Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Preços dos combustíveis disponíveis na Internet

--------

Recommended Posts

O que posso comparar e creio que o Presidente da ANAREC também o fez e manifesta a mesma estranheza, é que estando o preço do barril do petróleo a 170€ a gasolina custasse 1,5€ ou 1,6€ o ano passado e este ano com o barril de petróleo próximo dos 70€, o preço da gasolina ronde os 1,2€!

...

Portanto, não digo que o preço devia ser 1/3 mais barato, mas que devia ser bem menor do que é actualmente lá isso digo. Porque senão, daqui a um mês quando o preço do barril estiver outra vez nos 170€, embora o grupo dos 8 tenha deliberado para as "pulgas" que o preço do barril não deveria ultrapassar os 70 ou 80€, temos a gasolina a quanto? 3 vezes mais cara?

Pois, mas não chegaste aonde eu queria. O que eu acho é que a pergunta está mal feita. Compara-se o que não é comparável (além disso, insisto, o petróleo nunca chegou aos 170).

Porque é que ninguém apresenta o preço da gasolina quando o ano passado o petróleo custava o mesmo que custa agora? Esses sim, são comparáveis. Eu não sei o que entra para o preço da gasolina, portanto não sei dizer se essa diferença na proporção das subidas é ou não justificável. Imagina que descontando os impostos, o custo dos intemrediários, o lucro da gasolineira, etc, se chega à conclusão que o preço do petróleo representa apenas 20% do preço do combustível - uma queda de 40% no preço do petróleo conduziria efectivamente à passagem do preço final de 1,60€ para 1,28€, ou seja, mais caro ainda!

A pergunta dos combustíveis feita dessa forma (comparando coisas que não são facilmente comparáveis) é facilmente rebatida com argumentos como os que usei em cima e fica-me a sensação que quem a faz procura apenas o sensacionalismo em vez dos factos concretos...  Ainda por cima quando a afirmação é feita por alguém que pode ter outros interesses por trás.

(atenção, eu não estou a concordar ou a discordar de ti - apenas do argumento. Não fui ainda à procura de números para fazer estas contas, nem disse que iam chegar à conclusão que os preços da gasolina nas condições que referi iam ser iguais... ;))

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 57
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

10

• afer

7

• Pedro Pais

5

• pauloaguia

5

Eu não sei o que entra para o preço da gasolina, portanto não sei dizer se essa diferença na proporção das subidas é ou não justificável.

A composição do preço de combustível engloba (de forma simplificada) as seguintes parcelas:

custo da matéria prima + custos de refinação, transporte, etc + margem (lucro) + imposto fixo (ISP) + imposto variável (IVA).

como se pode ver acima, a variação do preço do brent não pode ser proporcional à variação do preço que pagamos nas bombas, isto é, uma variação de 50% no preço do barril não implica necessariamente uma variação de 50% no preço nas bombas de combustível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Começo a constatar que o pauloaguia é adepto das teorias da conspiração e embora seja excelente no que faz aqui, não define a sua posição sobre determinados assuntos! É um "nem sim, nem não" para não se comprometer! É mais um "nim"!

Talvez pudesse sugerir que fizesse a pergunta por mim, que a fiz de forma ligeira e a assumi, para eu então a comentar devidamente!

Factos concretos:

Preços dos combustíveis: Portugal vs União Europeia

Os combustíveis em Portugal estão entre os que mais subiram na Europa no ano passado. A conclusão é válida mesmo descontando o efeito do agravamento dos impostos, avaliando apenas as variações de preço fixadas pelas petrolíferas.

Portugal foi o segundo país da UE a aumentar mais o preço da gasolina no ano passado e, mesmo descontando os impostos, está no grupo dos quatro únicos países onde o preço deste combustível subiu..."

Análise ao preço dos combustíveis até Maio de 2008:

2 de Janeiro de 2004:

* Barril de crude (Brent): 29,55 dólares

* Taxa de câmbio EUR/USD: 1,2592 dólares

* Barril de crude (Brent): 23,47 euros

* Gasolina sem chumbo 95 oct (sem impostos): 0,28072 euros

* Gasolina sem chumbo 95 oct: 0,95 euros

9 de Maio de 2008:

* Barril de crude (Brent): 123,54 dólares

* Taxa de câmbio EUR/USD: 1,5447 dólares

* Barril de crude (Brent): 79,98 euros

* Gasolina sem chumbo 95 oct (sem impostos): 0,60383 euros

* Gasolina sem chumbo 95 oct: 1,436 euros

Conclusões:

* Em pouco mais de 4 anos o preço do barril de petróleo subiu, em euros, 241% (em dólares, 318%).

* O preço da gasolina sem chumbo 95 octanas subiu, antes de impostos, 115%.

* O preço da gasolina sem chumbo 95 octanas (pago pelo consumidor) subiu 51%…

De acordo com esses dados:

Em 2004 o Estado arrecadava, por litro, 0,56928

em 2008 o Estado recebe, por cada litro 0,83217

Tal como diz lothar_m e muito bem, o preço da gasolina antes dos impostos pode ser dividido entre os custos de refinação, distribuição, etc. e o preço do crude propriamente dito. Só sobre esta fracção é que os 241% se fazem sentir. Tendo isso em conta, os €0.60383, está mais ou menos de acordo com um aumento de 241% do preço do petróleo. Ou seja, é o Utilizador="pagador=sem voto na matéria" na bomba que paga o aumento do preço do petróleo, mais o extra dos impostos (0,56928 -> 0,83217). Se assim não fosse, pelo 2º ou 3º ano consecutivo as Shell, BP e amigos não tinham apresentado lucros recordes.

A referida análise acima apresentada, não tem em conta a desvalorização do dólar, moeda em que é denominado o preço do barril de petróleo. Os contratos futuros podem estar a reflectir não o “peak oil” mas sim a expectativa da continuada perda do valor da moeda norte-americana. Dai já se falar em certos meios de uma nova moeda designada AMERO!... mas esse assunto, fica para outro tópico!

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...
    Visitante d dascaldas

Andei aí pela web... a ler e encontrei algo que os portugueses bem podiam copiar:

http://www.minetur.gob.es/energia/petroleo/Precios/Informes/InformesMensuales/2012/enero2012.pdf

Um relatório mensal acerca dos preços dos combustiveis.

Depois é curioso que o preço baixa em espanha e sobe em frança...

http://www.prix-carburants.economie.gouv.fr/index.php

Curiosidades... europeias :-(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

e por falar em gasolina mais cara cada vez mais, aqui vai uma informação par atenuar um pouco a coisa , requerer cartão numa bomba da Cepsa tipo cartão de credito com desconto de 10% nos primeiros 3 meses e depois no seguintes 5% na pratica fica ainda o preço mais baixo que intermarche , Pingo douc e por aí adiante e o combustivel é de melhor qualidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu já o utilizo é um cartão de credito ligado ao banco barclays que vai debitar a conta da gasolina á conta de qualquer banco onde nós tenhamos conta e os custos são 0, parece-me uma boa oportunidade as bombas gas. têm que ser a Cepsa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estive a pesquisar, e trata-se do cartão "Porque EU volto"

O desconto é de 10 cent./L durantes os primeiros 3 meses ou 200L

Depois disso tem um desconto de 5% nos combustíveis, ou então 4% nos combustíveis + 1% em compras com esse cartão de crédito (até 200€/mês)

Esse desconto é feito sob a forma de pontos no cartão, que pode depois ser utilizado para abastecimentos ou compras do catálogo da Cepsa.

http://www.porqueeuvolto.com

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nada de novo? Discordo.

Primeiro, informei que são 10cent/L, não 10%. Na prática, são 7% no máximo (gasóleo), ou 5,8% na gasolina.

O funcionamento do cartão também não estava totalmente claro, pois tanto podia ser uma redução logo no preço de compra (tipo Repsol) como redução à posteriori (como é este o caso).

Também não mencionou a modalidade dos 4% no combustível + 1% nas compras, que pode ter interesse para algumas pessoas.

Um link nestes casos dá sempre jeito, pois é mais fácil para aceder directamente a informação.

Se depois disto tudo ainda acha que o meu post anterior não trouxe nada de novo, é consigo. Eu por mim fiquei melhor informado depois desta pesquisa e quis partilhar isso com os possíveis interessados aqui no forum.

E mantenhamos isso com algum nível.. Uma frase toda em maiúsculas só transmite um tom irado e é geralmente mal visto em fóruns.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tem toda a razão ou pelo menos alguma, as maiusculas sairam sem dar por ela por causa do teclado que na altura estava progamado, e aqui ninguem fica ou deve ficar zangado, não é um despique nem negocio, cada um dá o que pode ou sabe e mais nada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Uma pergunta, como sabem, os preços do gasóleo e da gasolina, supostamente não são apenas influenciados pelo preço do petróleo mas também pelas cotações do diesel e da gasolina nos mercados, a minha pergunta é, onde vejo os preços? já tentei o site da bloomberg (supostamente é onde os jornais economicos vêm) mas não consigo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

basta procurar:  preços dos combustiveis onoline

Não é isso, são os preços da matéria-prima nos mercados internacionais, que vão posteriormente influenciar as subidas ou descidas no gasóleo e gasolina nas bombas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não é isso, são os preços da matéria-prima nos mercados internacionais, que vão posteriormente influenciar as subidas ou descidas no gasóleo e gasolina nas bombas.

A matéria prima é o Brent, a gasolina e o diesel é um produto à saída da refinaria. Logo os mercados são mais locais.

Em portugal temos 2 refinarias, uma no porto outra em sines, ambas propriedade da galp, o que por si só já é um argumento para a falta de concorrencia em portugal, poderiamos no nosso caso comprar o combustivel já refinado e transporta-lo por camião de espanha. Mas isso já é um mercado e compete a cada revendedor avaliar os custo e tentar fazer a melhor oferta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites