Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

Um dos meus objectivos é que os meus rendimentos cubram as minhas despesas fixas, ou seja, nao incluo gastos de outro genero como viagens, jantaradas, fins de semana fora, etc.

Nao posso estar mais de acordo de que temos de viver a vida a nivel de exmplo posso dizer-vos que tenho empregada todos os dias, com excepçao do ano passado e deste por causa do meu filho faco 1 ou 2 viagens por ano para fora, nao me privo de nada de que realmente me da prazer mas sempre numa logica quase sempre racional, ainda o ano passado com a minha mulher fui ao Vila Joya e gastamos 500€ num jantar porque entendemos que iriamos ter imenso prazer e queriamos conhecer.

Deverao partilhar desta ideia poupar  para mim dá-me gozo e satisfaçao e entao ter retorno do nosso dinheiro por o dinheiro a trabalhar para nos "Pai rico Pi pbre" e viciante!!

ainda bem que poupa e investe, mas desfruta dos €.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

Um dos meus objectivos é que os meus rendimentos cubram as minhas despesas fixas, ou seja, nao incluo gastos de outro genero como viagens, jantaradas, fins de semana fora, etc.

Nao posso estar mais de acordo de que temos de viver a vida a nivel de exmplo posso dizer-vos que tenho empregada todos os dias, com excepçao do ano passado e deste por causa do meu filho faco 1 ou 2 viagens por ano para fora, nao me privo de nada de que realmente me da prazer mas sempre numa logica quase sempre racional, ainda o ano passado com a minha mulher fui ao Vila Joya e gastamos 500€ num jantar porque entendemos que iriamos ter imenso prazer e queriamos conhecer.

Deverao partilhar desta ideia poupar  para mim dá-me gozo e satisfaçao e entao ter retorno do nosso dinheiro por o dinheiro a trabalhar para nos "Pai rico Pi pbre" e viciante!!

500 Euros num jantar para 2 é brutal. Deve ter sido naquele que contempla 2 estrelas Michelain. Também gostaria de fazer essa experiência!! :)

Apesar de ser offtopic...alguém conhece algum fórum onde se fale de viagens, restaurantes, etc?

Desde já muito Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

500 Euros num jantar para 2 é brutal. Deve ter sido naquele que contempla 2 estrelas Michelain. Também gostaria de fazer essa experiência!! :)

Apesar de ser offtopic...alguém conhece algum fórum onde se fale de viagens, restaurantes, etc?

Desde já muito Obrigado.

Viagens....Portal das Viagens

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

viva

e que percentagem do rendimento poupa?

cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanta gente nova a não querer trabalhar...e ainda por cima a sonhar com valores irreais. Com a idade da maioria dos foristas , precisavam ter pelo menos 2 milhões de euro para pararem de trabalhar.

Estão aí a contar com juros de 3% e não sei que...Já se lembraram que alguns anos atrás o juro estava próximo de zero e que isso pode voltar a acontecer?

Que não estão a contar com os carros que terão que comprar ao longo da vida? Com as emergências e custos com filhos?

E principalmente que se no meio da vida precisarem de dinheiro e tiverem que voltar a trabalhar , já estarão velhos ou desajustados do mercado de trabalho??

Reformar-se com 55 anos , por aí...tudo bem , mas nem com essa idade se podem reformar com as quantias que estão aí a pensar.

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nao pretendo deixar de trabalhar no sentido lato da coisa!!

Pretendo e acumular o maximo possivel e tirar o maximo de rendimento do que tenho vindo a amealhar!

E realmente atingindo determinados patamares julgo que o dinheiro pode por o dinheiro a trabalhar para nos e nao me parece que sejam necessarios 2M€ para me reformar!

O meu obectivo e atingir o 500k nos proximos 3/4 anos! E com este valor ficarei numa situacao muito confortavel!!

Speedbird porque 2M€?

Quanta gente nova a não querer trabalhar...e ainda por cima a sonhar com valores irreais. Com a idade da maioria dos foristas , precisavam ter pelo menos 2 milhões de euro para pararem de trabalhar.

Estão aí a contar com juros de 3% e não sei que...Já se lembraram que alguns anos atrás o juro estava próximo de zero e que isso pode voltar a acontecer?

Que não estão a contar com os carros que terão que comprar ao longo da vida? Com as emergências e custos com filhos?

E principalmente que se no meio da vida precisarem de dinheiro e tiverem que voltar a trabalhar , já estarão velhos ou desajustados do mercado de trabalho??

Reformar-se com 55 anos , por aí...tudo bem , mas nem com essa idade se podem reformar com as quantias que estão aí a pensar.

Speedbird

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...

Eu nao pretendo deixar de trabalhar no sentido lato da coisa!!

Pretendo e acumular o maximo possivel e tirar o maximo de rendimento do que tenho vindo a amealhar!

E realmente atingindo determinados patamares julgo que o dinheiro pode por o dinheiro a trabalhar para nos e nao me parece que sejam necessarios 2M€ para me reformar!

O meu obectivo e atingir o 500k nos proximos 3/4 anos! E com este valor ficarei numa situacao muito confortavel!!

Speedbird porque 2M€?

Com tudo já pago 2M não seriam necessários.

Cps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hj em dia compra.se t2 a 30k metes mais 10k de arranjos e alugas por 400, logo se tens por exemplo 4 casas assim recebes 1600 por mes, claro que tens de escolher bem os inquilinos e não aceitar o primeiro que aparece e com um gasto de 160k em casas recebes 1600 por mes e depois é só ter mais algum de reserva no banco para imprevistos como 50 ou 100k e tens uma vida calma

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hj em dia compra.se t2 a 30k metes mais 10k de arranjos e alugas por 400, logo se tens por exemplo 4 casas assim recebes 1600 por mes, claro que tens de escolher bem os inquilinos e não aceitar o primeiro que aparece e com um gasto de 160k em casas recebes 1600 por mes e depois é só ter mais algum de reserva no banco para imprevistos como 50 ou 100k e tens uma vida calma

Não quero ser "desmancha-prazeres", mas nessa área do mercado de arrendamento eu posso falar com (muitos) anos de experiência e conhecimento de causa: não se deixem iludir com "facilidades" ou promessas de "rendibilidades garantidas". Bem pelo contrário!...

Hoje em dia, quem é proprietário, vê-se confrontado com despesas enormes com os andares (os IMI's estão elevadíssimos, os condomínios, seguros, obras, honorários de advogados, etc.), que são verdadeiros "custos fixos" quando estes andares estão fechados a aguardar interessados (custos não repercutíveis no IRS). Para além disso, cada vez é mais difícil/incerto recebermos a renda até ao dia 8 de cada mês (rendas em atraso é, infelizmente, o "pão-nosso-de-cada-dia" para qualquer senhorio) e quando os inquilinos saem dos nossos apartamentos (muitas vezes deixando uma infinidade de rendas por pagar) deixam os andares todos destruídos, esventrados,, uns por pura maldade outros por simples desmazelo e falta de cuidado com o que não é deles...

Enfim, só quis deixar aqui uma palavra - sobre a realidade do mercado de arrendamento - não fiquem os amigos a pensar que se vive "um mar de rosas" e que se trata de um investimento garantido. Longe disso!

Se me é permitido um conselho, se têm algum dinheiro disponível, FUJAM do mercado de arrendamento! Se fosse hoje, eu não aplicava nem um tostão a comprar andares para arrendar! As despesas (e a preocupação!) são enormes, um sorvedouro de dinheiro que vai para o Estado em impostos, e o rendimento (incerto) muitas vezes não chega para cobrir os gastos. Isto, repito, sem falar nas chatices com os inquilinos... então dessa "cruz" nem é bom falar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por experiencia propria digo exactamente o contrario, o segredo é escolher bem as pessoas quem escolhemos para a casa, digo-lhe que sempre arrendei casas e até hj felizmente nunca tive um problema mas tambem escolho as pessoas ao detalhe e já recusei muitas porque não quero filmes como aquele que conta, quanto aos impostos são os de sempre, posso lhe dizer que este ano comprei 2 casas e já arendei e tenho um lucro de 10% ao ano apos tirar, imi, condominio e seguro. E como fala se me partirem a casa tenho o seguro para resolver, tudo é preciso reduzir o risco e não aceitar as primeiras pessoas que aparecem, posso dar um exemplo apareceu-me um casal que queria a casa e o rapaz era um 4x4  com cara de mau e não aceitei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Bushy,

como costumas "recusar".. nem chegas a mostrar a casa, ou deixes eles verem a casa e depois metes um preço exorbitante a que somas a exigência de pagar 2 meses adiantado antes de dar a chave?

Ou outra tática não prevista por mim...?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Bushy,

como costumas "recusar".. nem chegas a mostrar a casa, ou deixes eles verem a casa e depois metes um preço exorbitante a que somas a exigência de pagar 2 meses adiantado antes de dar a chave?

Está-se mesmo a ver... faz o que todos fazem... diz que "vai pensar", que "tem várias propostas" e que "depois logo contacta"... E depois nunca mais o faz. Simples não?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por experiencia propria digo exactamente o contrario, o segredo é escolher bem as pessoas quem escolhemos para a casa, digo-lhe que sempre arrendei casas e até hj felizmente nunca tive um problema mas tambem escolho as pessoas ao detalhe e já recusei muitas porque não quero filmes como aquele que conta, quanto aos impostos são os de sempre, posso lhe dizer que este ano comprei 2 casas e já arendei e tenho um lucro de 10% ao ano apos tirar, imi, condominio e seguro. E como fala se me partirem a casa tenho o seguro para resolver, tudo é preciso reduzir o risco e não aceitar as primeiras pessoas que aparecem, posso dar um exemplo apareceu-me um casal que queria a casa e o rapaz era um 4x4  com cara de mau e não aceitei.

Que seguro é que contratou e em que seguradora?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Você é o primeiro senhorio a que oiço (leio) dizer que nunca teve problemas com inquilinos. Eu, apesar da minha experiência no sector e dos advogados que supervisionam todo o enquadramento legal, tenho passado por vários dissabores. Confronto-me, anualmente, com diversos casos de incumprimento e a rentabilidade é muito fraca (quando não negativa).

Ainda bem que com o amigo Bushy é diferente. Eu não posso dizer o mesmo, infelizmente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que seguro é que contratou e em que seguradora?

Eu também gostava de saber que seguro é esse que nos protege do incumprimento dos inquilinos e dos prejuízos nos apartamentos provocados pelos inquilinos quando saem (muitos vezes quase "por favor" e com vários meses de rendas por pagar).

Que seguro é esse?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Bushy,

Basta dizer que tens uma pessoa a frente e que estás a espera de resposta e prometeste esperar. Se for pela agencia dizes que não queres essas pessoas ja fiz as 2 formas, penso que escolher os inquilinos é onde se deve tomar mas atenção e normalmente ninguem o faz só pensa é no aluguer e já está, posso dizer com orgulho que alugo casas à 6 anos e nunca tive um unico problema, mas tb sou uma pessoa que estou sempre disponivel e meto as coisas 5 estrelas para as pessoas , não complico nem ignoro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro se calhar deve prestar mais atenção quem mete nas suas casas e estudar melhor as pessoas, se calhar aceitou qualquer pé rapado e depois claro não tem milagres, qt a lucro já o disse aqui como e quanto, penso que é uma excelente oportunidade comprar imoveis para recuperar a 30k e arranja-los 5 estrelas e no fim a coisa fica em custos totais com tudo em 40k, se alugarem a 400€ façam as contas, agora eu tenho as minhas maximas, imoveis para mim só colados a estações de comboios e centrais com tudo. Deixo-vos aqui um exemplo que ainda tenho no olx e que aluguei na 4ª feira a um casal. Quanto a seguros faço na logo ou na okteleseguro, são baratos e tem uma franquia de 100€.

http://agualvacacem.olx.pt/t2-junto-da-estacao-iid-459599111

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro se calhar deve prestar mais atenção quem mete nas suas casas e estudar melhor as pessoas, se calhar aceitou qualquer pé rapado e depois claro não tem milagres, qt a lucro já o disse aqui como e quanto, penso que é uma excelente oportunidade comprar imoveis para recuperar a 30k e arranja-los 5 estrelas e no fim a coisa fica em custos totais com tudo em 40k, se alugarem a 400€ façam as contas, agora eu tenho as minhas maximas, imoveis para mim só colados a estações de comboios e centrais com tudo. Deixo-vos aqui um exemplo que ainda tenho no olx e que aluguei na 4ª feira a um casal. Quanto a seguros faço na logo ou na okteleseguro, são baratos e tem uma franquia de 100€.

http://agualvacacem.olx.pt/t2-junto-da-estacao-iid-459599111

Talvez a diferença entre as nossas situações esteja no tipo de andares que temos para arrendar. Os meus são T3 e T4 em zonas nobres/centro aqui de Lx, com custos de aquisição elevados (mais um zero relativamente ao seu). Portanto, o cliente-alvo é diferente e a renda, necessariamente, também terá que ser diferente. Daí, julgo eu, a maior dificuldade em arrendar e a maior rotatividade.

Já agora, relativamente ao seguro, está a falar de que tipo de seguro exatamente? Tem a ver com o (normal) seguro do andar, propriamente dito, ou de algum seguro especial para arrendamentos, que proteja o senhorio de incumprimentos ou de danos provocados pelos inquilinos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha experiência com o arrendamento é de quem já teve nos dois lados, logo acredito que aprendi bastante tendo passado pelo lado do arrendatário (nos tempos de estudante), nunca deixei de pagar 1cent que fosse, nem alguma vez deixei de receber dos meus inquilinos quando, agora, a minha família arrenda. Por tal não aceito esse rótulo de 'vilões' que o Ramiro coloca aos inquilinos. Naturalmente já tive algumas quezílias mas nada que com bom senso não se resolva amigavelmente.

Arrendar não é para todos, há que ter uma postura correta, amigável mas não muito, nem autoritária pois tal ditará o zelo que os arrendatários terão pelo imóvel, podem apostar nisso. Temos que estar preparados para não olhar para a renda e pensar que é tudo lucro pois tal é uma utopia. Há que estar preparado para despesas não planeadas e para a saída dos inquilinos antes do tempo. Infelizmente ainda há muitos arrendatários retrógradas que com as suas ações acabam por provocar situações infelizes para eles. :)

Apesar disso, concordo que comprar para arrendar dá muito trabalho e não seria algo que eu faria hoje.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    (...)

Apesar disso, concordo que comprar para arrendar dá muito trabalho e não seria algo que eu faria hoje.

Quando o amigo escreveu "... qt a lucro já o disse aqui como e quanto, penso que é uma excelente oportunidade comprar imoveis para recuperar a 30k e arranja-los 5 estrelas e no fim a coisa fica em custos totais com tudo em 40k, se alugarem a 400€ façam as contas, agora eu tenho as minhas maximas, imoveis para mim só colados a estações de comboios e centrais com tudo"

fiquei com a ideia que essa era, presentemente, uma sua "área de negócio".

No meu caso, também não adquiri os andares que hoje tenho arrendados para esse fim. Foram contingencias do nosso dia-a-dia que me levaram a arrendá-los, a maior parte deles por não encontrar comprador (divido à crise?). Como não os consegui vender por um preço justo, e em recurso, resolvi arrendá-los.

Não sei se esta foi a atitude mais correcta (já que, após cada arrendamento, os apartamentos vão ficando com as marcas da usura), mas... foi o que me ocorreu fazer para não ficarem fechados e tranformarem-se num peso "custo fixo" anual.

De qualquer forma, como senhorio, e pela experiência que tenho tido, o arrendamento não é "negócio" que me interesse ou encontre viabilidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando o amigo escreveu "... qt a lucro já o disse aqui como e quanto, penso que é uma excelente oportunidade comprar imoveis para recuperar a 30k e arranja-los 5 estrelas e no fim a coisa fica em custos totais com tudo em 40k, se alugarem a 400€ façam as contas, agora eu tenho as minhas maximas, imoveis para mim só colados a estações de comboios e centrais com tudo"

fiquei com a ideia que essa era, presentemente, uma sua "área de negócio".

Sr. Ramiro quem escreveu esse excerto foi o Bushy e não o Titanium ;) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr. Ramiro quem escreveu esse excerto foi o Bushy e não o Titanium ;)

Agradeço o alerta!

Aos visados, peço desculpa pela troca.

Contudo, creio que deixei bem expresso o que penso sobre este assunto do arrendamento.

Reitero as minhas desculpas e obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites