Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• obrigações Banif 2012/2014 - Será bom investimento?

Ramiro Costa

Recommended Posts

tem razão e já corrigi mas não fui a tempo mas tiro-lhe o chapeu :)

Pois pareceu-me ter visto :) mas não tem mal, eu secalhar também já disse muitas vezes para fazerem isto ou aquilo mas sei que foi desabafo, até porque ninguém tema  capacidade de persuadir seja quem for a fazer alguma coisa heheh!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 153
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

46

• --------

25

• Bushy

18

Relativamente a este assunto, venho ao encontro do que o David afirmou. Falando por mim, eu não tenho conhecimentos específicos em análise financeira para poder fazer, com critério e segurança científica, opções de investimento. Nessa medida, tenho que me valer dos conselhos que recebo, das leituras que vou fazendo dos jornais e revistas (leio todos os dias, "religiosamente", o Público e ao fim de semana o Expresso, para além de assinar todas as revistas da Deco/Proteste e ler também, sempre que posso, o Diário Económico) e de me valer também, e como é lógico, do meu... bom senso.

Mais do que isto, e o amigo Bushy que me desculpe, não posso atingir. Já não tenho idade, nem disposição, nem saúde, nem gabarito para me embrenhar em estudos e análises da alta-finança.

Para obviar essa situação - que é a mesma em que se encontra, suponho eu, mais de 90% dos portugueses... é a tal "ileteracia financeira" que o David referiu - embora eu não me considere um "tapado" mas, claro, há muita coisa, muito aspeto "técnico", que me passa ao lado... - para obviar essa situação, dizia, sou "obrigado" a confiar nos Advisers dos bancos. Claro, faço sempre o "cruzamento da informação" - talvez seja a vantagem de trabalhar com vários bancos... falo com um, depois falo com outro e  outro e... depois, da "média" (e do que leio e vou ouvindo) formulo a minha opinião e... decido.

Agora "contas", verdadeiramente, como essas que o Bushy refere... não, dessas não faço, ou melhor,... dessas não sei fazer. Sou o primeiro a admiti-lo.

Aliás, isso só vem provar que estes meandros do dinheiro (como a própria vida) sorri é aos espertos, aos preparados, áqueles que têm bagagem/conhecimentos para se moverem nestas áreas específicas e muito técnicas. Esses é que conseguem rendibilizar eficazmente o seu património e vê-lo aumentar mesmo em épocas de recessão. Os "parvónios" como eu, bem... esses vêem o seu dinheiro escoar-lhes das mãos como grãos de areia, ser "comido" por comissões e impostos, sem conseguirem obter a mínima rendibilidade nas suas aplicações.

É esta a realidade com que eu me deparo. Não será muito diferente à da maioria dos meus concidadãos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro entendo e aceito tudo o que escreveu, então deixo aqui pelo menos umas questões que deve sempre saber no mínimo antes de entrar em algo até DP,

-Divida de longo prazo e curto prazo da empresa= passivo ( longo prazo ou corrente)/capital próprio

-encargos financeiros/volume de negócios

-liquidez da empresa (rácios de liquidez)

-futuro da empresa e negocio

pelo menos isto, porque assim sabe quanto deve a cp e a lp, se o que ganha paga os encargos financeiros e qual a liquidez da empresa e tudo isto a 1,2,3 anos pelo menos.

Em caso de produtos estruturados continuo a dizer é entrar em terrenos desconhecidos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 7 months later...