Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alternativas aos depósitos a prazo (produtos de baixo risco)

Recommended Posts

Citação

(...) a Portaria 329-A/2017 veio criar a «Série E» de certificados de aforro, mantendo no entanto as condições remuneratórias da «série D».

Por forma a agilizar o processo de subscrição e reembolso, os certificados de aforro da «série E» adotam por um lado a forma de valores escriturais nominativos, o que torna desnecessária a emissão de títulos físicos, e por outro a designação de um movimentador para a subscrição.

A subscrição dos certificados de aforro da «série E» pode ser realizada a partir do dia 30 de outubro (...)

Ref: https://www.igcp.pt/pt/noticias/certificados-de-aforro-2-2/

Finalmente acabaram com os "papelinhos". Espero que agora passe a ser possível resgatar online.

Citação

Lojas do cidadão vão vender certificados de aforro e do tesouro
    Estratégia marca fim de exclusividade da rede física dos CTT. Primeira fase abrange dez espaços de Norte a Sul do país

Ref: https://www.publico.pt/2017/10/31/economia/noticia/lojas-do-cidadao-vao-vender-certificados-de-aforro-e-do-tesouro-1790830

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

134

• superkinas

38

• --------

27

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Disponibilizo aqui as últimas análises da Proteste Investe sobre seguros de capitalização, já que o acesso online é limitado.      

Comecei a usar o Fidelidade Savings há umas semanas e estou bastante satisfeito. Juros capitalizados pagos diáriamente (por vezes param uns dias mas depois acertam). O pedido de reforço extraordinário

Entretanto, estamos a meio do período relevante para a taxa CA de outubro, e salvo grandes oscilações nos próximos dias parece que iremos ter um valor por volta de 2,45%.

Posted Images

há 4 horas, JRJordao disse:

Por acaso era uma das razões para não usar os Certificados de Aforro era não permitir resgatar online. Espero que agora já seja possível, embora todas as notícias falem de subscrever e não de resgatar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    há 2 horas, FredCunha disse:

Existem nesta altura produtos de baixo risco interessantes para investir, agora que os CTPM estão suspensos? Ou mais vale procurar depósitos a prazo?

Os CTPM estão suspensos?

Tens os CA, PPR (em fundo também é opção) e seguros.

Acredito que todos estes devem oferecer melhores taxas que os DPs. 

PS- Não tenho investimentos em nada do que referi, por isso não sei como andam as taxas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, FredCunha disse:

Existem nesta altura produtos de baixo risco interessantes para investir, agora que os CTPM estão suspensos? Ou mais vale procurar depósitos a prazo?

Panorama atual em produtos de baixo risco: https://economiafinancas.com/2017/melhores-depositos-prazo-no-final-2017/

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, Cardoso24 disse:

Os CTPM estão suspensos?

Tens os CA, PPR (em fundo também é opção) e seguros.

Acredito que todos estes devem oferecer melhores taxas que os DPs. 

PS- Não tenho investimentos em nada do que referi, por isso não sei como andam as taxas.

Retirado do IGCP:

"A subscrição de certificados do  Tesouro Poupança Mais – CTPM encontra-se suspensa desde 30 de outubro 2017, nos termos da Resolução do  Conselho de Ministros n.º 157-/2017 de 26 de outubro (DR N.º 208/2017, 1.º Suplemento, série I 2017-1027)."

há 2 horas, JRJordao disse:

Obrigado pela listagem! Mas estava a questionar se haveria alternativas atraentes de baixo risco aos depósitos a prazo, ou se neste momento não existem mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, FredCunha disse:

Obrigado pela listagem! Mas estava a questionar se haveria alternativas atraentes de baixo risco aos depósitos a prazo, ou se neste momento não existem mesmo.

Nota que também estão incluídos os CTPC, sucessores dos CTPM.

Qualquer outro tipo de produto, em teoria, terá risco superior. Eventual exceção para seguros de capitalização ou PPRs de "boas" companhias de seguros, mas acho que a rentabilidade não será superior.

Um PPR poderá ter interesse caso o pretendas manter de forma a obter benefício fiscal. http://www.asf.com.pt/NR/exeres/1A4E93BA-6496-4F9F-A04F-B5E786F9871C.htm

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Boas,

Não sei se alguém já mencionou a (boa) surpresa, sobre os juros da CTPM apurados, aquando do vencimento do quarto ano.

Senão, eu faço um desenho... ^_^

Resumindo & calculando, para quem aplicou capital nos CTPM em Janeiro de 2014, recebe agora, juros à taxa base do 4º ano de 5%TANB + 2,10%TANB=7,10%TANB, devido ao crescimento médio real do PIB. (Sim, esta informação constava da descrição dos CTPM, naquelas letras pequeninas que quase ninguém lê, mas que para o caso, ainda bem para o crescimento económico do país, e da boa surpresa extra a cair na nossa conta bancária.

É caso para dizer, boa Mike! E obrigado Costa, Centeno & Companhia de Esquerda! Venha o nosso, ao nosso bolso, senhor! Ámen!

https://www.igcp.pt/fotos/editor2/2018/CTPM_Notas_Explicativas/IGCP_20171228_NotaExplicativaPremioCTPM.pdf

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 11 months later...
    A 30/01/2018 às 20:41, macase disse:

Boas,

Não sei se alguém já mencionou a (boa) surpresa, sobre os juros da CTPM apurados, aquando do vencimento do quarto ano.

Senão, eu faço um desenho... ^_^

Resumindo & calculando, para quem aplicou capital nos CTPM em Janeiro de 2014, recebe agora, juros à taxa base do 4º ano de 5%TANB + 2,10%TANB=7,10%TANB, devido ao crescimento médio real do PIB. (Sim, esta informação constava da descrição dos CTPM, naquelas letras pequeninas que quase ninguém lê, mas que para o caso, ainda bem para o crescimento económico do país, e da boa surpresa extra a cair na nossa conta bancária.

É caso para dizer, boa Mike! E obrigado Costa, Centeno & Companhia de Esquerda! Venha o nosso, ao nosso bolso, senhor! Ámen!

https://www.igcp.pt/fotos/editor2/2018/CTPM_Notas_Explicativas/IGCP_20171228_NotaExplicativaPremioCTPM.pdf

Esses primeiros CTPM foram um ótimo investimento, pena acabarem este ano. Felizmente os CT originais (7,10% a 10 anos) ainda me vão render até 2021. ?

Mudando de assunto (e de nível de rentabilidade) ...

Já publiquei a seguinte informação na área de Seguros, mas dado que se tratam de produtos com capital e juros garantidos, faz sentido colocar também aqui.

Oferta da Lusitânia em seguros de capitalização para o novo ano.

Lusitânia Rendimento 2019

4,90% a 3 anos (1,63%/ano), pagos anualmente

Resgate total antecipado a partir do 4º mês, recebendo-se o capital investido.

Disponível para subscrição até final do ano.

Detalhes: http://www.lusitaniavida.pt/particulares/produtos-poupanca/Lusitania-rendimento

Lusitânia Investimento 2019 - 1ª série

8,50% a 5 anos (1,70%/ano), pagos no final

Resgate total antecipado a partir do 4º mês, recebendo-se o capital investido, mais juros a partir do 2º ano (ver detalhes).

Disponível para subscrição até fim de Junho.

Detalhes: http://www.lusitaniavida.pt/particulares/produtos-investimento/Lusitania-investimento-2019-1-serie

Nota: Os encargos mencionados não costumam ser aplicados a subscrições feitas diretamente à seguradora.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, RB Pimentel disse:

eu estive a ver isso da lusitaniavida e nao e a mesma empresa que a lusitania.pt seguros!! pertences ao montepio mas sao distintas!!

É normal os ramos vida e não-vida serem explorados por empresas distintas, já que as licenças de atividade também o são. Partilham é por vezes um só website.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom dia o problema do tipo de investimento de seguros é que se existir problemas a probabilidade de ficar sem valor é mais elevado do que os bancos!! nos bancos estado etc existe fundo de garantia por contribuinte!! nas seguradoras não me parece que tenha isso!! penso que aplicar ai algum valor tudo bem mas quantias de 6 numeros não vou nisso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, rcgomes disse:

bom dia o problema do tipo de investimento de seguros é que se existir problemas a probabilidade de ficar sem valor é mais elevado do que os bancos!!

Quantos bancos foram à falência nos últimos anos? Já nem sei bem. Quantas seguradoras foram à falência? Nenhuma!

Mas, já agora, existem "fundos de garantia" para as seguradoras, também...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

No meu caso, a parte do capital que decidi ser de capital garantido resolvi concentrar tudo no lusitanea poupança reforma PPR. Tem 1,5 garantidos este ano e nos ultimos 3 deu 3.75 brutos ano. Os meus CTPM adquiridos em 2013 e 2014 estão chegar maturidade e do que pesquisei este é o melhor produto capital garantido.

Alguem conhece produto capital garantido melhor ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, superkinas disse:

No meu caso, a parte do capital que decidi ser de capital garantido resolvi concentrar tudo no lusitanea poupança reforma PPR. Tem 1,5 garantidos este ano e nos ultimos 3 deu 3.75 brutos ano. Os meus CTPM adquiridos em 2013 e 2014 estão chegar maturidade e do que pesquisei este é o melhor produto capital garantido.

Alguem conhece produto capital garantido melhor ?

Não esquecer as comissões. 

• Subscrição – no máximo, igual a 2% do valor de cada prémio e incluído neste;
    • Reembolso – no máximo, igual a 1% do valor a reembolsar antecipadamente nos    primeiros 5 anos e 0,5% nos seguintes;
    • Transferência – 0,5% do montante a transferir;
    • Gestão – 0,10% do saldo mensal da Conta Poupança Reforma durante os primeiros 5 anos, sendo reduzida a 0,075% a partir do 6º ano.

eu tenho ctpm. A 2% brutos nas Boas vindas de bancos. 1% conta poupança ctt. E mínimo (2000€/ ano) em ppr fidelidade uni para obter benefício fiscal. 

Editado por dsd ded
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 03/02/2019 às 19:30, dsd ded disse:

Não esquecer as comissões. 

• Subscrição – no máximo, igual a 2% do valor de cada prémio e incluído neste;
    • Reembolso – no máximo, igual a 1% do valor a reembolsar antecipadamente nos    primeiros 5 anos e 0,5% nos seguintes;
    • Transferência – 0,5% do montante a transferir;
    • Gestão – 0,10% do saldo mensal da Conta Poupança Reforma durante os primeiros 5 anos, sendo reduzida a 0,075% a partir do 6º ano.

eu tenho ctpm. A 2% brutos nas Boas vindas de bancos. 1% conta poupança ctt. E mínimo (2000€/ ano) em ppr fidelidade uni para obter benefício fiscal. 

O valor da transferencia só é aplicavel se transferir PPR para outro.

Só ainda não percebi bem a comissão de gestão, por exemplo para cada 1000 euros é descontado 1 euro todos meses ? ou a rentabilidade de cada ano já vem com esta comissão subtraida ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, superkinas disse:

O valor da transferencia só é aplicavel se transferir PPR para outro.

Só ainda não percebi bem a comissão de gestão, por exemplo para cada 1000 euros é descontado 1 euro todos meses ? ou a rentabilidade de cada ano já vem com esta comissão subtraida ?

Gestão é retirado sobre o total do saldo do ppr. Anualmente.

Subscrição é que é retirado ao valor que se coloca no ppr. E só ocorre 1x.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 3 weeks later...

Vendi uma casa. Tenho neste momento cerca de 230K€.

Estou na fase de projecto de nova casa e posteriormente vou construir e portanto vou precisar deste dinheiro. Só que até lá vai demorar entre 1 a 2 anos...

Onde recomendam investir este dinheiro?

Quero algo seguro e que provavelmente distribuído.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    Visitante Ana Ray

Olá a todos.

Estive a ver para investimento os Certificados de Aforro e os Certificados de Tesouro Poupança Crescimento (CTPC). O que vocês acham ? Em principio será mais vantajoso investir nos CTPC.. Tem alguma alternativa melhor? Penso que nenhum destes envolve perda de capital. Eu estou à procura de algo seguro para investir.. Que aconselham? 

Bons investimentos a todos..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites