Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• OT 2013 - O que fazer?

Ramiro Costa

Recommended Posts

tenho interesse neste tema pois estou no mesmo barco.

comprei para as levar até à maturidade.

Nao sei se entendi bem: estão a dizer que a mais valia obtida será considerada como rendimento, e como tal será adicionada ao rendimento anual? ou seja, se estiver no escalão até 20K€, se obtiver mais valias com estas obrigações poderei ultrassar os 20K€, passando assim para outro escalão de IRS? é isso?

Sim, penso que é isso. Mais-valias na maturidade são rendimentos de anexo E, de englobamento obrigatório. Ou seja, entram para os seus rendimentos e pagam impostos à sua taxa de IRS. Se for mais-valias de venda, vai para o anexo G onde é aplicada uma taxa fixa, excepto se optar pelo englobamento.

Mas isto de subir de escalão não é tão dramático como possa parecer, já que os escalões são progressivos. Na prática, paga impostos sobre os seus rendimentos no escalão onde está normalmente. Os rendimentos extra dessas obrigações é que vão sofrer a uma taxa superior.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O homem dá-lhe um bom conselho para ganhar dinheiro e mesmo assim não confia? epá complicado de o agradarem amigo Ramiro :) :)

Não percebi o seu comentário, David. Por acaso "não confiei" em algum dos comentários que aqui foram aduzidos? Onde foi buscar essa ideia? Por amor de Deus...

Bem pelo contrário! Registei essas informações com toda a atenção e respeito e... vou até segui-las!

Se fiz algum pedido de esclarecimento, foi para melhor contextualizar as respostas e/ou dissipar qualquer dúvida. Em momento algum "não confiei" ou coloquei em dúvida a idoneidade e competência das respostas/ajudas dadas pelos nossos amigos deste fórum.

Isto que fique claro. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não percebi o seu comentário, David. Por acaso "não confiei" em algum dos comentários que aqui foram aduzidos? Onde foi buscar essa ideia? Por amor de Deus...

Bem pelo contrário! Registei essas informações com toda a atenção e respeito e... vou até segui-las!

Se fiz algum pedido de esclarecimento, foi para melhor contextualizar as respostas e/ou dissipar qualquer dúvida. Em momento algum "não confiei" ou coloquei em dúvida a idoneidade e competência das respostas/ajudas dadas pelos nossos amigos deste fórum.

Isto que fique claro. 

Falo do seu comentário em relação aos financial advisers :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas eu segui as indicações do meu financial adviser, David! Ontem, vendi toda a minha posição nas OT 2013, tal como ele me aconselhou. Portanto, como vê, eu confio nas indicações dos profissionais dos bancos, depois de as escrutinar aqui, juntos dos amigos. Uma segunda opinião, aqui como em tudo, é sempre importante... :)

Agora fiquei com outra "dor de cabeça" (todas fossem como esta...), que é aplicar o dinheiro que saiu desta aplicação. Mas como o funcionário me disse que o dinheiro demorava a "cair" na conta 3 dias, só na quinta-feira terei de tomar decisões definitivas.

Em principio, estou a pensar aplicar este montante (mais umas "varreduras" de outras contas), nos fundos de investimento do ES que aqui me recomendaram. Será mais ou menos como isto: ES plano prudente: 20.000€; ES liquidez: 10.000€ e ES rendimento: 20.000€         

A menos que o Big me apresente algo verdadeiramente interessante, que me leve a repensar, será esta a minha futura aplicação.

Na quinta-feira decido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas eu segui as indicações do meu financial adviser, David! Ontem, vendi toda a minha posição nas OT 2013, tal como ele me aconselhou. Portanto, como vê, eu confio nas indicações dos profissionais dos bancos, depois de as escrutinar aqui, juntos dos amigos. Uma segunda opinião, aqui como em tudo, é sempre importante... :)

Agora fiquei com outra "dor de cabeça" (todas fossem como esta...), que é aplicar o dinheiro que saiu desta aplicação. Mas como o funcionário me disse que o dinheiro demorava a "cair" na conta 3 dias, só na quinta-feira terei de tomar decisões definitivas.

Em principio, estou a pensar aplicar este montante (mais umas "varreduras" de outras contas), nos fundos de investimento do ES que aqui me recomendaram. Será mais ou menos como isto: ES plano prudente: 20.000€; ES liquidez: 10.000€ e ES rendimento: 20.000€         

A menos que o Big me apresente algo verdadeiramente interessante, que me leve a repensar, será esta a minha futura aplicação.

Na quinta-feira decido.

Tem lá pelo Best também estruturados este mês, Portugal Telecom 4.35% 3 anos com juros mensais e Espirito Santo 4.50% 3 anos e meio juros trimestrais, poderia ser também um a boa aposta parece-me, nem que seja pelo pagamento de juros todos os meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso específico, não vejo interesse no pagamento do juro mensal. Pelo contrário, prefiro aplicações em que o juro se incorpore no capital e vá acumulando, ou então, que a valorização do produto permita "sangramentos" aqui e aqui no tempo, que possibilitem novas aplicações em produtos diferenciados. Agora receber mensalmente uma "renda", não se adequa muito ao meu perfil. Vivo do meu trabalho, o que chega perfeitamente para o dia-a-dia. Não me queixo...  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso específico, não vejo interesse no pagamento do juro mensal. Pelo contrário, prefiro aplicações em que o juro se incorpore no capital e vá acumulando, ou então, que a valorização do produto permita "sangramentos" aqui e aqui no tempo, que possibilitem novas aplicações em produtos diferenciados. Agora receber mensalmente uma "renda", não se adequa muito ao meu perfil. Vivo do meu trabalho, o que chega perfeitamente para o dia-a-dia. Não me queixo...  :)

São estratégias :) eu falo por mim, recebendo juros mensais aplicaria-os a seguir, não quer dizer que os vá gastar :).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São estratégias :) eu falo por mim, recebendo juros mensais aplicaria-os a seguir, não quer dizer que os vá gastar :) .

Pequenas importâncias (como seriam esses "juros mensais"), caindo na conta de DP, por certo que se diluiriam e perderiam expressão concreta. Mas é como o amigo diz, cada um de nós tem a sua perspetiva própria de encarar estas aplicações. No meu caso, "juros mensais" não colhe...

Como vou ter efetuar a aplicação destas minhas poupanças até ao final da semana, terei que avaliar bem o mercado, no que diz respeito, como já falámos aqui, aos Fundos de Investimento. Será neste tipo de produto que, estou em crer, irei aplicar estes cerca de 50.000 que disponho no momento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pequenas importâncias (como seriam esses "juros mensais"), caindo na conta de DP, por certo que se diluiriam e perderiam expressão concreta. Mas é como o amigo diz, cada um de nós tem a sua perspetiva própria de encarar estas aplicações. No meu caso, "juros mensais" não colhe...

Como vou ter efetuar a aplicação destas minhas poupanças até ao final da semana, terei que avaliar bem o mercado, no que diz respeito, como já falámos aqui, aos Fundos de Investimento. Será neste tipo de produto que, estou em crer, irei aplicar estes cerca de 50.000 que disponho no momento.

Ora nem mais, cada um tem a sua :) eu era assim, 135€ a cair na conta reforcava num fundo, nem que fosse no liquidez, juros gera juros :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com o CLN 4.35% dava uns 130€ todos os meses, é como o david disse, com esse dinheiro mensal reforçava-se em fundos e tinha-se juros sobre juros..

E com o do Espirito Santo são 4.50% no 1º ano, mas cada um faz a sua estratégia de poupança e investimento, ideias há e muitas é só o amigo Ramiro escolher.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E com o do Espirito Santo são 4.50% no 1º ano, mas cada um faz a sua estratégia de poupança e investimento, ideias há e muitas é só o amigo Ramiro escolher.

Mas esse é trimestral, mesmo assim de 3 em 3 meses no 1º ano dava à volta dos 400€.

Nem mais, a oferta é vasta, basta escolher o que é melhor para si.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como li aqui que os fundos estão em ciclo descendente, e seguindo os vossos conselhos, ontem acabei por transferir o dinheiro para o Best. Dei instruções para o dinheiro ser aplicado no ES Liquidez até que o cenário estabilize.

Portanto, não tomei ainda decisões quanto à aplicação efetiva e permanente destes 54K. Vou acompanhando os vossos comentários e sugestões, lendo a imprensa especializadas, ouvindo os conselhos dos PFA e quando chegar o momento certo (se é que isso existe) aplicarei o dinheiro. Para já, fico à espera que passe a borrasca...

O certo agora é que o meu dinheiro para esta aplicação saiu do Big e foi para o Best. Sinceramente, isto parece-me indiferente, mas como os amigos aqui disseram que este banco tinha um género de produtos mais diversificados (nomeadamente, o ES Liquidez, que me interessava neste momento), acabei por efetuar a transferência para o Best. Portanto, as futuras ordem serão com este banco.

Entretanto, se os amigos tiverem sugestões, fico muito agradecido por partilharem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como li aqui que os fundos estão em ciclo descendente, e seguindo os vossos conselhos, ontem acabei por transferir o dinheiro para o Best. Dei instruções para o dinheiro ser aplicado no ES Liquidez até que o cenário estabilize.

Portanto, não tomei ainda decisões quanto à aplicação efetiva e permanente destes 54K. Vou acompanhando os vossos comentários e sugestões, lendo a imprensa especializadas, ouvindo os conselhos dos PFA e quando chegar o momento certo (se é que isso existe) aplicarei o dinheiro. Para já, fico à espera que passe a borrasca...

O certo agora é que o meu dinheiro para esta aplicação saiu do Big e foi para o Best. Sinceramente, isto parece-me indiferente, mas como os amigos aqui disseram que este banco tinha um género de produtos mais diversificados (nomeadamente, o ES Liquidez, que me interessava neste momento), acabei por efetuar a transferência para o Best. Portanto, as futuras ordem serão com este banco.

Entretanto, se os amigos tiverem sugestões, fico muito agradecido por partilharem.

E não colocou o seu capital no depósito a prazo promocional?

Sempre eram 4% a 3 meses e com juros creditados logo no inicio. Depois, podia ir para esse produto que referiu ou outro que entretanto fosse mais "apelativo" em termos de juros ou de capitalização!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depósito a prazo "promocional"?... O que é isso?...

As instruções que eu dei ao meu gestor do Best foi para colocar o dinheiro no ES Liquidez até esta "agitação" (descida) dos Fundos de Investimento estabilizar. A minha ideia, aliás como aqui já falámos, é constituir uma carteira de Fundos e, naturalmente, quanto mais "em baixa" entrar, melhor...

A passagem do dinheiro pelo ES Liquidez será transitória, pois já tenho uma verba aplicada neste produto (uma % das minhas economias) e não quero reforça-la.

Quanto a DP "promocionais" creio que são apenas para "novos clientes", o que não é verdadeiramente o meu caso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

... ontem acabei por transferir o dinheiro para o Best.

...

O certo agora é que o meu dinheiro para esta aplicação saiu do Big e foi para o Best. Sinceramente, isto parece-me indiferente, ... acabei por efetuar a transferência para o Best. Portanto, as futuras ordem serão com este banco.

Do teor desta mensagem entendi que tinha acabado de aderir ao BEST, transferindo todo o capital que tinha no BIG...

Não estou a par de históricos...  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, já sou um cliente "antigo" do Best.

De qualquer forma, eu pretendia efetuar este minha aplicação a médio prazo (3/4 anos). Por essa razão, tive a ideia de constituir uma carteira de fundos internacionais ou então reforçar a minha posição nos Unit-Linked (já tenho 2 perfis no Best), mas, confesso, não sei o que seja melhor.

Queria resolver este assunto da aplicação esta semana e ainda não tenho ideias claras sobre onde investir estas minhas poupanças, repito, a médio prazo.

Naturalmente, agradeço sugestões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo teor do que relata... parece-me que está muito bem onde está!

A questão é que tento orientar a aplicação das minhas poupanças segundo princípios de rentabilidade, segurança e diversificação. Ora, o que acontece, é que já tinha uma parte das minhas poupanças em Liquidez. Ao reforçar agora essa % no curto, desequilibro o peso das minhas aplicações.

Assim, acho que não devo ter aplicado no curto prazo (que, em princípio, tem menores rendibilidades) uma importância tão elevada, se efetivamente não vejo necessidade disso e se posso aplicar esse dinheiro num horizonte mais largo (e, em princípio, sendo melhor remunerado).

Posso estar errado, mas é essa a minha linha de pensamento. Por isso, procurava algo que, sendo igualmente seguro, numa prazo de 3/4 anos me garantisse melhores rendimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seguro seguro nunca o é...os fundos naturalmente a médio longo prazo sobem na generalidade sempre..

e amigo ramiro, já fez a sua própria carteira de fundos? já vários membros do fórum deram a sua opinião relativamente aos fundos de investimento, eu inclusive. cabe agora a si fazer a sua própria carteira e postar aqui  :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Seguro seguro nunca o é...os fundos naturalmente a médio longo prazo sobem na generalidade sempre..

e amigo ramiro, já fez a sua própria carteira de fundos? já vários membros do fórum deram a sua opinião relativamente aos fundos de investimento, eu inclusive. cabe agora a si fazer a sua própria carteira e postar aqui  :)

Neste momento estou em dúvida se aplico o montante em produtos Unit-Linked do Best (em 2 ou 3 perfis diferentes) - uma aplicação mais "descansada", que não me sará grandes preocupações no futuro (nem talvez grande rentabilidade) - ou se, efetivamente, avanço para a constituição de uma carteira própria, da minha responsabilidade - aqui, naturalmente, terei de andar mais "olho vivo", atento às variações de mercado (mas também, talvez, obtenha melhores rendibilidade...).

Nesta segunda hipótese, como tenho consciência que não domino estes meandros dos Fundos Internacionais (nem ando lá perto...), terei que me socorrer dos conhecimentos dos peritos. Aqui, vou ser sincero, confio muito mais na "expertise" dos amigos deste fórum, do que nas opiniões (comprometidas) dos "financial advisers" dos bancos. Estes estão mais preocupados em vender os produtos do próprio banco, do que em olhar pelo verdadeiro interesse do investidor. Pelo menos é o que me diz a experiência... Mas adiante.

Ora, como dou (merecido) crédito às opiniões dos nossos amigos "foristas" (é assim que se diz?), estou inclinado a reproduzir na minha carteira, aproximadamente, as sugestões transmitidas pelo David NESTE seu já célebre post. A única dificuldade que eu encontro é que são MUITOS os fundos sugeridos pelo David... Se eu pudesse "otimizar" aquela longa lista de 29 ou 30 fundos, numa com 12 a 15 títulos, não duvide, era nessa lista que eu aplicava o meu dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites