Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

há 1 hora, gustaferra disse:

O truque está mesmo em reduzir o prazo para o custo de financiamento ficar mais "barato". 

Mas ao reduzir o prazo, não lhe aumentou a prestação mensal, retirando-lhe dinheiro que poderia investir e obter maior rentabilidade a longo prazo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

há 1 hora, gustaferra disse:

Já fizeste as contas aos 160 mil ? ou aos 360 mil ? Se a data de hoje tivesse 160 mil investindo a uma taxa média de 8% daria por 12800€ por mês cerca 1066€ vai em conta ao salário médio nacional se desses 1066€ ajudasses a pagar as contas da casa e parte desse valor reinvestisses para não desaparecer rápido. Daria para um agregado familiar não ter a pressão de trabalhar para pagar contas. Com 360 mil daria 28800€ por ano e 2400€ por ano, ajudavas nas contas da casa e reinvestias o resto, seguramente um elementos do agregado familiar podia-se despedir do trabalho e trabalhar para o bronze.... Se estas contas feitas os filhos tiverem arrumados, podes reformar antecipadamente e viver confortavelmente...

Não tenho "fé" em conseguir os 8%. Até aos 4 ou 5% ainda confio. Mas se daqui a 10 anos conseguir juntar 250000, e a situação o permita, ainda sou bem capaz de me por andar do emprego muito antes da reforma. Ou seja ainda não perdi totalmente a esperança da IF. B) Mas aquilo que o Greedy disse é um factor a ter em conta; a reforma teria que ser para mim e para a minha mulher, pois caso contrário se fosse só eu, o meu paraíso da reforma antecipada transformar-se-ia num calvário.:unsure:

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, 5coroas disse:

Mas ao reduzir o prazo, não lhe aumentou a prestação mensal, retirando-lhe dinheiro que poderia investir e obter maior rentabilidade a longo prazo?

No meu caso reduzi em 0.5% o spread e reduzi de 30 que faltava para 15, como foi brupta essa redução aumentou em mais 100€ por mes, andava a pagar 270€ nunca mais me via livre da divida. 

No teu caso se pretenderes amortizar os gestores de conta assumem e dá jeito reduzir a mensalidade mas o truque é reduzires ao prazo ... Pk ? quanto mais amortizares reduzindo o prazo final, mais pagas por mês capital e menos pagas juros, porque os juros são calculado pelo capital em divida e geram juros quanto mais tempo demorares a pagar....Ou seja, o custo de financiamento torna-se mais caro....

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, gustaferra disse:

No meu caso reduzi em 0.5% o spread e reduzi de 30 que faltava para 15, como foi brupta essa redução aumentou em mais 100€ por mes, andava a pagar 270€ nunca mais me via livre da duvida. 

No teu caso se pretenderes amortizar os gestores de conta assumem e dá jeito reduzir a mensalidade mas o truque é reduzires ao prazo ... Pk ? quanto mais amortizares reduzindo o prazo final, mais pagas por mês capital e menos pagas juros, porque os juros são calculado pelo capital em divida e geram juros quanto mais tempo demorares a pagar....Ou seja, o custo de financiamento torna-se mais caro....

Ok, contudo, no meu caso neste momento não pago juros, só capital e seguros, pelo que se assim continuasse até ao fim seria uma maravilha e só ganharia em não encurtar o prazo. Mas qualquer dia os juros sobem e aí sim a tua ideia de redução do prazo já fará sentido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Ok, contudo, no meu caso neste momento não pago juros, só capital e seguros, pelo que se assim continuasse até ao fim seria uma maravilha e só ganharia em não encurtar o prazo. Mas qualquer dia os juros sobem e aí sim a tua ideia de redução do prazo já fará sentido.

Não te esqueças tb que o seguro vida é calculado pela idade e sobre o capital em divida.... conheço pessoas a pagar mais de 100€ só no seguro vida.... se reduzires o prazo la para os 50 anos não pagarias uma fortuna no seguro vida se fosses reduzindo o prazo final ....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 51 minutos, 5coroas disse:

Não tenho "fé" em conseguir os 8%. Até aos 4 ou 5% ainda confio. Mas se daqui a 10 anos conseguir juntar 250000, e a situação o permita, ainda sou bem capaz de me por andar do emprego muito antes da reforma. Ou seja ainda não perdi totalmente a esperança da IF. B) Mas aquilo que o Greedy disse é um factor a ter em conta; a reforma teria que ser para mim e para a minha mulher, pois caso contrário se fosse só eu, o meu paraíso da reforma antecipada transformar-se-ia num calvário.:unsure:

320.000€ em 20 anos, até parece que estamos a falar de pouco ao mês. 1.333€/mês, para 160k, 667€ ainda assim um valor considerável!.

Concordo com as contas do @gustaferra, 8% parece me atingível, não sei se a 10 ou 20 anos poderemos dizer o mesmo, mas com as condicões atuais, num prazo até 5 anos é possível.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, Cardoso24 disse:

320.000€ em 20 anos, até parece que estamos a falar de pouco ao mês. 1.333€/mês, para 160k, 667€ ainda assim um valor considerável!.

Concordo com as contas do @gustaferra, 8% parece me atingível, não sei se a 10 ou 20 anos poderemos dizer o mesmo, mas com as condicões atuais, num prazo até 5 anos é possível.

E esses 8% é com ou sem os 28% do Costa?

há 30 minutos, Cardoso24 disse:

Basta que ainda se tenha que pagar 400-600 euros mensais no CH para esses valores serem escassos. Não é muito dificil que alguém que agora pague 200-300 euros no CH fique a pagar o dobro se os juros aumentarem para os 4 ou 5%. Alguém que já não tenha CH nem filhos para sustentar, então sim, 160000 a 320000 já chegariam.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois ... falam dos 8% ( algo não garantido / confirmado pois é algo no futuro que ninguém sabe ), mas depois consoante o produto financeiro pode ter Comissões de Gestão Anual, Comissão de Resgate etc etc ... somam as percentagens todas e no final com os 28% do IRS em cima e se calhar são mas é 3% ou 4% líquidos ( não deixa de ser bom na mesma )

há 1 hora, Cardoso24 disse:

Lá está, depende do estilo de vida da(s) pessoa(s) em causa ... mas em Portugal, 1333€ / mês pode ser apertado mesmo para quem já tenha casa e carro pagos ( se tiverem ainda CH e prestação do Crédito Automóvel então ... ) ... porque se for um agregado familiar há logo outras despesas à mistura que não podem escapar, há o IMI, o IUC, os Seguros para pagar sempre fixos ...

Nem vale a pena então no cenário que dei anteriormente, do tal emigrado que tinha poupado esses 320 000€ lá fora ( UK, França etc ) se optasse por ficar nesse mesmo país a viver a FI ..... porque nos arredores dessas capitais europeias gastam logo esses 1333€ só na habitação num T1 / T2 básico em condições ... depois ainda falta pagar água, luz, gás, TV+Internet, comida, transporte etc etc etc .. :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, 5coroas disse:

Só não concordo com o emoticon que colocaste.

Pois ... mas esse é um exemplo real do "mexilhão" anónimo que teria de lutar para obter essa poupança e se tiver 2 dedos de testa percebe que não pode por exemplo morar em Paris junto à Torre Eiffel como o Eng. José Sócrates Pinto de Sousa ......  :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Greedy disse:

Pois ... mas esse é um exemplo real do "mexilhão" anónimo que teria de lutar para obter essa poupança e se tiver 2 dedos de testa percebe que não pode por exemplo morar em Paris junto à Torre Eiffel como o Eng. José Sócrates Pinto de Sousa ......  :lol:

Há muitos portugueses que moram nessas paragens...e ainda lhes pagam luz, água, aquecimento e vencimento (+ou- 1000euros)...são os porteiros, infelizmente em vias de extinção pois querem acabar com eles e dar a manutenção dos edifícios a empresas especializadas e alugar os apartamentos que são agora dos porteiros a preços elevados.:angry:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

28% Nos ativos nacionais e internacionais mas isentos lá fora.... de imposto... 

Agora se declaras ou não isso é outra conversa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, 5coroas disse:

Há muitos portugueses que moram nessas paragens...e ainda lhes pagam luz, água, aquecimento e vencimento (+ou- 1000euros)...são os porteiros, infelizmente em vias de extinção pois querem acabar com eles e dar a manutenção dos edifícios a empresas especializadas e alugar os apartamentos que são agora dos porteiros a preços elevados.:angry:

Isso tem haver como estilo de vida, para que andar de Mercedes se depois não tenho dinheiro para a manutenção e entro em panico com as mesmas? Solução vender enquanto tem valor, do que andar sem fazer revisões e parar de vez.... 

Para que morar no porto (centro)  com falta de arrendamento como vi ontem no contas e poupanças as rendas eram de 700€ e só viver para pagar contas ? 

A min não me incomenda nada viver na periferia e andar de C3 ..... e juntar para investir para a IF..... 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, 5coroas disse:

Basta que ainda se tenha que pagar 400-600 euros mensais no CH para esses valores serem escassos. Não é muito dificil que alguém que agora pague 200-300 euros no CH fique a pagar o dobro se os juros aumentarem para os 4 ou 5%. Alguém que já não tenha CH nem filhos para sustentar, então sim, 160000 a 320000 já chegariam.

Tens razão quanto aos 28%. Factor importante ainda sim daria 5.76% (isto era a referência).

Vocês não perceberam, aqueles valores 1.333 e 667 são valores que se teria de poupar (excluindo juros) para alcançar aquele património (320k e 160k). Nem todas as pessoas conseguiriam poupar naquela ordem durante 20 anos (eu só fiz referência aos mesmos porque 320k - 1.333/ e 160k - 667€ ainda são consideráveis ;)).

há 5 horas, Greedy disse:

Pois ... falam dos 8% ( algo não garantido / confirmado pois é algo no futuro que ninguém sabe ), mas depois consoante o produto financeiro pode ter Comissões de Gestão Anual, Comissão de Resgate etc etc ... somam as percentagens todas e no final com os 28% do IRS em cima e se calhar são mas é 3% ou 4% líquidos ( não deixa de ser bom na mesma )

Lá está, depende do estilo de vida da(s) pessoa(s) em causa ... mas em Portugal, 1333€ / mês pode ser apertado mesmo para quem já tenha casa e carro pagos ( se tiverem ainda CH e prestação do Crédito Automóvel então ... ) ... porque se for um agregado familiar há logo outras despesas à mistura que não podem escapar, há o IMI, o IUC, os Seguros para pagar sempre fixos ...

Nem vale a pena então no cenário que dei anteriormente, do tal emigrado que tinha poupado esses 320 000€ lá fora ( UK, França etc ) se optasse por ficar nesse mesmo país a viver a FI ..... porque nos arredores dessas capitais europeias gastam logo esses 1333€ só na habitação num T1 / T2 básico em condições ... depois ainda falta pagar água, luz, gás, TV+Internet, comida, transporte etc etc etc .. :)

Greedy vocês ñ perceberam (já respondi ao 5coroas, lê ;))

8% é uma referência porque neste momento para quem queira dá 10%.

No resto concordo contigo! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, pfonseca disse:

Pela minha experiência é realmente difícil fazer uma poupança programada. Houve alturas em que tive de tirar das poupanças para as despesas que não podiam ser evitadas.

O Robert T. Kiyosaki, no seu livro "Pai Rico Pai Pobre", diz para tirarmos a nossa parte (para a poupança) assim que recebermos o ordenado. Isso é um bom príncipio.

O Tonny Robbins, no seu livro "O Jogo do Dinheiro", aceita que é difícil fazermos as nossas poupanças, pois faz parte da natureza humana olhar mais para o presente do que para o longo prazo, mas diz que devemos ser disciplinados, e dá a seginte ideia, para quem quer iniciar a sua poupança mas o dinheiro "não chega": começar por poupar 3%, uma meta realizável e, quando houver aumento de ordenado, ir aumentando a poupança até à percentagem que se pretende (10% no mínimo). Devemos pensar na poupança como um imposto, isto é, como algo que não pode ser evitado.

É esse o espírito, mesmo que não seja possível viver de juros se tiverem salários muito baixos, convinha evitar o endividamento bancário o único aceitável é o CH. Para tal, basta todos os meses meter algum de lado ao fim de 1 ano, 2 anos, terá um valor para emergências, ou um valor para a entrada de um carro, ou para as próprias etc.... Pelo independência bancária consegue se e as coisas adquiridas tornam se mais baratas

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Sem falar em taxas de rentabilidade, uma pessoa que ganhe por exemplo, um ordenado de 700€, se um dia vier a ter proveniente de juros, dividendos e mais valias um rendimento de 1400€ (2x mais) acho que já se pode considerar mais ou menos independente financeiramente. Pode ir fazendo o desmame do emprego:). Agora obviamente que os 1400€ não são fáceis de atingir. Se se considerar que essa pessoa n tem créditos melhor ainda

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, pfonseca disse:

Pela minha experiência é realmente difícil fazer uma poupança programada. Houve alturas em que tive de tirar das poupanças para as despesas que não podiam ser evitadas.

O Robert T. Kiyosaki, no seu livro "Pai Rico Pai Pobre", diz para tirarmos a nossa parte (para a poupança) assim que recebermos o ordenado. Isso é um bom príncipio.

O Tonny Robbins, no seu livro "O Jogo do Dinheiro", aceita que é difícil fazermos as nossas poupanças, pois faz parte da natureza humana olhar mais para o presente do que para o longo prazo, mas diz que devemos ser disciplinados, e dá a seginte ideia, para quem quer iniciar a sua poupança mas o dinheiro "não chega": começar por poupar 3%, uma meta realizável e, quando houver aumento de ordenado, ir aumentando a poupança até à percentagem que se pretende (10% no mínimo). Devemos pensar na poupança como um imposto, isto é, como algo que não pode ser evitado.

viva

há quem tenha o hábito de poupar MUITO e a estes chamam velhos e atrasados.

Há depois muito mais gente que prefere gastar quase tudo porque está sempre em competição com quem o rodeia.

É só decidir como se quer viver.

Em Portugal atingir a IF a trabalhar por conta de outrém é complicado.

Esta onda do early retirement também ainda não chegou a Portugal ... talvez pelos salários baixos.

Porque razão cá há falta de oportunidades? País pequeno e pouca população? 

Arranjar un negócio em PT é deveras complicado.

Editado por frugal
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 6/30/2017 às 20:36, Cardoso24 disse:

Tens razão quanto aos 28%. Factor importante ainda sim daria 5.76% (isto era a referência).

Vocês não perceberam, aqueles valores 1.333 e 667 são valores que se teria de poupar (excluindo juros) para alcançar aquele património (320k e 160k). Nem todas as pessoas conseguiriam poupar naquela ordem durante 20 anos (eu só fiz referência aos mesmos porque 320k - 1.333/ e 160k - 667€ ainda são consideráveis ;)).

Greedy vocês ñ perceberam (já respondi ao 5coroas, lê ;))

8% é uma referência porque neste momento para quem queira dá 10%.

No resto concordo contigo! 

10% do patrimonio já tem que ser uma carteira algo agressiva. Se considerarmos uma carteira com FI,  DP , OT,.. tirar 10% não é fácil. Ou pelo menos para o meu estômago. 

Eu bem que gostava! ? aí a reforma antecipada podia vir mais cedo! ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, NovoNestasCoisas disse:

Sem falar em taxas de rentabilidade, uma pessoa que ganhe por exemplo, um ordenado de 700€, se um dia vier a ter proveniente de juros, dividendos e mais valias um rendimento de 1400€ (2x mais) acho que já se pode considerar mais ou menos independente financeiramente. Pode ir fazendo o desmame do emprego:). Agora obviamente que os 1400€ não são fáceis de atingir. Se se considerar que essa pessoa n tem créditos melhor ainda

A questão é conseguir ter 1400€ LÍQUIDOS / mês provenientes de lucros / juros / dividendos etc ..

Esses 1400€ / mês teriam que dar para o estilo de vida quando se tinha ordenado de 700€, permitir pagar todas as despesas fixas e permitir deixar algum de lado para eventuais emergências futuras .. mas cada pessoa é que sabe quanto gasta mensalmente, se quer manter o estilo de vida ou optar por outro ( ainda mais frugal ou começar a gastar mais ) etc ..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 05/11/2012 às 15:53, celsan disse:

Mas não fugindo ao assunto:

Um deposito de 500.000,00€ no privat a um ano 5.45% daria um rendimento no fianl do ano de 20.721,35€, cerca de 1726€ por mês. Creio ser bem suficiente, mas claro está, tudo depende do nivel de vida de cada um.

Como neste momento o privat, é o que melhor taxas tem, e não querendo colocar os ovos todos no mesmo ninho, simulemos que divide por 3 bancos esses 500.000,00€ e que consegue uma média de 4.5% (creio que o consegue facilmente). No final do ano terá: 17.109,00€, cerca de 1425€ para gastar por mês...

Calculo que tendo esse montante e sendo seu desejo, pode deixar de trabalhar :)

Considerar ainda e apenas que a simulação que fiz é a um ano, logo terá que ter disponivel dinheiro para o primeiro ano...

Esquecem-se que o Estado consome 28% entre outras taxas dependendo do tipo de investimento, logo reduz e bastante os montantes de que falam...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 15/07/2017 às 19:31, Visitante Bucks disse:

Esquecem-se que o Estado consome 28% entre outras taxas dependendo do tipo de investimento, logo reduz e bastante os montantes de que falam...

Aquilo era só um comentário de 2012...hoje em dia nem metade o Privat tem daquelas taxas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    NovoNestasCoisas
    há 1 hora, scpuser disse:

Muita actividade neste tópico desde que cá vim. Esta discussão é mais do que saudável!

Do meu lado, dei um passo de gigante para ficar financeiramente independente... antes dos 30!

Essencialmente comecei a colaborar com uma empresa que garante rentabilidade no mercado imobiliário, só tenho que encontrar os melhores imóveis, comprá-los e entregá-los à empresa. No meio tempo, dediquei-me a isto e abri um pequeno negócio de consultoria com um amigo que faz exactamente isto para outras pessoas. Se alguém quiser rentabilidade assegurada em imóveis que me mande uma mensagem, nós prestamos esse serviço na empresa.

Relativamente às minhas receitas, espero até ao fim do próximo ano atingir os 4000€ mensais de rendas, com responsabilidades na casa dos 1300€. Em 2019 reformo-me em definitivo, com rendas mensais na casa dos 7000€ e responsabilidades na casa dos 2500€, além de outros activos que me devem render um total de 1000€ mensais.

Nada é impossível. Se tiverem uma visão e a coragem suficiente para a falar, então acontecerá. Boa sorte a todos.

No teu tens um portfolio com ações portuguesas. Como está esse portfolio? Dizes:

"However, in Portugal, where I live, you cannot defer gains to the future, and as I follow a free cash flow model, I prefer dividend-paying ETFs, which generates a problem: I am paying way too much in taxes when I hold them. As I think that the stock market is a bull market for a long time now, I am refraining from buying stocks at the moment.

Read more: http://www.fromcentstoretirement.com/my-stocks/#ixzz4qmtLrFyH
    "

Parece que estas a apostar forte no imobiliario

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, scpuser disse:

Muita actividade neste tópico desde que cá vim. Esta discussão é mais do que saudável!

Do meu lado, dei um passo de gigante para ficar financeiramente independente... antes dos 30!

Essencialmente comecei a colaborar com uma empresa que garante rentabilidade no mercado imobiliário, só tenho que encontrar os melhores imóveis, comprá-los e entregá-los à empresa. No meio tempo, dediquei-me a isto e abri um pequeno negócio de consultoria com um amigo que faz exactamente isto para outras pessoas. Se alguém quiser rentabilidade assegurada em imóveis que me mande uma mensagem, nós prestamos esse serviço na empresa.

Relativamente às minhas receitas, espero até ao fim do próximo ano atingir os 4000€ mensais de rendas, com responsabilidades na casa dos 1300€. Em 2019 reformo-me em definitivo, com rendas mensais na casa dos 7000€ e responsabilidades na casa dos 2500€, além de outros activos que me devem render um total de 1000€ mensais.

Nada é impossível. Se tiverem uma visão e a coragem suficiente para a falar, então acontecerá. Boa sorte a todos.

Escrevi longos posts sobre este tema e a demonstrar que é possível, a independência financeira, basta, conseguir ser empreendedor, criar valor no naquilo que dedicamos: Seja qual for o instrumento financeiro ( Acções; fundos , imobiliário, construção, trader) / negócio, depois uma alavanca financeira ( Capitais Alheios ou Próprios) ajuda muito atingir os objectivos. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites