Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Conta Jovem - dúvida entre BPI, BES ou CGD

Tiago Pereira

Recommended Posts

Isso dos tempos nem sempre é linear, no best também se abre a conta na hora, fica-se logo com o numero de conta e NIB, nesse caso algo atrasou o processo, os códigos são recebidos em 3/4 dias uteis, o cartão MB também se recebe ao fim de uns 5/6 dias uteis, se for de crédito tem de se ir ainda á apreciação para ser aprovado ou não, mas assim que é aprovado demora mais ou menos o mesmo tempo.

Eu por acaso não fiquei. Peço desculpa mas o atendimento que eu tive, pressupus que fossem todos assim :P

O cartão de códigos demorou o tempo que indicas, no entanto, o cartão de débito demorou bem mais porque a central não recebeu essa folha -.-

Agora, esta alteração da primeira conta para uma conta de investimentos, está a demorar mais do que demora nos outros bancos...

A minha gestora avisou-me que só passados dois ou 3 dias é que eu teria a minha conta totalmente actualizada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 96
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• Tiago Pereira

33

• --------

22

• MiguLuso

17

• master-chief

8

Eu por acaso não fiquei. Peço desculpa mas o atendimento que eu tive, pressupus que fossem todos assim :P

O cartão de códigos demorou o tempo que indicas, no entanto, o cartão de débito demorou bem mais porque a central não recebeu essa folha -.-

Agora, esta alteração da primeira conta para uma conta de investimentos, está a demorar mais do que demora nos outros bancos...

A minha gestora avisou-me que só passados dois ou 3 dias é que eu teria a minha conta totalmente actualizada.

Ficas com o NIB no dia em que a conta é aberta, se só abriram a conta no dia em que falas foi só nesse dia que recebeste o NIB por mail, as alterações penso que demora por ai sim, também alterei a minha da conta corrente para best trading há uns tempos e foi mais ou menos isso que demorou, mas também dei essa instrução via chat e já era de noite :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O levantamento no MB tem duas hipóteses, levantamento a débito ou a crédito, para compras é sempre a crédito, salvo se o comerciante apenas tiver contrato de MB e não de VISA.

É sempre a crédito na mesma. Aliás, tenho a impressão de nós dois já termos discutido isto anteriomente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É sempre a crédito na mesma. Aliás, tenho a impressão de nós dois já termos discutido isto anteriomente.

O levantamento não, se fores ao MB fazer um levantamento tens a opção de levantamento a débito ou a crédito em qualquer cartão do Best, neste o que podes fazer a débito, para alêm dos levantamentos, são transferências interbancárias, e pagamentos de saldo da conta cartão.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após ter feito alguma pesquisa, decidi que irei aderir a breve trecho ao Banco Best, não importa o resultado do 'feedback' que o MiguLuso lance cá ou o custo do cartão de débito. ;) Sem, obviamente, menosprezar tal feedback, que se mantém importantíssimo.

O principal motivo é a magnífica oferta de instrumentos financeiros que possui, bem como a complementaridade que me oferece quer pelo facto de estar mais virado para investimento quer ao nível do normal 'banking', onde funcionará como backup e complementa a rede de balcões e conta à ordem que já possuo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Após ter feito alguma pesquisa, decidi que irei aderir a breve trecho ao Banco Best, não importa o resultado do 'feedback' que o MiguLuso lance cá ou o custo do cartão de débito. ;) Sem, obviamente, menosprezar tal feedback, que se mantém importantíssimo.

O principal motivo é a magnífica oferta de instrumentos financeiros que possui, bem como a complementaridade que me oferece quer pelo facto de estar mais virado para investimento quer ao nível do normal 'banking', onde funcionará como backup e complementa a rede de balcões e conta à ordem que já possuo na Caixa.

Pois, como disse anteriormente, tratar do investimento no ActivoBank é ter o mesmo tratamento que se tem no BCP (considero-o horrível).

No Best ainda não tenho experiências. Não existem reviews na internet das vantagens de ter um PFA. Apenas vi um relato no forum do caldeirão da bolsa, onde um cliente fechou a conta no BEST, porque ao subscrever um fundo de investimento de classe 1 (conservador), teve grandes perdas com o crash de 2008.

D@vid, hoje à tarde alteraram-me a conta para Best Trading (demorou 3 dias úteis).

Tiago, depois quando tiver feedback acerca do cartão volto a colocar aqui mensagem :D

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O levantamento não, se fores ao MB fazer um levantamento tens a opção de levantamento a débito ou a crédito em qualquer cartão do Best, neste o que podes fazer a débito, para alêm dos levantamentos, são transferências interbancárias, e pagamentos de saldo da conta cartão.

Sim, eu sei que o levantamento pode ser a débito. Apenas citei demais. Estava a referir-me unicamente à parte: "para compras é sempre a crédito, salvo se o comerciante apenas tiver contrato de MB e não de VISA."

O que quis dizer foi quer seja MB quer seja VISA, vai sempre para compra a crédito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Já tenho a conta disponível para movimentar na CGD!  :D

Aproveitei e tratei logo de várias coisas: código da caderneta, adesão ao serviço Caixadirecta, pedido do Mega Cartão Jovem, depósito dos 100€ pedidos... e ainda tenho de tratar do código matriz. Uma catrefada de papéis que assinei, outra tonelada de movimentações que fiz, mas sempre com a enorme vantagem de ter o meu banco ao pé de minha casa... ou será a minha casa ao pé do meu banco?  :P Agora são 2 semanas para o Mega Cartão Jovem, mas posso desde já movimentar a conta nas ATS Caixautomática com a minha caderneta, para a qual pedi um código. Ainda tenho de pedir o cartão matriz por telefone, também...

Este Mega Cartão Jovem vai-me custar 10€ (incluindo imposto de selo), mas é por uma boa causa - vou ter oferta de 60€ na LojaVantagens, que poderei usar para comprar, por exemplo, colunas ou auscultadores. Depois quando tiver 18 passo para o Caixautomática Maestro (ou Visa Electron, embora prefira a rede Mastercard pelo modo de funcionamento, embora tenha menos cobertur... bom, vejo isso mais tarde.) de modo a não ter anuidades no cartão de débito até aos 26 anos.

Abri também uma conta poupança - uma Caixa PopAforro, com 75€ iniciais (o mínimo era 25€). Deram-me uma caderneta azul (tão gira  ;D ) e outro "suporte" onde guardar essa caderneta, que também serve para cheques, tal como me deram para a caderneta da conta à ordem. Conto já 2 suportes ahahahah

Esta conta PopAforro vai ficar a render um juro um bocado baixo... como é indexada à Eur6M+1,2%, este depósito que fiz vai ficar a render a 1,524% (fora os 28% de imposto). É pouquinho, mas melhor que nada... e é o que consigo para já até aos 18 anos.

Estive também a explorar o serviço Caixadirecta. É poderoso, muito prático e simples. Gosto muito, é uma interface "in your face" com menus drop-down, do mesmo género da do BES mas na vertical e não na horizontal. O grafismo é outro, também, bem como a forma de apresentar as coisas.

--------

Respondendo a algumas suspeitas sobre o Caixadirecta para as quais não existe informação na Internet...:

» É necessário SMS Token para operações => 500€;

» Quem começa neste serviço tem o nível de operação Standard, que pode ser mudado caso o cliente fale com a Caixa nesse sentido (mas não sei quais são as bases para subir o nível).

» O serviço de bolsa do Caixadirecta permite ter acesso somente à Euronext Lisboa, e somente em ações e obrigações que nela estejam presentes (neste momento só as 2 do Governo). Não há acesso a mercados secundários de obrigações nem nada que sequer se assemelhe.

» Ao nível de direitos e warrants, neste momento nem sequer há títulos. Têm no entanto acesso aos índices AEX, BEL20, CAC40, DAX XETRA, IBEX35 e PSI20 ao nível das suas cotações. Há histórico para datas até aos últimos 3 anos de tudo o que está disponível ao nível de ações, obrigações e dos próprios índices.

» Existe também acesso a notícias indexadas pela Reuters no serviço de bolsa. Mas a nível de fundos, só os que a Caixa oferece.

E pronto, basicamente é isto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Eu já estava a ver que te tinham hipnotizado, para escolheres um cartão com anuidade vs um sem...

Se te compensa, então tudo bem.

Não conseguiste melhor que 1,54%? É que assim nem consegues combater a inflação...

Cumps

Boas,

Mesmo assim tentei ainda que desse o Caixautomática Maestro, mas não dava... não aparecia sequer no sistema. De qualquer forma só fico 1 ano com este Mega Cartão Jovem.

Não consegui mesmo melhor que 1,54%, é a percentagem que dão para a Caixa PopAforro  :( Mas assim que juntar mais uns dinheiros consigo passar para a Caixa Popnet 12M que dá uns mais saudáveis 2,5% TANB. Ou para a PopPrazo que dá 2,75% de TANB média ao longo dos 4 anos - que é como quem diz... anda 6 semestres com taxas de 1,7 a 2,2% TANB e depois tem 1 semestre a 3,5% e outro a 6,8% TANB. lol

Optei pela PopAforro porque estou a começar com muito pouco para a poupança... e estou simultaneamente a apontar para o longo prazo, porque se daqui a uns 2 anos a Euribor andar nos 2% já vou ter uma taxa mais jeitosa (uns 3,7% TANB, para Eur6M a 2%). No BES há melhor desde logo (3% TANB a 12 meses de base, Poupança 10), mas essa só posso subscrever a partir dos 18.

Não sei é se dê baixa do BES a partir dos 18... tendo já conta na Caixa, fica um pouco redundante, e preciso de fazer compras (de alimentação por exemplo) de 50€/mês para poder ter a conta a custo zero. Por outro lado, não é menos verdade que nesta tenho melhores poupanças que na Caixa.

Cumps!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

MiguLuso, a 7 de Fevereiro, como anda esse pedido do cartão?  :P

Só tenho a dizer que adoro o serviço Caixadirecta. Faz-se de tudo por aqui no online e no telefone. Quando é para ser atendido por um assistente sou sempre bem atendido. No Caixautomática, simples e rápido, e posso entrar com a minha caderneta ou com o cartão... Mexo no meu dinheiro quando quiser, como quiser e onde quiser. Im-pe-cável.

Bastante satisfeito com a Caixa neste momento.

Apenas ao balcão por vezes espero um bocadinho, aí uns 10 minutos, mas como tenho lá 3 cadeiras para me sentar, por mim tudo bem. Outras vezes (como foi quando tentei outra vez quando voltei lá na quinta) é quase imediato... mas também já tive a minha "dose" na terça quando estive imenso tempo para ser atendido e não o fui.

Diga-se, em abono da verdade, que passei lá em horário de almoço (entrei lá às 13h20), e que naquele dia o sistema estava caótico. Ah, e a dona Laura só vinha às 14h30. Fartei-me 15 minutos antes porque tinha mais que fazer e achei aquilo um exagero autêntico. E aprendi a lição - ou passo lá antes das 13h ou passo lá depois das 14h, no meio é que não.  :laugh:

EDIT: o fórum tem um sério problema ao nível das quebras de linha... eu dou uma quebra de 1 linha e o post fica com quebra de 2 linhas, isto em Google Chrome.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sei se já tinha dado a minha opinião no fórum, mas tenho exatamente a mesma ideia em relação à CGD. É um banco excelente para o dia-a-dia. De facto podemos esperar um bocado acima do aceitável nas agências, mas podendo fazer depósitos nas caixas automáticas (que contam o dinheiro automaticamente: ou seja, não é com envelopes) e tendo o homebanking e as ATMs para tudo o resto (carregamentos, transferências), a ida ao balcão torna-se redundante e devo ter ido lá 3 ou 4 vezes (excluindo, claro, as vezes em que vou apenas para depositar nas caixas automáticas e que não sou atendido) desde que abri a conta (há quase 5 anos). Assim, a questão do atendimento no balcão acaba por não ter grande importância e a simplicidade do homebanking aliada à pluralidade de serviços oferecidos quer a nível de cartões e poupanças (a Caixa Aforro Poupe Mais, não sendo a melhor oferta do mercado, não fica muito atrás, principalmente se a euribor entretanto subir) fazem da CGD um excelente banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

MiguLuso, a 7 de Fevereiro, como anda esse pedido do cartão?  :P

Boas Tiago,

Na realidade, não anda nada bem.

Ando-me a fartar da minha gestora de conta! Em janeiro fiquei uma hora e meia à espera (apesar de ter marcado com ela no dia anterior e de já lá ter ido 3 vezes).

Em janeiro (dia 10), como ja disse anteriormente, ela combinou comigo que iria enviar umas propostas por e-mail no maximo na semana a seguir......

Enviei-lhe um e-mail à uma semana a perguntar se ela se esqueceu de mim... Sem resposta, fui hoje à central de investimentos para ir falar com alguém, pessoalmente.

Como ela tinha ido almoçar, deixei uma nota para ela.

Se até à proxima semana não tiver nenhuma resposta, tiro de lá o dinheiro e passo para o Big ou Gobulling (para os etf's).

Sinceramente... Que falta de competência!

(tudo isto para dizer que ainda não obtive nenhuma resposta tiago, peço desculpa :P ).

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas Tiago,

Na realidade, não anda nada bem.

Ando-me a fartar da minha gestora de conta! Em janeiro fiquei uma hora e meia à espera (apesar de ter marcado com ela no dia anterior e de já lá ter ido 3 vezes).

Em janeiro (dia 10), como ja disse anteriormente, ela combinou comigo que iria enviar umas propostas por e-mail no maximo na semana a seguir......

Enviei-lhe um e-mail à uma semana a perguntar se ela se esqueceu de mim... Sem resposta, fui hoje à central de investimentos para ir falar com alguém, pessoalmente.

Como ela tinha ido almoçar, deixei uma nota para ela.

Se até à proxima semana não tiver nenhuma resposta, tiro de lá o dinheiro e passo para o Big ou Gobulling (para os etf's).

Sinceramente... Que falta de competência!

(tudo isto para dizer que ainda não obtive nenhuma resposta tiago, peço desculpa :P ).

Cumps

Tudo bem MiguLuso, não há problema :P

Surpeende me essas situações no Best. E o pior é que não é nem a primeira, nem a segunda, nem a terceira do genero que leio. Preocupante, no mínimo.

Fica a vontade para ires colocando mais updates aqui, ate porque acaba a servir como um bom feedback quanto ao banco. Da minha parte tenho ja um plano de contingência: se as coisas não resultarem no Best (mas acredito que vão  resultar) passo para o banco BiG que o outro banco de investimento com crédito com penhor de aplicação financeira. ;)

Assim que tiveres mais novidades força!

Cumps.

bigapple, boa análise! :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Boas Tiago,

Efectivamente a situação alterou-se um pouco...

A minha gestora de conta apresentou-me uma proposta reciclada.... Uma carteira de fundos de investimento para 20000€ (so lhe disse que queria 10000€) e ela também não escolheu os melhores fundos.

Não me soube dizer o que queria dizer o R^2, Rácio de Sharpe, Alpha e Beta; logo também não escolheu os melhores fundos com base nessas categorias...

No entanto, o chat do best trading pro ajuda bastante as pessoas, sobre qualquer questão :)

Para além disso, enviar uma mensagem para lisboa também serve para ter uma carteira melhorzinha :)

Espero ter ajudado.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atendimento personalizado mais fraco, portanto...

A minha ideia seria chegar aos 18 e abrir conta no Best, para investir, mas por outro lado o montante de abertura é como é... Estou neste momento mais inclinado para abrir no Barclays, que como tenho vindo a referir no tópico em questão, oferece uma variedade de investimentos muito grande mantendo a forma de um banco mais tradicional.

Cumps!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Tenho uma conta na CGD à qual está associada uma conta cartão jovem do meu filho (que abri após ele ter feito 15 anos). Sem anuidades.

Disseram-me que como o meu filho fez 18 anos, vai ter que pedir a alteração de dados e passar a ter ele uma conta própria (que pode indicar-me como autorizado para movimentação) e pedir acesso a caixadirecta on-line, etc. (atualmente o acesso é via a minha conta, onde posso gerir as 2 contas).

Sabem se isto é mesmo assim? Eu julgava que se podia manter a conta tal como está até aos 25 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho uma conta na CGD à qual está associada uma conta cartão jovem do meu filho (que abri após ele ter feito 15 anos). Sem anuidades.

Disseram-me que como o meu filho fez 18 anos, vai ter que pedir a alteração de dados e passar a ter ele uma conta própria (que pode indicar-me como autorizado para movimentação) e pedir acesso a caixadirecta on-line, etc. (atualmente o acesso é via a minha conta, onde posso gerir as 2 contas).

Sabem se isto é mesmo assim? Eu julgava que se podia manter a conta tal como está até aos 25 anos.

Boa noite,

Pelo menos na altura em que subscreveu a conta para o seu filho, era assim até aos 25 anos (penso que ainda se mantém, mas quando o seu filho for lá, eles informam :) ).

Eles só querem uma actualização dos dados e ficar com a assinatura do seu filho digitalizada :)

Como ele já é maior, o mesmo passa a ter total controlo da conta, podendo manter a mãe como titular (50% da conta é detido por cada titular), autorizada (só pode movimentar com a autorização do seu filho), ou nenhuma das opções acima (a conta fica só dele).

Convinha confirmarem se é necessário que a mãe vá também (depende dos bancos, alguns necessitam dos dois titulares para assinar os papeis).

Espero ter ajudado :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Pelo menos na altura em que subscreveu a conta para o seu filho, era assim até aos 25 anos (penso que ainda se mantém, mas quando o seu filho for lá, eles informam :) ).

Eles só querem uma actualização dos dados e ficar com a assinatura do seu filho digitalizada :)

Como ele já é maior, o mesmo passa a ter total controlo da conta, podendo manter a mãe como titular (50% da conta é detido por cada titular), autorizada (só pode movimentar com a autorização do seu filho), ou nenhuma das opções acima (a conta fica só dele).

Convinha confirmarem se é necessário que a mãe vá também (depende dos bancos, alguns necessitam dos dois titulares para assinar os papeis).

Espero ter ajudado :)

Obrigado MiguLuso pela ajuda. Assim, parece-me mais lógico.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Acabei por escolher o Santander, porque:

» tudo gratuito na conta até aos 21 anos: manutenção, transferências, todas as anuidades do cartão de débito*, todas as anuidades do cartão pré-pago, anuidades do cartão de crédito Light, livro de 10 cheques (custa apenas o Imposto de Selo - 50 cêntimos), seguro de Responsabilidade Civil Familiar (todas as anuidades)*, NetAlertas... e ainda me remuneram o saldo à ordem a 1% TANB - já me rendeu juros!

» Posso a qualquer momento passar para a Conta Acionista ou para a Conta Universitário que até tenho mais vantagens e tudo;

» Muito bom atendimento ao telefone e ao balcão, e rara é a vez que tenho que esperar quando vou ao Santander, sendo que quando espero é pouco tempo ou é tempo suportável, não é como na CGD em que cheguei a estar mais de uma hora à espera.

Tem tudo o que a CGD tem mas sem um terço da burocracia. Até no homebanking e no mobile banking é simples: username e palavra passe próprios (bem mais seguro) que nem precisam ser colocados com teclado virtual, confirmações de acesso feitas com SMS para o telemóvel. No serviço telefónico, trabalha-se com 2 códigos - o de consulta e o de movimentação, e nada mais. Não há cá matrizes nem posições nem coisa que o valha.

Além disso é um dos bancos portugueses com melhor saúde financeira, o que me dá segurança adicional, bem como é dos poucos que possui crédito liquidez. Podia no entanto render mais nas poupanças, confesso, mas anda tudo fraco de ganhos e ao menos assim ganho com o que está à ordem, melhor que nada.

Aqui, ao contrário do BES, consigo poupar... não me perguntem porquê...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites