto prazo...não e pela taxa que e boa, e defendo que se deve procurar novas alternativas e complementos ao Liquidez, mas deixem ainda sugar o sumo que o Liquidez tem.

Nada se faz sem trabalho de facto, defendo isso há muito tempo a nível de investimento, costumo dizer que existe uma grande diferença entre guardar dinheiro e investir dinheiro...o investir da trabalho, o guardar não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Por isso mesmo eu dizer que em Dezembro faria um pouco mais de sentido, ou um pouco antes, agora num curto prazo...não e pela taxa que e boa, e defendo que se deve procurar novas alternativas e complementos ao Liquidez, mas deixem ainda sugar o sumo que o Liquidez tem.

Nada se faz sem trabalho de facto, defendo isso há muito tempo a nível de investimento, costumo dizer que existe uma grande diferença entre guardar dinheiro e investir dinheiro...o investir da trabalho, o guardar não.

No meu entendimento, há que sair do ES Liquidez ANTES que ele se "esvazie" completamente. Ele irá perdendo rendibilidade, lentamente, até novembro. Este "plano inclinado", no que toca às rendibilidades, é um dado mais que certo. Daí que não veja a racionalidade de continuar "agarrado" a um produto que, progressivamente, se vai depreciando. Mas, claro, cada um sabe da sua vida e da forma/dinamismo que quer dar às suas aplicações.

Quanto ao resto, totalmente de acordo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Daí que não veja a racionalidade de continuar "agarrado" a um produto que, progressivamente, se vai depreciando.

Eurico, parece-me que está a confundir conceitos, de uma forma bastante grave. Depreciar significa perder valor e não é isso que está a acontecer ao fundo. O que está a acontecer ao fundo é que a rentabilidade está a diminuir, traduzindo um conceito importante e básico da microeconomia: rendimentos marginais decrescentes. O fundo valoriza mas a ritmos cada vez menores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Eurico, parece-me que está a confundir conceitos, de uma forma bastante grave. Depreciar significa perder valor e não é isso que está a acontecer ao fundo. O que está a acontecer ao fundo é que a rentabilidade está a diminuir, traduzindo um conceito importante e básico da microeconomia: rendimentos marginais decrescentes. O fundo valoriza mas a ritmos cada vez menores.

Como é bom de ver, referia-me à evolução dos diferenciais das taxas de rendibilidade do produto. Em 2012 tive uma rent. anualiz. de cerca de 4,5% liq. (para um fundo de perfil conservador não foi mau) e, para este ano, admitia algo próximo dos 3 - 3,5%. Como este cenário, presentemente, não tem condições para se materializar no ES Liquidez, e porque disponho, dentro do grupo ES, de aplicações alternativas que garantem a concretização daquele objetivo para 2013, não tive dúvidas em reafetar esta minha aplicação. Naturalmente que, dado o montante em causa, contei com a opinião de colegas que trabalham diretamente o setor e que consubstanciaram a decisão. Reconheço que, como em tudo na vida, haverá algum risco nesta passagem "com armas e bagagens" para a Rioforte, mas trata-se de um posicionamento de curto prazo, que permitirá, sem decréscimo das rendibilidades, dar tempo para uma melhor análise das possibilidades de investimento que o final do ano nos trará. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seria espectável ver este fundo a não valorizar conforme estávamos habituados, basta ver o histórico de outros fundos do mesmo género. Começo a desconfiar das opiniões dos "experts" do banco, tomar decisões com base em opiniões não faz o mínimo de sentido.

Esta jogada de criar um "panic sell" até faz sentido na óptica do gestor do fundo, basta ver qual é % que tem em papel comercial com um volume de 2 mil milhões, e quanto é que precisam ainda para reduzir, até aos 20% permitidos. Portanto até compensa nesta fase um volume inferior, por forma a terem uma melhor margem de manobra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em jeito de desabafo...

Desde que saiu essa noticia do liquidez vejo tudo a panicar.Qual é o medo, o grupo espirito santo não pagar o papel comercial?

Vejam as palavras do mario draghi a oferecer liquidez aos bancos é só pedir que o bce dá mas mesmo não indo ao bce quem entra em panico por causa de papel comercial de maturidades de 1 mes ou dois então matava-se se tivesse obrigações bes a 2 ou 3 anos o tema chegou até ao ridiculo de haver pessoal a resgatar no liquidez para ponderar depois investir numa obrigação bes para ser mais seguro enfim anda tudo maluco é o que é... ;)  e depois quase todos os bancos têm fundos desses basta eles trocarem entre eles dá cá 100 do teu toma lá 100 do meu etc etc 8) assim a esaf fica com 20%bes 20%cgd 20%bcp 20%bpi 20%totta e fica tudo alegre :o  a caixagest fica com 20% cgd 20% bes 20%bpi 20% totta 20% bcp................................................................................lolololololol é pena é que o fundo do bes dava mais era mais nosso amigo :( :( :( :( :'( :'( :'( :'(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites