Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

há 1 hora, pfonseca disse:

Uma lista interessante, toda em português. Devias colocá-la no tópico "livros recomendados", para quem andar à procura de bilbliografia. Sugeria que desses mais um pouco de detalhe do que trata cada livro. Eu, infelizmente, não li nenhum deles.

O "Dinheiro à Vista", que dizes ser o ABC das Finanças Pessoais, explica o que é uma acção, uma obrigação, um fundo de investimento, um ETF, um índice, porque é que o valor de uma obrigação baixa quando a taxa de juro sobe,ou ao contrário, o que é a taxa de juro, real, nominal, inflacção, como se negoceiam esses títulos, como funciona a bolsa, os riscos do investimento, etc?

Ainda não fui lá espreitar que coisas falam lá, a ver se vou e deixo as minhas dicas de livros de finanças !

Essas duvidas mais financeiras é mais o indicado o :" Investir e Ganhar mais " de Miguel Gomes da Silva fala nas diversas tipologias de investimento. 

"Dinheiro à Vista" é mais o básico, fala em dicas de poupança , incentiva a procurar fontes de poupança, alertas para o endividamento, o Autor até ensina a fazer 1 excel para a gestão mensal das despesas domésticas por tipologia de gastos e ganhos. No fim dessa analise mensal alerta-nos algo deste tipo : 

Screenshot_1.jpg

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

há 7 horas, Greedy disse:

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos cônjuges pretende deixar de trabalhar ..

Ou seja, há variáveis que facilmente influenciam o "resultado" final de se "reformar" mais cedo ..

Nada que uma folha de Excel bem preenchida não consiga extrapolar ..

Por exemplo:

• Casal com 1 filho, ambos trabalham, ele recebe 1500€ líquidos / mês, ela recebe outros 1500€ líquidos / mês ( total 3000€ líquidos / mês )
    • Crédito Habitação a 40 anos de um T3 com mensalidade entre 400 a 600€ consoante a Euribor, coloca-se 500€ / mês em média
    • Condomínio >30€ / mês
    • IMI >350€ / ano
    • Despesas escolares ( Privada ) do filho ( +300€ / mês no mínimo )
    • Alimentação em casa >300€ / mês
    • Alimentação ao almoço fora do escritório / messe / cantina, [ 5 - 10€ ] x [ 18 - 23 dias ] x 2 pessoas = ( [ 90€ - 180€ ] ou [ 180€ - 230€ ] x 2 ) = entre 180€ a 460€ no caso + extremo, faz-se 320€ em média
    • Água, luz / gás, Pacote TV/Internet/Móvel > 200€
    • 2 automóveis já pagos com consumos combustível mensais de 150€ ( 75€ x 2 )
    • IUC seguros e afins > 500€ / ano
    • Jantar fora 2 vez por semana ( 50€ x 2 = 100€ )
    • Férias 2 vezes ano dependendo do destino ( 1000 x 2 = 2000€ )
    • Idas ao médico > 250€ ( pode ser menos, ou pode ser mais dependendo das pessoas )
    • ( podem haver outras despesas mas que agora não me recordo )

Neste cenário, esta família gasta sensivelmente o correspondente a 1858€ / mês e pouparia na teoria pouparia 38% do rendimento disponível.

As últimas notícias dão conta que as famílias portuguesas apenas conseguem poupar 3.8% do rendimento disponível, ou seja, esse cenário que coloquei em cima parece ser uma utopia .. o que leva à hipótese da malta andar a gastar mais do que tem ... e andar sempre na corda bamba ..

Para 1 destes cônjuges viver apenas de juros, teria que no mínimo garantir rendimentos / juros mensais líquidos de 1500€ para manter este nível de vida em cima exemplificado ..

Mas atenção porque tem de ser 1500€ certinhos todos os meses .. não pode ser um rendimento volátil ... não pode ser um mês 800€ e no seguinte 1800€ ... porque aquelas despesas fixas não mexem ... a não ser que a família consoante o rendimento variável opte não jantar fora e andar menos no carro no mês que entre menos €€€€ .. se é que me faço entender ..

Se ambos quiserem deixar de trabalhar, tem de garantir 3000€ líquidos / mês para manter esse estilo de vida em cima ..

Repara que mesmo com 1% TANB em DP a 1 ano ( anda tudo pelos 0% ou <0.X% ), mesmo que este casal tivesse 1 milhão de € no banco "só" dava 7200€ líquido ano ( 600€ / mês )

Para conseguir depender de 1 milhão de € a render num DP, a TANB teria que ser 5% para render 36 000€ líquidos / ano ( 3000€ / mês ), mas mesmo as taxas dos DP's variam em relativo pouco tempo .. ou seja, voltamos outra vez à questão da estabilidade de income passivo necessário .. ( 3000€ líquido / mês no caso do casal deixar de trabalhar )

Se for o caso de uma pessoa solteira sem filhos, as despesas serão menores ( não há custos com filhos, apenas 1 automóvel etc ), mas as outras variáveis podem disparar facilmente se o solteiro for " boémio " e gostar muito de fazer 4 viagens / ano para destinos exóticos, morar num T1 a pagar arrendamento de 500€ / mês e andar sempre em jantaradas e copos ( > 300€ / mês ) ..

Ou seja, cabe a cada um fazer este tipo de contas e extrapolar que investimentos actualmente existentes é que permitiriam um cash-flow estável necessário para manter um determinado padrão de vida .. mas em Portugal é um pouco complicado, mesmo quem investe em Imobiliário alavancado por Crédito tem sempre ali a faca apontada caso os inquilinos falhem rendas e depois o proprietário é que tem de entrar com capital próprio / comer poupanças para pagar a(s) prestações ao banco senão fica sem a(s) casa(s) ..

Este é um tema muito interessante e penso que em Portugal muito pouca gente se debruça sobre o mesmo, infelizmente é triste porque há bastantes estudos que apontam para um decréscimo acentuado nos valores das reformas aliado à baixa taxa de natalidade e ao aumento da esperança média de vida e quando a malta se reformar vai cair o queixo quando virem que vão receber um "cagagésimo" do que ganhavam ... mas as despesas fixas / padrão de vida mantém-se inalterado ... por outro lado a taxa de poupança é quase nula .. é preocupante, sei que há muita gente que ganha pouco, mas também há malta que tinha margem para poupar e não o faz conscientemente .. prefere o Carpe Diem .. mas depois não chorem um dia mais tarde eh eh

Então e nessas contas, não existe inflação?

Os 1.500€ de 2017, não terão o mesmo poder de compra  em 2027, por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Greedy disse:

Verdadeira tese mestrado não acho, posso-te dizer que fiz essas contas aqui num ficheiro Excel enquanto escrevia o post ao mesmo tempo no máximo em 20 minutos ... ou seja, as pessoas na vida " real " deveriam ter essa facilidade em fazer um mapa financeiro da sua vida para ter noção do que gastam, poupam etc ... :)

Se calhar essas pessoas chegam é à conclusão que como o valor que podem poupar possa parecer irrisório então pensam :

" Epá, entre só poupar [50/100/200/300/500€ etc] ( consoante o tipo de pessoa e estilo de vida ), vou mas é curtir a vida e gastar/consumir ! "

E realmente estão no seu direito de o fazer, nada impede as pessoas de agirem assim, só não podem é depois daqui a uns anos ( caso necessitem de liquidez por uma emergência ) ou na idade de reforma virem chorar a pedir mais dinheiro ao Estado ( porque a reforma será baixa ) ou a culpar este e aquele por não terem depois uma vida digna pelo facto de não se terem acautelado antes ..

Eu simulei com base num DP porque considero que para um nest egg interessa acima de tudo preservar a poupança e captar o máximo de juros .. e isso só se consegue com um DP ...

Um Fundo, Acções, Obrigações etc são produtos financeiros voláteis, mesmo que fiquem 20 ou 30 anos a marinar nada me garante que no final do prazo tenha X + Y ao invés de X - Y - Z  ....

Ou seja, depositar grande parte das "esperanças" para aumentar uma poupança, com base em hipotéticos rendimentos / juros de algo tão volátil não me parece boa ideia .. mas cada um é livre de fazer o que bem entender, afinal o dinheiro é de cada um lol

Boas 5coroas,

Na minha simulação dividi as despesas anuais em 12 meses :)

Mas sim ... não inclui tantas outras despesas correntes como as que referiste ... brinquedos para a criança também, vestuário etc ... ou seja a poupança desse hipotético casal não seria de 38% mas talvez de 20% ou até menos .. mesmo assim muito acima daquela notícia dos 3.8% ..

Isto foram contas um bocado de merceeiro, mas era apenas para a malta ter mais ou menos a noção das contas ^_^

Ora aí está :)

Hoje em dia, quanto mais cedo se começar a poupar melhor, não só para capitalizar a poupança como para ter uma janela temporal maior de acumulação.

A informação anda aí toda na Internet ... é uma questão de passar algum tempo a pesquisar e ler .. as Reformas vão ser uma cagada ( ~50% da média dos melhores vencimentos ) e a malta vive apenas o dia-a-dia ... 

Quanto à ideia de algumas pessoas tem que o dinheiro é para se gastar é válido, mas tem que ser com conta peso e medida, tem que haver 1 reserva porque não se pode andar sempre no fio da navalha no dia-a-dia nas contas correntes ... lol

Por outro lado, aqueles que dizem que o dinheiro não vai com eles para a cova, será que não tem filhos? Não lhes quer deixar nada ?

Querem que eles andem a chafurdar no lodo a contrair créditos para tudo e sufocar mensalmente para ficarem entalados até ao pescoço até ao final da vida ? E isso depois passa para os netos etc etc pescadinha de rabo na boca .. é chato

Só vou comentar os 2 parágrafos a "bold" porque sinceramente começa a ser recorrente ver alguém a falar neste tópico de algo, que completamente desconhece. Quando eu não sei algo sobre um assunto, calo-me...

Mas alguém já se perguntou sobre o que são ETF´s? Leiam sobre "Lazy Portfolios".

Ou então vejam (http://www.simplestockinvesting.com/SP500-historical-real-total-returns.htm)

According to Standard & Poor's, the dividend component was responsible for 44 % of the total return of the last 80 years of the index. If we are to analyze the historical profitability of stock investments, this portion cannot be neglected. Therefore, it is of interest to graph and average the total return (meaning the increase in value if all dividends were reinvested) instead of the evolution of price. The following graph shows the S&P 500 historical return since 1950:

AAD.png.cacd75dc2cfe9e4128b94c6ce15e2c00.png

Para quem quiser continuar a falar de "esperança", "sorte" e ignorar o que é óbvio continue nos DP´s (que não são investimento, nem aqui nem na China).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na verdade são 60 anos representados no gráfico e não 80. Mas o que é que os dados históricos durante 6 décadas do S&P tem de relevância para os tais 2 paragrafos a bold que advertem e bem para 2 realidades óbvias que nem sequer precisam de ser questionadas? Não percebi a tua ideia ao partilhares esses dados históricos. A volatilidade dos mercados é aquilo que dá vida aos mercados e permitem aos investidores terem ganhos ou perdas consoante façam boas ou más negociações. Sem volatilidade o mercado fica morto/parado/fechado.

Os DPs podem ser considerados investimentos de baixo risco e baixa rentabilidade. Mas há quem ainda tenha DPs e CAs e CTPMs a render atualmente 4 a 5% o que é excelente para os dias de hoje em que a inflação é próxima de 0%. É melhor ganhar 4 a 5% "praticamente garantidos" com inflação entre 0 e 1% do que ganhar 15% com uma inflação de 20%...

Agora claro que há investimentos muito mais rentaveis, mas envolvem riscos muito maiores e muitos não estão dispostos a correr esses riscos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Greentrader disse:

Na verdade são 60 anos representados no gráfico e não 80. Mas o que é que os dados históricos durante 6 décadas do S&P tem de relevância para os tais 2 paragrafos a bold que advertem e bem para 2 realidades óbvias que nem sequer precisam de ser questionadas? Não percebi a tua ideia ao partilhares esses dados históricos. A volatilidade dos mercados é aquilo que dá vida aos mercados e permitem aos investidores terem ganhos ou perdas consoante façam boas ou más negociações. Sem volatilidade o mercado fica morto/parado/fechado.

Os DPs podem ser considerados investimentos de baixo risco e baixa rentabilidade. Mas há quem ainda tenha DPs e CAs e CTPMs a render atualmente 4 a 5% o que é excelente para os dias de hoje em que a inflação é próxima de 0%. É melhor ganhar 4 a 5% "praticamente garantidos" com inflação entre 0 e 1% do que ganhar 15% com uma inflação de 20%...

Agora claro que há investimentos muito mais rentaveis, mas envolvem riscos muito maiores e muitos não estão dispostos a correr esses riscos.

Afinal o que é que pretendes? A apologia dos DP? Qual é o risco de quem investe no S&P 500, num prazo temporal de 30 anos? Mais: quem tiver uma carteira equilibrada, com fundos de ações e obrigações, a longo prazo (+ de 20 anos) qual é o risco que corre?

Por outro lado, aquilo que te estão a tentar explicar é que mesmo que inexista volatilidade, ainda assim é possível ganhar no mercado por via dos dividendos. Pelos vistos, 44% do acréscimo (quase metade, portanto) foi conseguido com os dividendos, que não estão relacionados com a volatilidade do preço das ações.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cardoso24, essas tabelas são isto :P

Rendimentos passados não são garantia de ganhos futuros.

Essa frase até aparece em tudo o que é panfletos etc de comercialização de produtos financeiros ..

Por mim é-me indiferente se a malta aposta em Fundos, Bolsa etc .. cada um tem a sua opinião / filosofia e é livre de fazer o que bem entender .. :)

há 35 minutos, Greentrader disse:

Pois .. é o meu caso .. DP a 10 anos com juros compostos e reforços mensais com bonificação 0.25% / ano .. este ano estou com 4% TANB .. e ainda tenho 6 anos pela frente ... com FGD .. nuff said :rolleyes:

há 1 hora, Cardoso24 disse:

Então e nessas contas, não existe inflação?

Os 1.500€ de 2017, não terão o mesmo poder de compra  em 2027, por exemplo.

Exato, não mencionei a inflação ( não deu para tudo de manhã ehe :P ) .. ou seja .. daqui a um bom par de anos ainda é necessário mais dinheiro para manter o nível de vida actual e maior parte da malta nem se apercebe .. :angry:

Editado por Greedy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Greedy disse:

Pois .. é o meu caso .. DP a 10 anos com juros compostos mensais e bonificação 0.25% / ano .. este ano estou com 4% TANB .. e ainda tenho 6 anos pela frente ... com FGD .. nuff said :rolleyes:

Taxa de Inflação ao longo das décadas.... 

Para o ano 2016 e 2017 a inflação comeu as "altas taxas de rentabilidade de 0,01% dos DP" :)

Em 2011 e 2012 tivemos taxas entre 3 a 4% a comer dinheiro, ainda descontam para o estado as retenções... 

Ve lá se não te distrais e apanhas taxas de inflação a "comer" essas rentabilidade mesmo a 10 anos..... o estado agradece na mesma as retenções de imposto 

Screenshot_1.jpg

Screenshot_2.jpg

Editado por gustaferra
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na boa ... a inflação sobre os meus 4% TANB de juros é exatamente igual a quem terá ganhos de 4% TANB com outro produto financeiro qualquer ...

A diferença é que com este DP sei com o que conto ( sem volatilidades ou factores externos a influenciar ) e tenho garantia / segurança que para além de não perder o capital "investido" ( FGD ), já sei de antemão todos os juros que vou recolher nos próximos anos se cumprir escrupulosamente todos reforços mensais .. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, Greedy disse:

Na boa ... a inflação sobre os meus 4% TANB de juros é exatamente igual a quem terá ganhos de 4% TANB com outro produto financeiro qualquer ...

A diferença é que com este DP sei com o que conto ( sem volatilidades ou factores externos a influenciar ) e tenho garantia / segurança que para além de não perder o capital "investido" ( FGD ), já sei de antemão todos os juros que vou recolher nos próximos anos se cumprir escrupulosamente todos reforços mensais .. ;)

Também é verdade que esses produtos, com essas taxas já não existem. 4% TANB já era!

Editado por USD
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, USD disse:

Também é verdade que esses produtos, com essas taxas já não existem. 4% TANB já era!

Sim é um facto, por isso é que a malta agora tem de se virar para produtos com maior risco / volatilidade para obter esse tipo de rentabilidades ..

Mas ainda tenho esperança que as taxas de juro voltem a aumentar nos próximos anos .. de qualquer das formas, nos próximos 6 anos não tenho que me preocupar com isso felizmente

Editado por Greedy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, atlas disse:

Afinal o que é que pretendes? A apologia dos DP? Qual é o risco de quem investe no S&P 500, num prazo temporal de 30 anos? Mais: quem tiver uma carteira equilibrada, com fundos de ações e obrigações, a longo prazo (+ de 20 anos) qual é o risco que corre?

Por outro lado, aquilo que te estão a tentar explicar é que mesmo que inexista volatilidade, ainda assim é possível ganhar no mercado por via dos dividendos. Pelos vistos, 44% do acréscimo (quase metade, portanto) foi conseguido com os dividendos, que não estão relacionados com a volatilidade do preço das ações.

Obrigado atlas ;)

Está a ser complicado transmitir a mensagem, principalmente ao outro que ainda vem dizer que eu estou a vender cursos...enfim às vezes queremos tentar ajudar, mas em vão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Greedy disse:

Cardoso24, essas tabelas são isto :P

Rendimentos passados não são garantia de ganhos futuros.

Essa frase até aparece em tudo o que é panfletos etc de comercialização de produtos financeiros ..

Por mim é-me indiferente se a malta aposta em Fundos, Bolsa etc .. cada um tem a sua opinião / filosofia e é livre de fazer o que bem entender .. :)

Pois .. é o meu caso .. DP a 10 anos com juros compostos e reforços mensais com bonificação 0.25% / ano .. este ano estou com 4% TANB .. e ainda tenho 6 anos pela frente ... com FGD .. nuff said :rolleyes:

Exato, não mencionei a inflação ( não deu para tudo de manhã ehe :P ) .. ou seja .. daqui a um bom par de anos ainda é necessário mais dinheiro para manter o nível de vida actual e maior parte da malta nem se apercebe .. :angry:

@Greedy tens razão relativamente a "essa frase" mas isso pode ser dito em qualquer década, e não é por isso que não se verifica aquela tendência, de os mercados renderem X% (ver o link que coloquei antes).

Para mim também é me indiferente se alguém "investe" em DP´s, CA´s ou whatever, agora isso não é investimento e na maior parte do tempo, perde para a inflação. Ninguém que se queira reforma antecipadamente terá como estratégia ter apenas produtos de renda fixa. Só se tivermos a falar de 5 milhões, o que não fará sentido tendo em conta o FGD. 

No teu caso esse produto é bom (é do BES né?) mas estamos a falar apenas de 2,88% líquidos, nesse mesmo período terias conseguido muito mais até em obrigações de grandes empresas nacionais.

Deixa lá, é normal a malta esquecer-se da inflação nas suas contas :P 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Greentrader disse:

Tu nunca irás perceber. Portanto não vale a pena explicar.

CTPM 4-5% brutos (2,88-3,6 líquidos) em maio deste ano a inflação foi de 1,45%, portanto o ganho real é diferente certo?!.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Cardoso24 disse:

@Greedy tens razão relativamente a "essa frase" mas isso pode ser dito em qualquer década, e não é por isso que não se verifica aquela tendência, de os mercados renderem X% (ver o link que coloquei antes).

Para mim também é me indiferente se alguém "investe" em DP´s, CA´s ou whatever, agora isso não é investimento e na maior parte do tempo, perde para a inflação. Ninguém que se queira reforma antecipadamente terá como estratégia ter apenas produtos de renda fixa. Só se tivermos a falar de 5 milhões, o que não fará sentido tendo em conta o FGD. 

No teu caso esse produto é bom (é do BES né?) mas estamos a falar apenas de 2,88% líquidos, nesse mesmo período terias conseguido muito mais até em obrigações de grandes empresas nacionais.

Deixa lá, é normal a malta esquecer-se da inflação nas suas contas :P 

Só para complementar se 1 milhão a 0,1% precisamos de 10 bancos para dividir  o dinheiro e nem todos dão taxas a 3% nem sei se actualmente temos 10 bancos para dividir por 100 mil. Sim 100 mil é o máximo que se pode ter para garantir os depósitos á ordem.... 

Mesmo com 1 milhão / 5 milhoes num banco corre um grande risco de ir a falência (BPP)  e ser ressarcido até 100 mil pelo fundo de garantia.... Lembraram-se disso ? :) 

Com as incorporações do BANIF ; BPN, BANIF nem sei se existe 10 bancos para repartir esse 1 milhão ... por isso há risco de perda nos D.P :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, gustaferra disse:

Só para complementar se 1 milhão a 0,1% precisamos de 10 bancos para dividir  o dinheiro e nem todos dão taxas a 3% nem sei se actualmente temos 10 bancos para dividir por 100 mil. Sim 100 mil é o máximo que se pode ter para garantir os depósitos á ordem.... 

Mesmo com 1 milhão / 5 milhoes num banco corre um grande risco de ir a falência (BPP)  e ser ressarcido até 100 mil pelo fundo de garantia.... Lembraram-se disso ? :) 

Com as incorporações do BANIF ; BPN, BANIF nem sei se existe 10 bancos para repartir esse 1 milhão ... por isso há risco de perda nos D.P :)

10 Bancos : CGD, Santander, Millennium BCP, Bankinter, Best, Big, Ativo Bank, BPI, Invest, Montepio, etc :-)

há 3 horas, NovoNestasCoisas disse:

Esse DP no NovoBanco já está a salvo da sua possível liquidação em Agosto deste ano? Nunca mais se ouviu falar do assunto da sua venda.

Bom dia NovoNestasCoisas.

Quando e onde ouviste falar nessa possível liquidação?

Editado por USD
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, atlas disse:

Não estou a fazer apologia de nada. Quem quiser pode acreditar à vontade que o nível de risco desses investimentos é inferior aos DP's e CTPM's pois eu não tenho nada com isso. Cada investe e arrisca naquilo que quiser. 

E não te esqueças que o S&P 500 tem várias empresas de topo que nem sequer existem há 30 anos e são as maiores e mais lucrativas da atualidade e há 30 anos nem sequer existiam... Não faz qualquer sentido um investimento a 30 anos num indice sem ter em conta as entradas e saídas de seus constituintes e respectivos crashs que acontecem após os ciclos de crescimento. E depois ainda corres o risco da diferença cambial. Mas se achas que é o investimento mais seguro e fácil e adequado para toda gente força e aproveita isso! :)

E para existir dividendo tem de existir volatilidade e mercado aberto no ex-date quando a acção sofre uma quebra no valor desse mesmo dividendo logo acabas não ganhado qualquer mais valia por causa disso e ainda tens de descontar 28% para o estado....

Acho que deviamos voltar à ideia deste tópico que é discutir a possibilidade de viver à custa de juros de investimentos de baixissimo risco com garantia do FGD e do estado e não estar a discutir outro tipo de investimentos pois existem outros tópicos mais apropriados para isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, USD disse:

10 Bancos : CGD, Santander, Millennium BCP, Bankinter, Best, Big, Ativo Bank, BPI, Invest, Montepio, etc :-)

Bom dia NovoNestasCoisas.

Quando e onde ouviste falar nessa possível liquidação?

Nesses 10 bancos não encontras taxas de juro em DP suficientes altas relativamente a inflação, e os que tem arriscas te a ter mais de 100 mil para bater a inflação e FGD dp não cobre... era isso que queria explicar... Mas cada um sabe de si.... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, NovoNestasCoisas disse:

Esse DP no NovoBanco já está a salvo da sua possível liquidação em Agosto deste ano? Nunca mais se ouviu falar do assunto da sua venda.

O que tem a eventual venda de uma Instituição Bancária a ver com a liquidação dos produtos / contratos já firmados no passado e cujo prazo ainda não terminou ? :)

Podem claro, abordar clientes para tentar renegociar, mas segundo a Lei, o cliente pode negar e querer assumir o previamente acordado até ao final do prazo, simples.

O mesmo se passou por exemplo na assimilação dos Depósitos do BANIF pelo Santander, o Santander teve que se comprometer em cumprir os contratos de DP's etc existentes pelos clientes Banif até ao final do prazo, daí para a frente obviamente que só disponibilizam produtos que existam no Santander . :)

há 11 horas, Cardoso24 disse:

CTPM 4-5% brutos (2,88-3,6 líquidos) em maio deste ano a inflação foi de 1,45%, portanto o ganho real é diferente certo?!.

Correcto, mas essa mesma Inflação também afecta os ganhos de outros de produtos financeiros ...

há 11 horas, gustaferra disse:

Sim, é verdade, mas quem tem 1 milhão de € em liquidez e pretende 100% segurança pode sempre distribuir com 2 Titulares em DP's com segurança 100% do FGD ( 100K por Titular ):

• NB: 200K
    • SANTANDER: 200K
    • BCP: 200K
    • BiG: 200K
    • BANKINTER: 200K

É 1 semana de "trabalho" burocrático a ir assinar papeladas e transferências em cada um dos bancos .. mas acho que compensa para a pessoa ir dormir mais descansado eh eh

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um ponto chave para ganhar independência financeira é não ter filhos. Em Portugal é fundamental para o português com rendimentos médios.

Poupamos nos custos com:

- alimentação;

- saúde;

- habitação própria permanente poderá ser mais pequena;

- não é essencial ter veículo com 4 ou 5 lugares.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, gfaseed disse:

Um ponto chave para ganhar independência financeira é não ter filhos. Em Portugal é fundamental para o português com rendimentos médios.

Poupamos nos custos com:

- alimentação;

- saúde;

- habitação própria permanente poderá ser mais pequena;

- não é essencial ter veículo com 4 ou 5 lugares.

Se deixarmos de comer, mais ainda...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Não era a comissão europeia que dizia que o Novo Banco tinha de ser vendido até Agosto de 2017 caso contrário seria liquidado? Penso ter lido várias vezes isso nos jornais. Por isso perguntei o que iria acontecer aos DP

O certo é que já não se houve falar dele à algum tempo.... Nem sei se realmente se fechou negocio com a LoneStar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Greedy disse:

A questão dos filhos não pode ser só vista do ponto de vista racional / financeiro, ter filhos é a melhor coisa do Mundo.

Sim, acarretam gastos, mas não é com 50 anos de idade que uma pessoa decide ter filhos só porque " ah, já tenho dinheiro suficiente e agora apetece-me ter 1 filho " ...

A partir dos 30 e tal anos de idade já se sabe que as mulheres não tem a mesma propensão para engravidar, há mais riscos etc ... é um tema sensível e acho que não se deve misturar com dinheiro e não ser em casos de situações de famílias muito precárias, aí sim tem de ponderar se tem condições financeiras para ter um filho ... agora quem fala em ordens de grandeza de investimentos etc isso já não se coloca, pelo menos 1 filho podem ter, não juntam tanto dinheiro mas tem a maior "riqueza" do Mundo com eles ;)

Na alimentação, pode-se poupar na questão de se fazer / comer mais comida em casa / levar para o trabalho e rentabilizar o número de refeições por prato confeccionado, agora não é para passar fome obviamente .. :rolleyes:

Saúde, se uma pessoa tiver um estilo de vida saudável e tiver uma alimentação correcta a propensão para necessitar de medicamentos é menor, mas quando há algum problema e for necessário ir ao médico ou comprar medicamento X mais caro, uma pessoa não pode deixar de o fazer ..

Habitação própria sim, poderá eventualmente ser uma mais pequena / barata

Carro, consoante se é solteiro, se é casado, se tem filhos ou não é que se toma a decisão se basta 1 comercial ou se é preciso uma carrinha ..

Exacto.

Nós até podemos não querer misturar, mas ter filhos implica necessariamente uma opção que tem muitos impactos a nível financeiro. Sobretudo para o português com rendimentos médios. Em todas as áreas da nossa vida teremos que alocar mais recursos ou prescindir de qualidade de vida. Alimentação, deslocações, habitação, vestuário, viagens, saúde, etc.

Ter filhos - aqui também depende do número que estamos a falar - impossibilita ou dificulta muito a independência financeira do português com rendimentos médios. E nem entro com situações inesperadas como o desemprego de um dos membros do casal por exemplo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites