Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• obrigações Banif 2012/2014 - Será bom investimento?

Ramiro Costa

Recommended Posts

• Respostas 153
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

46

• --------

25

• Bushy

18

Ramiro, já tentou obter informações acerca da abertura de conta num banco alemão, por exemplo?

Ouvi dizer que se o património for considerável (certamente mais de 100.000€ mas talvez ainda mais: o que não parece ser um entrave no seu caso) é possível abrir a partir de uma sucursal portuguesa do Deutsche Bank, por exemplo, uma conta sediada na Alemanha.

É que denoto muita preocupação no seu discurso, e penso que talvez fosse uma boa solução para si. Obviamente o rendimento deverá ser muito menor, mas como sabemos o rendimento está intrinsecamente relacionado com o risco.

Abertura de conta na Alemanha? Então se o homem não quer DPs com 4% pq acha pouco, voces mandam-no para onde lhe vao pagar metade ou nem isso?

Ramiro, deixo-lhe mais uma opinião. Eu no seu lugar dividia em 3 partes iguais:

1/3 Privat Bank (sou lá cliente já há uns anos e tenho a melhor opinião deles, mas não punha lá o meu dinheiro todo, como não ponho em banco nenhum)

1/3 ES Liquidez, até aparecer um DP promocional com uma taxa atractiva (com um pedido expresso ao PFA para avisar caso a rentabilidade desça muito)

1/3 num DP noutro banco (o que lhe der melhor taxa).

Parece-me uma forma de dormir descansado a noite sem medos e com uma rentabilidade minimamente decente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ui, lá vamos nós para os negócios com terrenos....

Se o Ramiro quer dormir descansado, negócios destes eram a última coisa que recomendaria. Não há garantia nenhuma que qualquer terreno que se compre valha mais daqui a 5/10 anos. Pode acontecer precisamente o contrário. E arranjar comprador? E impostos sobre esse terreno?

Não se meta isso, é o conselho que lhe dou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também não me parece boa ideia o terreno. Nem um apartamento, nem uma casa, carro ou bicicleta...

eu vou dizer o que vou fazer para a semana e vou estar como o Ramiro vou comprar esfg2014 pelo potencial de valorização e devo comprar ot2037 ou chipre2020 tambem pela valorização

Queres dizer esfg2019? Essas famosas do chipre quem as comercializa cá em PT?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpe perguntar, "bitoque", mas como vai aplicar o seu dinheiro nesse Privat? (é o tal banco da Letónia, não é?) Num depósito a prazo? Qual foi a taxa que contratualizou? Por quanto tempo?...

Confesso, eu tenho imensos "anticorpos" relativamente a colocar o meu dinheiro (que tanto me custou a ganhar) num banco de que NUNCA ouvi falar e de um país tão ou mais periférico do que o nosso, mas... se a taxa for interessante, estava capaz de "arriscar" uns 50 ou 75 mil euros num depósito.

Será que estarei a fazer bem?... (o meu receio é se esse banco, do dia para a noite, fecha o balcão que tem aqui na capital e... se põe a milhas! Depois, como faço? Vou protestar para Riga? Isto tira-me o sono!...)

Caro Ramiro.

Não vou aplicar  , já apliquei.

O privat é muito simples .

Primeiro é só abrir uma conta à ordem  , mesmo sem dinheiro.

Logo que queira transfere para essa mesma conta o valor que quiser.

A partir dai é tudo online.

Com o dinheiro na sua conta à ordem vc faz que quizer.

Tem prazos para muitos gostos , e cada prazo o seu valor , esse link é o preçario http://www.privatbank.pt/PORTUGALE/download/Documentos/as_privatbank_pre-ft-201201.pdf

No meu caso foi isso que fiz , abri a conta em abril em vilamora ( essa agencia já fechou)

pode abrir as contas que quizer nos varios prazos sempre online.

tem aqui o link do banco http://www.privatbank.pt/pt/private/

e aqui no forum

http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=325.0

Tem mais informação aqui  http://trocospormiudos.blogs.sapo.pt/2040.html

sinta-se Á vontade

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Habitualmente, as minhas taxas são "negociadas". Nunca faço as aplicações pela taxa que nos é oferecida "online". Serve apenas como referência. Com base nessa taxa, peço ao meu gestor um "esforço" no sentido de a melhorar, ele diz-me que vai falar com a "administração", com um "superior" e, quando me telefona de volta, normalmente, traz-me uma taxa melhorada uns "posinhos". Não é muito, mas... sempre é melhor do que nada. Ainda me aconteceu isso esta semana que passou, quando pedi "cotações" de taxas de DP a vários bancos, no sentido de colocar a liquidez que possuo. Perguntaram-me qual era o montante que iria aplicar e, perante esse valor, ficaram de me apresentar uma proposta.

Neste "Privat" não dá para negociar as taxas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr Ramiro.

Na verdade liguei para a agencia do PORTO , para negociar 40K.

A resposta foi que já não estavam autorizados  a negociar ( Negociavam antes)

Como não encontro melhor , acabei por abrir uma nova conta E-pé de meia  a 5.45 ao ano

Aqui tempo é dinheiro  .

No entanto O Sr Ramiro tente ,ligue  nada custa. No Porto parecem boas pessoas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sr Ramiro.

Na verdade liguei para a agencia do PORTO , para negociar 40K.

A resposta foi que já não estavam autorizados  a negociar ( Negociavam antes)

Como não encontro melhor , acabei por abrir uma nova conta E-pé de meia  a 5.45 ao ano

Aqui tempo é dinheiro  .

No entanto O Sr Ramiro tente ,ligue  nada custa. No Porto parecem boas pessoas.

Eu já visitei a agência do Privat em Lisboa, no parque das nações. Não tive foi coragem para abrir conta nem, confesso, tinha a minha mulher por perto para assinar os papéis (não sei se ela assinaria... ainda é mais desconfiada do que eu...  :D ).

Seja como for, será uma possibilidade. Pelo menos para uma quantia relativamente pequena, só para diversificar.

Desculpe fazer-lhe (mais) esta pergunta, mas... já alguma vez levantou dinheiro do Privat? Depositar, pode ser fácil mas... e levantar? Não colocam problemas? É identico ao que se passa com os outros bancos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite Sr Ramiro.

ainda não transferi de lá dinheiro , esta  conta tem 6 meses , tem prazo para 1  ano.

É um pé de meia que se pode reforçar mesmo com 20€. Claro que reforço com mais.

Dá para fazer em prazos mais curtos , mas são menos remunerados.  A 3 meses tem juro a

5.2

As tranferencias tem limite de 2000€ , mas pode transferir 20000, se definir um telemovel para receber sms  com numeros de segurança .Este banco é feito tudo online  , por isso tem menos custos .

O que pode fazer é abrir conta , que tem agencia perto. Depois fica com o banco em casa pode entrar na sua conta á ordem mesmo a Zeros , e tentar perceber a mecanica do site . Em caso de duvidas  tem um chat que pode sempre fazer perguntas . Quandp se sentir mais confiante ,é só investir.

Quando eu quizer fazer uma tranferencia , é só ter os valores à ordem . possivelmente poderão surgir algumas duvidas , mas nessa altura tira-las -ei pelo chat.

Eles mesmo já me chegaram a ligar , para  puderem me explicar melhor.

Compreendo perfeitamento os seus receios , andei tambem algum tempo da mesma forma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desculpe fazer-lhe (mais) esta pergunta, mas... já alguma vez levantou dinheiro do Privat? Depositar, pode ser fácil mas... e levantar? Não colocam problemas? É identico ao que se passa com os outros bancos?

É idêntico. Já lá tenho conta há um par de anos e já fiz vários depósitos/levantamentos. Nunca tive qualquer problema.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante investidor conservador

Sr. Ramiro, penso que perdeu uma boa oportunidade. A taxa era muito boa. Apliquei 100.000 eurs. É um banco portugues que está no caminho certo. Volte a essa agência abra a conta e aplique o dinheiro. Continuam a ter boas taxas. Aproveite.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tambem acho que o sr.Ramiro fartou-se de tanto génio de investimento e viu que isto é muita confusão e tirou mas é aquelas férias que sempre falamos que um dia vamos fazer.

Boa noite, amigos.

Não. Infelizmente, não estive de férias. Como sabem tenho estado doente (fui operado recentemente a uma coisa ruim no cérebro) e tenho sido alvo de um tratamento que me obriga a sucessivos internamentos. Levei para o hospital o meu laptop, mas pouco o abri. O ânimo estava (e ainda está) muito em baixo. Tem sido um período muito penoso (e doloroso), que agora, em casa, penso ultrapassá-lo como apoio da família. Mas tudo vai... devagar.

Relativamente aos meus "investimentos", deixei tudo em stand-by. Não quis tomar decisões sem ter a certeza de que estaria a fazer um bom investimento. Tenho um filho a viver no estrangeiro, em Bridgeport (Connecticut) e uma filha (e 2 netos) que vive(m) no Norte. Portanto, não possuo familiares próximos a quem possa recorrer para acompanharem (ou se interessarem) por estas aplicações e a minha mulher, coitada, ainda anda mais preocupada do que eu e pouco percebe de "finanças".

Portanto, a decisão que tomei foi colocar a minha disponibilidade em fundos de tesouria (125 mil euros no Banif e 82 mil no BES) - até porque, com o meu frágil estado de saúde, poderia precisar do dinheiro para uma energência ou recaída - para que, mais tarde e com calma, possa vir a aplicar as minhas poupanças em produtos adequados ao meu perfil. Não me quis precipitar e acho que não fiz mal.

Na próxima terça, dia 20, tenho o meu último internamento para tratamento. Devo vir para casa, recuperar, no fim de semana seguinte. Se Deus quiser, no início de Dezembro estarei com outra disposição e com mais ânimo para falar sobre este assunto. Mas prometo que, sempre que me for possível, não deixarei de dar uma olhadela a este fórum. Actualmente, confesso, estou sem grande estusiasmo e com a "moral" um tanto de rastos.

De qualquer forma, se quiserem deixar ficar algumas dicas sobre a forma de eu aplicar estas minhas poupanças, prometo que responderei logo que me seja possível.

Só vos tenho que agradecer pelo apoio que têm demonstrado.

Muito e muito obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda tem este investimento por poucos dias obrigações constituidas por 3 obrigações telecoms; Portugal;Espanha e Italia com juros pagos ao mês a 6,5% nos proximos 3 anos no Best

afer não se pode dizer que isso são obrigações senão vai-se confundir de novo a malta toda ahaha, são CLNs e portanto não é exactamente a mesma coisa, agora não deixa de ser uma optima aplicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

afer não se pode dizer que isso são obrigações senão vai-se confundir de novo a malta toda ahaha, são CLNs e portanto não é exactamente a mesma coisa, agora não deixa de ser uma optima aplicação.

Boa tarde. Isso dos "CLN" é seguro ou é um produto de risco elevado? (não faço a mínima ideia do que isso seja, mas, naturalmente, posso informar-me na Net)

Eu tenho conta no Best e, até terça-feira, posso transferir para lá o dinheiro. Há algum montante mínimo?

Talvez o melhor seja eu pedir essa informação junto do meu "Personal Advisor" do Best, embora eu tenha sempre receio que eles me "pintem o melhor dos mundos" só para me apanharem lá (mais) dinheiro. [Talvez esteja a ser injusto com estes funcionários do banco, mas não tenho grande confiança nesta gente... coitados, não lhes levo a mal, querem "atingir objetivos" e, vai daí, tudo o que "cair na rede é peixe"...].

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde. Isso dos "CLN" é seguro ou é um produto de risco elevado? (não faço a mínima ideia do que isso seja, mas, naturalmente, posso informar-me na Net)

Eu tenho conta no Best e, até terça-feira, posso transferir para lá o dinheiro. Há algum montante mínimo?

Talvez o melhor seja eu pedir essa informação junto do meu "Personal Advisor" do Best, embora eu tenha sempre receio que eles me "pintem o melhor dos mundos" só para me apanharem lá (mais) dinheiro. [Talvez esteja a ser injusto com estes funcionários do banco, mas não tenho grande confiança nesta gente... coitados, não lhes levo a mal, querem "atingir objetivos" e, vai daí, tudo o que "cair na rede é peixe"...].

Amigo Ramiro existe um tópico a explicar este produto, é um produto complexo que não é fácil de explicar, porque coloca pelo meio termos um pouco fora do âmbito do investidor comum como CDS etc...mas muito resumidamente os CLNs apresentam risco de crédito da entidade emitente e de referência, no caso do Best o emitente é o BESI e referência, e no caso em concreto falado pelo afer, é a PT,a Telefónica e a Telecom Italia.

Isso dos produtos seguros vale o que vale, acho que já se debateu muito essa questão.

São produtos estruturados de 3 obrigações séniores destas 3 operadoras, e pagam-lhe um juro de 6,50%TANB com cupão mensal, do mesmo modo como as obrigações poderá vender o CLN, o seu gestor de conta não deverá explicar isto muito diferente, porque a explicação básicamente é isto, nem o vai pintar melhor nem pior :) mas na minha opinião o Ramiro devia era de estar sossegadinho e deixar estas coisas para segundo plano, tem o dinheiro aplicado pelo que percebi, e portanto não se preocupe com mais coisas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigo Ramiro existe um tópico a explicar este produto, é um produto complexo que não é fácil de explicar, porque coloca pelo meio termos um pouco fora do âmbito do investidor comum como CDS etc...mas muito resumidamente os CLNs apresentam risco de crédito da entidade emitente e de referência, no caso do Best o emitente é o BESI e referência, e no caso em concreto falado pelo afer, é a PT,a Telefónica e a Telecom Italia.

Isso dos produtos seguros vale o que vale, acho que já se debateu muito essa questão.

São produtos estruturados de 3 obrigações séniores destas 3 operadoras, e pagam-lhe um juro de 6,50%TANB com cupão mensal, do mesmo modo como as obrigações poderá vender o CLN, o seu gestor de conta não deverá explicar isto muito diferente, porque a explicação básicamente é isto, nem o vai pintar melhor nem pior :) mas na minha opinião o Ramiro devia era de estar sossegadinho e deixar estas coisas para segundo plano, tem o dinheiro aplicado pelo que percebi, e portanto não se preocupe com mais coisas.

Tem razão, David. Por muita vontade que eu tenha, este não é o momento da minha vida para eu tomar "decisões de investimento". Tenho o dinheiro que foi libertado, recentemente, de DP aplicado em Fundos de Tesouraria (do Banif e do BES) e vou deicar estar tudo como está. Só quando regressar do tratamento e me sentir melhor, com outra motivação e enetgia, pensarei em novas aplicações.

Confesso, quando coloquei o dinheiro em Fundos de Tesouraria não era com a intenção de que ficassem lá mais do que duas ou três semanas, mas como não me encontro muito bem de saúde e como também não há "aplicações alternativas" muito consensuais e que valham, de facto, a pena, o melhor mesmo será aguardar por melhores dias... para mim e para o dinheiro. A vida é assim... quando enfrentamos certo tipo de problemas, tudo se relativiza...

Um abraço a todos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites