Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alternativas aos depósitos a prazo (produtos de baixo risco)

Recommended Posts

• Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

134

• superkinas

38

• --------

27

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Disponibilizo aqui as últimas análises da Proteste Investe sobre seguros de capitalização, já que o acesso online é limitado.      

Comecei a usar o Fidelidade Savings há umas semanas e estou bastante satisfeito. Juros capitalizados pagos diáriamente (por vezes param uns dias mas depois acertam). O pedido de reforço extraordinário

Entretanto, estamos a meio do período relevante para a taxa CA de outubro, e salvo grandes oscilações nos próximos dias parece que iremos ter um valor por volta de 2,45%.

Posted Images

On 6/30/2022 at 12:11 PM, JRJordao said:

Algum sortudo subscreveu CTPM em julho, agosto ou setembro 2017? :)

https://www.igcp.pt/fotos/editor2/2022/CTPM_Taxa_Juro/07_TAXA_JURO_CTPM.pdf

A taxa de juro dos CTPM para Julho é de 10,99%. Em Agosto e Setembro será igual.

Foi com este tipo de produtos (antigos CTPM e esta versão que termina em Outubro) que comecei a investir, utilizando os juros recebidos para investir em fundos e ETFs.

Os novos CTPC têm limite de 1.2% de crescimento do PIB (equivalente a 40% de um crecimento do PIB de 3%), mas mesmo assim, tendo em conta o período de juros negativos, foram alternativas razoáveis aos DPs. Especialmente para quem não tem coragem/vontade de investir em fundos ou ETFs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os CTPC já são os anteriores. Atualmente são os CTPV, com taxas base mais baixas e prémio de 20% do crescimento do PIB limitado a 1,50%.

Vai começar a ser um desafio arranjar nome (com uma letra diferente) para os próximos produtos. :)

Agora, com a subida da Euribor, os CA também começam a ficar interessantes. Mas claro que ao longo dos 10 anos haverão muitas subidas e descidas.

Eu tenho/tive CT (os originais), CTPM e CTPC. Só me faltam CTPV para completar a caderneta. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, JRJordao said:

Os CTPC já são os anteriores. Atualmente são os CTPV, com taxas base mais baixas e prémio de 20% do crescimento do PIB limitado a 1,50%.

Vai começar a ser um desafio arranjar nome (com uma letra diferente) para os próximos produtos. :)

Agora, com a subida da Euribor, os CA também começam a ficar interessantes. Mas claro que ao longo dos 10 anos haverão muitas subidas e descidas.

Eu tenho/tive CT (os originais), CTPM e CTPC. Só me faltam CTPV para completar a caderneta. :D

Tens razão. Os novos são os CTPV mas eu estava a referir-me aos CTPC que ainda têm o bonus de 40% do PIB.

Também parei nos CTPC.

Ainda tenho CTPM de Outubro de 2017. Estou curioso para saber o valor do prémio.

Estes produtos foram/são uma ótima alternativa aos depósito a prazo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, tcs disse:

Com o crescimento do PIB homólogo de 6.9%, os CTPM (comercializados até Outubro de 2017) pagarão em Outubro cerca de 9% (3,25 taxa base + 5.8% prémio relativo ao PIB).

3,25% + (6,90% x 80%) = 8,77%, certo?

Editado por JRJordao
    Cálculo incorreto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    18 minutes ago, JRJordao said:

3,25% + (6,90% x 80%) = 8,77%, certo?

Para o cálculo do prémio por crescimento do PIB consideram os últimos 4º trimestres conhecidos no mês anterior:

No 4.º e 5.º ano, ao valor da taxa de juro fixada, acresce um prémio, a ser divulgado pela Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública - IGCP, E.P.E. (IGCP, E.P.E.), no seu sítio na Internet no penúltimo dia útil do mês anterior à data de pagamento de juros, correspondente a 80% do crescimento médio real do PIB a preços de mercado (taxa de variação em volume homóloga arredondada a uma casa decimal, segundo informação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE, I.P.), no âmbito da primeira publicação das estimativas completas das Contas Nacionais Trimestrais para o trimestre de referência) nos últimos quatro trimestres conhecidos no mês anterior à data de pagamento de juros.

Por isso para Outubro irão considerar: 6.9% (2ºT2022) + 11.8% (1ºT2022) + 5.9%(4ºT2021) + 4.4% (3ºT2021) = 29% / 4 = 7.25% * 0.8 = 5,8%.

Julho, Agosto e Setembro: 11.8% (1ºT 2021) + 5.9%(4ºT2021) + 4.4% (3ºT2021) + 16.5% (2ºT2021) = 38,6% / 4 = 9,65% * 0.8 = 7.72%

IGCP: https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/ct-poupanca-mais/descricao/

PIB (INE): https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_indicadores&contecto=pi&indOcorrCod=0009887&selTab=tab0

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, tcs disse:

Por isso para Outubro irão considerar: 6.9% (2ºT2022) + 11.8% (1ºT2022) + 5.9%(4ºT2021) + 4.4% (3ºT2021) = 29% / 4 = 7.25% * 0.8 = 5,8%.

Obrigado pela explicação. Até sabia mas não me lembrava. :)

Outubro 2017 foi o último mês de subscrição de CTPM (5 anos) ou seja, os que terminam agora em Outubro 2022 foram os últimos.

Em Novembro 2017 passou-se a subscrever CTPC (7 anos). Esses deverão continuar com o prémio máximo (1,20%) durante algum tempo, pois para tal basta uma média de 3% nos últimos quatro trimestres.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    12 minutes ago, JRJordao said:

Obrigado pela explicação.

Outubro 2017 foi o último mês de subscrição de CTPM (5 anos) ou seja, os que terminam agora em Outubro 2022 foram os últimos. Em Novembro 2017 passou-se a subscrever CTPC (7 anos).

Certo, por isso é que eu disse que irão pagar este prémio em Outubro e não em Outubro, Novembro e Dezembro. A partir de Novembro de 2017 começaram os CTPC que também seguem a mesma lógica de cálculo mas em vez de 80% do crescimento do PIB é apenas 40% e com limite máximo de 1.2% (equivalente a um crescimento real médio de 3%).

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Estes produtos, os certificados de aforro ou os certificados de tesouro dão para subscrever nos ctt certo? Mas será mesmo nos ctt ou no banco dos Ctt?

Dentro dos prazos que existem estes produtos pode-se resgatar o dinheiro antecipadamente eventualmente?

As taxas de juro que são faladas são já líquidas?

Obrigado a todos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, superkinas disse:

as subscrições são nos ctt ou net.

Na primeira vez tem ser ctt para criar conta aforro.

Os certificados aforro não podem ser mexidos nos primeiros 3 meses e os outros no primeiro ano.

Os certificados aforro tem minimo 100 euros e os certificados poupança o minimo são 1000 euros.

As taxas juro são brutas mas nos certificados aforro depende da euribor e nos certificados poupança dependem PIB.

Mas existem vários simuladores para um e para outro produto na net

Obrigado pela explicação. 

Mas pode se reforçar ao longo do tempo?

Agora com as subidas dos juros poderá ser o aforro melhor… digo eu. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

depois de criada a conta aforro podes fazer quantas subscrições quiseres tanto de um como do outro produto, são tratadas como subscrições novas.

podes por exemplo subscrever hoje 100 euros e amanha outros 100.

Nos certificados aforro a rentabilidade capitaliza, só recebes quando resgatares enquanto certificados poupança a rentabilidade é enviada para a conta associada conta aforro ao fim de cada ano.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá. Quero fazer um investimento sem risco e atendendo a que os depósitos a prazo não são atraentes parece me que os produtos de poupança do Estado são a melhor opção. Concordam?

Posto isto tenho duas dúvidas: 1) Neste momento os Certificados de Aforro são mais interessantes que os Certificados do Tesouro, certo?; 2) No caso dos Certificados de Aforro visto que estes estão indexados à Euribor 3M, e que esta tem subido no mes de agosto, vale a pena esperar pelo inicio de setembro para subscrever e ter uma taxa mais alta ou é indiferente? Como é que é calculada a taxa? Diariamente?

Muito obrigado desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, JRJordao disse:

1) Neste momento, os CA parecem ser mais interessantes. Nos primeiros 2 anos, os CTPV não têm prémio e rendem apenas 0,70%. Os CA neste momento ultrapassaram os 1,10% e no segundo ano já têm prémio de 0,5%.

2) A taxa dos CA para os 3 meses seguintes é calculada no antepenúltimo dia útil de cada mês (29 em agosto), com base no valor da Euribor 3M dos últimos 10 dias úteis. Em setembro deverá subir, com a média dos valores entre 15 e 26 de agosto.

Detalhes: https://www.igcp.pt/pt/menu-lateral/certificados-de-aforro/descricao/

Muito obrigado pela resposta JRJordao. Sendo assim vou aguardar para subscrever nos primeiros dias de Setembro. Na tua opinião existe o risco de o produto alterar até lá?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, andre611 disse:

Certamente que não. Muito menos em Agosto, que está tudo de férias. Não há decreto-lei que passe agora.

Os CAs já estão com estas condições há largos anos.

Nem mais.

Se virmos no site do IGCP, quase todas as alterações de produtos ocorreram entre meio de setembro e final de outubro.

Os CA estão com as condições atuais desde outubro 2017.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites