Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

• Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

Vejam a notícia do Publico

http://www.publico.pt/economia/noticia/fundos-do-bes-investem-milhoes-em-empresas-ligadas-a-familia-espirito-santo-1606185

Começo a ficar um pouco receoso deste Liquidez, ja lá tenho 40k!!!!!!!!

Opiniões precisam-se!!!!!!

Amigo Sleazydream, NÃO ME MATE DO CORAÇÃO.... Eu tenho uma exposição ao ES Liquidez bem maior! Veja como eu fico ao ler as suas inquietações...

Acha(m) que eu devo levantar imediatamente (já hoje) esse dinheiro? E devo coloca-lo onde... se nem num fundo de liquidez ele está bem?... Isto tira-me anos de vida!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigo Sleazydream, NÃO ME MATE DO CORAÇÃO.... Eu tenho uma exposição ao ES Liquidez bem maior! Veja como eu fico ao ler as suas inquietações...

Acha(m) que eu devo levantar imediatamente (já hoje) esse dinheiro? E devo coloca-lo onde... se nem num fundo de liquidez ele está bem?... Isto tira-me anos de vida!...

Foi citado em algum local que iria perder capital?

O que vai(está) a acontecer é a rentabilidade ser menor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Foi citado em algum local que iria perder capital?

O que vai(está) a acontecer é a rentabilidade ser menor.

Pois... mas se a rendibilidade descer, quem tem lá o dinheiro a render, presentemente, a taxas à volta dos 3 - 3,5% (como é o meu caso) e no final do ano vir que a rendibilidade dessa sua aplicação, afinal, não passa os 1 - 1,5%... não vai ficar muito agradado, pois não?

Eu compreendo o Ramiro...

Eu também recebi um telefonema do meu gestor do best, a "contar-me a história" da notícia do Expresso. Disse-me que já conhecia esse assunto há algumas semanas, mas que ficou admirado que "saltasse" já para o domínio público.

Aconselhou a "sacar" o dinheiro que tenho no Liquidez nos próximos 15 dias, precisamente, para que a performance da aplicação não venha a descer. Eu só não o fiz já porque não encontrei alternativa para o dinheiro. Mas não irá faltar muito... meto numa (ou duas) obrigações corporate ou em fundos internacionais e... já está! Agora ver o meu dinheiro a sumir... é que não!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois... mas se a rendibilidade descer, quem tem lá o dinheiro a render, presentemente, taxas à volta dos 3 - 3,5% (como é o meu caso) e no final do ano vir que a rendibilidade dessa sua aplicação, afinal, não passa os 1 - 1,5%... não vai ficar muito agradado, pois não?

Eu compreendo o Ramiro...

Eu também recebi um telefonema do meu gestor do best, a "contar-me a história" da notícia do Expresso. Disse-me que já conhecia esse assunto há algumas semanas, mas que ficou admirado que "saltasse" já para o domínio público.

Aconselhou a "sacar" o dinheiro que tenho no Liquidez nos próximos 15 dias, precisamente, para que a performance da aplicação não venha a descer. Eu só não o fiz já porque não encontrei alternativa para o dinheiro. Mas não irá faltar muito... meto numa (ou duas) obrigações corporate ou em fundos internacionais e... já está! Agora ver o meu dinheiro a sumir... é que não!

Retirar o € e colocá-lo onde? (tamb+em lá tenho muito capital)

O €'s não estão a sumir, simplesmente a rentabilidade está a diminuir.

Tenho um fundo com uma rentabilidade negativa de -11,74%, isso sim é dinheiro a sumir.

Eu compreendo os vossos comentários e obviamente todos gostariamos que nada se passasse com o Es Liquidez, mas para colocar-mos os "ovos" noutro ninho temos que o ter e neste momento não tenha a certeza de onde investir com pouco risco(já tenho uma % património em DP e não sei se parte do ES Liquidez não irá para esse tipo de investimento).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a acompanhar os vossos comentários sobre o ES Liquidez.

Sim, tudo isto é uma preocupação para mim. É que tenho lá bom dinheiro e se uma taxa à volta dos 3% líquidos era, a meu ver, razoável, já se ela descer para os 1 ou 2% (valores por onde andará, pelo que me disseram, em dezembro) isso será já, para mim, totalmente inaceitável.

Vou sair do ES Liquidez "as soon as possible". Está decidido! Mas estou como os amigos... não sei muito bem onde aplicar o capital. Dado o montante, gostava de diversificar, mas sempre tendo em vista taxas de retorno interessantes.

Não me dão sugestões?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou a acompanhar os vossos comentários sobre o ES Liquidez.

Sim, tudo isto é uma preocupação para mim. É que tenho lá bom dinheiro e se uma taxa à volta dos 3% líquidos era, a meu ver, razoável, já se ela descer para os 1 ou 2% (valores por onde andará, pelo que me disseram, em dezembro) isso será já, para mim, totalmente inaceitável.

Vou sair do ES Liquidez "as soon as possible". Está decidido! Mas estou como os amigos... não sei muito bem onde aplicar o capital. Dado o montante, gostava de diversificar, mas sempre tendo em vista taxas de retorno interessantes.

Não me dão sugestões?

Porque nao compra directamente papel comercial? sai-se do Liquidez e compra-se directamente papel comercial, ha no Best da Rio Forte a 4,25% 3 meses para 100k e no BES tambem ha algumas...estamo-nos a preocupar com algo que nao traz preocupacao para depois se criar outro, onde investir? e ja agora a pergunta, porque uma taxa liquida de 1%/1,5% seria inaceitavel para um fundo monetario de tesouraria? entao e depositos a prazo a rondar essas taxas nao sao inaceitaveis? (nao falo claro nas promocoes)...

No mundo dos investimentos nao ha muito por onde escolher, DPs, Fundos, Accoes, Obrigacoes, Seguros...nao vale a pena inventar muito, e ja agora parece-me um pouco desajustado o aconcelhamento do gestor do Eurico, cheira-me que deve querer secalhar que facas outro tipo de aplicacao, porque quem ouve essa forma de falar parece que o fundo vai arrebentar e vao ficar 2 mil milhoes de euros a deriva dos investidores, assim como as noticias que tem saido, desde que o fundo existe que sabemos que investe 90% no grupo BES, qual a novidade disso? o dinheiro que la colocamos serviu e serve para financiar empresas da familia Salgado...obvio, se sao papel comercial do grupo BES e DPs...ao menos sei para o que serviu, se for fazer um DP nao sei o que fazem com o dinheiro...tenham calma e mantenham as posicoes no fundo, se surgir outras oportunidades fazem bem em resgatar, sempre podem reforcar em carteiras de fundos etc, agora de uma forma pricipitada resgatar tudo so porque a rentabilidade vai ter tendencia em baixar...mas...cada um sabe de si!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Agradeço desde já todas as vossas opiniões e experiências, pois ajudam-me a perceber e a aprender pormenores que dificilmente seriam melhor explicadas por um gestor de conta.

Neste momento estou como vocês. Também tenho a maior fatia das minhas poupanças no Liquidez, e não sei qual será o melhor caminho. E de momento não queria investir essa poupança além de dezembro deste ano.

Na vossa opinião o que devo fazer?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Alguém me pode esclarecer qual o risco do papel comercial que se encontra actualmente a ser subscrito do ESPIRITO SANTO INTERNATIONAL??

Também tenho esta dúvida. O risco deve ser muito semelhante ao do fundo Liquidez, uma vez que este é composto também por esse papel comercial.

No entanto (e se calhar erradamente), sinto como mais arriscado subscrever directamente o papel comercial ES Internacional do que subscrever o fundo Liquidez...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde a todos,

Agradeço desde já todas as vossas opiniões e experiências, pois ajudam-me a perceber e a aprender pormenores que dificilmente seriam melhor explicadas por um gestor de conta.

Neste momento estou como vocês. Também tenho a maior fatia das minhas poupanças no Liquidez, e não sei qual será o melhor caminho. E de momento não queria investir essa poupança além de dezembro deste ano.

Na vossa opinião o que devo fazer?

Cumprimentos

Não faça nada :)

Anda tudo muito nervoso nestes tempos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante helena andrade

Caros colegas de f´rum, é facil: todos os relatórios anteriores aceitavam que a performance do Fundo era aceite por ser papel comercial de curto prazo. Cá para nós, todos sabemos que não era lógico o Fundo ter uma notação de baixo risco, quando investia essencialmente em papek comercial do grupo. Mas se os auditores o aceitavam, quem somos nós para questionar. Neste momento, os auditores questionaram. É o principio do descalabro. Por isso resgatei tudo hoje. Fundos de curto prazo não faltam. Aplicações com perfil de risco maior também não. Não vou ficar à espera que a CMVM lhe retire a possibilidade de notação "baixo risco" (que não o é e nunca foi, todos o sabemos).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros colegas de f´rum, é facil: todos os relatórios anteriores aceitavam que a performance do Fundo era aceite por ser papel comercial de curto prazo. Cá para nós, todos sabemos que não era lógico o Fundo ter uma notação de baixo risco, quando investia essencialmente em papek comercial do grupo. Mas se os auditores o aceitavam, quem somos nós para questionar. Neste momento, os auditores questionaram. É o principio do descalabro. Por isso resgatei tudo hoje. Fundos de curto prazo não faltam. Aplicações com perfil de risco maior também não. Não vou ficar à espera que a CMVM lhe retire a possibilidade de notação "baixo risco" (que não o é e nunca foi, todos o sabemos).

Cara Helena Andrade

Não subscreva fundos de investimento pois o seu conhecimento economico não o permite utilize antes depositos a prazo. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A dinamica é resgata-se o liquidez e faz-se um deposito a prazo no bes, o bes agarra no dinheiro e compra papel comercial que está no es liquidez que por sua vez faz um deposito a prazo no bes com o dinheiro da venda do papel comercial do bes.????!!!!????? ;) quem é que perde quem é? ;) ;) ;):)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A dinamica é resgata-se o liquidez e faz-se um deposito a prazo no bes, o bes agarra no dinheiro e compra papel comercial que está no es liquidez que por sua vez faz um deposito a prazo no bes com o dinheiro da venda do papel comercial do bes. ??? ?!!!!? ??? ? ;) quem é que perde quem é? ;) ;) ;):)

É Canja galinha  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Helena Andrade

Cara Helena Andrade

Não subscreva fundos de investimento pois o seu conhecimento economico não o permite utilize antes depositos a prazo. ;)

Obrigada! Grata por me advertir que os meus conhecimentos económicos não me permitem subscrever fundos de investimento! Devo ter dito, ignorante que sou, uma grande asneira!Mas não se preocupe, voú já para a cozinha lavar os tachos e entretanto fazer depósitos a prazo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sem querer ferir suscetibilidades, e sem estar a falar em nenhum dos presentes em particular, as atitudes que vejo diariamente em relação ao liquidez fazem-me lembrar uma criança quando está a brincar com um carro telecomandado. Assim que o carro começa a andar mais devagar porque as pilhas estão a ficar gastas encosta o carro a um canto e não brinca mais com ele. Não dá valor à velocidade que o carro ainda atinge, mesmo sendo inferior à inicial, e não se lembra que o pai pode trocar as pilhas e o carro volta a andar à velocidade máxima.

Uma regra de ouro dos mercados financeiros é: não agir em pânico nem em euforia. Para quê resgatar de imediato o liquidez? Ainda está com rentabilidades aceitáveis para o tipo de fundo que é. E, tal como o pai que troca as pilhas ao carro, as senhoras da ESAF irão certamente encontrar alternativas para que o ES Liquidez continue a ser uma opção válida e interessante de investimento de curto prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sem querer ferir suscetibilidades, e sem estar a falar em nenhum dos presentes em particular, as atitudes que vejo diariamente em relação ao liquidez fazem-me lembrar uma criança quando está a brincar com um carro telecomandado. Assim que o carro começa a andar mais devagar porque as pilhas estão a ficar gastas encosta o carro a um canto e não brinca mais com ele. Não dá valor à velocidade que o carro ainda atinge, mesmo sendo inferior à inicial, e não se lembra que o pai pode trocar as pilhas e o carro volta a andar à velocidade máxima.

Uma regra de ouro dos mercados financeiros é: não agir em pânico nem em euforia. Para quê resgatar de imediato o liquidez? Ainda está com rentabilidades aceitáveis para o tipo de fundo que é. E, tal como o pai que troca as pilhas ao carro, as senhoras da ESAF irão certamente encontrar alternativas para que o ES Liquidez continue a ser uma opção válida e interessante de investimento de curto prazo.

Disseste tudo! ;)  Não percebo é o pânico associado a um fundo de nível 1!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Disseste tudo! ;)  Não percebo é o pânico associado a um fundo de nível 1!!

A maior parte das pessoas - grupo no qual me incluo - estava neste ES Liquidez porque oferecia uma rendibilidade espectável, líquida, na ordem dos 3 a 3,5%. Aliás, foi esse o "engodo" que muitos "personal advisers" do Best/BES utilizaram para atrair os clientes a "investirem" neste fundo.

Daí compreender o desabafo da nossa colega de fórum Helena Andrade. Eu próprio - sou o primeiro a reconhecer - tinha um montante aplicado neste ES Liquidez MUITO superior ao que, normalmente, teria num fundo de liquidez. A única razão estava na rendibilidade deste fundo que, comparativamente às outras aplicações de "baixo risco" como DP e CA, permitia antever (digo isto desta forma pois conheço muito bem a máxima dos fundos... "Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura") permitia antever, repito, uma melhor remuneração do capital aplicado.

O que eu fiz - dei a ordem na passada sexta-feira - foi reajustar a minha posição neste ES Liquidez. Antevendo o decréscimo da sua rendibilidade, retirei do fundo 80% do capital que tinha lá aplicado (que saiu remunerado, em termos médios, a uns agradáveis 3,35% líquidos), indo agora esse dinheiro para outras paragens.

Em bom rigor, com este ajustamento, a minha carteira de aplicações financeiras ficou com uma aparência mais "normalizada". De facto, anteriormente, existia um "empolamento" na vertente liquidez, cuja única razão se prendia com a excelente rendibilidade proporcionada. Isso não acontecendo mais, tudo volta ao "normal"...

Afinal, o que era mesmo inusitado (estranhamente inusitado, diria eu) era este Fundo de Liquidez do ES "dar" tanto dinheiro...

Fica-nos a consolação: aproveitámos enquanto deu... :-)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A maior parte das pessoas - grupo no qual me incluo - estava neste ES Liquidez porque oferecia uma rendibilidade espectável, líquida, na ordem dos 3 a 3,5%. Aliás, foi esse o "engodo" que muitos "personal advisers" do Best/BES utilizaram para atrair os clientes a "investirem" neste fundo.

Daí compreender o desabafo da nossa colega de fórum Helena Andrade. Eu próprio - sou o primeiro a reconhecer - tinha um montante aplicado neste ES Liquidez MUITO superior ao que, normalmente, teria num fundo de liquidez. A única razão estava na rendibilidade deste fundo que, comparativamente às outras aplicações de "baixo risco" como DP e CA, permitia antever (digo isto desta forma pois conheço muito bem a máxima dos fundos... "Rentabilidade passada não garante rentabilidade futura") permitia antever, repito, uma melhor remuneração do capital aplicado.

O que eu fiz - dei a ordem na passada sexta-feira - foi reajustar a minha posição neste ES Liquidez. Antevendo o decréscimo da sua rendibilidade, retirei do fundo 80% do capital que tinha lá aplicado (que saiu remunerado, em termos médios, a uns agradáveis 3,35% líquidos), indo agora esse dinheiro para outras paragens.

Em bom rigor, com este ajustamento, a minha carteira de aplicações financeiras ficou com uma aparência mais "normalizada". De facto, anteriormente, existia um "empolamento" na vertente liquidez, cuja única razão se prendia com a excelente rendibilidade proporcionada. Isso não acontecendo mais, tudo volta ao "normal"...

Afinal, o que era mesmo inusitado (estranhamente inusitado, diria eu) era este Fundo de Liquidez do ES "dar" tanto dinheiro...

Fica-nos a consolação: aproveitámos enquanto deu... :-)

Já agora pode dizer onde aplicou o capital que estava no Liquidez?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites