Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Crédito Habitação + Divórcio

Estedara

Recommended Posts

há 2 horas, pauloaguia disse:

Tu assinaste a escritura sem ela te pagar? E na Conservatória ninguém te avisou que isso era uma estupidez? Ora pensa lá se, quando compraram a casa, a escritura e o pagamento não foram feitos ao mesmo tempo...

Ou então falta contar aí qualquer coisa nessa história. É muito comum, em casos de separação, quando há um empréstimo ainda avultado para pagar, passar a casa para o nome do outro a troco de quem fica com a casa assumir a totalidade do empréstimo... O que é que vocês combinaram exatamente, que a levou a convencer-te a assinar a troco de nada?

Boa tarde. Eu separei-me da minha ex companheira. E foi ela a ficar com a casa. Assinei escritura e casa ficou só no nome dela. Ate hoje não me pagou nem 1 cêntimo. Que medidas posso tomar para que ela pague a metade a que tenho direito? 

O que me informaram no banco e na conservatória era que eu tinha de assinar para que o meu nome saísse da casa e da conta bancária. Para ela depois fazer um empréstimo para me pagar. E o que a Notaria disse era que caso ela não me pagasse eu poderia reclamar posteriormente uma vez que não há prova do pagamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 141
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• pauloaguia

24

• spirit

13

• ABCD

12

O que me informaram no banco e na conservatória era que eu tinha de assinar para que o meu nome saísse da casa e da conta bancária. Para ela depois fazer um empréstimo para me pagar. E o que a Notaria disse era que caso ela não me pagasse eu poderia reclamar posteriormente uma vez que não há prova do pagamento.

Posso posso fazer para reaver o meu dinheiro? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De facto a situação não será muito normal. Nesses casos o ideal e mais acertado, é no momento da desvinculação de um dos titulares do emprétimo/escritura acertar desde logo as devidas contas a fazer. Posteriormente será mais dificil recuperar o valor, visto que o bem já está em nome do outro titular.

Em alternativa, qual a V/ opinião sobre, por exemplo, com um documento reconhecido em notário deixar expresso que após a desvinculação existirá o pagamento de certo montante de um titular ao outro?

Outra questão: nos casos em que o montante é pago à outra parte por transf. bancária, como é feito? Visto que à partida não dará para fazer no momento da descinvulação/escritura? A parte recebedora deverá pedir desde logo o comprovativo? Deverá o montante estar já na conta (não será muito correcto para a parte pagadora)?

Obg.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Boa tarde,

Gostaria da vossa ajuda.

Estou divorciada desde 2012 mas o crédito habitação ficou em nome dos dois, apesar de ser eu a habitar e suportar a renda do apartamento. Tenho tentado este ano passar o crédito só para meu nome mas não tem sido fácil. Eles, CGD, dizem que para não alterar o spred existente, tenho que ter fiadores, não podendo incluir o meu actual marido no empréstimo. Se o fizer altera o spred. É mesmo assim ou existe outra maneira de dar a volta à questão? Obrigada. Bela

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Visitante Mariana DIas

Boa tarde, preciso de ajuda/ aconselhamento. Eu e o meu marido comprámos casa há precisamente 1 ano, ele agora decidiu mudar de vida e saiu de casa (mantendo vários bens dele ainda cá dentro e vem cá quando lhe apetece e eu não estou) Quer o divórcio, mas enquanto não o temos, estamos separados. Como é com a casa? Ele diz que lhe tenho que pagar metade... Algumas pessoas dizem que tenho de pagar metade do que já foi pago... E a minha advogada diz que não tenho de lhe pagar nada porque a casa ainda não está quase nada paga e o tempo que cá estivemos ele também usufruiu dela. Em que ficamos?

E já agora, ele nos meses seguintes, e até sair o divórcio, tem de pagar metade do empréstimo comigo? É que ele diz que não porque já não está a viver aqui e não tem dinheiro para pagar um aluguer de outro apartamento...

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Boa tarde! Estou divorciada a 5 anos,é meu ex companheiro ficou com a casa...ele já fez uma nova escritura mas meu nome continua juntos com ele no crédito habitação. Já tem caderneta predial em seu nome. Como faço para retirada do meu nome?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 years later...

Boa tarde,

Estou separado à 5 anos e divorciado há dois, tenho pago desde 2014  sozinho a prestação da casa, quando assinámos o divorcio em tribunal, eu fiquei a residir na casa de morada de família, finalmente vamos fazer partilhas, o dinheiro que eu paguei durante estes 5 anos deve ser dividido pelos dois para acerto de contas?

como farei? subtraio o valor que se deve ao banco sobre o valor do imóvel e depois retiro a parte que a ex não pagou? ou ela pode vir a cobrar-me uma renda mensal durante os anos que lá estive.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Ansiosa

Boa noite comprei uma casa à 2 anos com sujeito A e agora ele quer ficar com ela apenas tem de me dar 50% do valor que já foi pago? Não quer vender nem que eu fique com ela. Se for assim o valor não dá para encontrar outra casa pois só são 2500euros que posso fazer? Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    Visitante Alexandre
    A 07/03/2019 às 15:12, Joao Labrego disse:

Boa tarde,

Estou separado à 5 anos e divorciado há dois, tenho pago desde 2014  sozinho a prestação da casa, quando assinámos o divorcio em tribunal, eu fiquei a residir na casa de morada de família, finalmente vamos fazer partilhas, o dinheiro que eu paguei durante estes 5 anos deve ser dividido pelos dois para acerto de contas?

como farei? subtraio o valor que se deve ao banco sobre o valor do imóvel e depois retiro a parte que a ex não pagou? ou ela pode vir a cobrar-me uma renda mensal durante os anos que lá estive.

Boa tarde,

Boa noite João, tou numa situação semelhante à sua. Pode dizer-me se a sua situação já conheceu novos desenvolvimentos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Elexandre000

Boa tarde,

Boa dia, penso que a minha situação é semelhante... Tive casado 15 anos com comunhão de adquiridos, durante os quais adquiri um apartamento que foi escriturado em nome dos dois. 
    Há 4 anos divorciamo-nos amigavelmente e ficou acente em Acta de Conferência do processo de divórcio que a residencia de família ficava destinada à minha ex-mulher.
    Ficou assim acordado verbalmente entre ambos, que a minha ex-mulher suportaria a prestação bancária na totalidade visto que passaria a usufruir exclusivamente da habitação. Da mesma forma eu tive também sozinho de alugar casa para viver com os meus dois filhos (filhos de ambos, que passaram a viver com ambos em regime de residência alternada). Este acordo serviria até conseguirmos vender a casa. Acontece que hoje, volvidos já 4 anos desde o divórcio, a mãe dos meus filhos recusa-se a pôr a casa à venda.

A minha pergunta é a seguinte,
    Se a casa fosse vendida hoje, a haver mais valias a minha ex-mulher pode exigir que lhe devolva o valor pago por ela sozinha mesmo estando ela a usufruir em exclusivo de um bem comum?

Alguém pode ajudar-me?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Por enquanto tudo na mesma, já enviei a minha proposta à minha advogada, aguardo que entre em contacto com a representante da minha ex mulher, tudo na mesma!!!

Uma coisa é certa, já que em sede de conferencia, em tribunal ela abdicou de ficar na casa de morada de família, tendo dito que ficava lá eu e o filho ( custódia alternada)a residir não colocando nenhuma contrapartida eu julgo que não tenho de lhe pagar nada pela minha permanecia na mesma.

Se ela pretende que a moradia seja vendida ou eu lhe a compre, e  receber metade do valor, é senhoria tal como eu do imóvel, por isso para receber parte igual julgo que tem de assumir metade dos compromissos bancários, finanças, seguradora etc.. até ao desfecho, é uma situação ingrata e parece não ter fim.

Boa sorte

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mais engraçado é que agora veio pedir-me 9000€ de rendas pela minha permanência da casa, esqueceu-se que quando fizemos credito bancário foi para habitação própria e não para colocar no mercado de arrendamento, pelo que consultei no banco é totalmente diferente pedir empréstimo para uma casa de habitação permanente do que uma para alugar, desde spead, entre outros.

Veio reclamar que não quer pagar o seguro da habitação que não é obrigatório, enganada quando fizemos empréstimo tivemos de o fazer, também consultei o banco, aliás fui assaltado depois dela ter abandonado a casa e veio solicitar metade do prémio do assalto, quer dizer obrigações não pretende só está interessada nos proveitos.

Tive de fazer obras estruturais para manutenção da moradia, é proprietária julgo que as despesas também devem entrar em contas,  não foram obras de embelezamento só de benfeitoria para que não se degradasse mais, é senhoria tem de assumir a parte dela, penso eu não é, não sou jurista, aguardo conselhos aqui no forum.

obrigado  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Bom dia!

Estou com dúvidas em relacao ao cálculo de tornas num imóvel com crédito habitacao em caso de divórcio.

A avaliacao da casa para esse cálculo deverá ser efectuada de que forma? Através de agencia imobiliária, por exemplo? E devemos pedir algum documento que confirme esse valor para apresentar nas minutas do divórcio ou é suficiente uma avaliacao e um mútuo acordo verbal entre o casal?

Ao pedir ao banco a renegociacao do crédito e a remocao de um dos titulares, o banco faz também uma avaliacao do imóvel para aprovar o pedido ou para a instituicao bancária isso é irrelevante?

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...
    A 13/11/2012 às 12:24, Estedara disse:

Bem, fui hoje ao Banco e o meu caso foi no mínimo "diferente".

O gerente do Banco disse-me que a única coisa que tinha que fazer era ir a uma conservatória do registo predial e passar a casa exclusivamente para meu nome.

Depois disso, ir ao Banco e apresentar a escritura nova.

Chamou-lhe ele uma "política de facto consumado", ou seja, que eu estava divorciado, que a casa estava apenas em meu nome e que queria que o nome da minha ex-mulher fosse retirado do crédito.

No entanto, outra problema surgiu.

A minha ex-mulher diz que só passa a casa para meu nome se o banco lhe der uma carta a exonerá-la de responsabilidades em relação ao crédito para habitação.

Por seu lado, o Banco diz que só retira o nome dela depois de a casa já não estar em nome dela.

O problema é o seguinte: Caso ela não aceite passar a casa para meu nome, o que é que eu devo/posso fazer, para que ela o faça?

É que há mais de dois anos que sou eu que pago a casa na íntegra, mas se eu morrer, a beneficiária é ela. Quero acabar com esta situação o mais rapidamente possível.

Mais uma vez, agradecido pela ajuda!

estou a passar por uma situação semelhante tenho união de facto temos um credito habitação neste momento com 1 divida de 44800€ 170€ mês  eu pretendo ficar com a casa a minha ex não se opõem , duvido é que o banco me deixe ficar sozinho como único titular tenho rendimentos na ordem dos 10 mil e poucos euros anuais ,  e gostava de saber como funciona esse metodo de ir a uma conservatória do registo predial e passar a casa exclusivamente para meu nome e depois disso, ir ao Banco e apresentar a escritura nova , isso é possivel? posso ir a uma conservatória fazer uma escritura de uma casa com credito hipotecário ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    Visitante Susanateixeira

Boa noite ,comprei um apartamento com meu ex marido ,ele quer que o banco retire o nome dele do empréstimo  

Minha questão é  ,se eu pagar os 50% do empréstimo, vai ser necessário o banco fazer uma nova avaliação, da minha parte? Ou a parte da minha responsabilidade fica como esta ,ou seja ,o banco aprovou o empréstimo 50× 50

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boa tarde, não sei se este forum ainda se encontra activo, mas arriscando, aqui deixo uma questão a quem possa ajudar. 

Em caso de divórcio, neste caso amigável, tendo uma hipoteca em nome de ambos, com imóvel adquirido em regime de adquiridos, é necessário informar o banco, ou podemos avançar com o divórcio e manter as mesmas condições de hipoteca conjunta?

Outra questão, é se colocar o imóvel em nome de filho menor envolve renegociação do empréstimo.

Obrigada pela atenção

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Salvo melhor opinião, o divorcio não afecta o património nem as responsabilidades.

Os dois são proprietários de um imóvel e são responsáveis por um crédito. Imagem que não eram casados mas sim irmãos ou unidos de facto.

Não podem colocar o imóvel em nome do filho porque deve haver uma penhora/hipoteca sobre o imóvel. Neste caso o banco teria que retirar a penhora/hipoteca sobre o imóvel, o que não vai acontecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites