Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Imposto s/ dep Bancários no Chipre

mecp

Recommended Posts

Em rigor da verdade, a proposta contempla a conversão de parte dos depósitos em acções dos bancos.

Em vez de ser o Estado a assumir o empréstimo para capitalizar os bancos (como aconteceu em Portugal), são os depositantes.

Na prática, e como os bancos cipriotas estão +ou- falidos, o risco de essas acções valer nada é grande...

M

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 60
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

11

• Lvsitano

6

• tiopatinhas

5

Já agora, se a memória não me atraiçoa, não havia por aqui alguém no forum que tinha aberto conta no Privat do Chipre?

Espero que não tenha lá colocado muitos euros...

Deves estar a falar de mim. :) 

Não, tenho lá pouca coisa (2% das poupanças).

Mas sinceramente ainda acho que, no fim desta trapalhada toda, o bom senso (leia-se a protecção dos 100.000€) vai prevalecer.

Se assim for, ainda sou menino para reforçar daqui a uns meses, embora num montante mais reduzido do que inicialmente planeado.

A ver vamos... obrigado pela preocupação :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Aproveitando a questão dos depósitos no Chipre, aproveito para colocar uma questão. No seguimento de todo este processo, recebi a sugestão de tirar o dinheiro que tenho no banco e investir num apartamento.

No meu caso:

- tenho pouco mais de €100.000 (a prazo e à ordem);

- tenho um apartamento pequeno (do qual quero sair), para o qual pago menos de €140 por mês de CH;

- com o dinheiro que tenho a prazo consigo comprar um apartamento que me encha as medidas.

Acham que vale a pena retirar grande parte do dinheiro do banco e "transformá-lo" num apartamento? Será um bom investimento para um futuro próximo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia!

Aproveitando a questão dos depósitos no Chipre, aproveito para colocar uma questão. No seguimento de todo este processo, recebi a sugestão de tirar o dinheiro que tenho no banco e investir num apartamento.

No meu caso:

- tenho pouco mais de €100.000 (a prazo e à ordem);

- tenho um apartamento pequeno (do qual quero sair), para o qual pago menos de €140 por mês de CH;

- com o dinheiro que tenho a prazo consigo comprar um apartamento que me encha as medidas.

Acham que vale a pena retirar grande parte do dinheiro do banco e "transformá-lo" num apartamento? Será um bom investimento para um futuro próximo?

Isto e' que foi saltar para um topico completamente diferente! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Chipre é uma "novela" complicada e sem fim à vista, mas os actuais capítulos já são bem dramáticos.

Este roubo vai ter consequências graves pois vem criar uma desconfiança e afastar os investidores dos países em crise (Portugal incluído).

Não sei se nos próximos dias não haverá uma corrida aos bancos, pois como se costuma dizer por cá, quando vimos as barbas do vizinho a arder, pomos as nossas de molho.

Falam em lavagem de dinheiro, mas com certeza que haverá muitos depositantes com mais de 100 mil euros cujo dinheiro foi fruto do seu trabalho e poupança e confiaram no seu banco e agora foram assaltados.

TRATA-SE DE UM ROUBO E NADA MAIS!

P.S: O que ainda não percebi era se os 100 mil euros eram por conta num banco ou por titular independentemente de possuir várias contas noutros bancos inferiores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Chipre é uma "novela" complicada e sem fim à vista, mas os actuais capítulos já são bem dramáticos.

Este roubo vai ter consequências graves pois vem criar uma desconfiança e afastar os investidores dos países em crise (Portugal incluído).

Não sei se nos próximos dias não haverá uma corrida aos bancos, pois como se costuma dizer por cá, quando vimos as barbas do vizinho a arder, pomos as nossas de molho.

Falam em lavagem de dinheiro, mas com certeza que haverá muitos depositantes com mais de 100 mil euros cujo dinheiro foi fruto do seu trabalho e poupança e confiaram no seu banco e agora foram assaltados.

TRATA-SE DE UM ROUBO E NADA MAIS!

P.S: O que ainda não percebi era se os 100 mil euros eram por conta num banco ou por titular independentemente de possuir várias contas noutros bancos inferiores.

parece-me que é por conta, tanto que eles congelaram para que não se possa fazer levantamentos nem transferencias até a taxa ser aplicada, se não gostava de depósitos a prazo agora ainda menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiquei com 2 dúvidas se eles somam o valor que se possa ter em vários bancos e se a conta tiver 2 titulares se o valor dos 100.000 sobe para 200.000 ou não.

Se a conta tiver 2 titulares podia funcionar como o FGD, uma conta com 100k contaria 50k de cada um, o problema disto é as noticias não darem uma noticia como deve de ser, o que realmente se vai passar, mandam cá para fora que acima de 100 000€ depositados tem corte de 30, mas como é feito o corte? todo de uma vez? ás tranches? é só depósitos? e obrigações? acções?.... niguém explica nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A insanidade da economia e da política europeia está a crescer a galope.

Por um lado, não é um roubo o que está a acontecer, pois acima dos 100.000 não à fundo de garantia que cubra o capital, o que choca é pela primeira vez os depósitos a prazo estarem a ser afectados. Por outro lado, bloquear as contas, fechar os bancos, limitar o levantamento do dinheiro, é uma falta de respeito e inverte as regras do jogo consoante os interesses.

Serem os depositantes a pagar as dívidas dos bancos é de loucos. Isto vai levar ao pânico e pior, vai se alastrar ao resto da Europa. Mesmo depois da cobrança desta taxa extraordinária duvido que alguém no Chipre mantenha as poupanças com valores acima dos 100.000.

O único bom negócio que vai crescer no Chipre, vai ser a venda de colchões. 8)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem falaram um pouco melhor sobre esta questão na RTP, confesso que não consegui ver como queria, no entanto uma das duvidas ficou dissipada, quando eles falam em Depositantes referem-se aos Depositos a Prazo, Obrigacionistas referem-se apenas aos clientes que detêm obrigações do banco, assim como os Accionistas, fundos pelo que vejo nem falam, e faz sentido, num fundo de investimento ninguém é credor ou accionista de nada...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em Portugal por enquanto quem tiver mais de 100 mil num só banco e se ele falir o fundo de garantia só cobre até aos 100 mil, mas o que se está aqui a discutir é outra coisa bem mais grave.

Como é óbvio devemos ter os ovos( euros) em cestas (bancos) diferentes.

No caso do Chipre as cestas foram assaltadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda não entendi se os cortes para obrigacionistas e accionistas são iguais aos depósitos...

P1: Um obrigacionista/accionista de um banco do Chile com valor acima de 100.000€ leva com o corte?

P2: Um obrigacionista/accionista de um banco do Chile com no valor de 100.000€ leva com o corte?

P3: Um obrigacionista/accionista de um banco do Chile com valor abaixo de 100.000€ leva com o corte?

P4: O valor apurado é por conta ou é a soma de todas as obrigações/acções de um titular em várias instituições?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda não entendi se os cortes para obrigacionistas e accionistas são iguais aos depósitos...

P1: Um obrigacionista/accionista de um banco do Chile com valor acima de 100.000€ leva com o corte?

P2: Um obrigacionista/accionista de um banco do Chile com no valor de 100.000€ leva com o corte?

P3: Um obrigacionista/accionista de um banco do Chile com valor abaixo de 100.000€ leva com o corte?

P4: O valor apurado é por conta ou é a soma de todas as obrigações/acções de um titular em várias instituições?

Talvez não tenha lido/ouvido tudo o que foi dito. Mas só ouvi falar em depositantes, ou seja, quem detém depósitos no banco. Quanto aos accionistas esses têm grandes perdas pois o banco faliu e salvo erro são os últimos a receber. Esta falência tem contornos diferentes porque a parte boa que o banco tem passa para o banco do chipre. O que o banco do chipre tem de mau coloca-se no Laiki.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fazem um buraco na parede, metem um cofre no buraco, vá cimento à volta, e o dinheirinho todo lá dentro. Até existem habitações que possuem logo cofre de origem, colocado pelo construtor.

Sempre é melhor do que o velhinho método de meter debaixo do colchão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fazem um buraco na parede, metem um cofre no buraco, vá cimento à volta, e o dinheirinho todo lá dentro. Até existem habitações que possuem logo cofre de origem, colocado pelo construtor.

E qual a vantagem disso? Dinheiro parado vale o quê?... Como foi dito por aqui muitas vezes, o fundamental é diversificar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viste a reportagem sobre o presidente do clube Paços de Ferreira? com uma rebarbadora limparam-lhe o dinheiro e ouro dentro de um cofre metido na parede :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites