Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alternativas aos depósitos a prazo (produtos de baixo risco)

Recommended Posts

há 1 hora, quim disse:

Tenho uns CTPC de 30/10/2019. Pelo que estou por aqui a ler parece-me interessante troca-los por CA. no final do mês.  Será boa ideia?

Tenho trocado os meus CTPC também de 2019 após receber os juros. Para os próximos anos os CA "prometem" ser mais rentáveis. Lá mais para a frente, não se sabe, depende da Euribor e do PIB.

Espera por 1 novembro para subscrever os CA, pois a taxa vai aumentar.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

134

• superkinas

38

• --------

27

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Disponibilizo aqui as últimas análises da Proteste Investe sobre seguros de capitalização, já que o acesso online é limitado.      

Comecei a usar o Fidelidade Savings há umas semanas e estou bastante satisfeito. Juros capitalizados pagos diáriamente (por vezes param uns dias mas depois acertam). O pedido de reforço extraordinário

Entretanto, estamos a meio do período relevante para a taxa CA de outubro, e salvo grandes oscilações nos próximos dias parece que iremos ter um valor por volta de 2,45%.

Posted Images

há 3 minutos, JRJordao disse:

Para os próximos anos os CA "prometem" ser mais rentáveis.

Verdade.
    Mas também se prevê que a série E termine e a fórmula de cálculo seja alterada.

Editado por Vacuum
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Marijongouveia
    há 1 minuto, JRJordao disse:

Tenho trocado os meus CTPC também de 2019 após receber os juros. Para os próximos anos os CA "prometem" ser mais rentáveis. Lá mais para a frente, não se sabe, depende da Euribor e do PIB.

Espera por 1 novembro para subscrever os CA, pois a taxa vai aumentar.

Também tenho feito o mesmo e há medida que forem dando os juros da anuidade, vou trocá-los todos por CA.

há 1 minuto, Vacuum disse:

Verdade.
    Mas também se prevê que a série E termine e a fórmula de cálculo seja alterada.

O governo veio dizer que não pretende modificar as regras dos CA, mas o futuro é sempre uma incógnita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    Citação

A Euribor a três meses, que entrou em 14 de julho em terreno positivo pela primeira vez desde abril de 2015, também avançou hoje, ao ser fixada em 1,802%, mais 0,011 pontos do que na terça-feira e um novo máximo desde março de 2009.

Vai lançada!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Real Vida lança o Real 3 Plus.

- Capital e Rendimento Garantidos

- 1 % TANB

- Prazo de 3 anos. 3 entregas anuais.

Entregas

• Entregas anuais programadas:
      • mínimo 100 €
      • máximo 1.000 €
    • Entrega suplementar - possibilidade de 1 entrega no momento da subscrição:
      • mínimo 5.000 €
      • máximo 100.000 €

Plano de entregas anuais e com a possibilidade de efetuar uma única entrega suplementar no momento da emissão da apólice.

Encargos e penalizações

• Subscrição: 0,00%
    • Resgate antecipado: 1,00% (permitido no último ano de vigência da apólice)
    • Custo da apólice: 0,00 €

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 3 weeks later...
    há 8 minutos, Diogo Duarte disse:

Boas se me souberem responder a isto 

Tenho algum subscrito em certificado tesouro em nome da minha filha. 

Como o aforro esta a dar mais queria trocar, pedi no site o resgate e deu rejeitado. 

Será por causa da idade? 

Sim.

Tens de resgatar nos CTT, com documentação específica.

Citação

O resgate só pode ser efetuado por maiores de 18 anos para todas as séries, exceto menores com idade igual ou superior a 16 anos, desde que comprovem a sua emancipação nos termos previstos na lei civil.

No caso de Titular menor ou maior acompanhado, deverá o Representante Legal apresentar, para além do seu documento de identificação, documento comprovativo da sua qualidade (modelo 701-A e modelo 711).

fonte: https://www.igcp.pt/pt/faq/index.php

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    A 02/01/2023 às 19:43, JRJordao disse:

Viva,

Talvez me possam ajudar.. ainda tenho CA série C (Novembro de 2013) .. A fórmula deles é E3*0.85+0.25% .. Nisto é claramente pior do que série E de E3+1% mas depois tenho dúvidas na questão do prémio https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/certificados-de-aforro/descricao/series-c-b-e-a-descricao/

Os prémios de permanência abaixo indicados, que acrescerão à taxa base, encontram-se suspensos até 31 de dezembro de 2016, estando em vigor as condições estabelecidas pela Portaria 268-D/2012 .Os prémios serão de novo aplicados a partir de 1 de janeiro de 2017, tendo em consideração a data da sua subscrição (antiguidade). 
    0,50 - no segundo ano;
    0,75 - no terceiro ano;
    1,00 - do quarto ao sétimo ano;
    1,25 - no oitavo ano;
    1,5 - no nono ano;
    2,5 - no décimo ano.

Queria tirar a dúvida para saber se resgatava e colocava em série E já.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@cornelyus

Tens as taxas de juro em vigor para a série C aqui

A taxa atual para subscrições de nov 2013, calculada em nov 2022, é 4,018%. bónus = 4,018 - (0,85 * 1,492 [E3 de nov 2022] + 0,25) = ~2,50%

Será atualizada em fevereiro para cima, já que a E3 aumentou. Penso que ficarás com uma taxa por volta de (0,85 * ~2,39 + 0,25) + 2,50 = ~4,78%

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    A 25/01/2023 às 17:08, Marijongouveia disse:

Agora não vais tirar porque perderás os prémios de permanência. Espera pela liquidação desses que está quase (10anos) e depois mudas para os da série E

A 25/01/2023 às 14:33, JRJordao disse:

@cornelyus

Tens as taxas de juro em vigor para a série C aqui

A taxa atual para subscrições de nov 2013, calculada em nov 2022, é 4,018%. bónus = 4,018 - (0,85 * 1,492 [E3 de nov 2022] + 0,25) = ~2,50%

Será atualizada em fevereiro para cima, já que a E3 aumentou. Penso que ficarás com uma taxa por volta de (0,85 * ~2,39 + 0,25) + 2,50 = ~4,78%

Muito obrigado mesmo! TInha ideia dessa tabela, mas nunca mais lá tinha chegado entretanto não sei porquê, só a tabela de reembolso

Já agora, também tenho um valor menor em CTPC

Taxa de Remuneração
    Fixa para cada ano da aplicação: 

1.º ano - 0,75%

2.º ano - 0,75% 

3.º ano - 1,05%

4.º ano - 1,35% 

5.º ano - 1,65%

6.º ano - 1,95%

7.º ano - 2,25%

A taxa de juro a partir do 2.º ano é acrescida de um prémio, em função do crescimento médio real do Produto Interno Bruto (PIB), conforme descrito no ponto seguinte         

Um mais antigo de 04-09-2018, outro de 29-09-2020.. quando venceram tiveram o tal prémio do crescimento do PIB:. mas sem este serão claramente abaixo...                   

Editado por cornelyus
    link para tabela reembolso
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, cornelyus disse:

Um mais antigo de 04-09-2018, outro de 29-09-2020.. quando venceram tiveram o tal prémio do crescimento do PIB:. mas sem este serão claramente abaixo...                   

Mesmo com o prémio máximo (1,2%) ficarão abaixo dos 3,5% que se espera nos CA a partir de março. Mas o futuro ninguém conhece...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    há 10 minutos, blucah disse:

Quem subscrever agora os certificados de aforro tem uma taxa aprox de 3,5%.

Para subscrições em Março, alguém tem ideia de qual a taxa que iremos ter?

Tenho pois 60k euros à espera e estou na dúvida se irei subscrever em Fevereiro ou em Março .

Em Fevereiro,  3,403%.

Em Março,  certamente 3,500%.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites