Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

há 12 horas, scpuser disse:

Basicamente para atingir FF são precisas 3 coisas: maximizar os rendimentos, diminuir os custos e minimizar os impostos. Eu tenho aprendido bastante sobre o código fiscal português porque é tão importante pagar poucos impostos como ter bons investimentos (basta pensar, antes um investimento de 5% livre de impostos do que um de 8% que seja taxado em 4%...). Uma coisa é omitir rendimentos para não pagar impostos, situação que eu sou manifestamente contra, outra é conhecer o código fiscal e legalmente pagar poucos ou nenhuns impostos.

O meu conselho é procurares rapidamente um mentor que te ajude a progredir. Por cada euro que eu paguei ao meu, ganhei no mínimo 100.

Boa sorte.

tenho lido sobre o código fiscal português, e não tem assim tantos loopholes disponíveis para o pequeno investidor. infelizmente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

Eu já penso o contrário. Não é que seja tudo rosas, mas há coisas boas no nosso código fiscal. À cabeça temos o engobamento, mas o meu preferido é o VPT no imobiliário. Para alguém que tiver um volume de negócios que o permita chamar de investidor, a criação de uma empresa vem simplificar muita coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Se tiveres rendimentos sujeitos a IRS, facilmente ficas num patamar de rendimentos em que a taxa marginal final é superior a 28% (a taxa de tributação autónoma para rendimentos prediais, capitais, etc).

Se abrires uma empresa, podes optar pelo regime simplificado ou por teres contabilidade organizada (o que implica teres de ter um TOC), onde a taxa de tributação é potencialmente mais baixa que a taxa de IRS, mas depois ainda levas com o IRS quando distribuis dividendos (a não ser que depois imputes à empresa todos os teus gastos pessoais, para potencialmente não apurares lucro ou apurares um lucro baixinho, mas com o actual cruzamento de dados que existe, arriscas-te ao fisco bater-te à porta e acrescer-te esses custos à matéria colectável, por não serem indispensáveis para a manutenção da fonte produtora ou se alegarem que são custos de terceiros).

Sinceramente com o regime fiscal português não sei como é que se consegue ter um rendimento mensal de 1000 euros e não pagares menos do que 25% de impostos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, Mouro Emprestado said:

Se abrires uma empresa, podes optar pelo regime simplificado ou por teres contabilidade organizada (o que implica teres de ter um TOC), onde a taxa de tributação é potencialmente mais baixa que a taxa de IRS, mas depois ainda levas com o IRS quando distribuis dividendos (a não ser que depois imputes à empresa todos os teus gastos pessoais, para potencialmente não apurares lucro ou apurares um lucro baixinho, mas com o actual cruzamento de dados que existe, arriscas-te ao fisco bater-te à porta e acrescer-te esses custos à matéria colectável, por não serem indispensáveis para a manutenção da fonte produtora ou se alegarem que são custos de terceiros).

Cenário hipotético: abres uma empresa em nome individual e auferes o salário mínimo a título pessoal. Incluis todas as despesas que tens com a tua vida (carro, seguro saúde, refeições, viagens, etc), uma vez que é parte integral do teu negócio, fazendo com que apenas sejas taxado no remanescente. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    1 hour ago, scpuser said:

Cenário hipotético: abres uma empresa em nome individual e auferes o salário mínimo a título pessoal. Incluis todas as despesas que tens com a tua vida (carro, seguro saúde, refeições, viagens, etc), uma vez que é parte integral do teu negócio, fazendo com que apenas sejas taxado no remanescente. 

Vais ter de justificar que esses encargos são necessários para a realização de proveitos.

Por exemplo, nas viagens vais ter de justificar a sua razão de um ponto de vista econónico.

Refeições idem (sendo que depois não podes ter subsídio de alimentação, se não considera-se como duplicação de custos).

Nota também que isso que dizes (despesas) mais não são do que rendimentos em espécie, que são tributados à luz do IRS (fica à descrição do fisco fazer uma liquidação adicional de IRS ou acrescer os custos para efeitos de IRC).

Aconselho-te a consultares um bom advogado fiscal/consultor fiscal para medires o potencial risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No meu caso, já há algum tempo que planeei isto com um fiscalista especializado, tal como recomendei as pessoas que vêem o tópico fazê-lo umas boas páginas atrás, mas obrigado.

Essas justificações que terás que fazer são triviais quando as viagens que fazes são parte de um real plano de trabalho. Não estou a falar de uma viagem às Caraíbas (que por acaso também é contornável, daquilo que sei). Para o MEU plano de FF, as coisas encaixam naturalmente. Se calhar para outros não, mas tudo depende do plano que a pessoa tem e da forma como o planeia executar.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, scpuser disse:

Outra coisa, não sei se há muitos países como Portugal, onde é possível ter mais valias reais em imóveis de dezenas de milhares de euros e ter mais valias fiscais nulas.

Nulas não vejo como. Se for como empresa pagas IRC, se for como individual, pagas impostos de 50% das mais valias.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    24 minutes ago, maj.lraep said:

Nulas não vejo como. Se for como empresa pagas IRC, se for como individual, pagas impostos de 50% das mais valias.

Não há nenhum truque, é aplicação do código fiscal. A resposta é o VPT.

Um amigo meu vendeu o mês passado um imóvel por 55k, que comprou por 30k. Vai pagar 0 mais valias e não fez obras. 

Comprou por 30k mas pagou imposto sobre 70k (que é o VPT). Vendeu por 55k mas a mais valia é 70k - 70k = 0. Na prática lucrou 15k com a operação (descontados devidamente os encargos, nomeadamente escritura, IMT, etc, deu um lucro líquido de 12,5k salvo erro).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, scpuser disse:

Um amigo meu vendeu o mês passado um imóvel por 55k, que comprou por 30k. Vai pagar 0 mais valias e não fez obras. 

Comprou por 30k mas pagou imposto sobre 70k (que é o VPT). Vendeu por 55k mas a mais valia é 70k - 70k = 0. Na prática lucrou 15k com a operação (descontados devidamente os encargos, nomeadamente escritura, IMT, etc, deu um lucro líquido de 12,5k salvo erro).

ah já percebi.. não sabia que o valor de compra para efeitos de mais valia seria o VPT. Sendo assim está aí uma excelente maneira de fazer uns trocos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, maj.lraep said:

ah já percebi.. não sabia que o valor de compra para efeitos de mais valia seria o VPT. Sendo assim está aí uma excelente maneira de fazer uns trocos.

O valor de compra não é o VPT, é aquele que tu pagares (e escriturares) pelo imóvel.

O custo de aquisição é o maior entre o VPT e o escriturado. A realização é o maior entre o montante de venda (escriturado) e o VPT.  

(tal como update há dias, tenho 80% do meu património em imóveis e com planos de adquiri mais um, por isso para mim isto é importante. Comprei e planeio continuar a comprar imóveis por, no máximo, 50% do VPT - um deles foi apenas 35%)

Editado por scpuser
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, scpuser disse:

O valor de compra não é o VPT, é aquele que tu pagares (e escriturares) pelo imóvel.

O custo de aquisição é o maior entre o VPT e o escriturado. A realização é o maior entre o montante de venda (escriturado) e o VPT.  

(tal como update há dias, tenho 80% do meu património em imóveis e com planos de adquiri mais um, por isso para mim isto é importante. Comprei e planeio continuar a comprar imóveis por, no máximo, 50% do VPT - um deles foi apenas 35%)

já percebi. Eu sabia a parte da realização (entre a venda e o VPT.)... não sabia era que isso se aplicava também ao custo de aquisição. Grande contribuição scpuser.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 2 minutos, USD disse:

Desculpem o que é VPT?

Valor Patrimonial Tributário. É aquele valor que aparece na caderneta predial creio eu...e basicamente é a avaliação que as finanças fazem do imóvel.

Editado por maj.lraep
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, scpuser disse:

Há assim tantos imóveis à venda por um valor tão inferior ao VPT?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    13 minutes ago, atlas said:

Há assim tantos imóveis à venda por um valor tão inferior ao VPT?

Tenho visto/analisado (e em muitos casos feito propostas por) mais de 30 ou 40 imóveis até comprar um. Como em tudo na vida, não é propriamente uma coisa para alguém se sentar no sofá e ver as coisas acontecerem. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, scpuser disse:

Tenho visto/analisado (e em muitos casos feito propostas por) mais de 30 ou 40 imóveis até comprar um. Como em tudo na vida, não é propriamente uma coisa para alguém se sentar no sofá e ver as coisas acontecerem. 

o trabalho mais duro do imobiliário é esse mesmo..filtrar. há muuuuuuuuuita oferta por aí. por outro lado quem tem liquidez pode ter um trunfo importante na hora de negociar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exacto. Eu não acho duro, porque tenho algum jeito para tal, mas é muito moroso e aborrecido. O que eu normalmente faço é identificar um conjunto de imóveis que quero e depois negociá-los agressivamente em paralelo, muitas vezes submetendo propostas de 16k para imóveis de 75k ou 30k para imóveis de 100k (não estou a brincar). Posso dizer que tive contacto com mais de 30 agentes imobiliários desde Janeiro. A maior parte dos agentes imobiliários em Portugal são 0% profissionais, e se eu vejo que não me vão ajudar descarto-os logo. Muitos nem sequer me sabem responder a perguntas básicas do género "qual é o VPT", "qual foi a última vez que o imóvel esteve arrendado e por quanto", etc. Muitas vezes dizem "olhe eu nunca aqui entrei, vou-lhe confessar". Acho que isso é uma autêntica falta de profissionalismo. Então para que é que hei-de pagar 5k a essa pessoa? Na realidade o negócio das imobiliárias em Portugal é explorar uma marca e ter uma base de dados de clientes. O resto é feito de forma automática. Claro que há agentes muito profissionais, mas são poucos.

Depois há outra coisa que joga contra e a favor ao mesmo tempo. Os preços dos imóveis em Portugal são definidos pelos próprios proprietários. Quando eu visito algum e pergunto "qual é a fundamentação para este imóvel estar a ser exposto ao mercado por 75.000€?" os agentes nem sabem o que dizer. "olhe, foi o proprietário que disse!" e eu pergunto se o proprietário tem formação em avaliação de imóveis. :) Depois há aqueles que não sabem das chaves do imóvel e ligam aos proprietários na hora para o virem mostrar. A certa altura estou a falar directamente com os proprietários e digo na cara aos agentes que "olhe você como vê nem é preciso, a proprietária sabe mais que você e assim poupamos 5.000€ em comissões". Podem acreditar, já o disse e o agente olhou para o chão e foi a correr buscar uma ficha de visita. Pasma-me a falta de profissionalismo com que alguns agentes operam, até se sentam enquanto eu vejo uma casa! Bom, joga a favor às vezes porque da mesma forma que deixam os proprietários definir os preços, alguns também os conseguem convencer que afinal vender o imóvel de preço 75k por 25k é uma oportunidade única. Esses são os agentes que eu gosto mais, sento-me com eles, dou-lhes um papel com argumentos e digo-lhes como apresentar a proposta (podem ver que há certas imobiliárias com as quais eu nunca poderei trabalhar porque o modelo é "quer fazer uma proposta tem aqui o papel e caneta e transfira 2500€"). 

Em suma, ser um verdadeiro negociador é uma qualidade óptima neste contexto, e eu por acaso tenho esse dom (faltam-me outros muito importantes contudo).   

PS: Identifiquei um imóvel com retorno de 9,5% ao ano e coloquei-o na secção de imóveis porque não posso ficar com ele (já não tenho crédito na banca e a liquidez que tenho é para um imóvel diferente). Para quem se queixa que 6% já é difícil encontrar aí tem. (mandem PM se houver interesse)

Editado por scpuser
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, scpuser disse:

Exacto. Eu não acho duro, porque tenho algum jeito para tal, mas é muito moroso e aborrecido. O que eu normalmente faço é identificar um conjunto de imóveis que quero e depois negociá-los agressivamente em paralelo, muitas vezes submetendo propostas de 16k para imóveis de 75k ou 30k para imóveis de 100k (não estou a brincar). Posso dizer que tive contacto com mais de 30 agentes imobiliários desde Janeiro. A maior parte dos agentes imobiliários em Portugal são 0% profissionais, e se eu vejo que não me vão ajudar descarto-os logo. Muitos nem sequer me sabem responder a perguntas básicas do género "qual é o VPT", "qual foi a última vez que o imóvel esteve arrendado e por quanto", etc. Muitas vezes dizem "olhe eu nunca aqui entrei, vou-lhe confessar". Acho que isso é uma autêntica falta de profissionalismo. Então para que é que hei-de pagar 5k a essa pessoa? Na realidade o negócio das imobiliárias em Portugal é explorar uma marca e ter uma base de dados de clientes. O resto é feito de forma automática. Claro que há agentes muito profissionais, mas são poucos.

Depois há outra coisa que joga contra e a favor ao mesmo tempo. Os preços dos imóveis em Portugal são definidos pelos próprios proprietários. Quando eu visito algum e pergunto "qual é a fundamentação para este imóvel estar a ser exposto ao mercado por 75.000€?" os agentes nem sabem o que dizer. "olhe, foi o proprietário que disse!" e eu pergunto se o proprietário tem formação em avaliação de imóveis. :) Depois há aqueles que não sabem das chaves do imóvel e ligam aos proprietários na hora para o virem mostrar. A certa altura estou a falar directamente com os proprietários e digo na cara aos agentes que "olhe você como vê nem é preciso, a proprietária sabe mais que você e assim poupamos 5.000€ em comissões". Podem acreditar, já o disse e o agente olhou para o chão e foi a correr buscar uma ficha de visita. Pasma-me a falta de profissionalismo com que alguns agentes operam, até se sentam enquanto eu vejo uma casa! Bom, joga a favor às vezes porque da mesma forma que deixam os proprietários definir os preços, alguns também os conseguem convencer que afinal vender o imóvel de preço 75k por 25k é uma oportunidade única. Esses são os agentes que eu gosto mais, sento-me com eles, dou-lhes um papel com argumentos e digo-lhes como apresentar a proposta (podem ver que há certas imobiliárias com as quais eu nunca poderei trabalhar porque o modelo é "quer fazer uma proposta tem aqui o papel e caneta e transfira 2500€"). 

Em suma, ser um verdadeiro negociador é uma qualidade óptima neste contexto, e eu por acaso tenho esse dom (faltam-me outros muito importantes contudo).   

PS: Identifiquei um imóvel com retorno de 9,5% ao ano e coloquei-o na secção de imóveis porque não posso ficar com ele (já não tenho crédito na banca e a liquidez que tenho é para um imóvel diferente). Para quem se queixa que 6% já é difícil encontrar aí tem. (mandem PM se houver interesse)

Se tens mesmo o sucesso que afirmas, dou-te os meus parabéns. Realmente, és audaz e nada tens a perder. O "não" está garantido. A partir daí, tudo é lucro.

Desconhecia que existissem pessoas tão estúpidas que pudessem estar na disposição de vender um apartamento com um valor de 75k por 25k. Ainda se fosse com um desconto e o vendessem por 40k ou 50k, eu ainda compreenderia. Mas por 25k uma coisa que vale 75k... têm de ser mesmo estúpidas como uma porta.

E como eu não quero ofender ninguém, seria incapaz de oferecer 3 vezes menos a quem me estivesse a tentar vender uma casa. Eu próprio, se tivesse uma casa à venda e me aparecesse um tipo a oferecer-me três vezes menos do que ela valia, punha-o imediatamente na rua e despedia imediatamente o agente imobiliário por ter tido a coragem de me apresentar uma pessoa assim. 

Ou então são pessoas que estão com grandes dificuldades. E eu, mesmo por questões religiosas, seria incapaz de negociar nesses termos por essas consequências. Uma coisa é eu fazer o meu negócio e conseguir um ótimo preço, dentro de um mínimo razoável. Outra é aproveitar-me ostensiva e abusivamente da desgraça alheia. Isso não faço. 

Mas, por favor, não vejas nas minhas palavras nenhuma crítica. Eu é que não sou, nem quero ser assim. Provavelmente, até serei eu que estou errado, quem sabe.

Editado por atlas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interpretaste mal o meu post. Eu não disse que esse apartamento valia 75k, disse que originalmente estava à venda por 75k.

Quando alguém coloca um apartamento à venda por 75k, em Portugal, provavelmente ele vale muito menos. As pessoas ligam-se emocionalmente a imóveis e atribuem-lhe valores muito mais altos (n'outros países quem define o preço é o agente, e por isso isso não acontece). Já ouvi argumentos do género "eles só vendem por 50 porque é isso que devem ao banco" (então se eu esperar dois anos eles vendem mais barato?). Portanto se eu oferecer 25k e depois tiver que subir para os 30k (nunca ofereço full-price), estou a comprar uns ks below market, mas não estou propriamente a dar um rip-off total numa pessoa. 

Mas mesmo que se dê um rip-off numa pessoa, número 1 é a sociedade em que vivemos. Vivemos numa sociedade capitalista onde todos os dias pessoas são levadas a pagar coisas por valores muito acima do que deviam. Número 2 ninguém é obrigado a aceitar uma proposta. Alguém que aceite uma proposta é porque acha que o negócio lhe é favorável. Claro que às vezes fazemos maus negócios sabendo-o, tal como eu fiz um crédito este mês que é um péssimo negócio mas preferi fazê-lo a gastar a minha liquidez. De alguma forma esse negócio me foi favorável.

Real estate não é para todos (a vários níveis). Alguém que stressa com a mínima coisa deve-se dedicar a fundos. Quando tu submetes uma proposta não estás a ofender a pessoa porque na realidade quem lhe transmite a proposta é o broker. Já apresentei propostas a pessoas particulares e fui cuidadoso ao fazê-lo. O primeiro imóvel que comprei paguei 55% do valor inicialmente pedido pelos proprietários. E eram 3 herdeiros e os 3 acabaram por aceitar a proposta.

Quanto a pessoas em dificuldades, se calhar tu ao ofereceres pouco estás a ajudar muito, porque podem não encontrar outro potencial comprador. Mas a questão de fundo é, no dia em que tu estiveres em dificuldades poucos te irão ajudar e essa é a crua das verdades. Eu não acho mal oferecer 30k por um apartamento que esteja à venda por 100k. E se alguém me tentar apontar o dedo e me chamar capitalista exacerbado (não estou a dizer que tu o fizeste), eu mostro-lhe a minha doação de 1% dos savings desse ano para caridade e o meu voluntariado numa fundação, quando vivia em Portugal, por 4 anos. Muita gente critica e vem com morais a toda a hora (novamente, não estou a dizer que o fizeste), mas na verdade só olham para o seu umbigo a vida toda. E depois em Portugal vivemos numa sociedade em que querer ser rico é errado. Eu aceitaria isso, se a maioria das pessoas fossem hippies a viver da natureza.

PS: Só para aditar que quando se investe em fundos e em acções, provavelmente é dinheiro entregue a empresas que usam mão de obra infantil em África, fazem testes horrendos em animais ou arranjam uma maneira de despedir um trabalhador que ficou doente. O mundo precisa de um reset, todos o sabemos. Isso infelizmente não vai acontecer e a única maneira de investirmos dinheiro e ganhar com isso é alguém, em termos crus, perder.

Editado por scpuser
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, scpuser disse:

Interpretaste mal o meu post. Eu não disse que esse apartamento valia 75k, disse que originalmente estava à venda por 75k.

Quando alguém coloca um apartamento à venda por 75k, em Portugal, provavelmente ele vale muito menos. As pessoas ligam-se emocionalmente a imóveis e atribuem-lhe valores muito mais altos (n'outros países quem define o preço é o agente, e por isso isso não acontece). Portanto se eu oferecer 25k e depois tiver que subir para os 30k (nunca ofereço full-price), estou a comprar uns ks below market, mas não estou propriamente a dar um rip-off total numa pessoa. 

Mas mesmo que se dê um rip-off numa pessoa, número 1 é a sociedade em que vivemos. Vivemos numa sociedade capitalista onde todos os dias pessoas são levadas a pagar coisas por valores muito acima do que deviam. Número 2 ninguém é obrigado a aceitar uma proposta. Alguém que aceite uma proposta é porque acha que o negócio lhe é favorável. Claro que às vezes fazemos maus negócios sabendo-o, tal como eu fiz um crédito este mês que é um péssimo negócio mas preferi fazê-lo a gastar a minha liquidez. De alguma forma esse negócio me foi favorável.

Real estate não é para todos (a vários níveis). Alguém que stressa com a mínima coisa deve-se dedicar a fundos. Quando tu submetes uma proposta não estás a ofender a pessoa porque na realidade quem lhe transmite a proposta é o broker. Já apresentei propostas a pessoas particulares e fui cuidadoso ao fazê-lo. O primeiro imóvel que comprei paguei 55% do valor inicialmente pedido pelos proprietários. E eram 3 herdeiros e os 3 acabaram por aceitar a proposta.

Quanto a pessoas em dificuldades, se calhar tu ao ofereceres pouco estás a ajudar muito, porque podem não encontrar outro potencial comprador. Mas a questão de fundo é, no dia em que tu estiveres em dificuldades poucos te irão ajudar e essa é a crua das verdades. Eu não acho mal oferecer 30k por um apartamento que esteja à venda por 100k. E se alguém me tentar apontar o dedo e me chamar capitalista exacerbado (não estou a dizer que tu o fizeste), eu mostro-lhe a minha doação de 1% dos savings desse ano para caridade e o meu voluntariado numa fundação, quando vivia em Portugal, por 4 anos. Muita gente critica e vem com morais a toda a hora (novamente, não estou a dizer que o fizeste), mas na verdade só olham para o seu umbigo a vida toda. E depois em Portugal vivemos numa sociedade em que querer ser rico é errado. Eu aceitaria isso, se a maioria das pessoas fossem hippies a viver da natureza.

Se calhar interpretei mesmo mal o teu post. Ainda assim, e se bem te entendi, mesmo na hipótese da minha errada interpretação, não verias qualquer problema.

O que levaria esta conversa para muito longe e acho que não vale a pena. São formas diferentes de estar na vida. Da minha parte não verás nenhuma crítica e tão somente respeito, ainda que eu siga por caminhos diferentes.

Quero apenas desejar-te o melhor sucesso e agradecer-te por partilhares connosco a tua experiência, convidando-te a que continues a fazê-lo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu até estou com o scpuser... eu acho que é uma postura especialmente censurável, ter o dinheiro para poder ajudar uma pessoa (que está disposta a vender um imóvel a forte desconto) e virar as costas por princípios católicos ou seja lá o que for.

Como é que uma pessoa que está disposta a vender um apartamento por 30k, ficará melhor se ninguém lhe oferecer esse valor? Estranho....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, maj.lraep disse:

eu até estou com o scpuser... eu acho que é uma postura especialmente censurável, ter o dinheiro para poder ajudar uma pessoa (que está disposta a vender um imóvel a forte desconto) e virar as costas por princípios católicos ou seja lá o que for.

Como é que uma pessoa que está disposta a vender um apartamento por 30k, ficará melhor se ninguém lhe oferecer esse valor? Estranho....

@scpuser: Seguros de capitalização, Fundos de Investimento e um apartamento que tenho arrendado.

@maj.lraep: és livre de seguires os teus princípios. E se queres entrar na conversa, estás à vontade. Mas terás de o fazer de forma correta, que é como quem diz, defendendo os teus pontos de vista sem, conscientemente, deturpares posições diferentes.

Primeiro: ninguém faz negócios por caridade. Se te aparecer um negócio, mas que não tens vontade de o realizar, vais realizá-lo apenas para ajudar o próximo? Obviamente que não. Não vamos ser cínicos. As pessoas não fazem negócios para ajudar o próximo. As pessoas fazem negócios para terem lucro. Ganhar dinheiro. Portanto esse argumento que usaste "eu acho que é uma postura especialmente censurável, ter o dinheiro para poder ajudar uma pessoa", como se tivesses a falar de um ato de caridade, de tão evidentemente absurdo, nem merece qualquer comentário suplementar.

Segundo: o argumento "como é que uma pessoa que está disposta a vender um apartamento por 30k", é diferente do que estivemos a falar (eu e o scpuser). A questão que estava em análise era um imóvel valer 75k, a pessoa pedir 75k e tu, conhecendo o momento de aflição do vendedor por um motivo qualquer, ofereceres 25k (três vezes menos!), sabendo perfeitamente que aquele momento de aflição é que motiva a a aceitação final pelo preço de 25k.

Eu não quero com isto dizer que sempre que o vendedor vende por um preço excessivamente baixo o está a fazer por uma necessidade imperiosa. Conheço um casal em que ambos receberam uma proposta de trabalho na Austrália e quiseram-se livrar do imóvel que aqui tinham e que já estava quase pago ao banco. E então venderam-no ao desbarato. Outro exemplo, se calhar parecido com um falado pelo scpuser: dois herdeiros que, estando longe, e não estando com vontade de se chatear mais com uma herança, venderam um conjunto de imóveis ao desbarato. Não vejo aqui qualquer problema.

Isto é totalmente diferente da situação da pessoa que tem uma casa mas que, por desemprego, tem prestações em atraso; e então predispõe-se a vender um outro imóvel, que recebeu em herança dos pais, que vale 100k, ao preço 50k, para tentar regularizar as prestações da sua casa. E tu, sabendo daquele momento de aflição, ofereces 20k. Claro que para ti, fizeste-lhe um favor, foi um ato de caridade pagar-lhe o imóvel 80% abaixo do valor. Eu entendo que te aproveitaste ostensivamente da situação dela e que poderias perfeitamente ter oferecido 50k que mesmo assim estarias a efetuar um grande negócio. E tu, possivelmente, dir-me-ás que se podes pagar 20 para que é que irás pagar 50? E eu responder-te-ei "porque a minha consciência assim o dita".

E no final da vida tu estarás mais rico do que eu. E eu dir-te-ei que não quero saber, pois não aceito enriquecer a qualquer preço. Aliás, nunca serei verdadeiramente rico. Mas o que quero mesmo é ser uma pessoa feliz e se agisse dessa forma, não o conseguiria ser. Mas não quero impor ideias a ninguém. Eu sigo as minhas e cada um segue as suas.

É isto. 

Editado por atlas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites