Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

investidoramador

Por experiencia propria digo exactamente o contrario, o segredo é escolher bem as pessoas quem escolhemos para a casa, digo-lhe que sempre arrendei casas e até hj felizmente nunca tive um problema mas tambem escolho as pessoas ao detalhe e já recusei muitas porque não quero filmes como aquele que conta, quanto aos impostos são os de sempre, posso lhe dizer que este ano comprei 2 casas e já arendei e tenho um lucro de 10% ao ano apos tirar, imi, condominio e seguro. E como fala se me partirem a casa tenho o seguro para resolver, tudo é preciso reduzir o risco e não aceitar as primeiras pessoas que aparecem, posso dar um exemplo apareceu-me um casal que queria a casa e o rapaz era um 4x4  com cara de mau e não aceitei.

Li os seus comentários  com atenção e dou-lhe os parbéns. Conheço muitos investidores no imobiliário  e não conheço nenhum com rendimento de 10% /ano sob o valor actual  do imóvel. Nem  um só...

Gostava de entender como arrenda um T2 avaliado em 40K a 400€ no Cacem (12% rend  /ano) qd existem praticamente  ao mesmo preço (renda) dentro ou às portas de Lisboa perto dos  transportes tb. Das duas uma ou: os inquilinos da linha de Sintra  são  completamente tapados ou  então o o senhor é um excelente vendedor ( vou assumir a 2ª opção).

Os valor que tenho em mente para Cacém/Rio de mouro e em T2 , bem espremido rondam mínimos de  150€ -200€ eventualmente  300€.  Com 400€ e pouco mais  arranja T4 e T5 até algumas moradias...

Em relação aos T2 de Leilões confirmo que se podem adquirir facilmente abaixo dos 50K nessas zona mas jamais eu acreditaria em rendimento superior a 4%  já muito, mas muito  inflacionados.

Mas como em tudo na vida o imobiliário é uma arte e há sempre artista mais telentosos que outros. 

Já eu não acredito nos preços de anúncios do OLX  pois não reflectem preço de mercado reais. Andam bastante acima. É à conta destes preços que as proprietários arrendam usando  o argumento" veja os preço do OLX ou imovirtual, eu faço-lhe menos 100 ou 200€".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

http://www.jornaldenegocios.pt/especiais/contribuicoes_externas/analises_deco/detalhe/mantenha_se_longe_do_mercado.html

Se está a ponderar investir num imóvel com o objetivo de o arrendar, esqueça: os rendimentos são muito baixos para os riscos assumidos. Nas principais zonas residenciais da Grande Lisboa e do Grande Porto, a rentabilidade da compra para arrendamento é, em média, de 3% por ano, enquanto um investimento em Obrigações do Tesouro com maturidades de 5 a 10 anos rende uma taxa anual líquida entre 3% e 4% (consulte www.deco.proteste.pt/investe).

Como aumentar a rentabilidade

Os resultados obtidos pelo estudo baseiam- se em valores médios de mercado. É possível tornar o investimento em imobiliário mais atrativo se conseguir preços de compra significativamente mais baixos.

Dada a conjuntura atual do país, a oferta de imóveis para venda é substancialmente superior à procura, pelo que a pressão encontra-se do lado do vendedor. É frequente encontrarem-se imóveis à venda há mais de 3 anos. Se o proprietário estiver com necessidades urgentes de obter liquidez, pode estar disponível para vender a preços de saldos. Nesta situação é importante ter capacidade financeira e de negociação. Por exemplo, quanto mais elevada for a entrada (via sinal), maior será a capacidade de negociação. Penhoras do Estado, leilões ou imóveis detidos pelas instituições financeiras em consequência de execução hipotecária continuam a ser opções que se podem tornar excelentes oportunidades.

Para ponderar a aquisição numa ótica pura de investimento, deve exigir uma rentabilidade mínima líquida de 5 por cento. Faça bem as contas e seja prudente. Para ajuda--lo use o simulador da rentabilidade do arrendamento em deco.proteste.pt/investe/ arrendamento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a informação, muito pertinente e detalhada.

Estou de acordo com o essencial da notícia. A minha experiência é empírica e é precisamente o que sinto no mercado de arrendamento: "Se está a ponderar investir num imóvel com o objetivo de o arrendar, esqueça!"

Mas, claro, quem já tem os apartamentos e imóveis, não tem outro remédio senão gerir a situação, tentando extrair deles algum benefício financeiro, mesmo sabendo que, hoje em dia, é muito difícil. Os encargos são elevados (com o Estado a "sugar") e os rendimentos baixos e incertos.

Enfim, vamos vivendo um dia de cada vez...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 year later...

Há novidades dos colegas que esperam deixar de trabalhar e viver dos juros?

Que pensam fazer durante os dias?

Eu não sou um desses colegas mas o que não falta por aí são oportunidades de voluntariado - já que não se precisa de enriquecer materialmente, pode-se continuar a fazê-lo espiritualmente - fica a dica :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá.

Há novidades dos colegas que esperam deixar de trabalhar e viver dos juros?

Que pensam fazer durante os dias?

Cumprimentos.

Eu também não sou um desses colegas, mas bem que gostaria de ser; se porventura 1 milhão me fosse cair nas mãos, iria seguir o plano que li de um americano que se reformou mais cedo e que faz o seguinte para se manter constantemente ocupado, resistindo à tentação de passar os dias colados no sofá: estabelece previamente uma estrutura diária/semanal/mensal sobre o modo como vai passar o seu tempo. Por exemplo: amanhã - 08h00-09h00 pequeno almoço + leitura do jornal; 09h00-11h00 caminhada na serra ou à beira mar; 11h00-12H00 banho, preparar almoço; 12h00-13h00 almoço; 13h00-14h00 dormir a sesta; 14h00-15h00 videogames; 15h00-16h00 tarefas domesticas; 16h00-17h00 ginásio; 17h00-19h00 ver um filme; 20h00-21h00 jantar; 21h00-22h00 conviver; 22h00-23h00 ler;etc,etc,etc, Todos os dias vai mudando algo, para lutar contra a rotina. Depois semanalmente deve planear algo como por exemplo uma viagem em Portugal no fim de semana; depois agenda uma viagem em cada mês ao estrangeiro, por uma semana, etc, etc  anualmente agenda uma viagem de 15 dias ou mesmo alguns meses ao estrangeiro. Ter uma caravana ou uma autocaravana também é um excelente forma de sair de casa e não morrer de tédio.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também não sou um desses colegas, mas bem que gostaria de ser; se porventura 1 milhão me fosse cair nas mãos, iria seguir o plano que li de um americano que se reformou mais cedo e que faz o seguinte para se manter constantemente ocupado, resistindo à tentação de passar os dias colados no sofá: estabelece previamente uma estrutura diária/semanal/mensal sobre o modo como vai passar o seu tempo. Por exemplo: amanhã - 08h00-09h00 pequeno almoço + leitura do jornal; 09h00-11h00 caminhada na serra ou à beira mar; 11h00-12H00 banho, preparar almoço; 12h00-13h00 almoço; 13h00-14h00 dormir a sesta; 14h00-15h00 videogames; 15h00-16h00 tarefas domesticas; 16h00-17h00 ginásio; 17h00-19h00 ver um filme; 20h00-21h00 jantar; 21h00-22h00 conviver; 22h00-23h00 ler;etc,etc,etc, Todos os dias vai mudando algo, para lutar contra a rotina. Depois semanalmente deve planear algo como por exemplo uma viagem em Portugal no fim de semana; depois agenda uma viagem em cada mês ao estrangeiro, por uma semana, etc, etc  anualmente agenda uma viagem de 15 dias ou mesmo alguns meses ao estrangeiro. Ter uma caravana ou uma autocaravana também é um excelente forma de sair de casa e não morrer de tédio.

bom planeamento

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

estes topicos sao de morrer de rir...

Vontade de rir, ou dor de cotovelo? ;)

Acho o tópico válido, mesmo que o objectivo seja concretizável por muito poucos. O título no entanto deveria ser "Montante de rendimentos necessário para deixar de trabalhar". Se eu hoje vivo com 1000€/mês, então tenho de conseguir mais que isso por mês (em média) em juros, rendas e outros rendimentos "certos". Se os obtenho a partir de um capital de 100.000€ ou 500.000€ é menos relevante, parece-me.

Já a discussão sobre o que fazer nessa altura para ocupar o tempo parece-me um pouco peculiar. :)  Quem tenha dificuldade em passar os dias quando não tem que trabalhar, é melhor continuar a trabalhar.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dor de cotovelo?
    AHHAHAHA 

Oh Jordao.... tu respondeste bem.... isto só dá vontade de rir

"o objectivo seja concretizável por muito poucos"

Noventa e qualquer porcento das pessoas em portugal nunca irão viver de juros... se voces falam aqui que é necessario 1 milhao de euros para viver dos juros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Maior será a percentagem de portugueses que não conseguem fazer isto quanto maior for a percentagem de portugueses que nunca tenham refletido à cerca dessa possibilidade. No meu caso, se tivesse tido conhecimento desta possibilidade quando tinha 18 anos, teria conseguido pelo menos antes dos 50, viver bem só dos juros. Se para muitos é uma impossibilidade (idade, aptidões intelectuais, situação familiar, filosofia de vida,etc), para outros é um sonho que se pode realizar desde que se comece cedo a acumular riqueza, educando-se financeiramente, fazendo escolhas acertadas, poupando e investindo continuadamente. 

Com 500000euros a 4% de juros dá 20000euros por ano, com os quais dá para se viver razoavelmente bem em Portugal.

Ora aqui está algo de valor

Obrigado!

Sem duvida... que posso concordar contigo

Mas e onde se arranja os 4%?

Eu renovei um dep a prazo de 55 000€ a 1% TANB... hahaahahahhaah

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ora aqui está algo de valor

Obrigado!

Sem duvida... que posso concordar contigo

Fundos de Investimento.

Mas mesmo que não rendesse juros (situação extrema), tirando 20000 todos os anos dos 500000, dava para fazer isso durante 25 anos. Depois ainda teria a esmola da Segurança Social para ajudar a partir dos 66 anos. Eventualmente alguma herança pelo caminho, mais uns biscates aqui ou ali, etc, ou seja com 500000 e alguma ginástica frugalista, é concebível poder sair da escravatura das 9h/17h, bastante mais cedo que a idade da reforma.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigações, CLNs, etc

Tivémos até 2012 Certificados do Tesouro a dar 7.10% durante 10 anos, portanto quem neles investiu disfruta de bom juro até 2022. Até ao início de 2015 Certificados do Tesouro Poupança Mais a dar 4.25% durante 5 anos. Mesmo agora dão bem mais que 1%.

Também há DPs a dar mais noutros países, embora na maioria dos casos seja necessário ir lá abrir conta. Após me tornar cliente do PrivatBank em Portugal, fui constituindo DPs também nas filiais de outros países, onde (na altura) os juros eram mais elevados: Letónia, Chipre e mais recentemente Itália onde ainda tenho um DP 3.20% *reforçável* até 2020. No caso da Letónia e Itália não tive que me deslocar, pois são efetivamente o mesmo banco que (havia) em Portugal.

Resumindo, há que ver para além da "caixinha" dos DPs nacionais, se se quer chegar a algum lado. Investigar e aproveitar as oportunidades.

Tanto pode tentar alcançar uma determinada marca para onseguir manter determinado padrão de vida, como pode optar por simplesmente baixar o nível de necessidades/gastos. Arranjar formas de ganhar mais dinheiro é sempre mais complicado do que arranjar formas de gastar menos dinheiro. Há muitas escolhas (gastos) que fazemos na vida, irreflectidamente e por mera imitação/pressão social. Passamos os melhores 40/50 anos das nossas vidas a trabalhar para pagar essas escolhas, quando na minha opinião deveriamos tentar adquirir o bem de consumo mais precioso: liberdade. 

Concordo plenamente. Por exemplo carros, gadgets, etc são custos que devem ser bem medidos. Se alguém quiser realmente poder deixar de trabalhar, adotar um estilo de vida mais modesto será uma grande ajuda. Quem quiser parar de trabalhar e viver "à grande" terá que acumular bem mais. Depende das prioridades de cada um.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Maior será a percentagem de portugueses que não conseguem fazer isto quanto maior for a percentagem de portugueses que nunca tenham refletido à cerca dessa possibilidade. No meu caso, se tivesse tido conhecimento desta possibilidade quando tinha 18 anos, teria conseguido pelo menos antes dos 50, viver bem só dos juros. Se para muitos é uma impossibilidade (idade, aptidões intelectuais, situação familiar, filosofia de vida,etc), para outros é um sonho que se pode realizar desde que se comece cedo a acumular riqueza, educando-se financeiramente, fazendo escolhas acertadas, poupando e investindo continuadamente. 

Sem dúvida. Aprender e planear é uma parte do caminho andado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O montante necessário para se poder viver dos juros, é relativo em função da cabeça de cada um. Depois vem os rendimentos correntes, situação familiar, etc.

Mesmo para situações de vida semelhantes, para mim pode bastar 500 000€, para o vizinho do lado, só de 1 milhão para cima, etc.

Há quem queira trabalhar a vida inteira para gastar no dia-a-dia. Há quem queira juntar o máximo possível para antecipar a "reforma".

Viver dos juros é bem mais confortável, mas a maioria do povo não pensa nessa hipótese porque, se não nasceu rico, nem ganhou na lotaria, mas ainda assim tendo "emprego", este, não deixa sobrar nada para poupar, ou se deixa, será muito pouco, e portanto, nem se dá ao trabalho de definir qualquer estratégia para no futuro ter independência financeira.:wacko:

Vou tentar ser um pouco optimista nestas simples contas: imaginemos que fruto de apenas rendimento do trabalho, consigo poupar,

1 mês = 300€.

1 ano = 3.600€

10 anos = 36.000€

40 anos de trabalho = 144.000€ (começando aos 18 anos + 40, teria 58 anos e 144.000€ na conta)

Esquecendo o efeito de capitalização, investimentos XPTO, num perfil conservador aplicando num DP que desse juros anuais às seguintes taxas, 

1%    1 ano = 36€             2%      1 ano = 72€           3%      1 ano = 108€

10 anos = 1.980€               10 anos = 3.960€             10 anos = 5.940€

40 anos = 29.520€             40 anos = 59.040€           40 anos = 88.560€

Portanto: 144.000 + 88.560 = 232.560 (300 por mês, a 3% TANB durante 40 anos de labuta)

Se não houver "extras" para pôr no tacho durante a cozedura, a sopa vai ser de água quente e muito suor.:lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem nao conhece, existe um estudo muito interessante, que é conhecido por "trinity study".

O que esse estudo diz, é que com uma carteira diversificada nos estados unidos (60/40) consegue-se viver à custa da carteira sem ir à falencia durante 35 anos retirando 4% ao ano. Na maioria dos casos 4% é bastante conservador, porque corresponde às pessoas que iniciavam a sua reforma pouco antes de uma grande crise. Na maioria dos casos a carteira de investimento continua a crescer mesmo retirando 4% ao ano.

Basicamente, para se viver com o salario minimo em portugal sem trabalhar é necessario cerca de 150 000 euros. O que nao é impossivel de ser atingido. Ou para quem prefere 1000€ treze vezes ao ano, entao 300 000€ de ser suficiente.

A pergunta que se coloca é a seguinte, sera que o esforço necessario e as as coisas de que se abdicam compensam os anos extra de reforma que se vai ter? Nao se esqueçam que nao se vive para sempre, e quando tiverem 70 anos ja nao vao ter o vigor que tinham aos 30 para aproveitar o tempo e dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou tentar ser um pouco optimista nestas simples contas: imaginemos que fruto de apenas rendimento do trabalho, consigo poupar,

1 mês = 300€.

1 ano = 3.600€

10 anos = 36.000€

40 anos de trabalho = 144.000€ (começando aos 18 anos + 40, teria 58 anos e 144.000€ na conta)

Esquecendo o efeito de capitalização, investimentos XPTO, num perfil conservador aplicando num DP que desse juros anuais às seguintes taxas, 

1%    1 ano = 36€             2%      1 ano = 72€           3%      1 ano = 108€

10 anos = 1.980€               10 anos = 3.960€             10 anos = 5.940€

40 anos = 29.520€             40 anos = 59.040€           40 anos = 88.560€

Portanto: 144.000 + 88.560 = 232.560 (300 por mês, a 3% TANB durante 40 anos de labuta)

Se não houver "extras" para pôr no tacho durante a cozedura, a sopa vai ser de água quente e muito suor.:lol:

Poupando apenas 300€ por mês, é complicado. Suponho que este plano é mais acessível a um casal em que ambos trabalham (e poupam), já que certas despesas como a casa são semelhantes às de quem vive sozinho.

Então mas trabalhando 40 anos já não estamos a falar num cenário de deixar de trabalhar mais cedo, certo? É a situação mais comum de juntar algum para usufruir como complemento da pensão de reforma.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A pergunta que se coloca é a seguinte, sera que o esforço necessario e as as coisas de que se abdicam compensam os anos extra de reforma que se vai ter? Nao se esqueçam que nao se vive para sempre, e quando tiverem 70 anos ja nao vao ter o vigor que tinham aos 30 para aproveitar o tempo e dinheiro.

Daí o interesse de começar essa "reforma" mais jovem, quando ainda se pode disfrutar com mais vigor e saúde. Em vez de trabalhar 40 anos e depois viver 20 "desafogado" mas essencialmente na 3a idade, fazer 30/30 ou talvez até 25/35 ... São esses anos "conquistados" antes da idade da reforma que mais valem, parece-me.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Poupando apenas 300€ por mês, é complicado.

Então mas trabalhando 40 anos já não estamos a falar num cenário de deixar de trabalhar (significativamente) mais cedo, certo? É a situação mais comum de juntar algum para usufruir como complemento da pensão de reforma.

Se formos um pouco mais agressivos e consirarmos que a pessoa emigrou  aos 20 anos e consegue juntar 1500 euros por mes, essa mesma pessoa  pode voltar para portugal aos 35 anos e nao mais trabalhar. Sao 15 anos de trabalho e reforma-se  com 1000 euritos por mes. 

15 anos longe da familia e amigos e a poupar de forma agressiva nao é para todos. Mas sao cerca de 300 000 euros que se tem no fim. Como se costuma dizer, nesta vida temos que se fazer escolhas.

Um dos problemas da independencia financeira é que as pessoas por norma levam vida uma conjunta. O que por vezes pode tornar  dificil convencer o parceiro(a) que um carro com 10 anos ( por exemplo) nao tem que ser trocado, porque isso implicaria ter que trabalhar mais uns anos. Embora isto seja so um exemplo, o que eu quero ilustrar é que poupar a sério requer determinaçao e é muito dificil de se conseguir quando o casal nao esta em sintonia. Pode ser complicado para as Marias compreender porque  têm de passar férias modestas quando têm 200 000€ no banco.

PS: Eu digo Marias porque a maior parte do pessoal aqui parecem ser homens mas o contrario também se aplica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites