Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alternativas aos depósitos a prazo (produtos de baixo risco)

Recommended Posts

• Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

134

• superkinas

38

• --------

27

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Disponibilizo aqui as últimas análises da Proteste Investe sobre seguros de capitalização, já que o acesso online é limitado.      

Comecei a usar o Fidelidade Savings há umas semanas e estou bastante satisfeito. Juros capitalizados pagos diáriamente (por vezes param uns dias mas depois acertam). O pedido de reforço extraordinário

Entretanto, estamos a meio do período relevante para a taxa CA de outubro, e salvo grandes oscilações nos próximos dias parece que iremos ter um valor por volta de 2,45%.

Posted Images

há 8 horas, jopsilveira disse:

Existe um limite de 3,5% nos CA de classe E ?

Ou seja, dentro de 2 anos, quando as taxas Euribor estiverem a 4%, então os certificados de aforro irão render menos que um depósito a prazo...

O limite de 3,5% é na fórmula E3 + 1%, por isso o limite é quando a Euribor chegar aos 2,5%.

Quando isso vai acontecer, e se os DPs o vão refletir, deixo para o professor Chibanga fazer adivinhação.

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os certificados de aforro estão hoje com melhor rentabilidade que os CTPV e até mesmo que os CTPC (dependendo do ano em foram subscritos).

Não esquecer que o BCE já deu a entender que poderá aumentar novamente este ano as taxas de juro diretoras, o que levará a nova subida da Euribor. Há perspectivas que possa aumentar +1% (0.5% + 0.5%).

Em Outubro os CA terão um juro bruto de +- 2%. Para quem tiver prémio de permanência isso significa que estará com 2.5% ou 3% de juro bruto.

Para quem é avesso ao risco tem aqui um produto interessante para os dias de hoje, em que os famosos depósitos a prazo ainda estão com baixas rentabilidades.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, tcs disse:

Os certificados de aforro estão hoje com melhor rentabilidade que os CTPV e até mesmo que os CTPC (dependendo do ano em foram subscritos).

É mesmo. Tenho CTPVC de 2019 que darão 2,25% este ano com o prémio máximo. E a taxa base dos CA já lá está a chegar!

Quando o crescimento do PIB nos 4 trimestres anteriores deixar de render os 1,20% de prémio, o que poderá bem acontecer a partir de julho 2023 com a recessão "anunciada" para os próximos tempos, deixarão de ser competitivos caso a Euribor 3M se mantenha nos níveis atuais.

Por outro lado, garantem-me uma taxa mínima média de 1,80% nos próximos 4 anos, que poderá ser preferível no caso de grande descida da Euribor 3M.

A questão portanto é, qual será o comportamento da Euribor num cenário de recessão?

Editado por JRJordao
    Correção CTPV -> CTPC
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    23 minutes ago, JRJordao said:

Tenho CTPV de 2019

CTPV só começaram em Outubro de 2021. Tens CTPC que pagam os tais 2.25% este ano.

Tudo o resto é difícil responder-te e não tenho conhecimentos para perspetivar qual será a melhor solução.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, tcs disse:

CTPV só começaram em Outubro de 2021. Tens CTPC que pagam os tais 2.25% este ano.

Tudo o resto é difícil responder-te e não tenho conhecimentos para perspetivar qual será a melhor solução.

Claro 🤦‍♂️, obrigado pela correção. Vou refletir no meu post para evitar confusões.

Tudo bem, foi mais uma reflexão partilhada, o futuro ninguém conhece mesmo que alguns aleguem o contrário. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, JRJordao said:

Tudo bem, foi mais uma reflexão partilhada, o futuro ninguém conhece mesmo que alguns aleguem o contrário. :D

Essa reflexão também a estou a fazer mas não chego a uma conclusão 😁

Tenho CTPC de 2020/2021 e não sei se não será melhor retirá-los e colocar em CA.

Mas se hoje tivesse € para investir, preferia os CA aos CTPV.

Na minha opinião o PIB vai acabar por crescer menos do que 3%, logo o bonus de 1.2% deixará de existir. Por outro lado acredito que a euribor irá aumentar e se manterá elevada durante algum tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, tcs disse:

Essa reflexão também a estou a fazer mas não chego a uma conclusão 😁

Tenho CTPC de 2020/2021 e não sei se não será melhor retirá-los e colocar em CA.

Mas se hoje tivesse € para investir, preferia os CA aos CTPV.

Na minha opinião o PIB vai acabar por crescer menos do que 3%, logo o bonus de 1.2% deixará de existir. Por outro lado acredito que a euribor irá aumentar e se manterá elevada durante algum tempo.

Com CTPC de 2020/2021 ainda não tens prémio este ano (nem no próximo no caso de 2021), por isso a tentação de mudar para CA é ainda maior. :)

Para um novo investimento, sem dúvida os CA. E se tivesse CTPV trocava-os.

Partilho da tua opinião. Quando receber os juros dos CTPC deste ano terei de fazer uma boa análise/reflexão. Em caso de dúvida provavelmente manterei.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    27 minutes ago, tcs said:

Na minha opinião esta subida vertiginosa das taxas de juro diretoras por parte do BCE não irá durar muito tempo, porque isto causará uma enorme recessão na Europa.

Parece-me que a ideia é fazer uma intervenção rápida para reduzir o consumo e estancar a inflação, podendo dentro de 1 ano começar a aliviar as taxas diretoras. Se isto for verdade, poderá significar que as taxas euribor voltarão a cair um pouco, especialmente para aliviar o peso que recai sobre as famílias.

Se tal não acontecer, acredito que comecem a existir em Portugal situações graves de incumprimento. Veremos o que acontecerá.

Para concluir, são tantas as variáveis que não há forma de concluir qual o melhor investimento.

Dentro de 2 anos espera-se que as taxas Euribor estejam na casa dos 4% …

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, Marijongouveia disse:

E os outros valores quando é que se sabem?

Em cada dia útil até 27/9 (inclusivé). A média desses 10 valores + 1% corresponderá à taxa CA de outubro.

No dia 28/9 estarão todos aqui (primeira coluna): https://www.euribor-rates.eu/pt/taxas-euribor-actuais/2/euribor-taxa-3-meses/

O anúncio oficial em https://www.igcp.pt/pt/ será no dia 30/9, último dia útil do mês.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, JRJordao disse:

Em cada dia útil até 27/9 (inclusivé). A média desses 10 valores + 1% corresponderá à taxa CA de outubro.

No dia 28/9 estarão todos aqui (primeira coluna): https://www.euribor-rates.eu/pt/taxas-euribor-actuais/2/euribor-taxa-3-meses/

O anúncio oficial em https://www.igcp.pt/pt/ será no dia 30/9, último dia útil do mês.

Mas então isto promete...poderemos ter a taxa para Outubro nos 2%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Marijongouveia disse:

Mas então isto promete...poderemos ter a taxa para Outubro nos 2%?

Mantendo-se a tendência das últimas semanas, sim.

Atenção que apenas se aplica às novas subscrições e àquelas que atingem um trimestre no mês de outubro.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 57 minutos, JRJordao disse:

Mantendo-se a tendência das últimas semanas, sim.

Atenção que apenas se aplica às novas subscrições e àquelas que atingem um trimestre no mês de outubro.

Sim, eu costumo rodar bastante até por causa do cahsback que o Wizink e o Deco proporcionam. Este mês vou também resgatar uns CTPV que fazem um ano agora e passá-los para CA. Estou é com um pressentimento que, com estas subidas da Euribor, devem estar a inventar uns certificados de aforro F com piores condições...😉

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Euribor volta a renovar máximos de mais de uma década.

Euribor volta a renovar máximos de mais de 10 anos em todos os prazos (noticiasaominuto.com)

Euribor a 3 meses a 1,063

(Para os CA de Outubro, conta 1,013; 1,030 e 1,064 ... Mais a taxa dos próximos 7 dias uteis, caso a existam alterações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...
    • 2 weeks later...