Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

O que eu noto é que a malta cada vez adia para mais tarde a decisão de ter filhos pelos motivos:

• Querem curtir a vida
    • Querem amealhar o máximo de €€€ ( para curtir a vida ou para poupar )

Mas a decisão de ter ou não filhos não é linear pelo que expus no post anterior, primeiro é preciso que haja 1 casal, depois é preciso que queiram dar o passo em frente ( alguns anos de convivência a 2 / viver juntos ) e depois que idade tem a mulher quando decidem dar o tal passo em frente ... é que ter o primeiro filho aos 38 - 40 anos de idade significa que quando o filho tiver 20 anos os pais já tem 60 anos .. e provavelmente os avós tem 90 anos ( se ainda forem vivos )

Há muita malta jovem ( 25 - 30 anos ) que cá em Portugal ( ou que emigraram ) querem aproveitar o Carpe Diem, os emigrados que tem boa remuneração então é mesmo chapa 5 ... curtir a vida .. vão namorando aqui e ali, nada de muito sério porque podem mudar para outro país para trabalhar num projecto mais aliciante e com maior remuneração etc ... e pretendem pensar em filhos só lá para os 35 anos ..

Mas se trocarem de namorado(a) com frequência, não é só chegar aos 35 anos e estalar o dedo e arranjar uma namorada(o) e engravidar ... ou seja, fazer planos a médio-longo prazo envolvendo questões financeiras e decisão de ter filhos sem um parceiro de médio-longo prazo é muito complicado lol

há 1 hora, NovoNestasCoisas disse:

Não era a comissão europeia que dizia que o Novo Banco tinha de ser vendido até Agosto de 2017 caso contrário seria liquidado? Penso ter lido várias vezes isso nos jornais. Por isso perguntei o que iria acontecer aos DP

O certo é que já não se houve falar dele à algum tempo.... Nem sei se realmente se fechou negocio com a LoneStar.

Supostamente é a LoneStar mas realmente não tem saído muitas notícias sobre isso ..

De qualquer das formas, é irrelevante se é o Fundo X ou a empresa Y que vai comprar o Novo Banco ... os clientes depositantes vão manter as condições dos Depósitos que assinaram no passado até ao final dos respectivos prazos .. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

há 1 hora, Greedy disse:

É a minha opinião.

Mas tinha curiosidade em saber a opinião dos pais que participam aqui no Forum se também não concordam com o que disse ..

É óbvio que a opinião de quem ainda não é pai não conta, visto que ainda não sentiram isso.

PS: não é preciso ficar ofendido, não disse nada de ultrajante ou ofensivo, ainda para mais num tema como filhos

Subscrevo e digo que é a melhor coisa do mundo. Fui pai há seis meses. Tem os seus gastos ter um filho mas não é o fim do mundo. Tudo se cria. Antigamente segundo o que dizem os meus pais era pior e e eles ainda cá andam. Hoje é que há muitas modernices e as pessoas adiam para mais tarde ter um filho com medo. Não podes dar novo, dás usado. Só o facto de ver aquele sorriso ao fim de um dia de trabalho enche nos o coração. 

Editado por foskamon
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, gfaseed disse:

Aqui só se está a discutir se a vida de uma pessoa (e de um casal) ficará muito (ou não) dificultada em termos de atingir a independência financeira.

E o que eu defendo é que decidir ter 1, 2 ou 3 filhos, torna difícil (a impossível) ter independência financeira para portugueses com rendimentos médios.

Ou dito de outra maneira, se decidires ter independência financeira cedo, tens que abdicar de ter filhos. Isto se estiveres dentro do grupo de portugueses com rendimentos médios claro.

Por muita roupa ou brinquedos que te dêem é sempre preciso um incremento sério de recursos em todas as áreas que falei atrás, quando se decide ter 1 único filhos. Imagina mais um ou dois.

Tem aqui alguns links que demonstram bem isto:

1- https://www.economias.pt/quanto-custa-ter-um-filho-as-despesas-com-que-tem-de-contar/

( "Os seguintes valores podem servir para uma referência geral, apresentando valores médios para o primeiro ano do bebé." )

2- http://visao.sapo.pt/actualidade/economia/quanto-custa-criar-um-filho=f520254

Estudo de 2007 que aponta para 230 mil euros de custos para ter um filho dos 0 aos 25 anos.

3- http://saldopositivo.cgd.pt/quanto-pesa-um-filho-orcamento-familiar/

Lá se foi a independência financeira. Qualidade de vida esquece. Vida descansada é mentira. Pelo menos para os portugueses com rendimentos médios. (estamos aqui a excluir malta mais rica, heranças, casais com pais ricos que possam dar uma casa ou apartamento, etc..)

Continua a ser um não assunto... o 1º Link do orçamento para ter um filho está extramente empolado... como disse o estado apoia até 1 ano mediante os teus rendimentos, a familia e amigos insistem em doar/trocar coisas.... 

Se a Dolores Aveiro ( Mãe de Ronaldo) aborta-se é o que o Ronaldo diz na brincadeira, não sustentava/ ajudava aquela família toda e estão praticamente todos com a independência financeira garantida....

Antigamente tinha-se aos 12 filhos para  ajudar no campo etc.... Esses filhos como queriam conforto decidiram ter 2 ? Agora a nossa geração a discutir entre ter 0 a 1 filho? È um não assunto como disse acima....

Como é óbvio, não vou criar filhos á "dúzia" para depois a SS me retirar-los, agora havendo possibilidade financeiras a decisão do casal provavelmente passará a ter 2 ou 3 ou 4...Para min, é não assunto de ter 0 ou 1 para não afectar a independência financeira....

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, gfaseed disse:

Por isso é que é sempre engraçado estes fóruns. Tu defendes que não é assunto nem influencia o caminho para a independência financeira.

Eu defendo que é provavelmente a decisão que mais impacto tem em dificultar (ou mesmo impossibilitar) a independência financeira de um casal com rendimentos médios.

12 filhos, Cristiano Ronaldo (que acontece em 0,001% dos casos), etc. são exemplos que confirmam que as famílias hoje, com mais informação apercebem-se da monumental exigência financeira que é ter um filho. O apoio do estado é relativo, porque até pode dar qualquer coisa durante 1 ano, mas vai lá buscar muito mais em IVA dos muitos artigos que teremos que pagar, taxas e taxinhas da habitação maior via IMI, do veículo maior necessário via IUC, etc.. Aliás feitas as contas por cada filho que tiveres "a mais", maior serão impostos que terás que pagar. Até nisso ter filhos prejudica e muito a independência financeira.

Se recebes 1000 euros brutos, com um filho e observando o valor médio obtido pelo estudo de Coimbra (450 euros/mês), terias que trabalhar muito mais que 1450 brutos (por que o IRS é progressivo..). Ou então abdicar de muita coisa: qualidade de vida, poupança, etc. Para acomodar as novas despesas. É claro que a dedução de despesas via filho pode diminuir o efeito, teríamos que fazer as contas....

Eu é que não consigo concluir daqui que este assunto é irrelevante para independência financeira de um casal. Para mim é precisamente o oposto dessa conclusão.

Bem a ver se eu me explico.... È uma variável que não é moral incluir numa formula de independência financeira..... por isso é não assunto....

Se 1 casal ganhar o salário mínimo dificilmente dará conforto a mais de 1 filho e terá de esperar pelo o euromilhoes ou uma herança choruda ou que o filho venha a ser o Cristiano Ronaldo....

Logicamente quantos mais filhos tiveres mais o orçamento familiar pesa..... Agora rejeitares ter filhos pk vai demorar mais tempo a ganhares a independência financeira é um não assunto para mim....

Se  ganhas 10 mil por mes ou  30 mil  ou  100 mil por mes e se tiveres vícios e estilo de vida á milionário  nem chega para sustentar 1 a 2 filhos..... 

Utilizando exemplos ridículos para explicar o "não assunto": 

És milionário tens um grande grupo empresarial e gostas mais das empresas do que a mulher e os filhos e dizes não posso ter mais que 1 filho senão se tiver uns 12 o meu grupo fica todo em pedaços por isso não posso ter mais que 1 filho.... não assunto para min; 

Ès bastante conservador, queres ter netos biológicos, decides  ter 1 filho e pensas é pah... mas se ele assume-se gay depois não tenho descendentes... é melhor ter 2 a probabilidade de serem os 2 é reduzida, vai atrasar a minha independência financeira mas é por um bom motivo, depois os 2 assumem-se e entras em tilte... não planear a este ponto .... 

És daqueles tipo africanos que gosta de ter várias mulheres e depois começam-te a cobrar a pensão de alimentos e dizes tenho muitas bocas para alimentar tenho de deixar de fazer filhos , vai prejudicar a minha independência financeira.... Tens de deixar de ter mais mulheres e filhos por queres ser "melhor" pessoa culturamente em Portugal  não é bem aceite e ganha-se má fama por ser uma pessoa com esse perfil..... 

Espero ter sido claro o porque do "não assunto"..... :) 

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 45 minutos, Cardoso24 disse:

Eu ainda não sou pai (não excluo essa hipótese) mas vamos ser sinceros, independentemente da maior alegria que um filho traga, esse é automaticamente um factor que irá excluir a maioria dos Portugueses de reformarem-se antecipadamente.

Luxos e conforto à parte, provavelmente o dinheiro "será" gasto na mesma sem ser com os filhos, noutros vícios (viagens, carros, etc). Agora duvido que alguém que seja Pai, com salário médio em PT, sem heranças, euromilhoes possa aqui afirmar que poderá reformar-se antecipadamente. 

Naturalmente. É isto mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, gfaseed disse:

Naturalmente. É isto mesmo.

Desculpem insistir no "não assunto" o salário médio em 2015 foi de 913 que um casal ganhe essa média ganham 1826€ por mês... 

Tenham 2 filhos, tenham conforto em casa, andem na escola publica andem de carro utilitário marcas comuns, tenham optado habitação própria, façam férias sem excesso, guardem todos os meses algum para acumular poupanças procurem investimentos com rentabilidades superiores a D.P não consiga pelo menos 1 deles reforma-se antes da reforma.....  

Ou eu sou muito forreta nas finanças pessoas ou tenho de aconselhar este livro para lerem : " Dinheiro á Vista " João Branco Martins, para organizarem a vida..... Depois de juntarem umas poupanças  e se sentirem mais a vontade com as tipologias de investimento este livro : "Investir e Ganhar mais" de Miguel Gomes da Silva

Screenshot_1.jpg.9a2529de1b4b9a1f9aeef24cc555685f.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, gustaferra disse:

Desculpem insistir no "não assunto" o salário médio em 2015 foi de 913 que um casal ganhe essa média ganham 1826€ por mês... 

Tenham 2 filhos, tenham conforto em casa, andem na escola publica andem de carro utilitário marcas comuns, tenham optado habitação própria, façam férias sem excesso, guardem todos os meses algum para acumular poupanças procurem investimentos com rentabilidades superiores a D.P não consiga pelo menos 1 deles reforma-se antes da reforma.....  

Ou eu sou muito forreta nas finanças pessoas ou tenho de aconselhar este livro para lerem : " Dinheiro á Vista " João Branco Martins, para organizarem a vida..... Depois de juntarem umas poupanças  e se sentirem mais a vontade com as tipologias de investimento este livro : "Investir e Ganhar mais" de Miguel Gomes da Silva

Screenshot_1.jpg.9a2529de1b4b9a1f9aeef24cc555685f.jpg

Podes insistir à vontade, é para isso que servem os fóruns.

Uma pergunta: Esse valor não é bruto?

Quanto é que sobra líquido por mês?

Esse número demonstra bem que dificilmente algum membro do casal alguma vez se reformará cedo. 

E isto é sempre a assumir que terão pleno emprego nos próximos 40 anos. O que não é de todo certo que assim seja.

Editado por gfaseed
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, gfaseed disse:

Não sei, mas pressuponho que seja salário liquido

No meu caso tenho trabalho independente por isso varia mais ou menos 25% em media, no exemplo acima que seja 20% vou anexar os quadros acumlava-se 260mil, daria para deixarem trabalhar os 2 e reinvestindo para não desaparecer rápido os 260 mil euros 

Nota : Não estou a conseguir carregar a 2º imagem mas dá 1.232.203.27€ de rendimentos acumulados até a reforma ( 55 anos), e 260.917.35€ de poupanças, usei a idade media de um casal de 25 anos no exemplo...

Esse número demonstra bem que dificilmente algum membro do casal alguma vez se reformará cedo. 

E isto é sempre a assumir que terão pleno emprego nos próximos 40 anos. O que não é de todo certo que assim seja.

Se vamos por outras variáveis de doença oncológica ; desemprego de longa duração; invalidez logicamente falha o exemplo e andamos a discutir o sexo dos anjos 

Grafico 1.jpg

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, gustaferra disse:

Não sei, mas pressuponho que seja salário liquido

No meu caso tenho trabalho independente por isso varia mais ou menos 25% em media, no exemplo acima que seja 20% vou anexar os quadros acumlava-se 260mil, daria para deixarem trabalhar os 2 e reinvestindo para não desaparecer rápido os 260 mil euros 

Nota : Não estou a conseguir carregar a 2º imagem mas dá 1.232.203.27€ de rendimentos acumulados até a reforma ( 55 anos), e 260.917.35€ de poupanças, usei a idade media de um casal de 25 anos no exemplo...

Se vamos por outras variáveis de doença oncológica ; desemprego de longa duração; invalidez logicamente falha o exemplo e andamos a discutir o sexo dos anjos 

2

1- Não creio. penso que será bruto.

2- Estes valores prova que tens margem muito reduzida para poupar. E tens que ter uma vida extremamente frugal. Viagens esquece. Veículos até podes comprar um utilitário...e quanto é que compras o próximo? Só passado 20 anos. Dificilmente um dos membros do casal se reformará muito antes dos 65 (ou 67 anos);

Fundamentalmente terás que abdicar de muito para essas contas fazerem minimamente sentido. O que explica bem o porquê da malta adiar/ou nem decidir ter filhos.

3- Aí tens que analisar o que é mais provável: se um dos membros do casal ocasionalmente ficar desempregado, se doença, invalidez, etc. Todas são possíveis, mas umas são mais prováveis ou previsíveis que outras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, gustaferra disse:

Grafico 1.jpg

Gustaferra, eu concordo que em 30 anos é muito possível acumular esse montante...mas não fazendo uma vida normal. É necessário ser bastante frugal. Sei-o por experiência própria. Eu e a minha mulher, em conjunto ganhamos cerca de 3000 euros mensais, e conseguimos poupar cerca de 40% desse montante, MAS, apenas porque somos muito frugais, talvez mais frugais do que muita gente pobre neste país. Antes de sermos frugais, ou seja não uns esbanjadores mas tão somente quando fomos "normais", acabávamos sempre o mês sem nada poupado e muitas vezes com o saldo negativo. Ainda agora, sempre que surge (e surge frequentemente) uma despesa extra, como uma avaria num automóvel ou no computador, a viagem de finalistas da filhota, uma prenda para um casamento, etc, pouco fica para por de lado nesse mês. Tenho 2 filhos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, Cardoso24 disse:

Eu ainda não sou pai (não excluo essa hipótese) mas vamos ser sinceros, independentemente da maior alegria que um filho traga, esse é automaticamente um factor que irá excluir a maioria dos Portugueses de reformarem-se antecipadamente.

Luxos e conforto à parte, provavelmente o dinheiro "será" gasto na mesma sem ser com os filhos, noutros vícios (viagens, carros, etc). Agora duvido que alguém que seja Pai, com salário médio em PT, sem heranças, euromilhoes possa aqui afirmar que poderá reformar-se antecipadamente. 

Sim, é um facto que ter filhos afecta directamente a poupança, o que estava a falar era da ponderação na decisão de " ter filhos e não ter independência financeira Vs não ter filhos e eventualmente* ter independência financeira passado uns anos "

O eventualmenteespelha aquilo que coloquei a bold na tua citação, ou seja, a malta que é da opinião que não ter filhos é automaticamente sinónimo de uma poupança brutal e consequentemente a independência financeira num futuro a médio-prazo não é linear.

Ou seja, se um filho corresponder a um gasto de X€ anualmente, esse gasto de X€ anualmente num solteiro(a) pode corresponder a uma vida mais boémia como referiste e lá se vai a poupança toda novamente ... :) 

Portanto, mesmo sem filhos as pessoas teriam que ter uma vida igualmente regrada / frugal por forma a atingirem o objectivo da FI, o grande problema é que muita gente ( nomeadamente a geração Millenial que até tem acesso a remunerações elevadas no estrangeiro ) não estão para aí virados ( taxas de poupança > 50% rendimento disponível / mês ) e preferem viver o dia-a-dia e curtir a vida com viagens etc

há 2 horas, 5coroas disse:

Gustaferra, eu concordo que em 30 anos é muito possível acumular esse montante...mas não fazendo uma vida normal. É necessário ser bastante frugal. Sei-o por experiência própria. Eu e a minha mulher, em conjunto ganhamos cerca de 3000 euros mensais, e conseguimos poupar cerca de 40% desse montante, MAS, apenas porque somos muito frugais, talvez mais frugais do que muita gente pobre neste país. Antes de sermos frugais, ou seja não uns esbanjadores mas tão somente quando fomos "normais", acabávamos sempre o mês sem nada poupado e muitas vezes com o saldo negativo. Ainda agora, sempre que surge (e surge frequentemente) uma despesa extra, como uma avaria num automóvel ou no computador, a viagem de finalistas da filhota, uma prenda para um casamento, etc, pouco fica para por de lado nesse mês. Tenho 2 filhos.

Daí eu ficar de alguma forma perplexo com o estilo de vida e "vícios" da população portuguesa em geral.

Como é que a grande maioria gasta como gasta tendo garantidamente rendimentos bastante inferiores aos teus ! :blink:

Daí os tais ~3.8% de poupança do rendimento disponível e o porquê do elevadíssimo Crédito Mal-Parado na Banca e os Créditos Pessoais e Habitação a disparar novamente, só pode, portanto provavelmente será uma questão de tempo até termos novamente uma crise infelizmente.

Editado por Greedy
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Gustaferra, eu concordo que em 30 anos é muito possível acumular esse montante...mas não fazendo uma vida normal. É necessário ser bastante frugal. Sei-o por experiência própria. Eu e a minha mulher, em conjunto ganhamos cerca de 3000 euros mensais, e conseguimos poupar cerca de 40% desse montante, MAS, apenas porque somos muito frugais, talvez mais frugais do que muita gente pobre neste país. Antes de sermos frugais, ou seja não uns esbanjadores mas tão somente quando fomos "normais", acabávamos sempre o mês sem nada poupado e muitas vezes com o saldo negativo. Ainda agora, sempre que surge (e surge frequentemente) uma despesa extra, como uma avaria num automóvel ou no computador, a viagem de finalistas da filhota, uma prenda para um casamento, etc, pouco fica para por de lado nesse mês. Tenho 2 filhos

No exemplo, que dei é possível poupar todos os meses, através  investindo e com os rendimentos do trabalho é possível reformar antes dos 66 anos 3 meses, Se tudo se manter estável na vida do casal.

Depois pode ocorrer imprevistos que baixem essa valor estimado ( 260 mil) situação de desemprego , Divorcio , invalidez,  mais filhos não planeados, mudar de carro 10 em 10 anos irá baixar o valor estimado, 

Como pode ocorrer situações que aumentem esse valor estimado, salários  acima da média , receber o euromilhoes; heranças, investimentos superiores a 6%; conseguir poupanças superiores a 20%....  

Agora, se vamos pensar que poupanças e investimentos é só para ricos, e estamos mais preocupados eu ter as ferias de sonho, para meter no facebook e fazer inveja aos amigos e vizinhos , se queremos ter o Mercedes xpto porque o vizinho tb tem 1 mercedes e eu quero ser o Rei da minha rua, estamos a discutir o sexo dos anjos.... 

Eu pessoalmente, estou marimbando se os meus vizinhos andam de mercedes , suv´s etc... ando de C3 utilitário pago a pronto e sou o Rei da minha rua :)

Faço férias planeadas com antecedência e consigo reservar sítios baratos, evito as auto-estradas se fizer sentido, e faço férias económicas, evito adquirir pacotes de ferias em agências de viagens... 

Resumindo dá trabalho poupar recursos e ganhar dinheiro, é muito mais simples gastar por impulso sem planeamento.... Mas se traçamos objectivos para evitar dissabores futuros.... ao longo de 35 anos como dependente e depois como independente financeiramente ja tive alguns apertos, que deixei de os ter quando tracei objectivos...... Mas tb depende da estabilidade emocional e familiar de cada família.... mas se a malta anda por aqui, é porque andam no bom caminho para aprender a ganhar uns extras nos investimentos ou nas poupanças familiares e não me refiro deixar de comer / deixar de ter filhos.... Uma dica para reduzir a divida bancária do credito habitação.... Vejam o spread que possuem, o tempo que falta pagar ao banco, uma simples simulação de uma redução o spread de 0,5% e reduzir 15 anos do tempo e pagar mais 100€ por mes ao banco poupei 20mil de custo de financiamento, e não devo uma fortuna ao banco..... 

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Greedy disse:

Como é que a grande maioria gasta como gasta tendo garantidamente rendimentos bastante inferiores aos teus ! :blink:

Também é uma questão com a qual fico surpreendido; será por não pagarem certas despesas em que o Estado lhes deita a mão e que a mim não, como infantários, livros escolares, abono familiar, consultas médicas, etc, ou também será porque se calhar ganham mais dinheiro do que aquele que declaram, ou porque reduzem muito a quantidade/qualidade dos alimentos que consomem para poderem ter carros para mostrar, férias no Algarve, vicios como o tabaco, ou petiscadas todos os fins-de-semana? Sinceramente não sei, mas talvez haja por aí muito burro (pobreza) vestido com a pele do leão (riqueza exibida). Não estou a criticar os estilos de vida diferentes dos meus; só estou a dizer é que se eu fizesse vida "normal", pouco me sobraria ao fim do mês, pelo que fico admirado como outros que ganham muito menos do que eu o conseguem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, gustaferra disse:

Vejam o spread que possuem, o tempo que falta pagar ao banco, uma simples simulação de uma redução o spread de 0,5% e reduzir 15 anos do tempo e pagar mais 100€ ao banco poupei 20mil, eu não devia uma fortuna ao banco..... 

Se eu fosse pedir uma redução do tempo que me falta, (coisa que eu gostaria de fazer), o banco aproveitava logo a oportunidade para me subir o spread que é de 0,3%. Eu prefiro portanto ir ganhando aqui ou ali algumas mais valias com os FI e depois ir amortizando o CH. Mas lá está cada um tem a sua situação especifica e é com base nela que poderá agir em conformidade; não sei é se os bancos andam neste momento muito disponíveis para baixar spreads...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, 5coroas disse:

Se eu fosse pedir uma redução do tempo que me falta, (coisa que eu gostaria de fazer), o banco aproveitava logo a oportunidade para me subir o spread que é de 0,3%. Eu prefiro portanto ir ganhando aqui ou ali algumas mais valias com os FI e depois ir amortizando o CH. Mas lá está cada um tem a sua situação especifica e é com base nela que poderá agir em conformidade; não sei é se os bancos andam neste momento muito disponíveis para baixar spreads...

Sim, no teu caso 0.3% não mexas eu estava com 2,50% a 35 anos.... e mudei para o bcp com 2%,  cm esta negativo o juro anda nos 1,9% e a pagar em 15 anos o custo de financiamento, se tudo se mantiver igual irá ser 10 mil ( contabilizando suguros) e reduzi os seguros associados de 4 para 2 obrigatórios, andava a ser xulado no Santander. No teu caso, a partida, podes amortizar pedindo especificamente para reduzir ao prazo e não á mensalidade, assim obtens poupanças, situações que os gestores não gostam,  o banco perde dinheiro.....

Estive 3 meses á espera para saber se me aprovavam a baixa o spread ou a redução do prazo andaram a enrolar , até chegar lá com uma carta para assinarem para transferência de credito para o bcp, entrou em panico a pseudo gestora de conta.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião, um factor mais importante do que ter ou não filhos, para se alcançar a independência financeira, é ter um marido/esposa/companheiro/a que partilhe a mesma estratégia/objectivos de poupança/investimento. Para quem está com ideias de casar e que simultaneamente tem como objectivo alcançar a IF antes da reforma, talvez o melhor seja ou escolher um parceiro com os mesmos ideais ou então não casar ou casar com separação de bens. Era o que eu faria se pudesse voltar atrás, mas lá está a paixão reduz-nos a racionalidade...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, 5coroas disse:

Na minha opinião, um factor mais importante do que ter ou não filhos, para se alcançar a independência financeira, é ter um marido/esposa/companheiro/a que partilhe a mesma estratégia/objectivos de poupança/investimento. Para quem está com ideias de casar e que simultaneamente tem como objectivo alcançar a IF antes da reforma, talvez o melhor seja ou escolher um parceiro com os mesmos ideais ou então não casar ou casar com separação de bens. Era o que eu faria se pudesse voltar atrás, mas lá está a paixão reduz-nos a racionalidade...

Sim, é mesmo isso, já escrevi, que os objectivos que traças precisas também ter, estabilidade emocional e familiar ajuda os conseguir.... 

Se não tiverem em sintonia, provavelmente existiria discussões do género " es um forreta porque não posso comprar mais um par de sapatos ? só tenho 20 pares a fulana x tem 40 " , "o vizinho anda de Mercedes, nós temos dinheiro para andar de ferrari porque ser forreta ?" ; " Não quero hotel de 3 estrelas , só 5 estrelas para cima" ; " morres não levas o dinheiro para o caixão" ....Discussões destas é difícil não seguir a onda do impulso consumistas para ter descanso e estabilidade familiar..... 

Editado por gustaferra
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites