Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Isenção de IMI para desempregados

JPS

Recommended Posts

Visitante ana maria aurora maia

estou desempregada desde janeiro de 2011,sou viuva recebo 419.00 euros mensais do centro de emprego ,gostaria de saber se tenho direito a isencao do imi, sendo o valor patrimonial o seguinte.32.010.00 euros referentes ao establecimento que se encontra encerrado,situado no res do chao ,e 56.227.50 euros da habitacao que e o primeiro andar,

aguardo resposta.       

obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 127
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• ABCD

31

• pauloaguia

18

• Ra

10

Top Posters In This Topic

estou desempregada desde janeiro de 2011,sou viuva recebo 419.00 euros mensais do centro de emprego ,gostaria de saber se tenho direito a isencao do imi, sendo o valor patrimonial o seguinte.32.010.00 euros referentes ao establecimento que se encontra encerrado,situado no res do chao ,e 56.227.50 euros da habitacao que e o primeiro andar,

Com esses valores, e se forem dois artigos independentes (cada um com sua caderneta predial), é capaz de dar para pedir isenção do IMI da habitação... talvez não seja má ideia ir perguntar às Finanças...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Cristina de Matos

Boa tarde,

Estou Desempregada há 2 anos, tenho uma dependente menor, e divorciei-me há 3 anos, tendo ficado com a morada de família, da qual no próximo ano (2014) irei pagar o IMI (1ª vez após isenção), o meu rendimento anual é de 7.560 Eur, e o valor (avaliação) do Imóvel é de 110.000 Eur, posso pedir isenção do pagamento do IMI?

Ou, quando chegar a altura,  negociar o pagamento faseado do mesmo?

Obrigada

Melhores cumprimentos

Cristina de Matos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Estou Desempregada há 2 anos, tenho uma dependente menor, e divorciei-me há 3 anos, tendo ficado com a morada de família, da qual no próximo ano (2014) irei pagar o IMI (1ª vez após isenção), o meu rendimento anual é de 7.560 Eur, e o valor (avaliação) do Imóvel é de 110.000 Eur, posso pedir isenção do pagamento do IMI?

Obrigada

Melhores cumprimentos

Cristina de Matos

Sendo titular de habitação própria e permanente e não possuindo dividas fiscais, creio que reune condições (quer em termos de rendimento, quer em termos de avaliação) para voltar a pedir isenção de IMI. No entanto, confirme junto da sua repartição de finanças e não deixe passar prazos...

Uma observação. Verifique se o valor patrimonial se encontra atualizado. Eis outra questão que pode fazer quando se dirigir à sua repartição...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Ana Maria Aurora Maia

Boa tarde. 

Estou desempregada desde Janeiro de 2012 ,o meu rendimento e de 419.00 euros mensais relativos a prestação de desemprego,gostaria que me informa-se se tenho direito a isenção do IMI,sendo o valor patrimonial da habitação de 56.227.50 euros e do estabelecimento no rés do chão de 32.010.00 euros sou viúva. Aguardo resposta!

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde. 

Estou desempregada desde Janeiro de 2012 ,o meu rendimento e de 419.00 euros mensais relativos a prestação de desemprego,gostaria que me informa-se se tenho direito a isenção do IMI,sendo o valor patrimonial da habitação de 56.227.50 euros e do estabelecimento no rés do chão de 32.010.00 euros sou viúva. Aguardo resposta!

Obrigada.

Está a duplicar as suas dúvidas que já tinham tido uma resposta:

Com esses valores, e se forem dois artigos independentes (cada um com sua caderneta predial), é capaz de dar para pedir isenção do IMI da habitação... talvez não seja má ideia ir perguntar às Finanças...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Obrigada

Melhores cumprimentos

Cristina de Matos

aguardo resposta.       

obrigada.

Na minha opinião tanto um caso como o outro não reúnem condições para terem isenção. O motivo é o valor total do património ser superior a 66500.

Caso fossem pedidos de isenções na sequência de construção, ou de compra, ou de ampliação, aí sim teriam direito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...

a avaliacao foi feita em 26/6/2012

Parece-me que neste caso não cumpre uma das condições para usufruir da isenção (valor patrimonial superior a 66500€). No entanto, pode verificar no documento da sua avaliação:

1. o valor do metro quadrado e

2. a idade do apartamento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Em caso de isenção de IMI, se o desempregado for o conjugue tem direito na mesma á isenção?

O desemprego, por si só, não é o que determina a isenção. As condições são as que o Ra apresentou no início deste tópico: http://www.forumfinancas.com/index.php?topic=7514.msg58780#msg58780
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 4 weeks later...
    Visitante Sofia Reis

Boa noite. Comprei casa em março de 2005, e os 8 anos de isenção terminaram a março deste ano. Calculo que vou pagar IMI já em 2014, certo? Estou desempregada desde o inicio deste mês, novembro 2013, mas o meu rendimento do agregado familiar é inferior a 14630, respectivo ao ano corrente e aos anteriores. Não sei qual o valor da avaliação, mas reúno os requisitos para ficar isenta? Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite. Comprei casa em março de 2005, e os 8 anos de isenção terminaram a março deste ano. Calculo que vou pagar IMI já em 2014, certo? Estou desempregada desde o inicio deste mês, novembro 2013, mas o meu rendimento do agregado familiar é inferior a 14630, respectivo ao ano corrente e aos anteriores. Não sei qual o valor da avaliação, mas reúno os requisitos para ficar isenta? Obrigada

Comprou e não sabe o valor da avaliação?

Mas sabe por quanto comprou?

Comprou a pronto ou está a pagar ao banco?

Sem esse dado nada feito. Deve procurar a documentação relativa ao imóvel essa avaliação. Caso contrário pode emitir uma online caso tenha acesso ao portal das finanças por esta via. Se não, vai à sua repartição de finanças e trata de "pedir" a avaliação do imóvel que comprou em 2005. Aproveita a ida à repartição das finanças e pede para que a avaliação seja revista/corrigida, uma vez que já se passaram 8 anos!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite 

estou com uma duvida referente a isenção , como faço para aderir a isençao ? tenho que preencher algum formulario?

Boa noite 

estou com uma duvida referente a isenção , como faço para aderir a isençao ? tenho que preencher algum formulario?

Boa noite.

Estou desempregado desde set 2012. O rendimento anual

do ano de 2012 é no valor de 15860 euros e o valor patrimonial

são 690000. Tendo em conta estes valores, estarei isento de IMI?

O meu único rendimento é o subsídio de desemprego. Caso não

tenha isenção este ano, o que poderei fazer para ficar isento

no próximo ano?

Obrigado

tente pedir uma reavaliação do imóvel.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A minha mulher está desempregada e eu tenho um rendimento muito baixo.

Moro numa casa que por escritura de doação ficará para mim quando a minha mãe morrer. A minha mãe tem usufruto da casa até ser viva. (mas mora noutra casa)

Posso pedir a isenção de IMI?

Como devo proceder? que impresso entrego?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A minha mulher está desempregada e eu tenho um rendimento muito baixo.

Moro numa casa que por escritura de doação ficará para mim quando a minha mãe morrer. A minha mãe tem usufruto da casa até ser viva. (mas mora noutra casa)

Posso pedir a isenção de IMI?

Como devo proceder? que impresso entrego?

Obrigado

Enquanto o bem material não estiver em seu nome, não pode pedir isenção do que quer que seja...

Caso a casa passe para o seu nome, mesmo enquanto ela for viva, e mediante o valor da avaliação da mesma, ai sim, já pode, ou não, requerer isenção!...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Ola boa tarde gostaria de saber quais o valores anuais sobre a isenção do IMI para desempregados???'

1- Rendimento do agregado familiar inferior a 14630. Os rendimentos são os declarados para irs no ano anterior.

2- Valor total patrimonial inferior a 66500.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites