Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Informação sobre Planos Poupança Reforma

hsfarao

Recommended Posts

Tenho um plano Leve duo com entregas de 100€ mensais, acham que devo interromper as entregas e aplicar esse dinheiro noutras formas de poupança?

Os juros em 2010 foram 2,58% mas os beneficios ainda compensavam.  Este ano já compensa menos e contas a prazo com taxas de 5% parecem mais favoráveis!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • Respostas 84
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• jgrave82

12

• Sandra Calejo

9

• ruicarlov

7

• RuiMCosta

6

Boa tarde,

Só queria deixar aqui uma dica a todos. Vejo que estamos preocupados com o futuro e com as nossas reformas, contudo, saiba quanto vai ser? Sugiro que façam uma simulação para o vosso caso em particular, a maioria dos bancos tem simuladores de reforma, que consideram todos os métodos da segurança social. Em tempos fiz um levantamento desses simuladores e o que considero mais acessivel é o do BPI.

http://www.bpiinvestimentos.pt/Simuladores/SimuladorPPREPensoes.asp?sim=Reforma

Façam uma simulação, o da S.Social também é interessante...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha há mais de um mês falado que tinha um PPR na AXA e que estava descontente porque segundo o extracto do PPR estava a perder dinheiro.Ou seja, fazia um depósito mensal de 50€ e ao final de 15 meses, tinha no PPR uma quantia inferior a 15x 50€ (devido também aos custos de subscrição mensal 2,75% se não me engano).

Falei com a minha contabilista na hipótese de cancelar e resgatar o dinheiro.Tenho cerca de 1100€ actualmente, e o que ela sugeriu foi que cancelasse o débito directo dos 50€ mas sem cancelar o PPR nem resgatar os 1100€ porque ia ter de devolver os benifícios fiscais que já beneficiei em 2009 e 2010 e que não compensava visto que o meu montante é muito baixo.

A ideia agora é deixar lá os 1100€ (visto que não preciso a curto prazo dos € ) e não fazer (pelo menos por agora) nenhum depósito mensal.

Segundo a vossa ideia, foi uma boa decisão? Ou valerá a pena resgatar e ter de devolver os benefícios fiscais já obtidos?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Segundo a vossa ideia, foi uma boa decisão? Ou valerá a pena resgatar e ter de devolver os benefícios fiscais já obtidos?

Quantos anos vai o dinheiro ficar "preso"? Se faltarem 30 anos para a reforma é capaz de compensar mais metê-lo noutro lado (também não fiz o cálculo ao que é preciso devolver, de qualquer forma).

Se faltarem dois ou três anos, mais vale esperar, provavelmente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Ainda" tenho 29 anos, por isso para resgatar faltam muitos!

Também de momento não tenho ideia do que teria de devolver, mas tenho perfeita noção que está a ser um mau investimento.

Foi por isso que cancelei o débito directo, ficando assim o PPR suspenso.

Mas se pudesse transferir para algum mais viável, sem perder os benefícios que já tive penso que seria o ideal...

Algumas sugestões?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigo,

O mercado de transferência de PPR é regulado, se quiser transferir o seu PPR para outra instituição pode fazê-lo. Os PPR com garantia de capital cobram-lhe uma comissão de 0.50% no máximo, os sem garantia de capital não lhe podem cobrar nada (que deve ser o caso).

Uma vez que tem 29 anos, o meu conselho é um PPR que tenha na sua carteira uma considerável percentagem de acções (30% a 50%), pois a 30 anos é e sempre foi o melhor investimento.

Bons Investimentos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que existem PPRs com rendimento garantido e outros não.

Meter-se num PPR acções implica potenciais perdas. Tendo em conta que este ano não tem sido bom para o mercado accionista com a crise, não é muito provável que a rentabilidade deste ano seja promissora.

Há quanto tempo tem esse PPR da AXA? Quantos anos é que tiveram rentabilidade positiva e quanto? Será que foi apenas um ano mau ou já é uma série deles?

Acções são (historicamente) rentáveis nos tais prazos de 20/30 anos, mas a curto prazo podem dar uns bons soluços. A maior parte dos dados que tenho visto têm sido de valores negativos nos últimos 12 meses.

Dentro dos de capital garantido, o da PSN que foi aqui falado parece-me bem jeitoso, ainda para mais agora que está com promoção para quem transferir. Pode perguntar à Sandra Calejo se seria possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Num PPR tens que pensar numa prespectiva de longo prazo, e foi assumido que seria uma poupança a 30 anos. Quando olhas a 12 meses estás numa prespectiva de curto prazo, e ai concordo que há melhores opções. A longo prazo tens que olhar para activos mais rentáveis, e os unicos activos que batem a inflação de forma considerável são as acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O PPR que falo é o  PPR Opção Garantida Série II da Axa.

Não me recordo se é de capital garantido ou não (espero que seja), nem se está associado a acções.

Estou disposto a mudar de PPR caso este não seja actualmente o mais adequado.

Relativamente ao curto ou longo prazo: estou a fazer um investimento o longo prazo que considero ser muito mais rentável - pagar o mais rápido possível o crédito habitação.

O PPR seria um pequeno complemento, mas mesmo assim, queria algo em que pelo menos não perdesse dinheiro.

Já o tenho desde Outubro de 2009

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que está no site, esse PPR da AXA supostamente é de Capital garantido, de 2.40% este ano.

Acho estranho que esteja a perder dinheiro.

"garante o capital líquido investido e participação de resultados

oferece uma taxa mínima garantida de 2,40% até 31/12/2011"

Pelo que vi a comissão de gestão anual é de 1.75%, logo o saldo deveria ser positivo.

Se calhar revia as suas contas e depois tentava contactá-los para ver o que diziam.

De qualquer forma, há PPRs de capital garantido que dão mais do que isso, logo continua a ser uma boa ideia mudar. Se não está disposto a andar com o credo na boca a ver se ganha ou perde dinheiro num determinado ano, não há dúvida que os PPRs de capital garantido são para si.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não estou a perceber, mas quando recebi o extracto de 2010 reparei que o valor total era inferior ao valor que eu tinha depositado, na altura 50€ x 15 meses ( out,nov,dez 2009 e toto o 2010).

A comissão de 1,75% é mensal, ou seja, dos 50% é-me logo reduzido uma parte, ficando em 48,62€.

Se é garantido não sei, o que sei é que em 15 meses a 50€ o meu extracto de conta do PPR indica 744,42€. Sendo que esse valor ja contempla 10,65€ de juros + 1,10€ de bónus de campanha + 2.65€ de participação de resultados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comissão de 1.75% mensal? Tem a certeza?

Mas isso é um valor absurdo, se depois ainda há a comissão de gestão anual.

Se todos os valores que entrega por mês levam 1.75%, quer dizer que o capital entregue num ano leva logo um desconto total de 1.75%, mais a comissão anual.... que ultrapassa os 2.40% garantidos

Mude mesmo de PPR. Pelo menos para um capital garantido que não leva essa enormidade de comissões e tenha rentabilidades melhores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

n faço ideia dos ppr que existem. Alguem sabe dum ppr bom/razoavel para fazer a transferencia do meu ppr?

Idade 29anos

montantes a tranferir: 1150 aproximadamente

entregas mensais: 25e maximo

Se o PPR que possui é de capital garantido terá de suportar 0,5% de penalização por transferir para outra entidade bancária. Se não for de capital garantido creio que a transferência não sofre penalização. Verifique se o seu PPR é efetivamente de capital garantido!

Sugestões (capital garantido e retorno garantido):

1. PPR do banco Zurick (Zurick vida) - claramente acima dos 3%

2.Super mealheiro BES (BES vida) - começou este ano e também remunera a 3% garantidos (senão estou em erro)

3. PPR tranquilidade seguro (T vida) - 3%

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sei que pouco (ou nada) percebo de ppr, mas quando me falam em acções e afins penso logo em grandes ganhoe e grandes perdas.

Se olhar alguns mapas simples, como os da SGF, fico ainda com mais desconfianças destes grandes ganhos a longo prazo.

http://www.sgf.pt/index.php?id=157

Mas, como disse antes, sei que pouco percebo disto...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 3 weeks later...

Sim, verdade, estamos a falar de um PPR sob o formato de Fundo de Investimento Mobiliário, são produtos sem garantia do capital e quem podem ter rentabilidades negativas. É normal porque os mercados accionistas estão negativos este ano, devido à crise de dívida dos soberanos na zona euro. Este tipo te produto deve ser visto no longo-prazo, com orizontes de 10, 20 e 30 anos, para quem quer poupar efectivamente para a reforma a longo prazo. Para aqueles que estão próximos da reforma ou que tem um perfil conservador, devem optar por produtos de taxa de juro. O objectivo de investir em acções é bater as tradicionais aplicações de taxa de juro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Salvador_

Como é que é possivel ser bom, o PPR BPI, se no mapa deles está com Rentabilidades negativas:

1 ano -6,05%

3 anos-0,18%

Também acho que a gestão dos PPRs deixa muito a desejar.

Tenho muita pena que só se dê benessees fiscais a PPRs comerciais e por exemplo o Estado não de a oportunidade de cada um ou fazer pelas proprias maos ou a alocar a uma entidade privada. A possibilidade eu eu ter uma conta com benesses fiscais mas ser eu proprio a gerir, à seemelhança do que acontece nos EUA com os IRA Roths os 401k's e em França e Alemanha e Inglaterra so para enumerar alguns exemplos.

De qualquer das formas, sim a performance é paupérrima.

Uma ideia paara um PPR de longo prazo discuti-a no seguinte tópico que acredito que bate qualquer produto PPR, e a maioria dos fundos comercializados:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=5605.0

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites