Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

E ao longo de 10 anos vai viver com a namorada como um ermita com 800€/mês na Alemanha, onde o custo de vida é substancialmente maior que em Portugal ?

Não há viagens a Portugal no natal ou outras ocasiões, viagens de férias e outras despesas ao longo desses 10 anos ?

Não poderão surgir despesas extraordinárias que não se espera ( problemas de saúde e afins ) ao longo desses 10 anos ?

Ele referiu que aos 30 e poucos já queria estar "reformado", já tendo investido nos tais 14 apartamentos ( 400 000 - 600 000€ ) ora, ainda não vi as contas a justificar de onde aparece esse dinheiro em 10 anos, mesmo que se vivesse como um ermita ( os tais 230 000€ em 10 anos acumulados )

Mesmo que vá capitalizando em investimentos diversos, de reparar que se investir em Fundos, o retorno será de médio a longo prazo porque não poderá vender a sua posição tão cedo, logo não terá esse dinheiro disponível para comprar as casas, o mesmo falando se investir em Acções, Obrigações com maturidades maiores etc

nos Fundos não é garantido sequer que vá ter retorno, pode até ter prejuízo

tinha curiosidade em ler aqui um post daqui a 6 anos para saber se já estava numa espreguicadeira ao sol a viver de rendas e juros

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

Exacto Jordão.

Essencialmente para fazer o que eu estou a fazer são precisas 4 coisas: maximizar o salário, cortar as despesas ao máximo, investir com os melhores proveitos possíveis (pelo menos 5% líquidos acima da inflacção) e minimizar os impostos a pagar. Quem acha que é só poupar e esperar até o número dar certo nem percebe o sistema capitalista nem nunca vai conseguir. Então o dinheiro só era posto a render quando fosse altura de nós pararmos? :-) 

Além de eu ter mais fontes de rendimento (por exemplo ensinar pessoas a fazer o mesmo), vou sempre buscar muito dinheiro em impostos todos os anos, porque moldo as minhas finanças a ter o máximo de benefícios fiscais.

Queres partilhar a tua experiência até agora Jordão?

Abraço.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Actualmente a inflação em Portugal é 0.6%.

1. S&P 500 dá historicamente entre 10 e 12% brutos.

2. Tenho várias stocks com yields de 7%+ com dividendos trimestrais. Vamos fazer as contas a 7% com dividendos trimestrais dá mais (1/4) * 3/4 + (1/4) * 2/4 + (1/4) * 1/4 = 37,5% de outra taxa anual. Admitindo a mesma taxa anual de 7% na capitalização dá 2.625%, ou seja dá uma taxa final de 7% + 2.625% = 9.625% brutos.

PS: As contas são mais fáceis de fazer com dividendos mensais (dá 0.5%) mas os yields são mais baixos. Daí eu adorar real estate. :-)

3. Equity em start ups. 

4. Empréstimos a empresas locais.

5. Real estate com benefícios fiscais.

Aqui tens, para todos os feitios e tipos de risco. ;-)

Já agora, eu discordo e acho que é ao contrário: é mais fácil andar mais acima (proporcionalmente falando) quando a inflacção é mais baixa. Com inflações de 5% já te obriga a encontrar coisas a 20% (o que é bem mais complicado porque os minorantes são tabelados).

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, scpuser disse:

Actualmente a inflação em Portugal é 0.6%.

1. S&P 500 dá historicamente entre 10 e 12% brutos.

2. Tenho várias stocks com yields de 7%+ com dividendos trimestrais. Vamos fazer as contas a 7% com dividendos trimestrais dá mais (1/4) * 3/4 + (1/4) * 2/4 + (1/4) * 1/4 = 37,5% de outra taxa anual. Admitindo a mesma taxa anual de 7% na capitalização dá 2.625%, ou seja dá uma taxa final de 7% + 2.625% = 9.625% brutos.

PS: As contas são mais fáceis de fazer com dividendos mensais (dá 0.5%) mas os yields são mais baixos. Daí eu adorar real estate. :-)

3. Equity em start ups. 

4. Empréstimos a empresas locais.

5. Real estate com benefícios fiscais.

Aqui tens, para todos os feitios e tipos de risco. ;-)

Já agora, eu discordo e acho que é ao contrário: é mais fácil andar mais acima (proporcionalmente falando) quando a inflacção é mais baixa. Com inflações de 5% já te obriga a encontrar coisas a 20% (o que é bem mais complicado porque os minorantes são tabelados).

oi

ve o site earlyretirement do jacob

abc e continua

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que se chama Early Retirement Extreme ou parecido. ;-) 

Eu não me identifico com as ideias dele para te ser sincero. Há outras pessoas com quem me identifico mais. Eu gosto de comprar coisas e gastar dinheiro, desde que o valor / em relação ao preço faça sentido. Por exemplo, comprei uma máquina de expresso aqui para casa, tira expressos super bons, enquando qq café aqui na Alemanha cobra entre 2,30 e 3,50. Não faz sentido. Os expressos cá em casa ficam a 25 cêntimos. Carne por exemplo só compro biológica, pago duas ou três vezes mais. Acho que faz sentido. Agora, há muita coisa que não faz e é aí que corto.

Por exemplo, compro todos os anos uns 500-1000€ de livros (leio mais ou menos 3 por mês). Não gosto de formatos digitais, então compro os livros físicos. Seguidores do Jacob fariam tudo para ler o livro sem o comprar, desde ir para uma livraria 2h por dia ou sacá-lo de forma digital.

Quando me reformar a primeira coisa que vou fazer é escrever outro livro, mas desta vez sobre early retirement. As minhas próprias ideias e a forma como as coisas correram comigo. Os meus clientes dizem-me isso a toda a hora.

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    12 hours ago, scpuser said:

Queres partilhar a tua experiência até agora Jordão?

Não vou entrar em detalhes, mas a "receita" é

1. Casal com formação superior em informática, empenho e ambição. Fases no estrangeiro incluídas, embora nesta área não seja imprescindível.
    2. Plano comum para gestão de despesas e reforma antecipada aos 40-45, elaborado no início da carreira.
    3. Fase 1: Escolher cuidadosamente e pagar uma boa casa onde queremos ficar a viver.
    4. Fase 2: Trabalhar cerca de 10 anos, vivendo confortávelmente com metade de um dos salários. Ou seja, em 10 anos poupar para 30 (inflação não considerada).
    5. Distribuir a poupança em produtos de rentabilidade e maturidade conhecidas à partida: DPs das "vacas gordas" de longo prazo (alguns reforçáveis) em vários países, certificados de tesouro 10 anos, obrigações governamentais de longo prazo para manter até maturidade, PPR das "vacas gordas" com rentabilidade garantida, etc
    6. No momento de passagem à reforma, o rendimento gerado é mais do dobro do custo de vida corrente. Ou seja, o início da reforma o capital continua a crescer. E a estratégia de investimentos mantém-se.
    Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, scpuser said:

Excelente, desejo-vos a melhor sorte!

Só uma pergunta, os DP "em vários países" constituiram lá porque viveram lá?

Vou mandar PM.

Obrigado :)

Para a maioria não me foi necessário deslocar. Após me tornar cliente do PrivatBank em Portugal (em 2009), constitui também DPs nas filiais da Letónia e Itália, onde as taxas eram na altura bem melhores que cá. Constituí também no Chipre, que visitei em férias. Desde então, todas essas taxas baixaram para novos depósitos, mas alguns dos meus ainda decorrem e desses parte são reforçáveis.

Amanhã respondo-te à PM.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, scpuser disse:

Acho que se chama Early Retirement Extreme ou parecido. ;-) 

Eu não me identifico com as ideias dele para te ser sincero. Há outras pessoas com quem me identifico mais. Eu gosto de comprar coisas e gastar dinheiro, desde que o valor / em relação ao preço faça sentido. Por exemplo, comprei uma máquina de expresso aqui para casa, tira expressos super bons, enquando qq café aqui na Alemanha cobra entre 2,30 e 3,50. Não faz sentido. Os expressos cá em casa ficam a 25 cêntimos. Carne por exemplo só compro biológica, pago duas ou três vezes mais. Acho que faz sentido. Agora, há muita coisa que não faz e é aí que corto.

Por exemplo, compro todos os anos uns 500-1000€ de livros (leio mais ou menos 3 por mês). Não gosto de formatos digitais, então compro os livros físicos. Seguidores do Jacob fariam tudo para ler o livro sem o comprar, desde ir para uma livraria 2h por dia ou sacá-lo de forma digital.

Quando me reformar a primeira coisa que vou fazer é escrever outro livro, mas desta vez sobre early retirement. As minhas próprias ideias e a forma como as coisas correram comigo. Os meus clientes dizem-me isso a toda a hora.

ola

ja escreveste um livro de quê?

Como consegues ler 3 livros por mes? Speed reading?

Quantas horas diarias ?

abc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 hours ago, scpuser said:

E requisitá-los numa biblioteca? Não sei se é uma possibilidade só para quem vive numa cidade grande :P ...

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@JRJordao Eu normalmente gosto de comprar os livros porque gosto de ter a minha biblioteca em casa, voltar a ler sempre que quiser, etc. Ir requisitar a uma biblioteca não é para mim :P

@frugal Normalmente tiro um domingo por mês só para ler, e consigo ler um livro inteiro. O resto são 1, 2, 3 horas mas há dias que nem sequer tenho tempo.

Os 2 livros que já escrevi são livros técnicos na minha área técnica (e se queres saber não são um grande instrumento financeiro).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    17 hours ago, Greedy said:

Pois, mas o meu restante post tem as tais questões pertinentes que gostaria de ter resposta para a afirmação que fizeste ( reforma aos trinta e poucos com 14 apartamentos adquiridos ) ;)

Se referes que tens um vencimento líquido a rondar os 4000€ + a tal renda com ROI 6.34%, como é que pretendes adquirir 14 apartamentos ( 400 000 - 600 000€ ) nos próximos 6 anos ? ( nessa altura já querias estar a viver das rendas desses 14 apartamentos )

Acho que é uma pergunta de resposta simples, das duas uma, ou herdaste essa quantia ( ou lá perto e depois juntas as poupanças mensais do rendimento ) para adquirires esses apartamentos todos, ou, caso não tenhas muita liquidez actualmente, mesmo que poupes 2500€ dos 4000€ mensais, precisarias de 13 a  20 anos ( 40 e 47 anos de idade respetivamente nessa altura ) e só para obter a liquidez necessária para as aquisições ( 400 000€ - 600 000€ )

Por isso explica-me lá isso sff porque fiquei curioso

Estas coisas tem que ser bem explicadas, porque senão dá a ideia que é só estalar os dedos e em poucos anos jovens de 20 anos passados 10 - 12 anos reformavam-se todos 

Também tenho um familiar com a tua idade ( 27 ) que está a residir / trabalhar no Reino Unido há já 4 anos, tem um rendimento mensal do género do teu ( ~4000€ líquidos, com seguro de saúde etc ), vive em casa arrendada com renda mensal de ~1000€ e olha que apesar de ele até não ser muito esbanjador ele não de perto nem de longe tem liquidez sequer para pensar em adquirir 1 ou 2 apartamentos "modestos" de 40 000 - 60 000€ em Portugal, nem sequer se pode dar ao luxo de pensar reformar aos 30 e poucos, porque simplesmente não herdou nem tem liquidez para tal nessa altura, por isso é que te estou a colocar estas questões

Tu tens na ideia que para fazer isto é preciso poupar o dinheiro todo, comprar os apartamentos, e começar a viver dos dividendos. Se assim fosse só perto da idade da reforma se conseguiria. Mas isto é parte do que ensino às pessoas a quem dou coaching.

Nunca herdei nada, a não ser um pequeno terreno numa aldeia que só me dá prejuízo. O meu salário (do meu emprego) é mais ou menos o que referes, mas como eu já referi vou buscar muito dinheiro em impostos todos os anos, e tenho outras fontes de rendimento. Além disso não levas em conta os investimentos de capitalização que são a "grande arma". Se tivesse que escolher um instrumento eram stocks, sem dúvida.

Não é estalar os dedos e não está à altura de qualquer um. Para se fazer isto em 10 anos é preciso querer-se isto em todos os dias desses 10 anos.

Se não "ser muito esbanjador" chegasse, então muita gente fazia isto. :) O investimento (que pouca gente faz / sabe fazer) desde o primeiro dia é a chave, mas já te disse isso duas ou três vezes... 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, scpuser disse:

@JRJordao Eu normalmente gosto de comprar os livros porque gosto de ter a minha biblioteca em casa, voltar a ler sempre que quiser, etc. Ir requisitar a uma biblioteca não é para mim :P

@frugal Normalmente tiro um domingo por mês só para ler, e consigo ler um livro inteiro. O resto são 1, 2, 3 horas mas há dias que nem sequer tenho tempo.

Os 2 livros que já escrevi são livros técnicos na minha área técnica (e se queres saber não são um grande instrumento financeiro).

Viva 

quantas páginas lês por hora?

Sublinhas os livros?

Resumes mentalmente no final?

Os teus livros sao de queê?

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá Frugal,

Para mim a leitura é um momento de descontracção, eu não uso técnicas para aumentar a minha produtividade. Vou para o sofá e leio o dia todo sem pressões, mas como adoro ler, consigo ler muito. Nunca risco um livro que seja, e sou manifestamente contra isso. Às vezes tiro notas para fazer artigos resumidos das ideias chave.

Os meus livros (os que eu escrevi) são na minha área técnica, que não vou revelar para proteger a minha identidade.

Um abraço

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Guest Sapo said:

Quais os moldes das aulas que das? Como é que angarias clientes, as autoridades alemãs tem conhecimentO dessa tua actividade? Paga impostos?? 

Não acho que seja boa ideia responder a anónimos, mas como já disse noutro post todos os meus rendimentos são devidamente declarados. Na realidade até acho que Portugal chegou a esta situacão também porque muita gente andou decadas sem pagar impostos. Eu sou um ávido defensor do pagamento de impostos porque se todos pagassem eles eram mais baixos...

Quanto ao resto, o modelo é de 1 para 1, depende da pessoa. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante FIRE_Supporter

Viva scpuser,

Obrigado pela partilha, também fiquei surpreendido por haver aqui malta que conhece o conceito FI/RE. O reddit tem um subreddit sobre isto muito interessante: https://www.reddit.com/r/financialindependence/

Podes dar mais detalhes da tua estratégia sobre "Real estate com benefícios fiscais" ? Neste momento ainda não tenho real estate mas quero, ainda não sei bem é por onde começar.

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 2 months later...
    On 3/25/2016 at 1:59 PM, Guest FIRE_Supporter said:

Viva scpuser,

Obrigado pela partilha, também fiquei surpreendido por haver aqui malta que conhece o conceito FI/RE. O reddit tem um subreddit sobre isto muito interessante: https://www.reddit.com/r/financialindependence/

Podes dar mais detalhes da tua estratégia sobre "Real estate com benefícios fiscais" ? Neste momento ainda não tenho real estate mas quero, ainda não sei bem é por onde começar.

Obrigado!

Basicamente para atingir FF são precisas 3 coisas: maximizar os rendimentos, diminuir os custos e minimizar os impostos. Eu tenho aprendido bastante sobre o código fiscal português porque é tão importante pagar poucos impostos como ter bons investimentos (basta pensar, antes um investimento de 5% livre de impostos do que um de 8% que seja taxado em 4%...). Uma coisa é omitir rendimentos para não pagar impostos, situação que eu sou manifestamente contra, outra é conhecer o código fiscal e legalmente pagar poucos ou nenhuns impostos.

O meu conselho é procurares rapidamente um mentor que te ajude a progredir. Por cada euro que eu paguei ao meu, ganhei no mínimo 100.

Boa sorte.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites