Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alternativas aos depósitos a prazo (produtos de baixo risco)

Recommended Posts

Penso que seja isto: http://www.mutuum.pt/

Realmente o site tem um novo look e mais informação. Vou dar uma nova olhada disto. Com o escritório deles a 5 passos de casa vale a pena pelo menos espreitar.

Depois deixa por aqui a tua opinião sobre isto. Sou um pouco céptico em relação a isto mas ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

134

• superkinas

38

• --------

27

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Disponibilizo aqui as últimas análises da Proteste Investe sobre seguros de capitalização, já que o acesso online é limitado.      

Comecei a usar o Fidelidade Savings há umas semanas e estou bastante satisfeito. Juros capitalizados pagos diáriamente (por vezes param uns dias mas depois acertam). O pedido de reforço extraordinário

Entretanto, estamos a meio do período relevante para a taxa CA de outubro, e salvo grandes oscilações nos próximos dias parece que iremos ter um valor por volta de 2,45%.

Posted Images

Há uns tempos foi aqui discutido os Fundos Solares. A empresa acaba de me enviar um e-mail com mais um projecto. Na primeira vez apesar de ter gostado da ideia precisava de mais pormenores sobre os projectos, desta vez a apresentação no site parece estar muito mais completa e estou a pensar em investir de maneira a diversificar. Pergunto se alguém partilha o meu interesse? Sempre tem um retorno maior do que contas poupanças!

O "problema" é o facto de não existirem garantias...

Não digo que não possa vir a ser uma alternativa interessante, mas acho as rentabilidades muito agradáveis para não existir risco  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sempre tem um retorno maior do que contas poupanças!

Atenção que 8,6% é um valor estimado. Não há garantias. Aliás com umas contas por alto parece-me um valor esticadote...

Não digo que não possa vir a ser uma alternativa interessante, mas acho as rentabilidades muito agradáveis para não existir risco  :)

Risco há, e não é pequeno. Estou a lembrar-me de risco de a rede não querer comprar mais energia, risco de alguém partir um painel, risco de a empresa (uma startup!) falir, risco de os preços da eletricidade baixarem, risco de (ok, agora vou exagerar só um bocadinho) cair um meteorito em cima dos paineis...

Não quero com isto desanimar ninguém (até é uma ideia inovadora e gosto disso), eu próprio achei "piada" à ideia, apenas quero alertar para que isto não é um depósito a prazo criado por um banco sólido e coberto pelo FGD, logo não lhe deve ser comparado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que 8,6% é um valor estimado. Não há garantias. Aliás com umas contas por alto parece-me um valor esticadote...

Risco há, e não é pequeno. Estou a lembrar-me de risco de a rede não querer comprar mais energia, risco de alguém partir um painel, risco de a empresa (uma startup!) falir, risco de os preços da eletricidade baixarem, risco de (ok, agora vou exagerar só um bocadinho) cair um meteorito em cima dos paineis...

Não quero com isto desanimar ninguém (até é uma ideia inovadora e gosto disso), eu próprio achei "piada" à ideia, apenas quero alertar para que isto não é um depósito a prazo criado por um banco sólido e coberto pelo FGD, logo não lhe deve ser comparado.

Eu também achei a ideia interessante após ter lido o que dizem no site. No entanto acredito que existem alternativas com taxas "parecidas" e com menor risco.

Referes muitos dos possíveis riscos inerentes a esta ideia inovadora. Eu vou fazer fold  :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não sou tão céptico em relação a esta ideia pelo simples de facto de também ter painéis fotovoltaicos em minha casa. O local não é dos melhores para apanhar sol, mas lá vai dando um rendimento. É certo que é graças à tarifa bonificada, mas esta também tem as suas limitações.

Uma delas é o facto de só podermos fornecer à rede metade da nossa potência contratada, ainda que em pico o equipamento seja capaz de produzir mais do que isso.

Produzindo electricidade pelo regime geral, como eles fazem, tem um preço por kWh mais baixo, mas não tem tantas restrições. Consoante a localização das centrais, pode ser um investimento interessante.

Riscos claro que os há. A meu ver serão mais do tipo de acontecer algo aos painéis ao invés de a rede não comprar energia (regime geral de produção) ou o preço da eletricidade baixar (as if... ::) ).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não. Conheço uma família que na sua quinta tem painéis fotovoltaicos e aerogeradores, os quais estão ligados a uma grande quantidade de baterias, que por sua vez alimentam a casa.

E no caso em que só há painéis fotovoltaicos como parece ser o seu caso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não tenho de o fornecer à rede. Mas no meu caso escolhi fazê-lo, pois era mais vantajoso. Não só não tinha de investir em baterias, como ainda consigo vender a energia produzida a um preço maior. Dada a localização da minha casa teria sido difícil obter retorno apreciável de outro modo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não, tenho de o fornecer à rede.

Mas no meu caso escolhi fazê-lo, pois era mais vantajoso. Não só não tinha de investir em baterias, como ainda consigo vender a energia produzida a um preço maior.

Dada a localização da minha casa teria sido difícil obter retorno apreciável de outro modo.

Que servirá para pagar a fatura da energia e provavelmente ainda sobra uns trocos para os meses "frios"!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu não sou tão céptico em relação a esta ideia pelo simples de facto de também ter painéis fotovoltaicos em minha casa. O local não é dos melhores para apanhar sol, mas lá vai dando um rendimento. É certo que é graças à tarifa bonificada, mas esta também tem as suas limitações.

Uma delas é o facto de só podermos fornecer à rede metade da nossa potência contratada, ainda que em pico o equipamento seja capaz de produzir mais do que isso.

Produzindo electricidade pelo regime geral, como eles fazem, tem um preço por kWh mais baixo, mas não tem tantas restrições. Consoante a localização das centrais, pode ser um investimento interessante.

Riscos claro que os há. A meu ver serão mais do tipo de acontecer algo aos painéis ao invés de a rede não comprar energia (regime geral de produção) ou o preço da eletricidade baixar (as if... ::) ).

Qual é o tempo de retorno do investimento? Ainda foram comprados em tempo de incentivos, imagino...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que servirá para pagar a fatura da energia e provavelmente ainda sobra uns trocos para os meses "frios"!...

Acrescentaste aí uma vírgula desnecessária na citação. Não é "Não, tenho de o fornecer à rede", mas sim "Não tenho de o fornecer à rede". É engraçado como o sentido é completamente o oposto

Qual é o tempo de retorno do investimento? Ainda foram comprados em tempo de incentivos, imagino...

Não tenho bem a certeza. Tenho de ver as faturas que a minha mãe vai guardando. No nosso caso sabemos que deve demorar um bocado mais pois a nossa localização não é muito boa. Mas também não fizemos isto a pensar em lucros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acrescentaste aí uma vírgula desnecessária na citação. Não é "Não, tenho de o fornecer à rede", mas sim "Não tenho de o fornecer à rede". É engraçado como o sentido é completamente o oposto

Não tenho bem a certeza. Tenho de ver as faturas que a minha mãe vai guardando. No nosso caso sabemos que deve demorar um bocado mais pois a nossa localização não é muito boa. Mas também não fizemos isto a pensar em lucros.

A virgula era necessária à condição. Sem baterias (investimento maior, retorno a mais longo prazo) não pode fornecer energia à sua própria residência. E, depois, parece-me que não se vai instalar painéis fotovoltaicos sem pensar no lucro (8, 10 ou 12 anos, consoante a zona também, para reaver o investimento realizado) que há-de vir dai.

A sua última frase (... não fizemos isto a pensar nos lucros) não está muito de acordo com esta outra:

... escolhi fazê-lo, pois era mais vantajoso... Não só não tinha de investir em baterias, como ainda consigo vender a energia produzida a um preço maior. Dada a localização da minha casa teria sido difícil obter retorno apreciável de outro modo.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, vou ver se me explico melhor.

Quando disse "Não tenho de a fornecer à rede", o significado era "Não sou obrigado a fornecer eletricidade à rede". Escolhi fornecer à rede, pois a alternativa era ter de investir em baterias para alimentar a própria casa. Como o preço de venda à rede era menor, o espaço limitado, e a duração estimada dos painéis a mesma, o mais provável era não conseguir sequer recuperar o investimento.

Ao instalar painéis o objectivo não foi obter algum rendimento positivo, mas apenas chegar ao break-even, ainda que demore até perto do fim de vida dos painéis. E ir durante esse período gerando energia por via renovável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 months later...

Risco de capital não tem. Mas eu não punha todo o dinheiro aí. Pois há a possibilidade de não valorizar nada. Pode por exemplo diversificar entre isso e o depósito Choice (3.5%). Isto se o seu depósito atual não estiver no Invest, claro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exacto esses depositos indexados do Invest em termos de retorno do capital têm o mesmo risco que um DP.

Outra forma de diversificar seria deixar algum de lado (a render, por exemplo, no money box ou num fundo tipo o ES liquidez) e esperar pelo proximo(os) mes (es), pois em regra o Invest lança depositos indexados desses todos os meses!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

boa tarde, eu acho que a resposta neste momento é certificados do tesouro poupe mais!! amanha vou transferir 100k para la durante 5 anos... acabou um dp no finantia e o que me dão agora é inferior que certificados do tesouro!! alem disso os DP so tem tendencia a baixar mesmo para os bancos se aguentarem e levarem mais do cliente!! para não falar que todos os anos ando a transferir DP de banco em banco e isso torna-se chato!! o maximo que consigo em um banco nacional liquido com montante elevado +100k são 2.4% liquido!! os CT ultrapassam isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

boa tarde, eu acho que a resposta neste momento é certificados do tesouro poupe mais!! amanha vou transferir 100k para la durante 5 anos... acabou um dp no finantia e o que me dão agora é inferior que certificados do tesouro!! alem disso os DP so tem tendencia a baixar mesmo para os bancos se aguentarem e levarem mais do cliente!! para não falar que todos os anos ando a transferir DP de banco em banco e isso torna-se chato!! o maximo que consigo em um banco nacional liquido com montante elevado +100k são 2.4% liquido!! os CT ultrapassam isso.

Vou desejar-te boa sorte....pois também irei fazer o mesmo amanhã e mais ou menos pelo mesmo montante.
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mesmo que agora tente um DP vá a 2.4 liquido no final de 12 meses, os CT podem ja ser outros, ou inferiores para novos contratos e certamente od DP estarão mais baixos!! portanto para não chatear muito é mesmo melhor CT sem ser coisas de maior risco!! não tenho muito tempo para andar em cima do ancontecimento!! por isso só depositos ou certificados!!

Podem existir boas ofertas para novos clientes em alguns bancos, mas tem de se criar contas cartão etc!! não me quero chatear com isso!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Vou desejar-te boa sorte....pois também irei fazer o mesmo amanhã e mais ou menos pelo mesmo montante.

E porque não uma parte desse valor no seguro de capitalização BES Taxa garantida? Só é preciso lá deixar o dinheiro um ano à taxa de 2,25%... no ano seguinte, se verificarmos que a taxa já não é atrativa, tira-se o dinheiro. Atenção que não estou a colocar em causa os CTPM (eu próprio também tenho lá algum). Mas podendo diversificar, porque não reservar uma parte desse valor para esta alternativa?

P.S: deixo aqui esta sugestão, porque também irei subscrever esse seguro de capitalização este mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!! metodos dos bancos para não retirarmos dinheiro! ou dificultarem lol

Bes- um cheque demora 10 dias!! no cofre não tem dinheiro e transferencia online estão em erro!! e engraçado ao criar e preencher a ficha no banco online para transferencias, depois de tudo certo IBAN etc dá erro!! lolol

infelismente temos de ser peixeiros ou violentos  para resolver coisas simples!!

"no banco online pagamentos, transferencias entre contas do cliente tido funciona! transferencias para sacar de la dinheiro Da erro!

lololol

o que será daqui a 10anos, teremos de contratar segurança para estas operaçoes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 months later...

Bom dia

Tenho mais de metade do meu capital investido em certificados do tesouro, o restante está num depósito a prazo que se irá  vencer no inicio de Agosto,  estou tentado a investir este capital em certificados de aforro por dois motivos. 1º tem a ver com as taxas, 2º pela possibilidade de desmobilizar ao fim de 3 meses sem perdas.

Pergunta...Será isto o mesmo que colocar os ovos todos no mesmo cesto? Haverá outras formas de investimento que me dê as mesmas regalias com o mesmo risco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites