Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Lâmpadas economizadoras a preços de... café!

Hugoriba

Recommended Posts

• Respostas 65
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• José Ribeiro

14

• Hugoriba

12

• m.elis

8

• Lvsitano

7

Tem de ter garantia, nem que sejam 6 meses como as baterias... Então uma pessoa compra uma lâmpada de 10€ e 5 minutos depois avaria  ::)

Se se avariar 5 min depois, desde que não esteja partida, há motivo para ir imediatamente à loja trocar por uma lâmpada nova. Agora se for mais de um dia ou dois, no pequeno comércio, duvido que a troquem por uma nova, atendendo à resposta que obtive. A não ser que lhes leve talão da compra, legislação e lhes peça o livro de reclamação...

Mas reparo que a garantia está a diminuir, desde os 2 anos para as grandes superfícies até pelo menos 6 meses para o pequeno comércio, isto claro, se ainda tiver o talão de compra da lâmpada!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...
    José Ribeiro

Interrogo-me até que ponto estas lâmpadas são mesmo economizadoras no sentido monetário da palavra!...

É certo que as lâmpadas economizam (12 ou 16W) e segundo a publicidade têm uma esperança de vida entre 6000 a 8000 horas (equivalente a cerca de 6 a 8 anos). Ora, neste momento, tenho 4 lâmpadas "economizadoras" fundidas e já as substitui por outras idênticas.

Atendendo, que mesmo em promoção, estas lâmpadas custam cerca de 2€/cada, será que as incandescentes (0,20€/cada) não seriam mais económicas a longo prazo?

Ainda tenho algumas, incandescentes (40W), há mais de 15 anos e ainda não se fundiram!...  :o

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interrogo-me até que ponto estas lâmpadas são mesmo economizadoras no sentido monetário da palavra!...

É certo que as lâmpadas economizam (12 ou 16W) e segundo a publicidade têm uma esperança de vida entre 6000 a 8000 horas (equivalente a cerca de 6 a 8 anos). Ora, neste momento, tenho 4 lâmpadas "economizadoras" fundidas e já as substitui por outras idênticas.

Atendendo, que mesmo em promoção, estas lâmpadas custam cerca de 2€/cada, será que as incandescentes (0,20€/cada) não seriam mais económicas a longo prazo?

Ainda tenho algumas, incandescentes (40W), há mais de 15 anos e ainda não se fundiram!...  :o

As lâmpadas economizadoras de marcas brancas possuem um tempo de vida muito menor, devido a pouparem na electrónica. Basicamente avariam devido ao arranque electrónico não suportar um grande número de ciclos de ligar/desligar. Se optares por lâmpadas da Philips, Osram ou Luxram, vão durar-te bastante mais, embora também seja bem mais cara. As Luxram até se conseguem preços jeitosos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso acho que uma grande economia faz-se nos apliques.

Lampadas de 35w ou de 50w, podem ser trocadas por lampadas a led's de 2w ou 3w.

Eu troquei um conjunto de 10 de 35w cada por 10 de 2.4w (medidos com aparelhagem em casa) cada.

Vantagens na qualidade da luz, na poupança energética e na vantagem de as de halogeneo emitirem imenso calor ao que as de led's são frias.

Deixo a indicação de onde comprei e o modelo:

1113.jpg

http://shop.ebay.es/i.html?LH_AvailTo=186&_kw=LED%20White%20160%20Lumen%20Wide%20Ang&_fcid=164&_jgr=0&_localstpos=&_sc=1&_sop=15&_stpos=&gbr=1

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão é que esses apliques não são indicados para iluminação de grandes áreas por terem uma difusão da luz muito limitada. Num sala de estar ou metes muitos ou ficas com pouca luminosidade em certas zonas da sala.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A questão é que esses apliques não são indicados para iluminação de grandes áreas por terem uma difusão da luz muito limitada. Num sala de estar ou metes muitos ou ficas com pouca luminosidade em certas zonas da sala.

É tudo uma questão de escolhas, se reparar estas lampadas tem um angulo de 140º e 160 lumens.

Se comparar com outras vai obter significantes diferenças.

Além disso, se utilizar 10 lampadas gasta 24w, o mesmo que uma ou duas das economicas vulgares  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    José Ribeiro

Sabem-me dizer se as lâmpadas economizadoras ou de baixo consumo têm mercúrio?

Agradeço a informação.

Sim, na sua composição entra o mercúrio, altamente prejudicial para o ambiente e saúde. Dai a necessidade de efectuar a entrega em locais apropriados para o efeito (ecocentro) para ser devidamente encaminhado para reciclagem!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Desde o passado dia 4 de Setembro que os hipermercados Modelo e Continente estão a oferecer duas lâmpadas economizadoras a quem entregar uma lâmpada incandescente!

A EDP, através da edp5D e em parceria com a Sonae, lançaram esta campanha de troca de lâmpadas economizadoras com o objectivo de promover o consumo eficiente de energia.

Essas lâmpadas gastam 5 vezes menos que as incandescentes e duram até 8 vezes mais! Saímos todos a ganhar com esta iniciativa!

Segundo consegui apurar, existem 850.000 lâmpadas economizadoras para distribuir, sendo que cada pessoa apenas poderá efectuar um troca, ou seja, cada um de nós tem direito a duas lâmpadas economizadoras.

Podemos levar a esposa, os filhos, ou seja quem souber escrever e preencher o questionário por cada lâmpada.

Para além do Modelo e do Continente, poderá também efectuar essa troca de lâmpadas nas lojas EDP e… até pode levar uma lâmpada incandescente fundida que eles trocam na mesma!

Aproveitem… esta campanha termina no dia 4 de Outubro de 2010!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essas lâmpadas gastam 5 vezes menos que as incandescentes e duram até 8 vezes mais! Saímos todos a ganhar com esta iniciativa!

Aproveitem… esta campanha termina no dia 4 de Outubro de 2010!

Isso de gastar 5 vezes menos e durar até 8 vezes mais tem muito que se lhe diga. No meu caso tenho ali um saco cheio de lâmpadas incandescentes de há anos e em óptimo estado. E das lâmpadas economizadoras, últimamente tenho tido a necessidade de comprar mais porque volta e meia "fundem-se"!...

Atendendo ao preço das lâmpadas incandescentes (uns céntimos) e o preço das lâmpadas economizadoras (uns euros), não vejo onde esteja a economia!...

No entanto, vou aproveitar a campanha e trocar uma lâmpada incandescente (tenho um sacalhão delas todas impecáveis) pelas duas "economizadoras". Sempre poupo uns "euros", da próxima vez que se "fundir" mais uma suposta lâmpada economizadora!...

Expliquem, se faz favor, como se pode obter mais lâmpadas sendo sempre o mesmo interveniente a ir buscar?

O interveniente dirige-se a lojas diferentes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso pessoal fiz o seguinte:

Fomos eu e a minha esposa e levámos cada um uma lâmpada. Preenchemos um pequeno questionário com nome, código postal e nº do BI, respondemos a 2 ou 3 questões acerca das lâmpadas que tínhamos em casa, e depois entregámos a lâmpada que levámos e deram-nos duas a cada um. A funcionária nem se apercebeu que éramos um casal. Este fim de semana a minha esposa volta ao mesmo local com o pai para ver se trazem mais 4. Fácil, como vês... Duvido que andem a controlar o nº do BI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso pessoal fiz o seguinte:

Fomos eu e a minha esposa e levámos cada um uma lâmpada. Preenchemos um pequeno questionário com nome, código postal e nº do BI, respondemos a 2 ou 3 questões acerca das lâmpadas que tínhamos em casa, e depois entregámos a lâmpada que levámos e deram-nos duas a cada um. A funcionária nem se apercebeu que éramos um casal. Este fim de semana a minha esposa volta ao mesmo local com o pai para ver se trazem mais 4. Fácil, como vês... Duvido que andem a controlar o nº do BI.

Pois... aqui o interveniente recebeu 6!...  ;D

2 à entrada, 2 à saída a pretexto de embrulhar um pacote. E mais 2 na outra superfície!...

Para a semana há mais, pois o saco das incandescentes ainda não acabou!...  :D

Espero que seja como dizes, pois apesar de ter dado os dados reais, nunca me pediram prova dos mesmos!...  ;)

PS - Que os próximos 25 sejam tão bons como os que já foram!...  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites