Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alternativas aos depósitos a prazo (produtos de baixo risco)

Recommended Posts

• Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

134

• superkinas

38

• --------

27

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Disponibilizo aqui as últimas análises da Proteste Investe sobre seguros de capitalização, já que o acesso online é limitado.      

Comecei a usar o Fidelidade Savings há umas semanas e estou bastante satisfeito. Juros capitalizados pagos diáriamente (por vezes param uns dias mas depois acertam). O pedido de reforço extraordinário

Entretanto, estamos a meio do período relevante para a taxa CA de outubro, e salvo grandes oscilações nos próximos dias parece que iremos ter um valor por volta de 2,45%.

Posted Images

há 7 minutos, 00ba disse:

Ah ok, como referias os 0,9% que é a taxa média do 1,2,3 pensei que te referias a esse.

Fiz confusão. Obrigado pelo esclarecimento.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, JRJordao said:

A que custos te referes? É que no BPG sempre tens o capital ao abrigo do fundo de garantia de depósitos.

Não falei em custos. Falei em condições de resgates piores: "É permitida a mobilização total ou parcial em qualquer momento com perda total dos juros corridos". 

Para além disso, já tenho conta aberta em mais de 7 bancos e não me apetece abrir em mais :)

Editado por jopsilveira
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, 00ba disse:

Colocaste custos de aquisição. Nesses produtos da Real o Agente é que escolhe se tens encargos de subscrição (0, 0.25 ou 0.5) que acrescem à comissão.

O mesmo na Lusitânia Vida. Deve ser prática comum nos seguros. Contráriamente aos bancos (ultimamente), ainda há margem de negociação.

há 6 minutos, jopsilveira disse:

Não falei em custos. Falei em condições de resgates piores: "É permitida a mobilização total ou parcial em qualquer momento com perda total dos juros corridos". 

Para além disso, já tenho conta aberta em mais de 7 bancos e não me apetece abrir em mais :)

Obrigado pelo esclarecimento.

Não digas então que o “investimento 123” tem "taxa bastante superior aos depósitos a prazos actuais". Estamos aqui para informar, de preferência imparcialmente ;)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    PassosDiasAguiar

Sendo ambos Seguros de Investimento, parece-me que o LUSITANIA RENDIMENTO 2021 (já referido pelo JRJordaoapresenta, para o mesmo prazo e risco, melhores juros que o Real Vida Investimento 123.

"Taxa de Juro

A taxa de juro anual aplicada é, respectivamente, igual a:

Anuidade
    Taxa de Juro Anual 1,0% 1,25% 1,5%

Rendimento Anual

O rendimento anual é calculado, no fim de cada anuidade, por aplicação da taxa de juro anual respectiva ao Capital Seguro.

Resgate Total

A partir do fim do 5º mês é permitido efectuar o resgate total, sendo o seu valor igual ao Capital Seguro"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, PassosDiasAguiar disse:

Sendo ambos Seguros de Investimento, parece-me que o LUSITANIA RENDIMENTO 2021 (já referido pelo JRJordaoapresenta, para o mesmo prazo e risco, melhores juros que o Real Vida Investimento 123.

A Lusitânia Vida é frequentemente desconsiderada devido à Montepiofobia.

Não querendo convencer ninguém a investir em A ou B, volto a partilhar um artigo da Proteste sobre o impacto do Montepio nos produtos da Lusitânia Vida.

Proteste Investe - Lusitania e Montepio.pdf

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, 00ba disse:

Alguém pode disponibilizar a FIN ou CG's desse PPR da Lusitânia? Não encontro..

Online só se encontra o folheto, que já deves ter visto.

Esta semana estou de férias, mas na próxima posso-te enviar fotos das minhas condições.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

recebi hoje, já vai nos 1.3 % líquidos, está quase na taxa de um deposito prazo novos montantes no investe, a isto acrescenta a taxa reduzida imposto.

A única nota positiva é que mantiveram a fixa taxa fixa em 1,5 % todavia jogam como querem com a participação dos resultados.

No dia em que descerem tb taxa fixa com as comissões arriscamos rentabilidades liquidas abaixo de 1%.

Como já disse estou espera da descida gradual da rentabilidade ao longo dos anos, nestes produtos é regra geral sempre assim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, JRJordao disse:

Comparativo atualizado de rentabilidades líquidas (do custo de gestão)

image.png.2f56d8f55ba08fb657315d7fbf5fa385.png

obrigado.
    é bem evidente a redução da rentabilidade ao longo do tempo :(

e o covid não explica tudo....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 28/07/2021 às 00:33, superkinas disse:

recebi hoje, já vai nos 1.3 % líquidos, está quase na taxa de um deposito prazo novos montantes no investe, a isto acrescenta a taxa reduzida imposto.

A única nota positiva é que mantiveram a fixa taxa fixa em 1,5 % todavia jogam como querem com a participação dos resultados.

No dia em que descerem tb taxa fixa com as comissões arriscamos rentabilidades liquidas abaixo de 1%.

Como já disse estou espera da descida gradual da rentabilidade ao longo dos anos, nestes produtos é regra geral sempre assim.

O seguro de capitalização Lusitânia Rendimento com 1,25% médios a 3 anos é uma alternativa a considerar, apesar de sujeito à taxa de retenção normal. Subscrevendo diretamente à seguradora não há encargo de subscrição (nem qualquer outro).

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Subscrevi a semana passada directamente na Lusitania o Lusitania Rendimento 2021. correu tudo lindamente.

quem estiver interessado em aderir, poderei indicar o e-mail da pessoa que trata tudo por mensagem privada.

Editado por jopsilveira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Novidades na vertente dos produtos de dívida pública (obrigado @superkinas).

Foram-se os CTPC (1,39% médios a 7 anos), chegam os CTPV (1% médios a 7 anos). O prémio por crescimento do PIB passa a ser a partir do 3º ano (era 2º) e de 20% do crescimento (era 40%).

Editado por JRJordao
    Link
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/09/2021 às 23:48, superkinas disse:

alguem tem conta mais ordenado do bankinter ?

com depositos prazo 5 % no primeiro ano e 2 euros no segundo (até 5000 euros) ?

Sim, tenho.

Estou no segundo ano. Até ver muito satisfeito. Talvez me mantenha cliente.

A 11/09/2021 às 08:50, JRJordao disse:

Novidades na vertente dos produtos de dívida pública (obrigado @superkinas).

Foram-se os CTPC (1,39% médios a 7 anos), chegam os CTPV (1% médios a 7 anos). O prémio por crescimento do PIB passa a ser a partir do 3º ano (era 2º) e de 20% do crescimento (era 40%).

Mesmo para perfis conservadores, começa a não fazer sentido subscrever estes produtos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, Razminsky disse:

Mesmo para perfis conservadores, começa a não fazer sentido subscrever estes produtos. 

Há quem simplesmente não queira sair dos produtos de capital garantido. "Prefiro ganhar pouco do que correr o risco de perder".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, JRJordao disse:

Há quem simplesmente não queira sair dos produtos de capital garantido. "Prefiro ganhar pouco do que correr o risco de perder".

Sim, compreendo. Todos temos amigos e familiares assim. E a tolerância ao risco é como cada um, mas fazendo contas à inflação prevista, é quase certo que, em 7 anos, nesse produto, vão perder poder de compra.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Razminsky disse:

Sim, compreendo. Todos temos amigos e familiares assim. E a tolerância ao risco é como cada um, mas fazendo contas à inflação prevista, é quase certo que, em 7 anos, nesse produto, vão perder poder de compra.

Claro, mas mesmo que percam 1%/ano em poder de compra sobre o capital aplicado, é muito diferente do risco de um produto sem garantia de capital que pode desvalorizar 10%, 20%, 30%. O argumento destas taxas baixas não chegarem para fazer face à inflação também está um bocado "estafado". Para os perfis muito conservadores isso não é um grande problema e em termos práticos as pessoas nem se apercebem que após um ano podem comprar muito ligeiramente menos com o dinheiro que aplicaram. Querem é "dormir descansados à noite" (outro cliché). ;)

• Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 months later...

Finalmente, os certificados de tesouro voltam a ter prémio de remuneração (nas anuidades aplicáveis).

O prémio de remuneração dos CTPM a vigorar no próximo mês de janeiro será de 1,560% [comunicado]

O prémio de remuneração dos CTPC a vigorar no próximo mês de janeiro será de 0,780% [comunicado]

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, JRJordao said:

Finalmente, os certificados de tesouro voltam a ter prémio de remuneração (nas anuidades aplicáveis).

O prémio de remuneração dos CTPM a vigorar no próximo mês de janeiro será de 1,560% [comunicado]

O prémio de remuneração dos CTPC a vigorar no próximo mês de janeiro será de 0,780% [comunicado]

A subscrição dos CTPM não está suspensa? Isso é só para quem já tem, certo?

Editado por Poupadinho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites