Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

há 6 minutos, frugal disse:

ola

16 plataformas de P2P ?

Como se shorta um empréstimo?

Isso é apostar que eles não pagam?

cmps

Pega nuns euros que não te façam falta e abre conta tens muitas p2p para abrir conta.

Em contabilidade curto significa ate um ano. Eu ando curtinho invisto ate 3 meses, a taxa e mais real do que andar longo. Mas varia em algumas p2p o metodo de cálculo das rentabilidade.

Eu estou exposto maioritariamente nas p2p com opção buyback , ou seja, se não pagam o ativo o orginador do credito recompra te o activo. 

Tens de ler as FQAS das p2p para entender melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

há 2 horas, frugal disse:

cardoso,

eu procuro investimentos que eu entenda o que se passa e que não tenham grandes drawdowns.

O P2P tem razoes para vingar porquê? 

Os Bancos não vão fechar essas empresas?

Quem recorre a essas empresas? Se os p2p pagam tão bem a quem investe, também têm de cobrar muito bem a quem pede o guito.

abc

Frugal,

Lê um bocado fora deste e de outros fóruns. Senão fica dificil explicar-te o que quer que seja.

Continuo a verificar que colocas muitas questões mas não RESPONDES às que te perguntamos, porquê?

Tens alguma coisa a esconder? Só gostas de receber ajuda?

Relata a tua experiência em termos de investimento sem "grandes drawdowns"...5, 10% é muito? Provavelmente só tens isto nos DPs e nos produtos dos CTTs, nestes casos é 0%.

Sabes o que são P2P? Como funcionam? Como ganham? O que são loan originators? 

"Os bancos não vão fechar essas empresas", que empresas é que te estás a referir? Os bancos não fecham nada. Não tem autoridade legal para o fazer.

Quais são os tipos de investimentos que entendes? Só para todos aqui percebermos e conseguirmos também fazer dinheiro "descansados" ou são segredo?

Espero que desta vez respondas, sff. Os fóruns são locais de partilha, o que significa que recebes informação mas também partilhas o que sabes, um bocado ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, gustaferra disse:

Então afinal, estou no bom caminho... tenho os investimentos todos diversificados em 16 plataformas entre posições curtas e longas, entre ativos de consumo a imobiliário que me vai dando uma renda mensal, estou a 100% neste negócio 

Quando falas numa renda mensal é em "sentido figurado", pois imagino que reinvestes todos os juros obtidos nas plataformas, será ssim?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, investidorPT disse:

Quando falas numa renda mensal é em "sentido figurado", pois imagino que reinvestes todos os juros obtidos nas plataformas, será ssim?

Sim, pk reinvisto, sei do valor mensal que rende a conta dos investimentos, uso um software boonzi  que compila a situação financeira, cx , bancos, créditos e investimentos , sei se estou mais "rico" ou não, cada mês que passa...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, gustaferra disse:

Sim, pk reinvisto, sei do valor mensal que rende a conta dos investimentos, uso um software boonzi  que compila a situação financeira, cx , bancos, créditos e investimentos , sei se estou mais "rico" ou não, cada mês que passa...

16 plataformas é um valor muito considerado, mas tendo em conta a tua estratégia faz todo o sentido. Todo esse número exige uma boa gestão.

Neste momento tenho apenas 8. No máximo só irei até 9. O problema está em ter as melhores porque oferta há muita ? 

No meu caso tenho vindo a diminuir a minha exposição apenas por razões estratégicas. No entanto vou estar atento aos sinais da economia mundial em 2020.

Neste sentido é fundamental ter uma grande parte do portefólio em loans de CP, de forma a facilitar mobilização. Outro aspeto fundamental é o mercado secundário ;)

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, Cardoso24 disse:

16 plataformas é um valor muito considerado, mas tendo em conta a tua estratégia faz todo o sentido. Todo esse número exige uma boa gestão.

Neste momento tenho apenas 8. No máximo só irei até 9. O problema está em ter as melhores porque oferta há muita ? 

No meu caso tenho vindo a diminuir a minha exposição apenas por razões estratégicas. No entanto vou estar atento aos sinais da economia mundial em 2020.

Neste sentido é fundamental ter uma grande parte do portefólio em loans de CP, de forma a facilitar mobilização. Outro aspeto fundamental é o mercado secundário ;)

tens alguma estratégia especifica para o mercado secundário?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Cardoso24 disse:

Sou um investidor preguiçoso.... lolololo.... rendi-me á facilidade das P2P e especializei-me nas mesmas.....  Se não as descobri-se, provavelmente estaria a iniciar nas acções já teria terminado o meu ficheiro técnico com algumas estratégias dos gurus das acções e estaria a replicar-las...

Ter loans de curtissimos prazo é mesmo a facilidade de desmobilização, tenho a raize que estou preso em 7 loans uns entraram em recuperação outros em atraso outros já estiveram em atraso e ainda não dá para vender-los.... 

Mantenho a Linked Finance ( parecida com a Raize) está tudo a pagar direitinho, e iniciei nas P2P imobiliarias ( Housers , Crowdestate , Estateguru) para diversificar e para experimentar contudo, vou ter de esperar 12 a 24 meses para receber dividendos.... 

Mas sinceramente na minha opinião, haverá uma quota cada vez maior neste tipo de investimentos, e será alternativa  cada vez com maior expressão e no futuro, quem sabe não será o principal meio de investimentos das empresas e famílias.... 

Contudo, ainda não desisti da ideia de aumentar a rentabilidades superiores as P2P através das acções tentanto replicar as carteiras dos gurus, um bom exemplo para tal é ler este artigo : 

http://observador.pt/especiais/gurus-da-bolsa-rendem-ate-52-em-dois-anos-conheca-as-novas-acoes/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, Cardoso24 disse:

Frugal,

Lê um bocado fora deste e de outros fóruns. Senão fica dificil explicar-te o que quer que seja.

Continuo a verificar que colocas muitas questões mas não RESPONDES às que te perguntamos, porquê?

Tens alguma coisa a esconder? Só gostas de receber ajuda?

Relata a tua experiência em termos de investimento sem "grandes drawdowns"...5, 10% é muito? Provavelmente só tens isto nos DPs e nos produtos dos CTTs, nestes casos é 0%.

Sabes o que são P2P? Como funcionam? Como ganham? O que são loan originators? 

"Os bancos não vão fechar essas empresas", que empresas é que te estás a referir? Os bancos não fecham nada. Não tem autoridade legal para o fazer.

Quais são os tipos de investimentos que entendes? Só para todos aqui percebermos e conseguirmos também fazer dinheiro "descansados" ou são segredo?

Espero que desta vez respondas, sff. Os fóruns são locais de partilha, o que significa que recebes informação mas também partilhas o que sabes, um bocado ?

viva

nao conheço a fundo, mas pelo que já percebi é só para brincar.

não tenho nada para te ensinar, senao ensinava

cmpt

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    A ‎04‎/‎11‎/‎2012 às 21:43, D@vid disse:

Para compensar mais um bocadito, em vez de 500 000€, usas só 450 000€ os 50 000€ compras uma casinha boa em leilão e alugas por uns 300€ pelo menos, a juntar aos juros dá uns 1700€...já é bueno :)

Isso se não emitires recibo; porque se emitires (como estás obrigado a fazer por lei), 28% vai para a AT.

Cada vez será mais difícil "fugir-se" ao cruzamento de dados, entre as várias entidades públicas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Boas malta!

Eu até gosto da divergência de opiniões entre vocês. Acho que fomenta muito a discussão, é bom. Já interagi com quase todos vós e sei que são pessoas de bom senso, vale mais aproveitarmos isso para aprender ;-) 

Quanto aos imóveis de rentabilidade garantida, como prometido, já podem ver o site da nossa empresa e a informação aqui: arrowplus.pt/imoveis/

Outra coisa é o livro que o meu amigo Artur Mariano desde que nos conhecemos na Alemanha e sócio maioritário da nossa empresa lançou agora: arrowplus.pt/produto/do-0-ao-milhao/ e já estamos a aceitar pré-encomendas. O Artur é um guru do imobiliário e além me meu amigo é de certa forma meu mentor. Tem praticamente a mesma idade do que eu e já é financeiramente independente há algum tempo. Além disso é analista na Empiricus portugal. O livro está excelente (mesmo que eu seja suspeito).

Quanto a mim, ando demasiado ocupado para fazer grandes investimentos, como podem ver no meu blog. A nossa ideia era eu escrever um livro em Português sobre reforma antecipada mas acho que faz mais sentido ou o Artur escrever tudo ou eu escrever um ou dois capítulos. Vamos ver ao longo do ano como o mercado reage. Alguém aqui desejaria um livro 100% em Português com investimentos em Portugal? Também estamos a ver se conseguimos pessoas sérias e com nome para escrever sobre alguns tópicos como acções, direito fiscal, etc 

mas acho que conseguirei reformar-me antes dos 30. Para ser sincero estava à espera de um crash no mercado de acções ainda em 2017, parece que o Trump veio influenciar isto tudo! :P Ou crasha ou continuo com dinheiro no banco. Alguém tem acções boas hoje? Ou ainda compensa os ETFs? Já passou tanto tempo que com sorte até considero meter algum dinheiro.

Boa sorte a todos, adoro ver este tópico on fire! :D

Ben

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 59 minutos, scpuser disse:

Boas malta!

Eu até gosto da divergência de opiniões entre vocês. Acho que fomenta muito a discussão, é bom. Já interagi com quase todos vós e sei que são pessoas de bom senso, vale mais aproveitarmos isso para aprender ;-) 

Quanto aos imóveis de rentabilidade garantida, como prometido, já podem ver o site da nossa empresa e a informação aqui: arrowplus.pt/imoveis/

Outra coisa é o livro que o meu amigo Artur Mariano desde que nos conhecemos na Alemanha e sócio maioritário da nossa empresa lançou agora: arrowplus.pt/produto/do-0-ao-milhao/ e já estamos a aceitar pré-encomendas. O Artur é um guru do imobiliário e além me meu amigo é de certa forma meu mentor. Tem praticamente a mesma idade do que eu e já é financeiramente independente há algum tempo. Além disso é analista na Empiricus portugal. O livro está excelente (mesmo que eu seja suspeito).

Quanto a mim, ando demasiado ocupado para fazer grandes investimentos, como podem ver no meu blog. A nossa ideia era eu escrever um livro em Português sobre reforma antecipada mas acho que faz mais sentido ou o Artur escrever tudo ou eu escrever um ou dois capítulos. Vamos ver ao longo do ano como o mercado reage. Alguém aqui desejaria um livro 100% em Português com investimentos em Portugal? Também estamos a ver se conseguimos pessoas sérias e com nome para escrever sobre alguns tópicos como acções, direito fiscal, etc 

mas acho que conseguirei reformar-me antes dos 30. Para ser sincero estava à espera de um crash no mercado de acções ainda em 2017, parece que o Trump veio influenciar isto tudo! :P Ou crasha ou continuo com dinheiro no banco. Alguém tem acções boas hoje? Ou ainda compensa os ETFs? Já passou tanto tempo que com sorte até considero meter algum dinheiro.

Boa sorte a todos, adoro ver este tópico on fire! :D

Ben

Boas @scpuser

Eu nunca me interessei por imobiliário mas tenho de admitir que tens resultados comprovados (e excelentes!), parabéns por isso.

Estás a falar de um livro 100% em PT com investimentos em imobiliário?

O grande combustível deste BM é o facto de muitas pessoas acharem que está esticado. A reforma fiscal de trump veio ajudar do ponto de vista fundamental :) O que significa que os valores que estavam a ficar um pouco exagerados, voltaram a ficar apetecíveis ;) O que não quer dizer que tenhamos uma correcção em breve, indicadores muito esticados, mas existem demasiados sinais positivos para não surfar a tendência :) 

O que não faltam são empresas atractivas do ponto de vista fundamental, em Portugal tens várias com bom potencial (ainda) e não estou a falar dos CTTs ehehe

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante frugal_couple

Ola...

Sou brasileiro, com dupla nacionalidade (italiana) e vivendo no Brasil.

Planejo há algum tempo em me aposentar e viver na Europa, especialmente em Portugal.

Atualmente, meu número para deixar de trabalhar é em torno de 1,2 bilhão de euros o que me permitira viver com algo em torno 50 mil euros (livre de impostos) por ano. 

Adicionalmente a este montante, quero ter um imóvel próprio no valor de 210k de euros (no mínimo). Ou seja, não teria gastos consideráveis com moradia todo mês.

Pelas minhas pesquisa no site da Eurostat (distribuição de renda dos países), isto me permitiria viver de forma confortável em diversos países da Europa (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda e Alemanha)

Atualmente tenho 32 anos. Se meu plano der certo, até os 40 anos planejo atingir esta meta.

Sou casado e no momento sem filhos.

O que acham do meu plano? Acham que é suficiente? 

Invisto em ETFs (IWDA / EIMI / CSSX5E) e  Renda Fixa do Brasil (juros reais de 4/5% ao ano).

Já tenho investido mais de 500k de euros e tenho imóvel próprio no valor de 210k de euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    A 03/02/2018 às 04:21, Visitante frugal_couple disse:

Ola...

Sou brasileiro, com dupla nacionalidade (italiana) e vivendo no Brasil.

Planejo há algum tempo em me aposentar e viver na Europa, especialmente em Portugal.

Atualmente, meu número para deixar de trabalhar é em torno de 1,2 bilhão de euros o que me permitira viver com algo em torno 50 mil euros (livre de impostos) por ano. 

Adicionalmente a este montante, quero ter um imóvel próprio no valor de 210k de euros (no mínimo). Ou seja, não teria gastos consideráveis com moradia todo mês.

Pelas minhas pesquisa no site da Eurostat (distribuição de renda dos países), isto me permitiria viver de forma confortável em diversos países da Europa (Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Holanda e Alemanha)

Atualmente tenho 32 anos. Se meu plano der certo, até os 40 anos planejo atingir esta meta.

Sou casado e no momento sem filhos.

O que acham do meu plano? Acham que é suficiente? 

Invisto em ETFs (IWDA / EIMI / CSSX5E) e  Renda Fixa do Brasil (juros reais de 4/5% ao ano).

Já tenho investido mais de 500k de euros e tenho imóvel próprio no valor de 210k de euros.

Eu com 500000euros e casa paga já me reformava. Sim, 1,2milhões de euros e casa, em Portugal,Espanha e Itália chega muito bem! Já na Alemanha e Holanda, teria que ser muitissimo frugal e viver em zonas das classes baixas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, 5coroas disse:

Eu com 500000euros e casa paga já me reformava. Sim, 1,2milhões de euros e casa, em Portugal,Espanha e Itália chega muito bem! Já na Alemanha e Holanda, teria que ser muitissimo frugal e viver em zonas das classes baixas.

Depende como se gera rendimentos.... 

Com 200 mil e casa paga, tirava uma salário médio de chefia segundo os dados da Prodata e reinvestia parte do restante, para adquirir as casas de ferias em Espanha , Italia num futuro próximo....  :) 

O Mourinho e Ronaldo o que tem chega para se reformaram, contudo trabalham para ganhar mais e reinvestem em património...  Gastar é muito facil a onde, gerir ou reduzir custos é mais difícil ....

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, gustaferra disse:

Screenshot_20180228-100403.png

Ou seja, com os 200000 conseguirias sacar mais de 10% de rendimento por ano livre de impostos, quiçá mesmo mais de 15% uma vez que ainda terias que retirar o tal restante para comprar casas de férias. A ser verdade, admiro as tuas qualidades de investidor. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, 5coroas disse:

Ou seja, com os 200000 conseguirias sacar mais de 10% de rendimento por ano livre de impostos, quiçá mesmo mais de 15% uma vez que ainda terias que retirar o tal restante para comprar casas de férias. A ser verdade, admiro as tuas qualidades de investidor. 

Não tenho necessidade de exemplificar ao promenor como é óbvio...

Mas posso dizer te que sei a quantas ando utilizo um software boonzi onde registo a minha contabilidade nos investimentos desde 1 ano para cá...

Posso dizer te tenho situações que ainda não fez um ano e ja tenho 10% de juros ganhos acumulados relativamente ao capital investido. 

Outras investimentos para la caminham, atualmente ando com 11% de rentabilidade anual...

Entretanto este mês optei por fazer investimentos em moeda estrangeira com o objectivo de aumentar a rentabilidade média anual

Sou ativo por cá e deves saber qual é o tópico de investimento que mais  me dedico a partilhar dicas... 

Conheço o teu nome de usuário, ja falamos algumas vezes... 

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Então parabéns e que continues com os bons resultados; todavia, nos períodos bull todos somos, a não ser que estejamos a fazer muitas asneiras, bons investidores; a dificuldade em manter sistematicamente essas rentabilidades surge é quando as crises generalizadas aparecem. Eu como não acredito que possuo qualidades que me permitissem ganhar mais de 10% por ano em todos os cenários, abaixo de 500000 eur, não arriscaria largar o meu emprego, nomeadamente porque tenho família para sustentar.

Os empresários ganham muito mais de 10%, até o clube local anda nas margens de 15% onde colaboro... Tenho familiares na area imobiliaria que compram e vendem, andam nos 40%.... Qd falo a esses familiares, até gozam com a minha rentabilidade, e perguntam se quero ganhar dinheiro para entrar a meias com capital.... 

Ainda não me interessa neste momento entrar a meias com eles pk só estaria disposto no total da minha banca a entrar até 10% a 15% que é insuficiente para entrar a meias com eles.... È um negocio que se entra com a banca toda num negocio ou 2 , nao me interesse assim, ganham dinheiro pk são arquitectos e não entram com financiamento tem uma vantagem competitiva.... Depois tem os seus trabalhos fazem isso  a part time, se ficarem pressos entra sempre dinheiro em casa.... 

No meu caso, tambem não estou dedicado exclusivamente aos investimentos, mas se tivesse 200 ou 300 mil pelo menos 1 membro do casal podia dar a esse luxo de viver dos rendimentos.... Com mais banca daria para investir em produtos financeiros comuns de taxas pequenas em depositos a prazo, certificados de tesouro, só para ter refugio de segurança 

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, gustaferra disse:

No meu caso, tambem não estou dedicado exclusivamente aos investimentos, mas se tivesse 200 ou 300 mil pelo menos 1 membro do casal podia dar a esse luxo de viver dos rendimentos.... 

Aí já concordo totalmente, pois se fosse apenas eu, 200/300 mil chegavam perfeitamente...contudo ter que me esforçar imenso para espremer rentabilidade já não me agrada tanto, pois para isso continuo a trabalhar no emprego que tenho e sem tanto risco. O objectivo (e em consonância com o presente tópico) seria deixar de trabalhar e viver dos juros, e não tornar-me um empresário ou um investidor intensamente ativo. Penso que só a partir de 500000 poderia ser um investidor passivo que dorme bem todas as noites.;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não grande Cardoso, livro de imobiliário já escreveu o Artur.

A ideia era escrever um livro sobre independência financeira. Falei com o Artur e acho que podemos escrever a meias, ele ontem lançou um MEGA artigo sobre como atingir indepêndencia financeira. Vamos ver a resposta mas à partida há muito espaço para uma coisa destas.

Também aqui pergunto: quem aqui compraria um livro decente sobre este tema?

Um abraço,

Ben

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites