Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alternativas aos depósitos a prazo (produtos de baixo risco)

Recommended Posts

há 23 minutos, blucah disse:

Quem subscrever agora os certificados de aforro tem uma taxa aprox de 3,5%.

Para subscrições em Março, alguém tem ideia de qual a taxa que iremos ter?

Tenho pois 60k euros à espera e estou na dúvida se irei subscrever em Fevereiro ou em Março .

Como o Vacuum disse, agora = 3,403%. Nos próximos meses provavelmente 3,5%.

A diferença é mínima e passados 3 meses a taxa da subscrição vai atualizar para (provavelmente) 3,5% de qualquer forma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

134

• superkinas

38

• --------

27

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Disponibilizo aqui as últimas análises da Proteste Investe sobre seguros de capitalização, já que o acesso online é limitado.      

Comecei a usar o Fidelidade Savings há umas semanas e estou bastante satisfeito. Juros capitalizados pagos diáriamente (por vezes param uns dias mas depois acertam). O pedido de reforço extraordinário

Entretanto, estamos a meio do período relevante para a taxa CA de outubro, e salvo grandes oscilações nos próximos dias parece que iremos ter um valor por volta de 2,45%.

Posted Images

há 9 minutos, Afonso_ disse:

Boa Tarde Pessoal,

Ao verificar o meu saldo no aforrnet constatei que nuns certificados de aforro que subscrevi em fevereiro de 2021, pagaram-me este mês os juros mas em vez de usarem a taxa de fevereiro de 2023 (3,403%) usaram a taxa de novembro de 2022 (2,492%) a que somaram o prémio de permanência de 0,5%.

No site do IGCP diz que para as capitalizações de fevereiro deve se usar a taxa de fevereiro.

Os juros que eu recebi não deveriam ser calculados com a taxa do mês de fevereiro de 2023?

Podem confirmar se a vocês também aconteceu isto? Acho que o estado está a calcular os juros de uma maneira incorreta!!!

image.png.22fea3422d22ede545a8a7fe23cccd9f.png

Estás errado.

Sendo o cálculo feito ao trimestre, o juro que recebeste agora foi calculado à taxa em vigor quando o trimestre teve início (novembro). Agora inicia-se um novo trimestre e, neste, os juros que receberás em maio serão calculados à taxa atualmente em vigor (fevereiro).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

O Governo poderá avançar para alterações na taxa de rentabilidade de futuras subscrições dos Certificados de Aforro, mas também não está descartada a emissão de uma nova série, com outras condições e remuneração mais baixa. Algo que não surpreende a PROTESTE INVESTE, dado ser recorrente o Estado alterar as regras a meio do jogo quando as condições deixam de ser favoráveis para o emitente. https://www.deco.proteste.pt/investe/depositos-certificados/certificados-aforro/noticias/2023/05/governo-pode-mudar-regras-certificados-aforro

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 horas, marcolopes disse:

O Governo poderá avançar para alterações na taxa de rentabilidade de futuras subscrições dos Certificados de Aforro, mas também não está descartada a emissão de uma nova série, com outras condições e remuneração mais baixa. Algo que não surpreende a PROTESTE INVESTE, dado ser recorrente o Estado alterar as regras a meio do jogo quando as condições deixam de ser favoráveis para o emitente. https://www.deco.proteste.pt/investe/depositos-certificados/certificados-aforro/noticias/2023/05/governo-pode-mudar-regras-certificados-aforro

Alterar as condições implica mesmo criar uma nova série.
    Na actual série não podem mexer em nada.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 46 minutos, Vacuum disse:

Alterar as condições implica mesmo criar uma nova série.
    Na actual série não podem mexer em nada.

Eu quando vi a notícia com o "Medina" a dizer que iam avaliar... fiquei na dúvida!

Depois veio a notícia de que iam "aumentar o tecto" reservado para certificados (se é que isso é impedimento para aceitação de subscrições... parece-me mais uma questão proforma do que outra coisa)

Mas agora já se fala (deco) de uma alteração de regras... ou seja, cancelar subscrição na série actual, e criar uma nova com uma remuneração diferente (mais baixa)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, marcolopes disse:

Eu quando vi a notícia com o "Medina" a dizer que iam avaliar... fiquei na dúvida!

Depois veio a notícia de que iam "aumentar o tecto" reservado para certificados (se é que isso é impedimento para aceitação de subscrições... parece-me mais uma questão proforma do que outra coisa)

Mas agora já se fala (deco) de uma alteração de regras... ou seja, cancelar subscrição na série actual, e criar uma nova com uma remuneração diferente (mais baixa)

Por enquanto, Miguel Martín não antecipa qualquer mexida na remuneração dos Certificados de Aforro.
    Mas, claro, a série pode terminar a qualquer momento e será sem aviso prévio.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, marcolopes disse:

Isso do avaliar pode querer dizer qualquer coisa. O resultado da avaliação pode ser tudo ficar na mesma. Ninguém sabe, mas alguns (ex: Deco) pensam que sim.

O aumento do tecto é para poderem continuar a vender CA, que têm "stock limitado" para cada ano. Aumentam (pela segunda vez) esse limite e em compensação baixam os dos bilhetes e obrigações do Tesouro. Aumenta assim a percentagem de financiamento proveniente das famílias.

Citação

1 - O limite de (euro) 25 000 000 000,00 relativo à emissão de obrigações do Tesouro, estatuído no n.º 2 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 1-A/2023, de 3 de janeiro, é reduzido para (euro) 19 500 000 000,00.

2 - O limite de (euro) 12 500 000 000,00 relativo à emissão de dívida pública fundada sob a forma de bilhetes do Tesouro, estatuído no n.º 3 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 1-A/2023, de 3 de janeiro, é reduzido para (euro) 8 500 000 000,00.

3 - O limite de (euro) 7 000 000 000,00 relativo à emissão de certificados de aforro e de certificados do Tesouro, estatuído no n.º 4 da Resolução do Conselho de Ministros n.º 1-A/2023, de 3 de janeiro, é aumentado para (euro) 16 500 000 000,00.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    • 1 month later...
    Marijongouveia
    há 9 minutos, JRJordao disse:

Fidelidade Savings

Seguro de vida/investimento com reforços flexíveis e gestão numa app. No nível de risco mais baixo (opção seguro) tem capital garantido, liberdade de resgate (sem comissões) e uma taxa calculada com base na Euribor que para este semestre foi fixada em 2,995% TANB.

Poderá ser uma opção interessante do estilo "conta poupança".

https://www.youtube.com/playlist?list=PLz3UWjDTubRnJNFly6tnSvHh82uytUcip

Sabes se as entregas podem ser feitas via cartão de crédito? E os reforços podem ser via app?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Marijongouveia disse:

Sabes se as entregas podem ser feitas via cartão de crédito? E os reforços podem ser via app?

A gestão é toda feita via app, penso que até obrigatóriamente.

Quanto aos pagamentos, de acordo com este vídeo parecem estar associados a um IBAN, deduzo débito direto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    há 4 horas, ruicarlov disse:

Presumo que seja especificamente o Fidelidade Savings Seguro, correto? É esse que tem rendimento de 80% da euribor 6 meses

Exatamente, a opção seguro, com capital garantido e sem custos de resgate (ou quaisquer outros).

Na app, criar um objetivo de poupança (não de investimento).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Marijongouveia
    há 4 horas, JRJordao disse:

Exatamente, a opção seguro, com capital garantido e sem custos de resgate (ou quaisquer outros).

Na app, criar um objetivo de poupança (não de investimento).

Se a subscrição for via Deco Unicre, o resgate também virá para o cartão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Marijongouveia disse:

Se a subscrição for via Deco Unicre, o resgate também virá para o cartão?

Se antes do resgate não pedires a alteração do IBAN (não dá para fazermos nós na app), sim.

Não será prático para resgates mensais.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites