Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Montante necessário para deixar de trabalhar e viver dos juros

joaopais

Recommended Posts

Agora mesmo, scpuser disse:

Um agente imobiliário tem um código de ética e alguma legislação específica para cumprir. A promoção de imóveis é uma coisa séria, já conheci uma pessoa condenada a pagar 6 dígitos e cumprir pena.

Para mim nada que seja ilegal faça sentido, mas cada um sabe de si claro.

mas um agente imobiliário está impedido de prestar serviço (recibo verde) de consultadoria / aconselhamento a uma pessoa sobre a compra de uma casa?

Por acaso não sabia. É por isso que adoro fóruns, sempre a aprender. ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 681
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• scpuser

71

• gustaferra

67

• 5coroas

50

• Greedy

49

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Para aqueles que me pediram um diário de bordo, partilho agora o meu blog: www.fromcentstoretirement.com (120.000 views em 2016, 650 subscritores) e respectiva página no facebook, recém criada: https:

Muitos se esqueceram que este tópico era sobre "Montante necessário para deixar de trabalhar" e não sobre "Montante necessário para poder desperdiçar grandes quantidades de dinheiro"

Há várias variáveis a ter em consideração, se é uma pessoa solteira a viver sozinha, se é um casal, se é um casal com 1, 2 ou mais filhos ... se o casal pretende deixar de trabalhar ou se apenas 1 dos

Posted Images

4 minutes ago, maj.lraep said:

mas um agente imobiliário está impedido de prestar serviço (recibo verde) de consultadoria / aconselhamento a uma pessoa sobre a compra de uma casa?

Dependendo do contrato que tem com a entidade para quem trabalha, é o mais provável. Mas isso é um crime que ele comete.

Agora pagar a alguém para ser para ser notificado de um determinado imóvel antes de chegar ao mercado é algo bem regulamentado... quem não percebe o porquê basta colocar-se na posição do vendedor.

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante Dividend Yield

Neste momento, não tenho grande disponibilidade de tempo nem cash suficiente para aventuras imobiliárias, o melhor que tenho encontrado é o investimento em ações com bom dividend yield.

Neste capítulo destaco a REN pela sua estabilidade e segurança, e a Toyota Caetano pelo seu elevadíssimo dividendo. Óbvio que a qualquer altura podem deixar de pagar dividendos, ou posso apanhar Pharois pela frente, não deixa de ter o seu risco. Mas nestes 2 casos estou relativamente tranquilo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    há 7 horas, scpuser disse:

Boas

Ontem mesmo publiquei o meu livro sobre a estratégia para me reformar nos 30s, tal como tinha dito aqui no fórum que ia fazer:

https://www.amazon.com/dp/B06XJ86PTR

Para quem não está habituado ao Kindle, podem sacar uma app do Kindle no site da Amazon e depois ler os livros num computador ou iPad normal.

Importante: o preço até segunda feira está a 99 cêntimos porque eu quis oferecê-lo aos subscribers do meu blog e aos followers no facebook. Estou a estender a oferta aos users aqui do fórum mas só consigo garantir este preço até segunda. Depois o preço será entre 3.99 e 7.99€.

Obrigado! Já agora, quem comprar pode postar aqui e depois dar-me um feedback? Tenho lá muitos dados sobre Portugal e como viver em Portugal, gostava de ter um feedback vosso sobre isso - se a vossa experiência é a mesma.

Espero que gostem

Abraço

vou comprar, já tinha visto ontem no teu fb... depois dou feedback.

e parabéns pelo lançamento do livro, venha o 2º

Editado por quirino
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas epp e @jgrave83 

Infelizmente não posso fazer isso porque tenho um acordo com a Amazon para vender só através deles.

Têm mesmo que comprar por lá se quiserem ler.

ACHO que dá para fazer um cartão de crédito virtual com MBNet e pagar com esse!

Abraços

Ben

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 3/17/2017 at 14:07, scpuser disse:

Boas epp e @jgrave83 

Infelizmente não posso fazer isso porque tenho um acordo com a Amazon para vender só através deles.

Têm mesmo que comprar por lá se quiserem ler.

ACHO que dá para fazer um cartão de crédito virtual com MBNet e pagar com esse!

Abraços

Ben

Li o teu livro e vem dentro de tudo o que esperava dele... sigo-te aqui, no quora e no teu blog portanto já conheço a tua estratégia, com algum pormenor até, com a qual me identifico e aproxima-se em vários pontos da estratégia que tenho tentado começar a aplicar.

O meu gosto e interesse pelos temas que abordas torna-me suspeito mas o livro está muito bem conseguido porque sem ser exaustivo mostra de forma clara e prática o objetivo, a estratégia e os passos para lá ir chegando. Parabéns, recomendo a toda a gente que veja o real state como uma forma de investimento... entre toda uma filosofia e forma de ver o dinheiro que está por trás.

Já agora e pegando num dos últimos posts do teu blog, se isto fosse discos pedidos para mim o próximo livro era sobre a tua experiência na renovação de rental units.

Estimo daqui a uns 6 mesitos andar a atacar um T3 ou T4 algures por Lisboa, sei que a capital não é a tua especialidade mas nessa altura deverei entrar em contacto contigo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...
    A 3/11/2017 at 10:57, scpuser disse:

Boas

Ontem mesmo publiquei o meu livro sobre a estratégia para me reformar nos 30s, tal como tinha dito aqui no fórum que ia fazer:

https://www.amazon.com/dp/B06XJ86PTR

Para quem não está habituado ao Kindle, podem sacar uma app do Kindle no site da Amazon e depois ler os livros num computador ou iPad normal.

Importante: o preço até segunda feira está a 99 cêntimos porque eu quis oferecê-lo aos subscribers do meu blog e aos followers no facebook. Estou a estender a oferta aos users aqui do fórum mas só consigo garantir este preço até segunda. Depois o preço será entre 3.99 e 7.99€.

Obrigado! Já agora, quem comprar pode postar aqui e depois dar-me feedback? Tenho lá muitos dados sobre Portugal e como viver em Portugal, gostava de ter feedback vosso sobre isso - se a vossa experiência é a mesma.

Espero que gostem! Fight on!

Abraço

viva

como está essa saude?

Deves falar uma série de linguas, pode ser tradutor no early retirement

Tens um PhD nao precisas de ler esses livros todos :) 

As ideias são todas de senso comum

Abraço e continua

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 6/13/2017 às 16:02, gustaferra disse:

Este Tópico vai-se tornar um clássico no tempo, só consegui ler as 1ºs paginas mas o essencial já foi dito. 

Por acaso, já tinha pensado nesta ideia e ando a fazer por isso..... :)

Eu faria um pouco diferente as coisas,  com os 500mil vendia a casa para ter liquidez mas tentava comprar um apartamento deacrodo com o tamanho do agregado famíliar,  procuraria uma oportunidade até 100mil euros se possível. 

Deste modo,  evitava pagar rendas e utilizava a sobra desse dinheiro do  mes para reinvestir, para "combater" o problema da inflação, uma vez, este irá ao longo do tempo "comer" a rentabilidade para não falar da taxa média, tem estado a decair nos dias de hoje, temos por ex: taxas de 1% em DP ou em divida soberana anda nos 4%. Com essa capacidade de ir indo reinvestindo todos os meses; a idade , a inflação; tx média de lucro decaindo é irrelvante...

O objectivo, como é óbvio seria viver mediante os juros gerados por mès.... isto é, 400 mil á taxa anual de 4% = 16000 ano / 12 = 1333 mês sem impostos = 960 mes após impostos... daria para 1 pessoa do agregado familiar trabalhar para o bronze e parte desse valor daria para reinvestir. Deste modo,  daqui uns anos mais elementos do agregado familiar poderiam também trabalhar para o bronze....

Para min, o reinvestir e continuar aumentar as poupança é a variável chave.....

viva

4% como? 

cmps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, frugal disse:

viva

4% como? 

cmps

Vê os tópicos de fundos de investimento, as rentabilidade andam nessa percentagem! 

Tens ETF ver esse tópico também andam nessa percentagem; 

Tens as P2P portuguesas Raize ; Portugal Crowd, 

Entre outros.... passa pelos tópicos de investimento...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, gustaferra disse:

Vê os tópicos de fundos de investimento, as rentabilidade andam nessa percentagem! 

Tens ETF ver esse tópico também andam nessa percentagem; 

Tens as P2P portuguesas Raize ; Portugal Crowd, 

Entre outros.... passa pelos tópicos de investimento...

Oi

Isso é tudo muito perigoso. Numa situacao de reforma tens de estar seguro.

DP so dao 1%

Abc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Segundo vários estudos 'Americanos', a rentabilidade média anual de uma carteira equilibrada, com percentagens à volta de 60% ações e 40% obrigações, anda pelos 6% a 8%.

E outra coisa que se tem de ter em conta, quando se fala na ordem de grandeza destes valores de capital, é que além dos juros, se pode ir gastando uma pequena parte do capital base, a chamada SWR - Safe Withdrawal Rate, que pode andar pelos 3% a 4%.

http://www.investopedia.com/terms/s/safe-withdrawal-rate-swr-method.asp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, frugal disse:

Oi

Isso é tudo muito perigoso. Numa situacao de reforma tens de estar seguro.

DP so dao 1%

Abc

Tudo nesta vida é perigoso...

O que interessa é a diversificação. Não se trata de fazer all-ins.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, Cardoso24 disse:

Tudo nesta vida é perigoso...

O que interessa é a diversificação. Não se trata de fazer all-ins.

talvez

embora ja tenha ouvido o contrário

mas esquemas desses novos de altas percentagens nem pensar

abc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, niceboy disse:

Segundo vários estudos 'Americanos', a rentabilidade média anual de uma carteira equilibrada, com percentagens à volta de 60% ações e 40% obrigações, anda pelos 6% a 8%... se pode ir gastando uma pequena parte do capital base, a chamada SWR - Safe Withdrawal Rate, que pode andar pelos 3% a 4%.

Infelizmente, nos tempos que correm, com os índices de acções altos, as taxas de juro muito baixas (como consequência, as obrigações também em alta), a rentabilidade deve ser um pouco mais baixa. Mas a taxa de inflacção também está baixa.

Para mim, o mais interessante da "independência financeira" é seres livre para escolher o que queres fazer, nada te obriga a deixar de trabalhar. Simplesmente podes escolher uma coisa que realmente gostes e sem a pressão de estares dependente do ordenado do mês para pagar as tuas despesas desse mês. Mesmo que trabalhes em part-time ou fizeres trabalhos intermitentes, o risco de esgotares as tuas poupanças passa a ser menor.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, frugal disse:

talvez

embora ja tenha ouvido o contrário

mas esquemas desses novos de altas percentagens nem pensar

abc

Boas @frugal

Porque não? Por exemplo, 5% em algo especulativo? O daytrading é muito mais stressante, cansativo e em que é preciso ter muita agilidade. Só para profissionais.

Que esquemas novos, P2P? Se pensares as taxas de 10% não são como a Dona Branca em que era 10% ao mês e tinhas de recrutar malta para continuar a financiar a pirâmide. Ali são pessoas comuns que precisam de loans para comprar algo, como acontece a todos, em algum momento.

Mas longe de mim estar a querer influenciar-te ou influenciar alguém. Não ganho nada com isso.

Editado por Cardoso24
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, gustaferra disse:

Atenção nas P2P as taxas de 10 ou 12% não é a mesma coisa  tiverem um cartão de crédito a 12% ou um crédito Habitação... 

Quem se financia nas P2P a taxa de 6% pagas muito menos do que na Banca..... As taxas parecem especulativas mas não são....

Quem investe por ex: a 12% a 12 meses teoricamente deveria receber 1000€ * 12% = 120€ de juro 

Mas como o capital é amortizado o calculo é na base mensal sobre o capital em divida, ou seja, 1000/12= 83,33 amortização juro mensal 1%...

1 mes = 1000 x 1% = 10 juros 

2 mes = 916.667 ( 1000-83,333) x 1% = 9.1666

3 mes = 832 ( 916 -83.333 ) x 1% = 8.32667

4 mes = 749 x 1% = 7.49

5 mes = 665 x 1% = 6.65

6 mes = 581.67 x 1% = 5.8167

7 mes = 498 x 1% = 4.98

8 mes = 414 x 1% = 4.14 

9 mes = 330 x 1% = 3.30

10 mes = 246x1% = 2.46 

11 mes 162 x 1% = 1.62

12 mes 83 x 1% = 0.83

Se somarem os juros dá = 64,77 para os 120€ vai uma diferença, ou seja a taxa efectiva é de 64,77/1000 = 6.47% é especulação ? 

A única vantagem neste método podemos ir indo reinvestindo todos os meses, mas uma taxa teórica de 12% é razoável e vai em conta alguns investimentos por exemplo fundos de investimento. 

Quando vejo malta a defender investimentos em P2P a 2 anos e a empresa x tem ranking A e dá 5,5% eu fujo, porque a taxa efectiva é muito menor e o risco da empresa falhar pode acontecer e recuperar o capital é muito mais difícil....

há 2 horas, Cardoso24 disse:

Boas @frugal

Porque não? Por exemplo, 5% em algo especulativo? O daytrading é muito mais stressante, cansativo e em que é preciso ter muita agilidade. Só para profissionais.

Que esquemas novos, P2P? Se pensares as taxas de 10% não são como a Dona Branca em que era 10% ao mês e tinhas de recrutar malta para continuar a financiar a pirâmide. Ali são pessoas comuns que precisam de loans para comprar algo, como acontece a todos, em algum momento.

Mas longe de mim estar a querer influenciar-te ou influenciar alguém. Não ganho nada com isso.

viva

que empresas que emprestam dinheiro são essas?

Emprestam dinheiro a menor taxa?

Não conheço ninguem que se financie assim.

Duvido muito que os bancos deixem de ser competitivos. 

Meter uma quantia substancial num site desses manhosos nao é um risco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, master-chief disse:

Frugal... quantia substancial eu nao meto...

nao me inspiram confiança nenhuma

mas vá... era gajo para meter 100€ numa merda dessas! Mais tenho as minhas dúvidas

O Risco de meter um valor substancial numa corretora, ou num produto bancário que não tenha "capital garantido" o risco é o mesmo. 

Ve-se o caso dos produtos do BES, Banif, acções do B Popular, uma corretora estrangeira foi falência uns meses atrás não me recordo qual.... 

Seja qual for a tipologia de investimento convém "seguir" de perto o produto / banco/ correctora/ empresa financeira / empresa . Caso, não se tenha tempo, é preferivel ter uma gestão passiva sobre esse produto, ter um gestor que faço os investimentos por si..... Temos os fundos investimento; gestores de conta ; sociedade financeiras...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites