Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• ING Luxembourg oferece contas sem despesas

Tiago Pereira

Recommended Posts

• Respostas 97
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ruicarlov

24

• MiguLuso

9

• madboy

6

-Ao abrir uma conta nesse banco apenas para tentar salvaguardar uma possível medida em Portugal, numa conta à ordem sem fins lucrativos/juros, mesmo assim terei que a declarar em fonte de IRS a dita conta? Que outras obrigações, a existirem  terei perante o fisco ou BdP (em Espanha, por exemplo, têm de dar a conhecer a abertura de conta ao homologo português)?

Obrigado

Tambem me pergunto sobre essas questões de fiscalidade no que diz respeito a meter dinheiro em instituições estrangeiras, depois não se é tributado duas vezes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem... em principio devem haver acordos para evitar dupla tributação. Pode procurar no Google para confirmar se Portugal tem acordo com o Luxemburgo. Depois é só saber se eles reportam directamente ao fisco portugues (fazem retenção) ou se o tem de fazer por si na declaração de rendimentos anual IRS (mais provável). Preenche o anexo j (só pagam impostos sobre rendimentos auferidos - pedem anualmente uma declaração ao banco que confirma os rendimentos gerados - muito fácil) Quem já abriu conta, sabe dizer, se para contas mais generosas, conseguiram arranjar gestor de conta que fale portugues?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas! Eu já abri conta neste banco e posso dizer que correu tudo impecavelmente bem, agora não estejam à espera de encontrar grande taxas nos depósitos. Isto será apenas para um refúgio. É só enviar por correio uns papeis assinados com fotocópia do BI, contribuinte e carta de condução. Eles até oferecem um RSA SecurID para fazer login no site senão não é possível.

Eu tenho uma questão: Muita gente diz aqui que existem muitos bancos estrangeiros em Portugal mas sem sede cá ou seja são filiais da casa-mãe, mas se Portugal sair do euro estes bancos vão também converter o dinheiro para a moeda nova portuguesa e não a moeda da casa-mãe, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, tive que comprovar a minha morada, mandei fotocopia da carta de condução. E tive de fazer logo uma transferência para la para que fosse efectuado o processo de abertura de conta. O mínimo são 10€.

Quanto à dupla tributação:

Portugal e Luxemburgo: http://www.secomunidades.pt/c/portal/layout?p_l_id=PUB.1.430

Portugal e países com estes acordos: http://www.pwc.pt/pt/guia-fiscal-2012/convencoes-dupla-tributacao.jhtml

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O grupo financeiro ING também está a operar em Espanha, com os mesmos tipos de produtos (contas). Parece que tem 18 lojas fisicas. Será que os não residentes, também se pode abrir conta em Espanha tal como acontece no Luxemburgo?

Outra duvida que tenho, é se o fundo de garantia no Luxemburgo e Espanha também abrange os depositos neste banco

Alguém sabe?

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Apesar de o ING estar em Espanha eu não percebo o objectivo de as pessoas de cá transferirem as suas poupanças para Espanha como refúgio visto que a banca Portuguesa deu provas de ser uma das mais seguras da Europa e quando comparada com a banca Espanhola eu nem pensava duas vezes se fosse investidor de outros países entre aplicar o dinheiro em Espanha e Portugal. A única razão que me levaria a tirar o dinheiro de cá é a urgência em que temos em sair do euro (e claro Espanha, Itália, França,...) e com isto qual seria a desvalorização a que ìamos estar sujeitos pois isso é uma grande incógnita. Agora querer tirar o dinheiro de Portugal para Espanha, para dar segurança às suas poupanças, na minha opinião é passar de cavalo para burro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Sim, de facto ganha outra dimensão. Gostaria de deixar algumas questões sobre o assunto:

-Ao abrir uma conta nesse banco conta à ordem sem fins lucrativos/juros, mesmo assim terei que a declarar em fonte de IRS a dita conta? Que outras obrigações, a existirem  terei perante o fisco ou BdP (em Espanha, por exemplo, têm de dar a conhecer a abertura de conta ao homologo português)?

Alguém?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A fazer fé na Deco, sim é necessário.

Aconselho a leitura do link seguinte (atenção que a taxa de tributação é agora de 28% e não de 25%):

http://www.deco.proteste.pt/investe/conta-no-estrangeiro-fisco-aperta-cerco-s4956154.htm

"Esta medida concretizou mais um patamar na luta contra a fuga fiscal. O primeiro patamar é a obrigatoriedade de incluir a abertura de qualquer conta de depósitos ou de títulos no estrangeiro na declaração anual de IRS. Mesmo que não tenha recebido qualquer rendimento (como juros ou dividendos), é necessário declarar no anexo J a abertura dessas contas no exterior."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Apesar de o ING estar em Espanha eu não percebo o objectivo de as pessoas de cá transferirem as suas poupanças para Espanha como refúgio visto que a banca Portuguesa deu provas de ser uma das mais seguras da Europa e quando comparada com a banca Espanhola eu nem pensava duas vezes se fosse investidor de outros países entre aplicar o dinheiro em Espanha e Portugal. A única razão que me levaria a tirar o dinheiro de cá é a urgência em que temos em sair do euro (e claro Espanha, Itália, França,...) e com isto qual seria a desvalorização a que ìamos estar sujeitos pois isso é uma grande incógnita. Agora querer tirar o dinheiro de Portugal para Espanha, para dar segurança às suas poupanças, na minha opinião é passar de cavalo para burro.

Compreendo o ponto de vista.

Mas o ranking dos nossos bancos está na rua da amargura, bem pior que  o dos espanhois, e  como português custa-me dizer, que cada vez acredito menos neste país (olha para o que os espanhois fizeram às rendas da "EDP" do sítio. Porque não se faz o mesmo aqui?, nomeadamente ppp´s, etc...)

Ah..., A duvida colocada sobre o ING, não era para criar alternativa para depositos no exterior, mas sim por mera curiosidade, por ser banca electronica

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Francisco Cruz

Boa tarde,

Gostaria de saber a vossa opinião, só tenho contas nacionais e constituí este ano um seguro de capitalização (unit linked sem capital garantido) de modo a ter alguma poupança e benefício fiscal (daqui a 8 anos). Consideram que devo abrir um conta no estrangeiro de forma a precaver-me de um colapso do Euro? Se Portugal pedir novo resgate e tiver o meu dinheiro protegido nesta conta estrangeira, estarei protegido se voltarmos ao escudo?

E em termos fiscais, um simples depósito à ordem numa conta estrangeira não tem tributação,certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, em princípio uma conta no estrangeiro de um país da europa central protege contra o risco do Portugal sair do euro ou o próprio euro desaparecer.

Quanto à tributação, não há impostos se não houver rendimento, isso é certo. Mas também se está a perder dinheiro para a inflação. Logo convém um depósito a prazo, que sempre se ganha qualquer coisa. Neste momento tenho dinheiro no ING Luxemburgo a 2%, o que não é mau para o banco que é.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 5 weeks later...
    Visitante euronix

ruicarlov, há quanto tempo abriste conta no ing luxembourg? eu abri em maio, correu tudo bem e foi rápido, recebi o kit de boas vindas no fim de maio, uma semana depois recebi uma carta com as informações do cybercard, e alguns dias depois recebi o pin do vpay, no entanto nunca recebi o vpay e já passaram quase dois meses. Já escrevi ao helpdesk pelo site e dizem que foi enviado em junho (não referiram a data exacta), e que o melhor sería cancelar e pedir outro, que concordei e estou novamente a aguardar. Como foi contigo, quanto tempo demorou a chegar o vpay?

Um pormenor que poderá estar relacionado com o problema, e que mencionei ao helpdesk mas nem comentaram isso na resposta (eles parecem dar sempre respostas muitíssimo curtas e a 1ª que me deram foi até em francês, tendo eu escrito em inglês, a sucursal da minha conta é Siège), é que em toda a correspondência e pdfs de extratos o código postal aparece incompleto como xxxx-x ou Pxxxx-x, faltando 2 dígitos da extensão, apesar de no site aparecer completo nos meus dados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também abri conta em Maio. O Vpay chegou pouco depois do código. Coisa de 1/2 semanas no total.

Na altura contactei a agência para saber as taxas de DP e disseram-me para esperar por junho, que iam ter uma oferta especial. Foi o que fiz e efectivamente em meados de Junho apareceu o Xtra Savings, a pagar 2%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante euronix

Continuando sobre o meu problema com o Vpay, hoje tentei numa ATM e consegui levantar dinheiro sem problemas, no entanto tentei novamente hoje pagar compras, no Jumbo e numa Farmácia, e o cartão foi recusado em ambas. Até agora apenas consegui utilizar na ATM, que após introduzir o cartão fica automaticamente em francês e com uma opção única de levantar dinheiro. Estou um pouco intrigado e preocupado por não conseguir utilizar para pagar compras, e já no fórum espanhol (link abaixo) há pelo menos uma pessoa com um problema parecido para pagar em lojas do el corte ingles...

ruicarlov: podes partilhar a tua experiência com o Vpay? já experimentaste pagar compras com ele?

kardec: se escolheres o método fazendo a transferência de 10 euros a partir de uma outra conta já existente, que é o mais fácil, só é necessário preencher os dados no site, imprimir os papeis, assinar e anexar cópia do cartão do cidadão, frente e verso, nada mais.

As informações estão todas no site:

https://www.ing.lu/web/ING/EN/Personal/Becomeclient/Becomeclientonline/OFFRE_BASE_EN

Ou aqui no fórum, em português, resumido nesta mensagem:

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=4477.90

Ou ainda um grande tópico num fórum de "nuestros hermanos":

http://www.burbuja.info/inmobiliaria/bolsa-e-inversiones/332782-que-os-parece-ing-lu.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante euronix

Acerca do meu problema com o Vpay, contactei o helpdesk e pediram-me se podia tentar novamente agora ou contactar novamente se continuar com problemas, não disseram se fizeram alguma coisa, vou tentar em breve.

Só mais uma pergunta para o ruicarlov ou alguém que tenha conta, supondo que o meu nome é "José António Costa da Silva", reparo que em todas as comunicações do ING, cartas, etc, etc o meu nome aparece como "COSTA DA SILVA José António", mesmo quando faço login no site mostra na página home "Hello Mr COSTA DA SILVA,", inscrito no Vpay também trocados, e no helpdesk tratam-me por "Mr. Costa", pergunto-me se é mesmo assim de colocarem sobrenome primeiro ou se será que trocaram meu nome e sobrenome ao abrir a conta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante euronix

Voltei a tentar e continua com o mesmo problema, definitivamente só consigo utilizar o Vpay nas ATM e não para pagar compras :(  Já contactei novamente o helpdesk e apenas me respondem com a pergunta se quero que enviem um novo cartão, mas acho estranho que o cartão possa ter problemas e funcione perfeitamente nas ATM.

Gostaria mesmo de saber se mais alguém já tentou usar o Vpay para pagar compras cá em Portugal e se funcionou. No fórum espanhol, que indiquei acima, aparentemente a maioria não tem problemas.

Em relação à questão da troca de nomes e apelidos parece ser mesmo assim, no fórum espanhol puderam me confirmar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nunca experimentei o Vpay, mas tenho uma idea do que possa estar a acontecer. A rede Vpay não é a mesma coisa que rede Visa. Os dísticos à porta dos comerciantes indicam quais as redes de cartões que aceitam. Se não tiver o "V" como aparece no cartão do ING, então é provável que não dê. Nos ATMs não há problema, pois hoje vi que têm lá o símbolo do Vpay.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites