Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Alternativas aos depósitos a prazo (produtos de baixo risco)

Recommended Posts

há 1 hora, Daniel Cunha disse:

Para ser sincero não tenho muita confiança nesse PPR. Tenho andado a pesquisar bastante acerca dele e todos os documentos que vejo misturam espanhol com português.. Pode não significar muito, mas para mim é um pouco estranho a documentação oficial do PPR estar dessa forma. Transmite pouca credibilidade.. mas é apenas a minha opinião, gostava de saber a opinião de outros membros também 

Em relação à documentação oficial, anexo neste post a que recebi hoje de um consultor. Ainda não a li detalhadamente, mas à primeira vista parece-me estar tudo em português.

A PSN é uma seguradora/mutualista espanhola com presença ainda reduzida em Portugal. Não tem escritórios cá, apenas consultores.

Em termos de rentabilidade, tem partilhado o pódio dos PPR em forma de seguro com a Lusitânia.

Rentabilidades líquidas (após custo de gestão)

image.png.18af4deedf4a219c3c0a468783681020.png

É sujeita por parte da ASF aos mesmos requisitos (rácio de solvabilidade >= 100% dos valores investidos) que as restantes comercializadoras de seguros PPR. Quanto à confiança que inspira a cada um, enfim a Lusitânia Vida apesar de recomendada pela Deco também tem detratores por causa das ligações ao Montepio.

Tenho optado por dividir o capital por várias seguradoras, numa estratégia de diversificação.

PSN - CONDIÇÕES GERAIS 02-2021.pdf PSN - Nota informativa PPR 02-2021.pdf PSN - Campanha PPR 2021.pdf

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 457
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• JRJordao

134

• superkinas

38

• --------

27

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Disponibilizo aqui as últimas análises da Proteste Investe sobre seguros de capitalização, já que o acesso online é limitado.      

Comecei a usar o Fidelidade Savings há umas semanas e estou bastante satisfeito. Juros capitalizados pagos diáriamente (por vezes param uns dias mas depois acertam). O pedido de reforço extraordinário

Entretanto, estamos a meio do período relevante para a taxa CA de outubro, e salvo grandes oscilações nos próximos dias parece que iremos ter um valor por volta de 2,45%.

Posted Images

há 22 minutos, blueray disse:

Alguém já contratou os DP da Raize?.. 😉

Tem um com taxa bruto 1.1%

Aquilo será seguro? 😉

Em €? Sediado em que país?

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece ser um depósito perfeitamente a coberto do FGD nacional.

Está disponível diretamente no banco (https://www.bpg.pt/particulares/) com 1,10% TANB em vez dos 1,05% dos teus screenshots.

A vantagem da intermediação do Raize (se houver alguma) será talvez a isenção de custos como a manutenção de conta e transferências (preçário).

Obrigado pela partilha, não conhecia este banco! Tem provavelmente as melhores (ou menos más) taxas de DP atualmente.

Editado por JRJordao
    • Gosto 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, superkinas disse:

alguém já recebeu extracto ppr da lusitania 2020?

Estamos em meios  Junho e nada.

Perguntei há um mês ao meu contacto e disse-me que só seria comunicado no final de Junho, mas que era novamente por volta de 3% (ou seja 1,8%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

vi agora na pagina da proteste investe

"Em 2020 obteve uma valorização anual de 2,5% bruta, à qual é ainda deduzida a comissão de gestão (1,2% ao ano, cobrada mensalmente)."

ou seja 1,3%, vamos ver se este decrescimo é do covid ou se é o normal cada ano que passa desce um pouco....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, superkinas disse:

vi agora na pagina da proteste investe

"Em 2020 obteve uma valorização anual de 2,5% bruta, à qual é ainda deduzida a comissão de gestão (1,2% ao ano, cobrada mensalmente)."

ou seja 1,3%, vamos ver se este decrescimo é do covid ou se é o normal cada ano que passa desce um pouco....

A confirmar, tenho que dar na cabeça ao meu contacto. 2,5% não é "por volta de 3%" para mim :)

Este ano vou aderir ao PPR da PSN, aproveitando uma campanha de adesão a decorrer este mês. Esse pelo menos garante 1,3% mínimos até ao final do contrato.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...
    On 6/16/2021 at 6:29 PM, JRJordao said:

A confirmar, tenho que dar na cabeça ao meu contacto. 2,5% não é "por volta de 3%" para mim :)

Este ano vou aderir ao PPR da PSN, aproveitando uma campanha de adesão a decorrer este mês. Esse pelo menos garante 1,3% mínimos até ao final do contrato.

Já agora, qual a campanha de adesão? 

Aqui pelo menos: http://www.grupopsn.pt/poupanca-e-aposentacao/psn-ppr/ não é indicado nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, jopsilveira disse:

Já agora, qual a campanha de adesão? 

Aqui pelo menos: http://www.grupopsn.pt/poupanca-e-aposentacao/psn-ppr/ não é indicado nada.

Provavelmente nem irão indicar, pois é só este mês.

A campanha consiste em 1% brutos pagos anualmente na conta à ordem. Durante um ano para subscrições entre 3k e 100k, dois anos para 100k a 200k e 3 anos para mais de 200k.

Encontras as condições completas em anexo no primeiro post desta página.

Editado por JRJordao
    • Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E serão pagos 1% brutos todos os anos? Ou só uma única vez?

A partir do texto seguinte não consigo depreender isso:

"De € 3,000 até € 100,000, 1% da contribuição extraordinária ou transferência através de uma conta bancária do participante, desde que a contribuição ou transferência seja mantida por um período mínimo de 12 meses. A contar desde a data efetiva de entrada da última contribuição ou transferência. O valor da bonificação será pago quando terminar a anualidade."

Já agora, aderir a um fundo PPR consegue-se taxas substancialmente mais elevadas (claro que não garantidas). Mas a longo prazo, caso a idade de reforma ainda esteja mais de 20 anos à frente, um fundo PPR terá sempre melhores ganhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A campanha da PSN foi prolongada (para já) até final de julho.

Dado que o contacto institucional com eles é complicado, quem estiver realmente interessado pode-me enviar uma mensagem privada e eu faculto os contactos do meu consultor.

Nota: Isto não é uma recomendação e (infelizmente) não ganho comissão :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 6/28/2021 at 12:15 PM, JRJordao said:

A campanha da PSN foi prolongada (para já) até final de julho.

Dado que o contacto institucional com eles é complicado, quem estiver realmente interessado pode-me enviar uma mensagem privada e eu faculto os contactos do meu consultor.

Nota: Isto não é uma recomendação e (infelizmente) não ganho comissão :lol:

A comunicação feita por eles na realidade foi sempre suportada pela mesma pessoa. :)

Também tentei entrar em contacto com eles na semana que passou para reforçar e verifiquei que o telefone não estava disponível. Presumo que essa pessoa esteja de férias.:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Tiago F disse:

A comunicação feita por eles na realidade foi sempre suportada pela mesma pessoa. :)

Também tentei entrar em contacto com eles na semana que passou para reforçar e verifiquei que o telefone não estava disponível. Presumo que essa pessoa esteja de férias.:)

O meu consultor tem estado disponível. Penso que há mais que um :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção à mutualista PSN. Façam umas pesquisas no Google, antes de entrar na PSN...também eu estive para entrar, mas acabei por cancelar o processo de subscrição. Claro que cada um sabe de si.

Fica outra sugestão em anexo.

Fichas do produto:

Provavelmente irei investir uma depósito a prazo que se irá vencer no “investimento 123”, taxa bastante superior aos depósitos a prazos actuais.

4F4EFD93-2E59-477B-96B5-B5333806E370.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, jopsilveira disse:

Provavelmente irei investir uma depósito a prazo que se irá vencer no “investimento 123”, taxa bastante superior aos depósitos a prazos actuais.

0,90% médios a 3 anos, certo?

Tens DP 0,95% a 3 anos no BPG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, jopsilveira disse:

Condições de resgate piores no BPG

A que custos te referes? É que no BPG sempre tens o capital ao abrigo do fundo de garantia de depósitos.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

há 10 horas, jopsilveira disse:

Atenção à mutualista PSN. Façam umas pesquisas no Google, antes de entrar na PSN...também eu estive para entrar, mas acabei por cancelar o processo de subscrição. Claro que cada um sabe de si.

Fica outra sugestão em anexo.

Fichas do produto:

4F4EFD93-2E59-477B-96B5-B5333806E370.png

Colocaste custos de aquisição. Nesses produtos da Real o Agente é que escolhe se tens encargos de subscrição (0, 0.25 ou 0.5) que acrescem à comissão. Se alguém quiser subscrever um destes produtos com custo de subscrição 0 posso-vos indicar um mediador de confiança por MP.

Edit:

E outra questão relevante é que essa taxa de 1 % (no Série 4/ Série 8 ) são apenas na primeira anuidade. Nas seguintes a taxa é, no mínimo, 0,25%.

Editado por 00ba
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, JRJordao disse:

A que custos te referes? É que no BPG sempre tens o capital ao abrigo do fundo de garantia de depósitos.

UPDATE

Ocorreu-me entretanto que talvez te estivesses a referir às diferentes taxas de retenção.

Na Real 0,90% x 78,5% = ~0,71%, no BPG 0,95% x 72% = ~0,68%

É de facto relevante, para quem não faça englobamento desses rendimentos no IRS.

Onde viste isso? O 1,2,3 tem prazo de 3 anos é tributado a 28%.

• Obrigado 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites