Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• obrigações Banif 2012/2014 - Será bom investimento?

Ramiro Costa

Recommended Posts

• Respostas 153
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

46

• --------

25

• Bushy

18

O assunto com que abri este tópico esgotou-se, pois acabei por não subscrever as ditas obrigações do Banif.

Só que agora tenho outro problema... (até nem sei se deva abrir outro tópico para o discutirmos). Tenho amanhã a vencer-se o DP (são cerca de 125 mil euros que vou ter disponíveis) e não sei, exatamente, como os devo aplicar.

Reaplicá-los em DP novamente julgo que está fora de questão. A melhor taxa que consegui foram 4% brutos (2,8% liquidos) o que eu acho ser manifstamente pouco.

Em alternativa pensei comprar obrigações no mercado secundário, só que esta tarefa - da escolha criteriosa das obrigações - requer conhecimentos técnicos que não possuo. Falaram-me aqui de duas (esfg2019 e ot2037), mas, sinceramente, não sei se, no atual estado das coisa, é boa política confiar no Estado português (no caso das ot's) ou entrar em "subordinadas", mesmo sendo do ES (nem sabia o que eram "subordinadas"... só hoje li alguma coisa sobre isso).

Mesmo assim, hoje sondei 2 gestores (best e big) sobre esta possibilidade de compra destas 2 obrigações e, ambos, aconselharam-me não fazê-lo.

Como devem imaginar, isso lança-me bastante perplexidade... Quero aplicar o meu dinheiro, fruto de uma vida de trabalho (e sacrifícios!... não fica mal dizê-lo), e sinto esta incerteza, estas informações contraditórias, este receio que me infundem de que, se não for bem aplicado, até posso PERDER o dinheiro que com tanta dificuldade fui juntando. Isso, natutalmente, perturba-me, e deixa-me sem saber o que fazer.

E olhem que eu não sou um iletrado ou inexperiente na vida empresarial... A situação em que vivemos é que é, a meu ver, imensamente volátil e preocupante. Daí a necessidade imperiosa de eu agir com precaução nesta aplicação de capital que vou fazer.

Gostava era de ter uma luz, um farol, que me guiasse na aplicação destas minhas poupanças nesta escuridão que é o futuro de Portugal e da Europa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O assunto com que abri este tópico esgotou-se, pois acabei por não subscrever as ditas obrigações do Banif.

Só que agora tenho outro problema... (até nem sei se deva abrir outro tópico para o discutirmos). Tenho amanhã a vencer-se o DP (são cerca de 125 mil euros que vou ter disponíveis) e não sei, exatamente, como os devo aplicar.

Reaplicá-los em DP novamente julgo que está fora de questão. A melhor taxa que consegui foram 4% brutos (2,8% liquidos) o que eu acho ser manifstamente pouco.

Em alternativa pensei comprar obrigações no mercado secundário, só que esta tarefa - da escolha criteriosa das obrigações - requer conhecimentos técnicos que não possuo. Falaram-me aqui de duas (esfg2019 e ot2037), mas, sinceramente, não sei se, no atual estado das coisa, é boa política confiar no Estado português (no caso das ot's) ou entrar em "subordinadas", mesmo sendo do ES (nem sabia o que eram "subordinadas"... só hoje li alguma coisa sobre isso).

Mesmo assim, hoje sondei 2 gestores (best e big) sobre esta possibilidade de compra destas 2 obrigações e, ambos, aconselharam-me não fazê-lo.

Como devem imaginar, isso lança-me bastante perplexidade... Quero aplicar o meu dinheiro, fruto de uma vida de trabalho (e sacrifícios!... não fica mal dizê-lo), e sinto esta incerteza, estas informações contraditórias, este receio que me infundem de que, se não for bem aplicado, até posso PERDER o dinheiro que com tanta dificuldade fui juntando. Isso, natutalmente, perturba-me, e deixa-me sem saber o que fazer.

E olhem que eu não sou um iletrado ou inexperiente na vida empresarial... A situação em que vivemos é que é, a meu ver, imensamente volátil e preocupante. Daí a necessidade imperiosa de eu agir com precaução nesta aplicação de capital que vou fazer.

Gostava era de ter uma luz, um farol, que me guiasse na aplicação destas minhas poupanças nesta escuridão que é o futuro de Portugal e da Europa.

Ramiro quando alguém lhe afirma algo pergunte porque e que expliquem esse porque, porque o best e o BIG dizerem que não é fácil, mas fundamentem é outra coisa, eu comprei a 2/10 a 75 e hoje posso vender a 83 mais o juro, quanto a portugal o ano passado todos diziam que não e comprei ot2013 a 90 e vendia 101.6 e agora os mesmos senhores dos bancos dizem muito bem, logo como já lhe disse uma vez pessoal dos bancos é como achar uma agulha no palheiro, mas como lhe disse quando lhe afirmam uma coisa pergunte sempre para explicarem para burros o porque e com números, é o que faço e ai vê quem tem à sua frente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Zédopipo

mas alguém aqui acredita numa falência da ESFG um grupo mundial onde tem um aumento do lucro de 500% do resultado liquido em 2012 no 1ºsemestre

http://www.esfg.com/LinkClick.aspx?link=2012%2fESFG+Announces+H112+Results+II.pdf&tabid=38&mid=1283

vejam a fig. 1 ( já pareço o V.Gaspar com os gráficos) :) .

assim claro que penso em entrar que não cabe na minha cabeça que alguma destas empresas entre em falência.

Logo tudo depende não se pode meter tudo no mesmo saco.

Bushy o que cada um acredita é pessoal e não uma verdade universal. mas alguém acreditava que o Lehman Brother ia Falir! Que a Enron ia Falir! Eu sou pragmático e no mundo real tudo pode acontecer.

Vejam o que vê quem investiu nestas outrora grandes empresas!!

http://www.lehman.com/

http://www.enron.com/

Noutro ponto, quando se fala em dívida não estamos a falar somente de falência, estamos a falar em reestruturação de dívida que é bastante mais real que a falência e que aconteceu por exemplo com as perpétuas do BES e BCP.

Para além do mais não existe a meu ver nenhum fator digno de registo acerca do ESFG, estou certo que os balanços da Enron e do Lehaman Brother também impressionavam qualquer um... é tudo uma questão de como se apresenta os números. Por exemplo o que interessa ter um banco a apresentar aumento de resultados se isso é baseado em aumento de comissões para colmatar crédito mal parado! Há que olhar para a situação social onde o banco atua e não somente para números, esses são manipuláveis...

Depois temos a questão de andar atrás de taxas de juro quando se pretende é não perder o que se ganhou. Eu ajudo na gestão das poupanças da minha família, falo com diversas pessoas antes de tomar uma decisão e parto de um principio que é simples: se o obetivo é preservar  o que se têm obviamente o perfil de investimento tem de ser conservador ou seja DP, Cert.Aforro e algumas Obrigações desde que sejam não subordinadas e de entidades a quem a pessoa reconheça seriedade e tenha boa reputação no mercado.

Quando no BES a certa altura propuseram aplicar uns meros 1% do patrimonio da minha familia nas malfadadas perpétuas eu aconselhei logo que não fosse sequer tido em conta essa hipótese, nem um cêntimo... em vez disso colocou-se em algo mais conservador, mas ainda lá está todo!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Zédopipo

Caro Zé do Pipo

Tem-se falado neste forum nestas obrigações ISIN XS0458566071 do ESFG perdoe-me a minha ignorância mas como é que eu verifico se são ou não subordinadas?

Obrigado

Olá RUIF

Tem de se consultar a ficha técnica de obrigação ou pesquisar na net por documentação associada ao ISIN da obrigação

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR36115.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha modesta opinião investir em obrig. de 2037 da divida publica é um tiro no escuro é mais que evidente que Portugal não vai pagar a divida na totalidade , agora se fôr para vender (especulação) com algum ganho daqui a 1 ou dois anos tá bem , agora é preciso é saber se daqui a dois anos não acontece como a grecia que quer avançar já para um segundo perdão.

Quanto as ditas obrigações do Bes , pois essa historia de sobordinadas é um pouco secundario porque se o grupo Espirito S. falir vai sobrar para todos , vamos partir do ponto que isso não acontece e até sabemos que este banco opera internacionalmente em economias que ainda não estão em crise gerando luros, tal como tambem não usou dinheiro da troica o que não aconteceu com o BPI ;BCP ; BANIF.CGD, vamos acreditar, ainda que esta palavra tenha perdido valor

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha modesta opinião investir em obrig. de 2037 da divida publica é um tiro no escuro é mais que evidente que Portugal não vai pagar a divida na totalidade , agora se fôr para vender (especulação) com algum ganho daqui a 1 ou dois anos tá bem , agora é preciso é saber se daqui a dois anos não acontece como a grecia que quer avançar já para um segundo perdão.

Quanto as ditas obrigações do Bes , pois essa historia de sobordinadas é um pouco secundario porque se o grupo Espirito S. falir vai sobrar para todos , vamos partir do ponto que isso não acontece e até sabemos que este banco opera internacionalmente em economias que ainda não estão em crise gerando luros, tal como tambem não usou dinheiro da troica o que não aconteceu com o BPI ;BCP ; BANIF.CGD, vamos acreditar, ainda que esta palavra tenha perdido valor

Embora, a rigor da verdade, ESFG não é Grupo Espirito Santo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas mesmo assim prefiro que divida publica de medio longo praso que é quase certo que não vai pagar a totalidade a não ser especulação que pode dar uns cobres em pouco tempo

Concordo, OTs...não me parece uma boa aposta, mas...para quem não perde o sono a pensar que pode acordar no outro dia sem dinheiro força ahaha!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acabei de saber e passo a palavra:  vai haver nova emissão destas obrigações Banif

Fale  com o seu gestor no banif  . Ainda vai  a tempo. Estas ainda não publicitadas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a informação.

E quanto às condições? Sabe dizer-me se são iguais às da emissão anterior ou serão melhoradas?

Ramiro nunca se compra obrigações nas emissões, é melhor sempre no mercado secundário porque tem rend. mais altas e do Banif é de ter cuidado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro nunca se compra obrigações nas emissões, é melhor sempre no mercado secundário porque tem rend. mais altas e do Banif é de ter cuidado.

Pois. Tem razão Bushy. Já me tinham dito isso.

Mas eu tenho o dinheiro "parado", à espera de o aplicar convenientemente, e quando vejo ou me é sugerida uma possibilidade, imediatamente procuro saber se é uma boa opção.

Pelo visto, estas obrigações do Banif não o são... (embora tenham sido vendidas muito, muito rapidamente, num "abrir e faxhar de olhos"... pergunto: quem as compra não sabe que está a fazer um mau negócio?)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se concordo com ser "mau negócio". O mercado secundário também não é nenhum mar de rosas. A maior limitação do primário prende-se com os montantes disponíveis e com o rateio.

Mas mesmo que vá para mercado secundário, não há nenhuma garantia que comprar obrigações do Banif seja mais vantajoso desse modo. É necessário que o preço de compra desça e que haja liquidez suficiente para satisfazer as ordens de compra/venda. Salvo caia alguma notícia agora escandalosa em relação ao Banif, é pouco provável que a cotação delas caia a pique pouco depois da sua emissão. Aliás, sendo apenas de dois anos, dificilmente em condições normais vamos observar grandes descontos no preço.

Uma das razões pela qual os investidores as aceitam vender abaixo do preço de compra é porque em parte também já foram compensados pelos cupões recebidos durante o decorrer da obrigação. Numa emissão onde ainda não houve quase nenhum juro pago não vão haver muitos investidores que queiram assumir perdas logo de início. Da última vez que vi as cotações das obrigações da Sonae emitidas este ano estavam acima de 100%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro, deixe o dinheirinho no Liquidez que sempre vai dando á volta dos 4% liquidos, ou seja, secalhar não encontra muito melhor por agora, e fica descansado, vai dando uma olhadela e se baixar dos 3% liquidos resgata...porque senão o meu amigo ainda dá em maluco com essa procura insessante de produtos "bons"  ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro, deixe o dinheirinho no Liquidez que sempre vai dando á volta dos 4% liquidos, ou seja, secalhar não encontra muito melhor por agora, e fica descansado, vai dando uma olhadela e se baixar dos 3% liquidos resgata...porque senão o meu amigo ainda dá em maluco com essa procura insessante de produtos "bons"  ;D

Tem razão, David, dou mesmo em "doido"!

Aliás, a minha úlcera já tem dado sinais de si, só pela preocupação que este assunto - da aplicação do dinheiro - me tem dado.

Por falar neste assunto das obrigações Banif 2012/2014, li hoje na "Proteste Investe" que eles NÃO recomendam este produto, precisamente, devido à enorme incerteza em que o banco Banif se encontra.

Já descartei - de vez! - a ideia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tem a PT em torno dos 6% não é mau é bastante conservadora e risco moderado.

[table]  [tr] [td]PORTEL 4.5 06/16/25[/td] [td]6,0%[/td] [td]50.000,00[/td] [td]87,52%[/td] [td]4,500%[/td][/tr][/table] 16-06-2025[/t][/t]

[table]  [tr] [td]PORTEL5.875 04/17/18[/td] [td]5,8%[/td] [td]100.000,00[/td] [td]100,28%[/td] [td]5,875%[/td] [td]17-04-2018[/td][/tr][/table]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Agradeço a informação.

E quanto às condições? Sabe dizer-me se são iguais às da emissão anterior ou serão melhoradas?

Boa tarde Ramiro.

Eu estou na mesma situação de Voçê. Com algum dinheiro pendurado no Banif ,porque acabou o prazo. Quando fui lá para o transferir para o privat , o gerente quis falar comigo , no sentido de o investir nesta nova emissão .

Os documentos que recebi foram os da primeira emissão , para me dar uma ideia das condições.

Aceitei esperar ,porque gosto do juro , mas  só deixei 25 K , o restante foi para o privat.

Penso, mas não posso afirmar , que será igual . Penso que  a partir do dia 5 novembro ou  muito perto disso se saberá. 

Tambem se for pior ...adeus Banif

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde Ramiro.

Eu estou na mesma situação de Voçê. Com algum dinheiro pendurado no Banif ,porque acabou o prazo. Quando fui lá para o transferir para o privat , o gerente quis falar comigo , no sentido de o investir nesta nova emissão .

Os documentos que recebi foram os da primeira emissão , para me dar uma ideia das condições.

Aceitei esperar ,porque gosto do juro , mas  só deixei 25 K , o restante foi para o privat.

Penso, mas não posso afirmar , que será igual . Penso que  a partir do dia 5 novembro ou  muito perto disso se saberá. 

Tambem se for pior ...adeus Banif

Desculpe perguntar, "bitoque", mas como vai aplicar o seu dinheiro nesse Privat? (é o tal banco da Letónia, não é?) Num depósito a prazo? Qual foi a taxa que contratualizou? Por quanto tempo?...

Confesso, eu tenho imensos "anticorpos" relativamente a colocar o meu dinheiro (que tanto me custou a ganhar) num banco de que NUNCA ouvi falar e de um país tão ou mais periférico do que o nosso, mas... se a taxa for interessante, estava capaz de "arriscar" uns 50 ou 75 mil euros num depósito.

Será que estarei a fazer bem?... (o meu receio é se esse banco, do dia para a noite, fecha o balcão que tem aqui na capital e... se põe a milhas! Depois, como faço? Vou protestar para Riga? Isto tira-me o sono!...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro, já tentou obter informações acerca da abertura de conta num banco alemão, por exemplo?

Ouvi dizer que se o património for considerável (certamente mais de 100.000€ mas talvez ainda mais: o que não parece ser um entrave no seu caso) é possível abrir a partir de uma sucursal portuguesa do Deutsche Bank, por exemplo, uma conta sediada na Alemanha.

É que denoto muita preocupação no seu discurso, e penso que talvez fosse uma boa solução para si. Obviamente o rendimento deverá ser muito menor, mas como sabemos o rendimento está intrinsecamente relacionado com o risco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro, já tentou obter informações acerca da abertura de conta num banco alemão, por exemplo?

Ouvi dizer que se o património for considerável (certamente mais de 100.000€ mas talvez ainda mais: o que não parece ser um entrave no seu caso) é possível abrir a partir de uma sucursal portuguesa do Deutsche Bank, por exemplo, uma conta sediada na Alemanha.

É que denoto muita preocupação no seu discurso, e penso que talvez fosse uma boa solução para si. Obviamente o rendimento deverá ser muito menor, mas como sabemos o rendimento está intrinsecamente relacionado com o risco.

Vou informar-me junto do Deutsche Bank. Ouvirei o que eles têm para me dizer.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites