Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

há 2 horas, NovoNestasCoisas disse:

No teu tens um portfolio com ações portuguesas. Como está esse portfolio? Dizes:

"However, in Portugal, where I live, you cannot defer gains to the future, and as I follow a free cash flow model, I prefer dividend-paying ETFs, which generates a problem: I am paying way too much in taxes when I hold them. As I think that the stock market is a bull market for a long time now, I am refraining from buying stocks at the moment.

Read more: http://www.fromcentstoretirement.com/my-stocks/#ixzz4qmtLrFyH
    "

Parece que estas a apostar forte no imobiliario

É exactamente o que digo. Neste momento tenho algo como 2500€ em acções. Vejo tudo muito sobrevalorizado. Tenho feito alguns trades com AXA, REN, etc, mas nada de mais. O meu foco é atingir os 7000€ mensais de rendas nos proximos 2 anos e 3 meses. Depois disso a bolsa vai estar muito mais apelativa, aí entro em força.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

há 51 minutos, scpuser disse:

É exactamente o que digo. Neste momento tenho algo como 2500€ em acções. Vejo tudo muito sobrevalorizado. Tenho feito alguns trades com AXA, REN, etc, mas nada de mais. O meu foco é atingir os 7000€ mensais de rendas nos proximos 2 anos e 3 meses. Depois disso a bolsa vai estar muito mais apelativa, aí entro em força.

e em p2p não tens carregado mais?

O blog não há tempo para ele?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para já tenho canalizado tudo para a remodelação da RP#3. Faltam ainda 2 apartamentos desse prédio e logo a seguir entrego-os à empresa de rentabilidade assegurada, o que dá mais cerca de 550€ mensais de rendas. Em Dezembro tenho tudo concluído e aí vou carregar mais no P2P ou na bolsa se encontrar alguma coisa desvalorizada. Para já tenho passado o tempo todo de volta dos investimentos imobiliários e da empresa que tenho com o meu sócio que felizmente tem dado trabalho. :)

Quanto ao blog, tenho andado bastante doente, e estar em frente ao PC deixa-me enjoado. Vou voltar em força.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, scpuser disse:

Para já tenho canalizado tudo para a remodelação da RP#3. Faltam ainda 2 apartamentos desse prédio e logo a seguir entrego-os à empresa de rentabilidade assegurada, o que dá mais cerca de 550€ mensais de rendas. Em Dezembro tenho tudo concluído e aí vou carregar mais no P2P ou na bolsa se encontrar alguma coisa desvalorizada. Para já tenho passado o tempo todo de volta dos investimentos imobiliários e da empresa que tenho com o meu sócio que felizmente tem dado trabalho. :)

Quanto ao blog, tenho andado bastante doente, e estar em frente ao PC deixa-me enjoado. Vou voltar em força.

Vais perceber que as P2P estão a passar por uma fase, que espero ser apenas momentânea. A procura é muito superior à oferta e isso tem-se traduzido em taxas mais baixas <10%. 12% começa a ser para esquecer até 30 dias.

Quanto às acções no mercado americano existem boas oportunidades ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, scpuser disse:

Oi

enviei-te mensagem.

Podes explicar um pouco mais sobre esse investimento? 

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    NovoNestasCoisas

Sem querer ser chato, e sabendo que é um tópico complexo, gostava de deixar aqui uma questão que num país como o nosso deveria preocupar quem tem mais e quer viver a sua independência financeira.

Ainda hoje estava a ler que queriam subir os impostos a quem tem mais para dar benesses no IRS a quem ganha menos. Para quem tem 1M (partindo do principio que será um montante para IF) e vive de rendimentos é preocupante. Estamos num pais sem estabilidade de impostos.

Será viável criar uma empresa tipo holding com todos os nossos bens (fundos, imoveis, carros, casa própria, acções, etc) e partir daí?

Tenho conhecimento que no Canada tratam assim da questão por fiscalmente ser mais benéfico!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, NovoNestasCoisas disse:

Sem querer ser chato, e sabendo que é um tópico complexo, gostava de deixar aqui uma questão que num país como o nosso deveria preocupar quem tem mais e quer viver a sua independência financeira.

Ainda hoje estava a ler que queriam subir os impostos a quem tem mais para dar benesses no IRS a quem ganha menos. Para quem tem 1M (partindo do principio que será um montante para IF) e vive de rendimentos é preocupante. Estamos num pais sem estabilidade de impostos.

O IRS taxa os rendimentos obtidos, não o capital detido. No teu exemplo iriam taxar os juros, mais valias e outros rendimentos obtidos com a aplicação desse 1M, não o 1M propriamente dito. Da mesma forma como taxam os rendimentos de trabalho.

Na perspetiva do IRS, viver de rendimentos de capitais (englobados) ou de trabalho acaba por ser semelhante. A preocupação que mencionas tanto se aplica a quem vive de investimentos como a quem tem elevados rendimentos de trabalho.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, JRJordao disse:

O IRS taxa os rendimentos obtidos, não o capital detido. No teu exemplo iriam taxar os juros, mais valias e outros rendimentos obtidos com a aplicação desse 1M, não o 1M propriamente dito. Da mesma forma como taxam os rendimentos de trabalho.

Na perspetiva do IRS, viver de rendimentos de capitais (englobados) ou de trabalho acaba por ser semelhante. A preocupação que mencionas tanto se aplica a quem vive de investimentos como a quem tem elevados rendimentos de trabalho.

Eu pergunto-me se, tendo 1M, não valeria a pena, dar um salto aqui a Espanha, a uma das milhares de aldeias semi-abandonadas, comprar aí uma casita barata e fixar aí a nossa residência fiscal. Não conheço o regime tributário espanhol, mas talvez seja mais suave do que o nosso. Com montantes elevados que nos proporcionem a independência financeira, penso que é fundamental ponderar todas as alternativas. Vejam os estrangeiros que têm vindo "residir" para Portugal para usufruirem do paraíso fiscal que lhes é proporcionado.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, 5coroas disse:

Eu pergunto-me se, tendo 1M, não valeria a pena, dar um salto aqui a Espanha, a uma das milhares de aldeias semi-abandonadas, comprar aí uma casita barata e fixar aí a nossa residência. Não conheço o regime tributário espanhol, mas talvez seja mais suave do que o nosso. Com montantes elevados que nos proporcionem a independência financeira, penso que é fundamental ponderar todas as alternativas. Vejam os estrangeiros que têm vindo "residir" para Portugal para usufruirem do paraíso fiscal que lhes é proporcionado.

Claro, há sempre essa hipótese. Para os mais nacionalistas, penso que até nos Açores o regime fiscal já é mais favorável. Pode-se até continuar a passar bastante tempo em Portugal, mas residir os X dias necessários noutro território para manter a residência fiscal lá.

Parece-me um problema com o qual ninguém se importaria de vir a ter que lidar ;)

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É sempre chato .. mesmo para quem tem muito dinheiro ... obrigação de estar X dias por ano no país para ter residência fiscal etc .. no caso de estrangeiros a vir para Portugal não tanto porque o nosso país é fabuloso ( clima, custo de vida, paisagens, História, culinária etc ) mas no caso de sermos nós a ir para outro país que não seja tão porreiro torna-se mais chato ..

Quanto à questão dos impostos que o NovoNestasCoisas referiu isso só se vai repercurtir nos juros dos investimentos ou em depósitos .. também não estou a ver aumentarem de 28% para 50% no caso dos juros .. isso iria afectar fortemente toda a gente, principalmente aqueles que ainda trabalham e acabariam por ver os seus juros delapidados literalmente

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Greedy disse:

É sempre chato .. mesmo para quem tem muito dinheiro ... obrigação de estar X dias por ano no país para ter residência fiscal etc .. no caso de estrangeiros a vir para Portugal não tanto porque o nosso país é fabuloso ( clima, custo de vida, paisagens, História, culinária etc ) mas no caso de sermos nós a ir para outro país que não seja tão porreiro torna-se mais chato ..

Agora fiquei curioso sobre como se fará a prova de que se esteve x dias por ano no país estrangeiro.:huh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Greedy disse:

Quanto à questão dos impostos que o NovoNestasCoisas referiu isso só se vai repercurtir nos juros dos investimentos ou em depósitos .. também não estou a ver aumentarem de 28% para 50% no caso dos juros .. isso iria afectar fortemente toda a gente, principalmente aqueles que ainda trabalham e acabariam por ver os seus juros delapidados literalmente

Os politicos que andam a caça de taxas e taxinhas, de um momento para o outros passassem a a viver de juros ou tornassem empresários a pagar a carga fiscal e salários exigidos por lei.... Eles próprios mudavam de pais ou fechavam as empresas....

Muitos investidores trabalham por conta própria pagam 28%, não conseguem deduzir as menos valias a nao ser que criem empresas para o efeito assumindo todas as responsabilidades....

Outro o exemplos os jogos de sorte e azar eram isentos agora pagam 20% sem poderem deduzir os custos de anos a gastar dinheiro para terem sorte..... Tudo o que mexe é tributado, as mais recentes alterações é no turismo ( taxa turística + lei do arrendamento turístico )

Temos uma gerigonça que supostamente anda a baixar o IRS, ás custas de tributar outras áreas... devia ser o crescimento económico a ditar se existi folga para aumentos de salários , baixa de escaloes de irs etc.....

Nunca vamos sair da cepa torta....... 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Acho que para pessoas como nós, que tentamos poupar e rentabilizar o capital com determinados objetivos, um dos maiores problemas é o estado e a sua instabilidade no que respeita a impostos.

Veja-se por exemplo o adicional de IMI. Quem diria? Imaginem agora um imposto sobre fortunas.

Caminhamos para reduzir as taxas nos impostos a quem trabalha por conta de outrem e aumentar impostos de fortunas e mais valias.

Tb concordo que dos atuais 28% não passará para 50% mas existe um pormenor importante.... A obrigatoriedade de englobamento de rendimentos, dividendos, mais valias, que com certeza aumenta bastante a taxa a pagar à maioria dos que aqui andam (acho eu). 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, NovoNestasCoisas disse:

Acho que para pessoas como nós, que tentamos poupar e rentabilizar o capital com determinados objetivos, um dos maiores problemas é o estado e a sua instabilidade no que respeita a impostos.

Veja-se por exemplo o adicional de IMI. Quem diria? Imaginem agora um imposto sobre fortunas.

Caminhamos para reduzir as taxas nos impostos a quem trabalha por conta de outrem e aumentar impostos de fortunas e mais valias.

Tb concordo que dos atuais 28% não passará para 50% mas existe um pormenor importante.... A obrigatoriedade de englobamento de rendimentos, dividendos, mais valias, que com certeza aumenta bastante a taxa a pagar à maioria dos que aqui andam (acho eu). 

Conclui-se então que devemos amealhar até poder viver confortavelmente de rendimentos, mas não atingir níveis de fortuna. ;)

O adicional de IMI é para imóveis acima de 600.000€ certo? Não me choca. Quem compra um "carrão" também sabe que irá pagar mais que a maioria de IUC, combustíveis e manutenção. O luxo paga-se, e algumas pessoas nem o desejariam de outra forma.

Falas em fortunas, mas para ter autonomia financeira e deixar de trabalhar não é preciso tanto. "Basta" continuar a receber mais ou menos o mesmo que tinhas de salário, ajustado à inflação. Continuarás a pagar o mesmo IRS, sobre o mesmo nível de rendimento. Isto no caso de englobares.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, frugal disse:

Vivam companheiros poupados!

Como fazem os  euromilionarios e os que ganham o totoloto?

Abrem uma empresa? Qual a vantagem?

Obrigado e cumps

Cada qual fará de forma diferente. No meu caso, caso ganhasse uns milhões, não os investiria em nada com risco. Limitar-me-ia a gastar aí uns 3% do bolo, cada ano, até ao final dos meus dias.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, 5coroas disse:

Cada qual fará de forma diferente. No meu caso, caso ganhasse uns milhões, não os investiria em nada com risco. Limitar-me-ia a gastar aí uns 3% do bolo, cada ano, até ao final dos meus dias.

3% x 33 anos e foi-se todo

qualquer que seja o valor

assumindo que chegas aos 90, tens de ter 57 :-)

tem sempre de ser investido, penso eu

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, Minimal disse:

O 5coroas referiu que não iria investir em nada com risco, portanto assumo que iria depositar a um juro de 3% negociado com os bancos.

Exacto. Faria algo do género aqui em Portugal ou no estrangeiro. Também não esquecer que a partir da idade da reforma iria (eu e a esposa) receber alguma pensão. Além disso se visse a coisa a descambar sempre poderia reduzir os 3% para outra percentagem mais baixa, até porque será de esperar que a partir de certa idade, grandes gastos como filharada, viagens ou carros deixarão de ser feitos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, 5coroas disse:

Exacto. Faria algo do género aqui em Portugal ou no estrangeiro. Também não esquecer que a partir da idade da reforma iria (eu e a esposa) receber alguma pensão. Além disso se visse a coisa a descambar sempre poderia reduzir os 3% para outra percentagem mais baixa, até porque será de esperar que a partir de certa idade, grandes gastos como filharada, viagens ou carros deixarão de ser feitos. 

Uns gastos deixariam de ser feitos como referiste e bem, mas outros ( igualmente grandes ) iriam surgir ... consultas de médicos de N especialidades ... eventuais cirurgias ... medicação .... ;)

Quanto aos juros em bancos, mesmo com esses milhões todos, os bancos não estão a dar grande coisa neste momento ... ainda há pouco tempo o gestor de conta me disse que independentemente do cliente ter 30K ou ter 1 milhão o máximo que o banco dava era 0.7% TANB .. e é um banco que neste momento deve estar a dar as melhores condições a 1 ano por exemplo ;)

Só quando o BCE fechar a torneira é que os bancos voltam a subir os juros dos DP's ... mas igualmente subirão outras taxas ( Euribor e afins )

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Greedy disse:

Uns gastos deixariam de ser feitos como referiste e bem, mas outros ( igualmente grandes ) iriam surgir ... consultas de médicos de N especialidades ... eventuais cirurgias ... medicação .... ;)

Quanto aos juros em bancos, mesmo com esses milhões todos, os bancos não estão a dar grande coisa neste momento ... ainda há pouco tempo o gestor de conta me disse que independentemente do cliente ter 30K ou ter 1 milhão o máximo que o banco dava era 0.7% TANB .. e é um banco que neste momento deve estar a dar as melhores condições a 1 ano por exemplo ;)

Só quando o BCE fechar a torneira é que os bancos voltam a subir os juros dos DP's ... mas igualmente subirão outras taxas ( Euribor e afins )

1 ou 2 milhões não chegariam para o meu plano, mas por exemplo retirando 3% de 3milhões, daria 90000 EUROS/ano, o que é mais do que suficiente para se viver bem durante 33 anos; ora com a pensão e com um investimento em algo de pouco risco (nem que rendesse 1%) penso que chegaria sem grandes preocupações. Baixar de 90000 para 50000, para esticar o prazo, também não me afetaria muito a qualidade de vida. Mas sim, com 1 ou 2 milhões teria que continuar a apostar em algo com maior risco. 

há 3 horas, Greedy disse:

Então teria que obviamente usar parte dos 3% do primeiro ano para pagar a totalidade da hipoteca e ficar liberto para sempre dessa contingência (subida do euribor). A partir daí, qualquer aumento dos juros seriam bem-vindos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse cenário era plausível, 90 000€ / ano dá 7500€ / mês .... é muito dinheiro líquido disponível por mês

Um casal sem ter mais despesas com filhos / prestação casa / prestação carro dá para fazer uma vida de Lord mesmo ... até se podiam dar ao luxo de fazer 1 ou 2 escapadelas ao estrangeiro por mês .. estilo 1 semana em Londres e 2 semanas depois 1 fim-de-semana prolongado em Roma .. e por aí fora todos os meses .. B)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, Greedy disse:

Esse cenário era plausível, 90 000€ / ano dá 7500€ / mês .... é muito dinheiro líquido disponível por mês

Um casal sem ter mais despesas com filhos / prestação casa / prestação carro dá para fazer uma vida de Lord mesmo ... até se podiam dar ao luxo de fazer 1 ou 2 escapadelas ao estrangeiro por mês .. estilo 1 semana em Londres e 2 semanas depois 1 fim-de-semana prolongado em Roma .. e por aí fora todos os meses .. B)

Agora, voltando à realidade, quem é que faz algo assim? Cerca de 70% de quem ganha milhões  nestes jogos, passados poucos anos têm quase tudo gasto (easy come, easy go). Eu diria que maioria de nós não está preparada para se controlar em situações destas, apesar de se pensar sempre que se está. Muitos acabam mais pobres e deprimidos do que estavam antes de terem recebido o presente envenenado.

"Becoming a lottery winner takes only an instant; being one lasts the rest of your
    life. People who actually win the lottery are often shocked by the aftermath of their lucky draw. There are
    plenty of thrills from suddenly making a fortune, just as the winners expected. But there are less obvious
    and less predictable consequences, too. The phone rings off the hook with calls from crooks and
    desperately friendly acquaintances. Ensconced in your new mansion, you no longer see your old neighbors
    as often; instead, you are besieged by long-lost relatives who should have stayed lost. Everyone you ever
    rubbed the wrong way files a lawsuit against you. Quit your job, and you miss your friends and go crazy
    with boredom; keep it, and your co-workers all seem to hate you or hit you up for money. It becomes hard
    to tell who your real friends are, so you spend more time alone. At home, you bicker constantly with your
    spouse over what to do with the money." Jason Zweig

É engraçado, que quando eu vou a meter o totoloto (90cts por semana, just in case) a fulana que me atende fica sempre surpreendida quando me pergunta porque é que eu não jogo no euromilhões pois nessa semana há jackpot e eu lhe digo que é demasiado dinheiro para mim, preferindo os "pequenos" prémios do totoloto.:D

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, a maioria da malta iria estoirar os milhões em poucos anos ...

Se eu fosse um felizardo a ganhar o euromilhões dedicaria 6 meses a 1 ano a planear a estratégia de alocação para investimento e alocação para "não mexer" .. mas normalmente a malta nesta situação na semana seguinte ia logo ao stand da Ferrari / Porsche .. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites