Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• O Melhor Seguro de Capitalização-investimento a longo prazo

1pedro2

Recommended Posts

• Respostas 53
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ClaudioOPA

14

• 1pedro2

7

• --------

5

• Ruif

4

Parece-me uma boa alternativa para diversificar o investimento com taxas aceitáveis para o actual e futuro cenário económico.

E caros amigos.. sejamos pragmáticos na seguinte frase... montante mínimo de subscrição: 500€!

É evidente que cada um sabe de si e das suas contas mas, pelo menos 500€ ou 1.000€ não é de investir? Quem tem mais pode investir mais, quem não tem não o inventa.

É preferível investir o mínimo que seja do que depois matutar a consciência de que: é pá, mas porque é que eu não investi lá qualquer coisa? Já com os Certificados do Tesouro foi a mesma coisa e no entanto já passaram quase 3 anos e não é pelos juros anuais sobre 2.000€ que eu vou ficar rico :P.

Agora, se é para juntar dinheiro num curto prazo para comprar um Ferrari amarelo e uma moradia num resort de luxo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Subscrevi 4 k deste seguro de capitalização. O racional da coisa  foi o seguinte:

Taxa de 4.07% anualizada ( é relativamente baixo , mas não é de desprezar)

Capital garantido. (hoje em dia talvez nada seja garantido, mas vamos assumir q sim)

Daqui a 8 anos ... e 1 dia ;-) dá 4*1.375 = 5.5 k que pretendo alocar para o pagamento das propinas da minha filha.

Basicamente análise da aplicação e ajuste a um objectivo financeiro concreto.

Claro que se uma pessoa não tem a vida organizada / definida e não sabe se irá necessitar desse dinheiro dentro de 2 ou 3 anos, é melhor investir noutro produto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como já foi referido a TIR líquida anualizada é de 4,7%. É mais razoável do que ao início se possa pensar.

É claro que os seguros de capitalização do Bes do final do ano passado estavam bem mais interessantes, com TIRs de 6%. Mas mesmo assim não é mau, embora o prazo seja um pouco longo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lol isto aconteceu-me uma vez que fui aos CTT, fui lá enviar uma carta e a senhora perguntou-me se tinha alguma poupança e se não quereria investi-la num desses seguros de capitalização da fidelidade. Será que eles ganham alguma comissão em subscrever estes produtos?  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como já foi referido a TIR líquida anualizada é de 4,7%. É mais razoável do que ao início se possa pensar.

É claro que os seguros de capitalização do Bes do final do ano passado estavam bem mais interessantes, com TIRs de 6%. Mas mesmo assim não é mau, embora o prazo seja um pouco longo

Olá a todos,

Existe neste tópico uma grande confusão entre 4.7% e 4.07%. Embora isso talvez não seja o mais importante, como gosto de contas bem feitas não resisto a comentar o assunto.

Neste tipo de investimento creio que não faz muito sentido calcular a TIR, pois caso o investimento seja mantido até à maturidade de 8 anos e1 dia, temos uma única entrega de capital mais juros na maturidade.

Este produto consiste num seguro de capitalização, como tal implica capitalização dos juros. Assim o valor a receber na maturidade é dado por:

Cn=C*(1+t)^n

C – capital investido; t- taxa de juro líquida; n – número de anos.

Resolvendo a equação acima em ordem a t (taxa de juro anualizada), temos:

t = (Cn/C)^(1/n)-1

Segundo a informação presente em:

http://www.ctt.pt/fectt/export/download/particulares/ofertanacional/produtosfinanceiros/IPC_Postal_Valor_Crescente.pdf

na maturidade termos 1375,94€ por cada 1000€ investidos, ou seja 1,37594 € por cada euro investido.

Calculando a taxa de juro:

t = (1,37594/1)^(1/8)-1 = 0,040699 = 4,0699%

Dai a minha afirmação que é um produto com taxa anualizada de 4,07%

A diferença de 4,7% para 4,07% não é o factor mais importante na tomada de decisão. Os 8 anos pesam muito mais !!

Nota: se calcularmos a TIR assumindo um único reembolso na maturidade termos a mesma conclusão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois, eu também não percebo os 4,7%. Quando a media das taxas brutas dá 4,51% não percebo como a taxa liquida pode ser superior à bruta.

Mas é um pormenor. Continuo a achar interessante e uma boa alternativa aos DP (para quem não precise do dinheiro). Não vejo as taxas de juro dos depósitos a aumentarem assim tanto nos próximos anos. A não ser que a taxa IRS destes baixe dos 28% entretanto o que também é possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lol isto aconteceu-me uma vez que fui aos CTT, fui lá enviar uma carta e a senhora perguntou-me se tinha alguma poupança e se não quereria investi-la num desses seguros de capitalização da fidelidade. Será que eles ganham alguma comissão em subscrever estes produtos?  :o

Bem provável lol, mas o que está na cara é a saida da Fidelidade da CGD e a entrada nos CTT quando forem privatizados, têm de fazer render para que a privatização seja bem sucedida...teorias da conspiração lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem provável lol, mas o que está na cara é a saida da Fidelidade da CGD e a entrada nos CTT quando forem privatizados, têm de fazer render para que a privatização seja bem sucedida...teorias da conspiração lol

acho que o estado terá de garantir produtos subscritos antes da privatização como proprietário nessa altura

algum jurista por aí?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

Na quarta da semana passada subscrevi este produto. As taxas desceram um bocado em relação ao produto anterior. Isto é o Portal valor Crescente.

Ainda assim, para quem ficar os 8 anos oferece bem mais do que o último BesVida lançado pelo Bes. (Creio que foi a 7ª Serie).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

como chegaste a esses valores liquidos??

4,05 Brutos (se fosse liquidos era muito bom)

Não te esqueças que a taxa vai aumentando ao longo dos anos e se só resgatares ao fim de 8 anos tens um benefício fiscal a nível de taxa liberatória de irs..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não te esqueças que a taxa vai aumentando ao longo dos anos e se só resgatares ao fim de 8 anos tens um benefício fiscal a nível de taxa liberatória de irs..

As taxas anunciadas já pressupoem que ficas os 8 anos , senao serão inferiores. Partindo do principio que ficas os 8 anos, faz a media das taxas brutas anunciadas

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As taxas anunciadas já pressupoem que ficas os 8 anos , senao serão inferiores. Partindo do principio que ficas os 8 anos, faz a media das taxas brutas anunciadas

Não te esqueças também da capitalização. Eu vou-te dizer como fiz.

Na ficha pré contratual, na página 2, na parte de baixo, efectua-te um exemplo para o cálculo de resgate se aplicares 1000€. Repara que se aplicares 1000€ e daqui a 8 anos e 1 dia houver o resgate, ficas com 1332.31€, já tendo em conta capitalizações, taxa liberatória a 11.2% etc. Ora:

(1332.31-1000)/1000=0.33231 33.231% acumulados ao longo de 8 anos

Anualizado é 33.231%/8=4.153875%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não te esqueças também da capitalização. Eu vou-te dizer como fiz.

Na ficha pré contratual, na página 2, na parte de baixo, efectua-te um exemplo para o cálculo de resgate se aplicares 1000€. Repara que se aplicares 1000€ e daqui a 8 anos e 1 dia houver o resgate, ficas com 1332.31€, já tendo em conta capitalizações, taxa liberatória a 11.2% etc. Ora:

(1332.31-1000)/1000=0.33231 33.231% acumulados ao longo de 8 anos

Anualizado é 33.231%/8=4.153875%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

És capaz de ter razão, porque a fórmula para calcular os juros compostos é diferente. Penso ser esta a fórmula V*(1+R)^N onde V é o montante a aplicar, R é a taxa de juro e N o período de tempo.

Neste caso para os 4.15% era 1000*(1+0.0415)^8=1384.44€ e para os 3.65% 1000*(1+0.0365)^8=1332.15

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também me parece que seja assim, é importante se fazer bem as contas, reparem passamos de acima dos 4% para 3,65%, ter o dinheiro parado 8 anos para ganhar 3.65%...mais vale um eurovida com taxas parecidas mas recebe-se ao ano..digo eu.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites