Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• obrigações Banif 2012/2014 - Será bom investimento?

Ramiro Costa

Recommended Posts

qualquer dia faço um curso de investimentos porque acho que muita gente é enganada pelos gestores e pelo que lêem só metade das coisas, uma coisa é o cupão outra é a yield, se o preço está acima dos 100 logo não podem ganhar o cupão por inteiro.

É certo que muitos produtos têm indicadores de rendibilidades complicados, mas não entendo quais as dúvidas em relação a obrigações.... O Cupão é pago sobre o valor nominal e "dá" o equivalente a um depósito a prazo em relação ao valor nominal. A yeld é a rendibilidade até a maturidade tendo em conta o tal depósito a prazo e a diferença entre o valor de compra e o valor nominal

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 153
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Ramiro Costa

46

• --------

25

• Bushy

18

Amigos se quiserem esperar cerca de 15 dias segundo informações vamos ter aí emissão de uma nova tranche de obrigações da EDP a 4 anos e taxa de 6 e pouco o que não é mau para a empresa que é

Vários gestores de carteiras me disseram que não é aconselhável comprar obrigações na altura da emissão. Afirmaram que, para quem prefere aplicar os seus investimentos em obrigações, é bem melhor negócio fazer aquisições no mercado secundário...

Sinceramente, não sei quais as razões "técnicas" que estão por detrás deste conselho, mas que são vários os gestores a dizer-me o mesmo... lá isso.

Ainda nestas últimas emissões destinadas ao retallho (da Zon, Ren, Continente, Edp) eu contactei sempre os meus gestores no sentido da possibilidade da compra destas obrigações e todos eles disseram a mesma coisa:  "não vá a estas emissões...esqueça... se quer aplicar em obrigações, vamos ao secundário, analisamos bem as melhores opções do momento, e tenho a certeza que fará melhores negócios". Todos me disseram isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tendo em conta as yields atuais no mercado secundário, não estou bem a ver como é que são melhor negócio.

Excepto claro no que diz respeito ao rateio. O problema do mercado primário é quando se quer colocar valores grandes e a oferta é muito superior à procura. Nesse caso é díficil investir todo o montante pretendido. Mas o que lá conseguir ficar colocado rende mais do que a maior parte das coisas que andam pelo mercado secundário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tendo em conta as yields atuais no mercado secundário, não estou bem a ver como é que são melhor negócio.

Excepto claro no que diz respeito ao rateio. O problema do mercado primário é quando se quer colocar valores grandes e a oferta é muito superior à procura. Nesse caso é díficil investir todo o montante pretendido. Mas o que lá conseguir ficar colocado rende mais do que a maior parte das coisas que andam pelo mercado secundário.

Então considera que estas obrigações Banif 2012/2014 são um bom investimento? [questão inicial deste meu tópico]

É que, ao que parece, ainda há disponibilidade de compra. Houve reservas que foram efetuadas e que não se concretizaram. Pelo menos, ontem, o meu gestor disse-me que tinha 50 mil euros destas obrigações disponíveis e perguntou-me se eu estaria interessado...

Em alternativa, e até ao momento (e olhe que já pedi cotação a muitos bancos da nossa praça), a melhor taxa que disponho para um DP (a 6 meses) é de 4% brutos (o que dá uns 2,8% líquidos) e para um capital de 125 mil euros (para obter esta taxa de 4% brutos tive de acrescentar "uns pozinhos" aos 105 mil € que tinha, pois a taxa só melhorava se o depósito atingisse os 125 mil..].

Durante esta semana, tenho de aplicar esta importância pois não a pretendo ter à ordem (ou num fundo de tesouraria) durante muito tempo.

Daí ter vindo aqui pedir sugestões, mas, confesso, ainda me encontro um pouco baralhado e sem saber concretamente o que fazer, i.é., qual a melhor forma - mais rentável e segura - de aplicar estas minhas poupanças.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se está a pensar em DP, olhe que o PrivateBank oferece 5,45% brutos.

Custa-me meter tanto dinheiro (as poupanças de uma vida) num banco que mal conheço.

Interiormente, tenho uma enorme resistência em confiar o meu rico dinheirinho, que custou tanto a ganhar, a bancos desconhecidos (pelo menos, para mim...). Tem alguma expressão na Europa dos negócios e da finança este Private Bank?... E se fecham e se vão embora? Como é? Eles têm pouquíssimas agências em Portugal ea sede do banco é... (onde?)... na Letónia?!...

Se a coisa dá para o tôrto, tenho de ir para Riga à procura do meu dinheiro, é? Isso dá alguma credibilidade?...

Já não tenho idade para estar "com o coração nas mãos" e estar sujeito a possiveis "sustos"...

Como o povo diz, "quando a esmola é muita, o pobre desconfia..." e já tenho idade, experiência e cabelos brancos para saber isso...

Desculpe, mas prefiro ganhar menos umas décimas de juros e estar descansado, do que... colocar o meu dinheiro em bancos estrangeiros, de países periféricos sem expressão, de que nunca ouvi falar.

Se ainda fosse um banco alemão ou inglês com nome feito no mercado...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinceramente, acha que o Banif tem expressão na Europa dos negócios e da finança? E já se interrogou sobre o peso de um banco de uma família de uma ilha de um país periférico sem expressão e sob intervenção?

Quem não arrisca...

Visto por esse prisma, não deixa de ter razão. Contudo, tratando-se o Banif de um banco português, um país tutelado pelo UE/FMI, e sendo o NOSSO país, sempre estabelecemos outro tipo de laços e afinidades do que com um pequeno banco da (inexpressiva) Letónia.

Compreende o que eu quero dizer... Daí a minha resistência em aplicar o meu dinheiro nesse Private Bank. Eu só lhe conheço uma dependência em Lisboa (no Parque das Nações)... Se eu vou pôr lá o meu dinheiro, as poupanças de uma vida, num dia e, passado pouco tempo, chego lá e aquilo está fechado, ainda me dá um ataque de coração e.... fico no passeio! Era mais que certo...

É demasiada incerteza e especulação... Aliás, se esse banco fosse sólido e 100% de confiança não apresentava essas taxas de que "o pobre desconfia", digo eu...

Na dúvida, a minha cabecinha diz-me para ter cautela e recusar essas propostas "da China" (digo, da.Letónia).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Compreendo. Também tive essas dúvidas de início. Comecei por fazer pequenos depósitos a 3 meses, na filial do Porto. O atendimento foi e mantém-se fantástico. Agora não tenho razões para desconfiar.

No Porto o banco também tem agência física? Não sabia...

Desculpe perguntar mas, como faz? Utiliza o banco só para fazer DP? Mantem a sua com de DO no zero?

Eu, com os banco de "internet" (tenho contas no Best, Big e Activo) é assim que faço. Aplico o dinheiro nos diversos produtos e mantenho a minha conta corrente (de DO) a zeros (ou próximo disso), já que estes bancos não têm custos de manutenção.

Como o Private Bank acontece o mesmo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, no Porto há uma agência física. Utilizo o Banco só para DP. Fui lá abrir a conta e assinar os documentos, e a partir daí faço tudo pela Net, sempre com o apoio de uma gestora de conta, que está sempre disponível por e-mail, ou telefone.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, no Porto há uma agência física. Utilizo o Banco só para DP. Fui lá abrir a conta e assinar os documentos, e a partir daí faço tudo pela Net, sempre com o apoio de uma gestora de conta, que está sempre disponível por e-mail, ou telefone.

Gostava de ter a sua coragem... Pôr o meu dinheirinho, que muito me custou a ganhar, num bamco desses, só mesmo para quem tem nervos de ferro...

E' que estamos a falar de uma verba considerável (pelo menos para mim) de 125 mil euros. É o meu "pé de meia" e com ele ninguém "brinca". Nem eu!...

Terei de procurar uma aplicação mais segura (se é que essa palavra, nos dias de hoje, quer dizer alguma coisa) e que me proporcione alguma paz de espírito e que me permita, se eu precisar do dinheiro, saber onde ele está e o possa levantar efetivamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro amigo, é evidente que também não coloquei todo o meu dinheiro nesse banco. Nem nesse, nem nos outros. Comecei com uma pequena fatia para experimentar. Quanto à segurança, estou como o cangalheiro: "A única coisa que temos garantida neste mundo é a morte".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro amigo, é evidente que também não coloquei todo o meu dinheiro nesse banco. Nem nesse, nem nos outros. Comecei com uma pequena fatia para experimentar. Quanto à segurança, estou como o cangalheiro: "A única coisa que temos garantida neste mundo é a morte".

Tem toda a razão...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho mais medo de meter 125mil euros num DP num banco português, do que menos de 100 mil no Privat Bank.

Caso alguma coisa corra mal, por lei os depósitos (tanto em Portugal como na Letónia) estão garantidos até 100mil por banco por depositante. Tudo o que é mais que isso não tem cobertura.

Logo isso de só lhe darem uma taxa superior se puser 125 mil mete-me mais medo do que por num banco estrangeiro. Já que está a fazer um DP, ao menos que ponha menos de 100mil por banco para aproveitar ao máximo a segurança que o FGD dá (valha isso o que vale). Ou então acrescente outro titular a essa conta, para o FGD cobrir 200mil

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho mais medo de meter 125mil euros num DP num banco português, do que menos de 100 mil no Privat Bank.

Caso alguma coisa corra mal, por lei os depósitos (tanto em Portugal como na Letónia) estão garantidos até 100mil por banco por depositante. Tudo o que é mais que isso não tem cobertura.

Logo isso de só lhe darem uma taxa superior se puser 125 mil mete-me mais medo do que por num banco estrangeiro. Já que está a fazer um DP, ao menos que ponha menos de 100mil por banco para aproveitar ao máximo a segurança que o FGD dá (valha isso o que vale). Ou então acrescente outro titular a essa conta, para o FGD cobrir 200mil

Sim, é o que eu já pensei. Retirar o dinheiro do Banif (os 125 mil €) e reparti-lo por 2 bancos estrangeiros a operar em Portugal. Estou a pensar em quais... não me dão uma ajuda?

Tenho um Barclays mesmo a 2 passos da minha residência. Será boa opção? Poderão indicar-me outro de confiança?

Agora eu pergunto, será que estes bancos internacionais têm produtos interessantes para os aforradores como eu? Que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, é o que eu já pensei. Retirar o dinheiro do Banif (os 125 mil €) e reparti-lo por 2 bancos estrangeiros a operar em Portugal. Estou a pensar em quais... não me dão uma ajuda?

Tenho um Barclays mesmo a 2 passos da minha residência. Será boa opção? Poderão indicar-me outro de confiança?

Agora eu pergunto, será que estes bancos internacionais têm produtos interessantes para os aforradores como eu? Que acham?

Ramiro, eu já tive mais ao menos na sua posição tinha dinheiro e só investia em DP no Banif pq era onde me davam mais, desde Abril que investi em obrigações e não me arrependo em nada, pois em 6 meses fiz +/- 12%, logo o que lhe aconselho é compre esfg2019 onde tira 6.875% por ano mais a possível valorização da obrigação, onde hoje gasta +/- 83000 e com o restante compre ot2037, diga ao seu banco que tem x e quer por tudo em ot2037 que deve ser +/-125000-82000 e pronto sem preocupações você tira o seu e pronto. e com o que recebe por ano faz DP ou compra mais OT de portugal. Recomendo o BES porque é barato em comissões. se quiser eu ajudo-lhe e explico tudo ao pormenor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ramiro, eu já tive mais ao menos na sua posição tinha dinheiro e só investia em DP no Banif pq era onde me davam mais, desde Abril que investi em obrigações e não me arrependo em nada, pois em 6 meses fiz +/- 12%, logo o que lhe aconselho é compre esfg2019 onde tira 6.875% por ano mais a possível valorização da obrigação, onde hoje gasta +/- 83000 e com o restante compre ot2037, diga ao seu banco que tem x e quer por tudo em ot2037 que deve ser +/-125000-82000 e pronto sem preocupações você tira o seu e pronto. e com o que recebe por ano faz DP ou compra mais OT de portugal. Recomendo o BES porque é barato em comissões. se quiser eu ajudo-lhe e explico tudo ao pormenor.

Se eu bem percebi, recomenda-me a compra de esfg2019 e com o que sobrar desta aplicação (isto é, a diferença entre os 125 mil que possuo livres no Banif e o que gastar nestas esfg2019) compro ot2037. É isso?

E em que banco devo dar essa ordem? No próprio Banif?

Como falou em BES... eu tenho conta no Best. Será que é preferível fazer esta transação através do Best? Ou é indiferente o banco? (Tenho o dinheiro no Banif. Terei de o transferir se fizer a compra (e guarda de títulos) noutro banco).

P.S. Tenho que confessar uma coisa... Eu já tenho uma certa idade e tive recentemente um problema (muito sério) de saúde. Custa-me um bocado estar a adquirir produtos com referência a 2019 e a 2037(!!), tempos a que eu - tenho a certeza - não vou chegar. Isso não dará problemas aos meus filhos, até em termos dos impostos, no dia em que eu "fechar os olhos"? Desculpem a pergunta, mas tenho que ser realista...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também tenho sido(e sou) um bom cliente dos DP do Banif nos últimos 2 anos e espero terminar o DP actual no 2º trimestre de 2013 a uma taxa que na altura me pareceu muito boa.

Com o valor(cerca de 15% do DP) que tinha noutra aplicação e com o que (ainda) vou conseguindo poupar mensalmente inicie-me à cerca de 2 meses nos fundos de investimento através do Best cuja rentabilidade tem sido superior aos DP.

Como ainda considero o capital disponivel para investir em obrigações pode ser baixo, ainda não fiz investimento neste tipo de aplicações.

Por outro lado, tenho lido bastante informação sobre o assunto mas ainda não me sinto com conhecimentos suficientes para avançar.

Recomendam (ou existe) algum valor minimo para investir em obrigações mencionadas acima ou noutros tópicos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto ao banco é escolher o mais barato, o BES até agora foi o mais barato que encontrei, o BEST é caro, quanto ao que EU FAZIA, se não necessita-se do dinheiro por agora e fiz, foi por em obrigações, neste momento pelo que vemos no mercado uma das várias boas oportunidades é a esfg2019 que neste momento para comprar uma obrigação é +/- 82 mil e com o restante comprar ot de Portugal 2037 ou Chipre como andam a falar pelo forum as de 2020.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Zédopipo

Caro Ramiro, tenho andado a seguir este post e as suas observações e vou-lhe dar a minha experiência.

Eu estou a meio da vida ativa e obviamente tenho colocado o meu dinheiro em várias opções maioritariamente Obrigações (BES, EDP e CGD), não invisto em Portuguesa pois por convicção não empresto dinheiro a quem não o sabe gerir!

Adicionalmente tenho uma CLN sobre a PT e depósitos a prazo feitos na época das vacas gordas.

Paralelamente também faço gestão do dinheiro dos meus avós. Dado o objetivo neste caso ser preservar o que eles ganharam o dinheiro é investido em DP, Obrigações (BES e EDP) e também lá têm uma CLN (Mas que representa uns meros 0,5% do que eles têm). Em termos percentuais eles têm cerca de 50% em DP e outros 50% em Obrigações não subordinadas (atenção a este pormenor, só invisto em obrigações não subordinadas, são as que numa situação de bancarrota teriam preferencia de pagamento: nada de perpétuas ou subordinadas).

O meu conselho para si é invista em algo seguro mas que não lhe cause mais cabelos brancos, o seu objetivo parece ser claramente assegurar o que amealhou por isso poupe na saúde e invista no que é mais simples e certo nomeadamente DP e certificados de aforro (apesar de ser divida do estado podem ser levantados a qualquer momento sem penalização e a tx atual não é má de todo (3,2% salvo erro).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caro Ramiro, tenho andado a seguir este post e as suas observações e vou-lhe dar a minha experiência.

Eu estou a meio da vida ativa e obviamente tenho colocado o meu dinheiro em várias opções maioritariamente Obrigações (BES, EDP e CGD), não invisto em Portuguesa pois por convicção não empresto dinheiro a quem não o sabe gerir!

Adicionalmente tenho uma CLN sobre a PT e depósitos a prazo feitos na época das vacas gordas.

Paralelamente também faço gestão do dinheiro dos meus avós. Dado o objetivo neste caso ser preservar o que eles ganharam o dinheiro é investido em DP, Obrigações (BES e EDP) e também lá têm uma CLN (Mas que representa uns meros 0,5% do que eles têm). Em termos percentuais eles têm cerca de 50% em DP e outros 50% em Obrigações não subordinadas (atenção a este pormenor, só invisto em obrigações não subordinadas, são as que numa situação de bancarrota teriam preferencia de pagamento: nada de perpétuas ou subordinadas).

O meu conselho para si é invista em algo seguro mas que não lhe cause mais cabelos brancos, o seu objetivo parece ser claramente assegurar o que amealhou por isso poupe na saúde e invista no que é mais simples e certo nomeadamente DP e certificados de aforro (apesar de ser divida do estado podem ser levantados a qualquer momento sem penalização e a tx atual não é má de todo (3,2% salvo erro).

Caro Zé do Pipo

Tem-se falado neste forum nestas obrigações ISIN XS0458566071 do ESFG perdoe-me a minha ignorância mas como é que eu verifico se são ou não subordinadas?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos lá falar de divida subordinada então, ela diz que em caso de falência da empresa ou estado em causa esta divida só vem depois da divida senior, falando num modo muito geral, mas alguém aqui acredita numa falência da ESFG um grupo mundial onde tem um aumento do lucro de 500% do resultado liquido em 2012 no 1ºsemestre

http://www.esfg.com/LinkClick.aspx?link=2012%2fESFG+Announces+H112+Results+II.pdf&tabid=38&mid=1283

vejam a fig. 1 ( já pareço o V.Gaspar com os gráficos) :).

A divida subordinada pode ser má ou não, se me falarem de obrigações subordinadas do Banif, brisa, bes, bcp,... ai eu nem penso em entrar agora se me vierem com subordinadas de edp,pt, esfg, ... assim claro que penso em entrar que não cabe na minha cabeça que alguma destas empresas entre em falência.

Logo tudo depende não se pode meter tudo no mesmo saco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites