Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ES Liquidez - Como funciona?

Recommended Posts

a yield das obrigações a 1 ano do bes no mercado secundário está hoje nos 4,47% menor que o papel comercial do liquidez para o banco sai mais barato emitir divida a 1 ano para os clientes é que é pior quem não tiver 50k fica a ver navios...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 675
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

123

• investidorPT

53

• 1pedro2

39

Alguém tem acesso ao Jornal de Negócios online que possa fazer o favor de copiar/colar a notícia completa aqui?

Pelo pouco que dá para ver sem acesso pago, não deixar de ser interessante comparar a abordagem do Expresso e do Jornal de Negócios.

Nao sera muito diferente da noticia do Expresso, ja passa a ser uma nao noticia, ate porque aqui o forum, atraves de um forista, colocou esta questao ja faz uma semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

...A partir de novembro, os fundos de investimento estarão limitados na subscrição dos ativos relacionados com os grupos a que pertencem: obrigações, papel comercial e até mesmo depósitos. As novas regras, vertidas da legislação comunitária...parece que sera comunitaria.

e os que tiver em carteira?pode ir até à maturidade sem cumprir a regra dos 20%?penso que não podem obrigar os fundos a desfazerem-se dos activos em carteira...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nao sera muito diferente da noticia do Expresso, ja passa a ser uma nao noticia, ate porque aqui o forum, atraves de um forista, colocou esta questao ja faz uma semana.

Sim D@vid, deve ser semelhante. Eu queria só confirmar o sensacionalismo a que me cheirou ao ver o título da notícia no Negócios...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

e os que tiver em carteira?pode ir até à maturidade sem cumprir a regra dos 20%?

Supostamente se existe papel comercial para alem do dia 1 de Novembro, terao de desfazer dele antes disso, dai existir ja neste momento no BES e no BEST papel comercial para venda de algumas empresas pelo que disseram por aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Resumindo até final de outubro estamos "safos" a partir dai e tirar de la o valor e depois se compensar colocar novamente?

No dia 1 de Novembro já tem de estar a transformação do fundo feita.

Mas não percebo o motivo de tirar de lá o dinheiro. Vai render menos, é um facto, poderia até perder algum valor (não acredito, mas é possível), mas voltaria a subir mais tarde. Os fundos sobem e descem... Este é que nos habituou "mal" e só tem subido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu vou esperar para ver :) o pessoal das gestoras é fino para contornar essas leizecas... ;)

de qualquer modo não percebo essa limitação pois no prospecto está tudo escarrapachado o pessoal quando subscreve já sabe que está a subscrever divida de curto prazo do grupo bes maioritariamente obrigar a trocar essa por de outra empresa possivelmente com maior risco não estou a ver em que medida aumenta a protecção do investidor...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes crer, mas sabemos que a rentabilidade e a volatilidade apresentada pelo fundo se deve maioritariamente á questão de o fundo ter muito papel e DP do grupo.

No dia 1 de Novembro já tem de estar a transformação do fundo feita.

Mas não percebo o motivo de tirar de lá o dinheiro. Vai render menos, é um facto, poderia até perder algum valor (não acredito, mas é possível), mas voltaria a subir mais tarde. Os fundos sobem e descem... Este é que nos habituou "mal" e só tem subido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa é a pergunta do 1 milhão de euros, como dizem alguns foristas  ;D

Normalmente, quem subscreve este tipo de fundos, ou é porque tem um perfil ultra-defensivo ou está à espera da oportunidade para investir o dinheiro e sempre o tem ali a rentabilizar alguma coisa durante esse período de tempo.

Compete a cada tomar as suas decisões, mas para investidores com características conservadoras sempre ainda vai havendo uns DP's superiores a 3%, alguns seguros de capitalização de taxa fixa ou mesmo os CA que, em Setembro, têm uma tx de ~3,2%. Com a "reformulação" do fundo ES Liquidez não acredito que supere estas taxas.

Mas, claro, não tenho certezas de nada. Apenas suposições. Pode ser que esteja totalmente errado  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E vamos para onde?

Eu acho que foi o primeiro a alertar do que ia acontecer ao fundo o histórico de mensagem é prova disso  :P

Eu foi para o Es Monetário-Tesouraria risco 1 segundo classificação do Bes

Ao contrario do Es Liquidez está a aumentar o Volume sob Gestão , ao passo que o Es Liquidez de dia 9 .09.13 até agora já reduziu mais 400 mIlhões e vai continuar , apartir de noticias que já aparecem nos jornais vai acelerar a fuga de capital e a rentabilidade piorar significativamente.... é a minha visão ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma solução simples era tirar a ESAF do grupo :D

Isso seria praticamente "impossível"...

Uma solução poderia ser a criação de mais um fundo de liquidez  :P

Continuo com o Liquidez até notar que existe uma "grande" quebra. Se compararmos o ES Liquidez com os fundos da mesma categoria veremos que o nível é até 2% :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só uma achega...

Hoje a minha gestora do Best aqui da capital telefonou-me - começou a conversa perguntando-me se eu tinha lido o Expresso deste fim de semana - para me dizer para eu ir pensando em realocar o dinheiro que tenho aplicado nesse produto (ES Liquidez) porque... "foi chão que deu uvas". Disse que, progressivamente, até Novembro, o fundo irá perdendo performance (devido às alterações que foram forçados a aplicar pelo Regulador), para chegar ao final do ano com rendibilidades próximas de 1 ou 1,5%, exatamente como os outros fundos de liquidez.

Agora, confesso, sinto-me... "no mato sem cachorro". Tem um valor avultado nesse ES Liquidez e não sei que outras alternativas existem para aplicar esse dinheiro.

A senhora falou-me deste produto CLN Thyssenkrupp AG 2018 que está em subscrição, mas li na revista Proteste Investe isto que me desencorajou bastante:

O rendimento não compensa o risco acrescido inerente a este tipo de produto. Além disso, o CLN proporciona uma TAEL de 4% que é, por exemplo, inferior ao rendimento proporcionado pela Obrigação do Tesouro (OT) que vence em junho de 2018: 4,6%. Deste modo, mantenha-se afastado do CLN Thyssenkrupp e opte antes pela compra de OT em bolsa.

Agora nem sei o que faça...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olha que há quem pense que vai haver um "haircut" na dívida Portuguesa, à semelhança do que aconteceu com a dívida grega.  :(

.

Sendo assim, nem sei para onde me hei de virar...

Gosto de ter as minhas poupanças (de uma vida!) diversificadas por vários produtos financeiros. Contudo, verifico que, presentemente, cada vez é mais difícil encontrar um que remunere o nosso dinheiro honradamente (e não dando-nos como se fossem esmolas pelo nosso dinheiro) e sem grandes riscos.

O que eu vejo hoje é um risco cada vez maior e os juros/rendibilidades cada vez mais baixas. E parece que se instalou o medo, a dúvida, o receio generalizado...

Que mais terei eu para ver neste mundo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Contudo, verifico que, presentemente, cada vez é mais difícil encontrar um que remunere o nosso dinheiro honradamente (e não dando-nos como se fossem esmolas pelo nosso dinheiro) e sem grandes riscos.

Realmente, e para quem tem muito dinheiro, estas rendibilidades são fraquinhas...

Mas baixas rendibilidades estão associadas a baixa inflação! E esta é bem mais importante, porque inflação alta afecta toda a gente, em especial quem tem baixos rendimentos.

Baixas rendibilidades afectam bem menos...  ;)

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vejam a notícia do Publico

http://www.publico.pt/economia/noticia/fundos-do-bes-investem-milhoes-em-empresas-ligadas-a-familia-espirito-santo-1606185

Começo a ficar um pouco receoso deste Liquidez, ja lá tenho 40k!!!!!!!!

Opiniões precisam-se!!!!!!

Não vejo razão para haver receio. A rentabilidade baixa, retiras o dinheiro do fundo. É o que eu vou fazer mas não tenho pressa até porque nos últimos dias tem dado entre 2% e 2,5% (anuais).

Vai pensando em alternativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vejam a notícia do Publico

http://www.publico.pt/economia/noticia/fundos-do-bes-investem-milhoes-em-empresas-ligadas-a-familia-espirito-santo-1606185

Começo a ficar um pouco receoso deste Liquidez, ja lá tenho 40k!!!!!!!!

Opiniões precisam-se!!!!!!

eu tenho lá mais...o que está a baixar é rentabilidade e não o capital investido. Calma.

E lembra-te à data de hoje está sob gestão 2.001.761.335,87€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites