Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

Agora mesmo, Greedy disse:

Sim, a maioria da malta iria estoirar os milhões em poucos anos ...

Se eu fosse um felizardo a ganhar o euromilhões dedicaria 6 meses a 1 ano a planear a estratégia de alocação para investimento e alocação para "não mexer" .. mas normalmente a malta nesta situação na semana seguinte ia logo ao stand da Ferrari / Porsche .. :)

Já debati este tópico anteriormente,  e comentei sem euromilhoes rentabilizando em ativos numa média de 6% daria ao fim x anos pressupondo que se conseguia ter boa percentagem de poupança mensal.... 

Recebendo o Euromilhões, nem que fosse 10 milhões, esse, stress de aforrar deixaria de existir, daria para fazer uma vida desafogada, ter um bom carro, uma boa casa permanente e de férias, deixar de trabalhar o casal, uma vez que 1 individuo com salário normal consegue até se reformar cerca 500 mil um casal 1 milhão, era não gastar á grande, rentabilizar 6% ao ano,,,, e pode fazer uma vida normal até ao fim da sua vida....   

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

• 2 weeks later...
    A 8/25/2017 às 21:58, scpuser disse:

Para já tenho canalizado tudo para a remodelação da RP#3. Faltam ainda 2 apartamentos desse prédio e logo a seguir entrego-os à empresa de rentabilidade assegurada, o que dá mais cerca de 550€ mensais de rendas. Em Dezembro tenho tudo concluído e aí vou carregar mais no P2P ou na bolsa se encontrar alguma coisa desvalorizada. Para já tenho passado o tempo todo de volta dos investimentos imobiliários e da empresa que tenho com o meu sócio que felizmente tem dado trabalho. :)

Quanto ao blog, tenho andado bastante doente, e estar em frente ao PC deixa-me enjoado. Vou voltar em força.

Boas.

Fiquei curioso com esta "empresa de rentabilidade assegurada". Que tipo de empresa é essa? Podes desenvolver um pouco mais?

Cptos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, USD disse:

Os DO e os DP estão no mesmo patamar de segurança.

A não ser que decidam fechar bancos a uma 6ª feira para não reabrirem durante a seman como fizeram na Grécia não estou a ver qual é o problema do dinheiro em DO e DP ( que permitam mobilização antecipada com penalização de juros ) ...

Numa questão de 2 minutos via Homebanking a pessoa transfere o dinheiro todo para outra conta qualquer ... só seria mau se TODOS os bancos nacionais estivessem fechados / congelados .. mas isso não me parece um cenário plausível lol

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Greedy disse:

A não ser que decidam fechar bancos a uma 6ª feira para não reabrirem durante a seman como fizeram na Grécia não estou a ver qual é o problema do dinheiro em DO e DP ( que permitam mobilização antecipada com penalização de juros ) ...

Numa questão de 2 minutos via Homebanking a pessoa transfere o dinheiro todo para outra conta qualquer ... só seria mau se TODOS os bancos nacionais estivessem fechados / congelados .. mas isso não me parece um cenário plausível lol

nao transferes mais de 10k€

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/10/2017 às 19:38, frugal disse:

nao transferes mais de 10k€

Nada te impede de efectuares várias transferências via Homebanking no próprio dia ..

Por outro lado, caso esse cenário hipotético de balcões fechados não ocorresse, podes ir ao Balcão e dás ordem de transferência no valor que quiseres e pagas a comissão ... que pode ir de 10 a 40€ consoante o banco ..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, ruicarlov disse:

Normalmente as transferências homebanking têm limites diários. Logo múltiplas transferências não servem de nada.

Há coisa de 2 anos atrás fiz via Homebanking da CGD e não era um valor propriamente baixo ..

Só se entretanto já mudaram os limites do Homebanking, sei que no BiG e no NB já existem limites mais baixos

Mas nada impede a pessoa de ir a 1 balcão ( no cenário hipotético de não fecharem agências dos bancos ) e efectuar a transferência e pagar esse valor irrisório de comissão/taxa de transferência.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Greedy disse:

Há coisa de 2 anos atrás fiz via Homebanking da CGD e não era um valor propriamente baixo ..

Só se entretanto já mudaram os limites do Homebanking, sei que no BiG e no NB já existem limites mais baixos

Mas nada impede a pessoa de ir a 1 balcão ( no cenário hipotético de não fecharem agências dos bancos ) e efectuar a transferência e pagar esse valor irrisório de comissão/taxa de transferência.

Na CGD o limite diário de tranferência para HomeBanking é de 10k. Basta fazerem a simulação no homebanking. Mesmo antes de confirmarem a operação irá surgir a mensagem que excedeu o limite diário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 10/13/2017 às 14:36, Greedy disse:

Sim, a maioria da malta iria estoirar os milhões em poucos anos ...

Se eu fosse um felizardo a ganhar o euromilhões dedicaria 6 meses a 1 ano a planear a estratégia de alocação para investimento e alocação para "não mexer" .. mas normalmente a malta nesta situação na semana seguinte ia logo ao stand da Ferrari / Porsche .. :)

E meter uma parte do dinheiro num daqueles fundos "income", tipo este da Pimco: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000OY3P?

Contas rápidas, 1 milhão nesse fundo dava qualquer coisa como 2400€/liquidos mês.

Com um prémio de 10 milhões, metia 2 milhões nesse fundo, ficava com ~5000€/mês para viver mesmo à vontade. Com mais 2 milhões fazia umas carteiras de investimento para os meus filhos a longo prazo e os restantes 6 aplicava em algo de risco baixo / moderado just in case.

Ah, é tão bom sonhar! :D 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Cardoso24 disse:

Isso ñ é uma estratégia para alguém que teria 10M!

Acham que alguém que tem milhões se contenta em viver com 5k por mês? Qualquer gestor de uma grande empresa ou dono de um negócio vive com mais por mês e nao tem sequer esse dinheiro total.

5k em PT para ricos (+) e milionários não dá. Apontem para 20 a 30k mês. As despesas que eles têm são mt elevadas!

PS- E os valores que falo podem ser pequenos. 

quem tem muito dinheiro demora muito tempo a ganha-lo 

nao tem tempo para o gastar como dizes

cps

há 5 horas, Jaymz disse:

E meter uma parte do dinheiro num daqueles fundos "income", tipo este da Pimco: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000OY3P?

Contas rápidas, 1 milhão nesse fundo dava qualquer coisa como 2400€/liquidos mês.

Com um prémio de 10 milhões, metia 2 milhões nesse fundo, ficava com ~5000€/mês para viver mesmo à vontade. Com mais 2 milhões fazia umas carteiras de investimento para os meus filhos a longo prazo e os restantes 6 aplicava em algo de risco baixo / moderado just in case.

Ah, é tão bom sonhar! :D 

viva

esse fundo pq?

É de obrigações ? E quando elas cairem?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, frugal disse:

quem tem muito dinheiro demora muito tempo a ganha-lo 

nao tem tempo para o gastar como dizes

Não necessariamente...porque também o gastam. Estamos a falar de 10M.

Podem ñ ter tempo para gastar mas existem despesas fixas, certo? 

cps

viva

esse fundo pq?

É de obrigações ? E quando elas cairem?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Jaymz disse:

Eu, da perspectiva da minha humildade, não consigo conceber gastar consistentemente 30 mil euros por mês. Lá está, é mesmo uma questão de relativizar as coisas, como é que X€/mês chegavam para mim vivendo "à grande" e para outras pessoas os mesmos X€/mês era como estar na miséria!!

Foi apenas um dos primeiros exemplos de fundos "income" que me apareceu. Neste exercício de exemplo não me faria muita diferença uma queda, é um fundo de risco 3, vá em vez de receber 5000€ naquele mês, recebia só 4500€. Era menos uma mariscada :D 

Eu percebo o que estás a dizer. No entanto esses valores não se adequam a um património de 10M.

Imagina o Ronaldo que ganha 1M por mês, investir 995.000€ e ficar com 5k para o mês. 

Quem tem milhões tem outro tipo de despesas e ainda tem despesas fixas (elevadas). Não se trata de gastar 30k em despesas variáveis que tbm acontece, jantares, viagens para outros países, etc, luxos.

Esses valores que referes não são valores de milionários mas de ricos.

5k chegavam para ti e para qq um que não tenha conhecimento da realidade dos milionários. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Jaymz disse:

Eu, da perspectiva da minha humildade, não consigo conceber gastar consistentemente 30 mil euros por mês. Lá está, é mesmo uma questão de relativizar as coisas, como é que X€/mês chegavam para mim vivendo "à grande" e para outras pessoas os mesmos X€/mês era como estar na miséria!!

Foi apenas um dos primeiros exemplos de fundos "income" que me apareceu. Neste exercício de exemplo não me faria muita diferença uma queda, é um fundo de risco 3, vá em vez de receber 5000€ naquele mês, recebia só 4500€. Era menos uma mariscada :D 

esses fundos de gestao activa mais tarde ou mais cedo explodem e não têm melhor rentabilidade que os passivos

cpms

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Jaymz disse:

Exato, por isso é que entre pessoas que ganham o mesmo, a autonomia financeira para uns é possível e para outros uma miragem.

Tão importante como quanto se ganha é quanto se gasta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Se você ganha bem a cada ano e gasta tudo, você não está enriquecendo. Riqueza é o que você acumula, não o que você gasta.

Eu costumo dizer: O importante não é o que se ganha. É o que se gasta.

O meu pai, tem uma frase mais curiosa: Se tiveres uma galinha a rapar (juntar milho) e outra a espalhar, a 2ª espalha mais do que a 1ª consegue rapar.

Espero conseguir passar estas mensagens às minhas filhas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Li no ano passado, mas a versão inglesa ( Millionaire Next Door ) e realmente é isso, quem tem um estilo de vida mais comedido e sabe poupar / investir faz crescer o nest egg em relativamente pouco tempo e pode acumular uma riqueza engraçada.

O grande problema é o Lifestyle e a cortina que mascara determinados lifestyles .... há muita gente que aparenta ser "rico" mas são alimentados a crédito / cartões de crédito ( EUA ) ... o mesmo se passa no mundo dos negócios / empresas .. basta ver que a ALTICE é dos conglomerados mais endividados a par da FOSUN ... as suas aquisições e fusões não são fruto de capitais próprios mas sim de dinheiro emprestado ...

Ou seja, viver com o dinheiro dos outros sem receio de penúria, assim qualquer um de nós faria vida de Lord ( vide Sócrates ) .. ;)

Saber poupar, saber discernir entre despesas supérfluas e necessárias, saber investir, saber minimizar a tributação / Impostos sobre os rendimentos de forma legal tudo isso é meio caminho andado para a "acumulação" de riqueza ..

Há malta que anda de Mercedes, que gasta não sei quantos K€ por mês em "luxos" e afins .. mas depois ao analisarmos detalhadamente essas pessoas percebe-se que o Mercedes é da empresa para o qual trabalha ( conta de outrém na maioria das vezes ), que o dinheiro que gasta por mês é do cartão de crédito da empresa .. e que a casa secundária que adquiriu numa zona porreira ainda vai no 5º ano de 35 anos onde o Spread foi aligeirado por ser um Director ou cargo equivalente ...

Basta essa pessoa ser despedida numa restruturação que essa vida diária dá uma volta de 180º ... perde logo o carro .... a casinha secundária tem que a meter na REMAX / ERA à venda pois já não pode sustentar a prestação mensal .... e já não vai ter plafond de K€ / mês para "luxos" ...

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites