Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• poupança de energia

m.elis

Recommended Posts

• 9 months later...
    • Respostas 78
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• m.elis

20

• elbmurcs

9

• pauloaguia

7

• hsfarao

7

Há muito que este tópico não tem recebido participações, mesmo assim não vou abrir outro tópico. Pode ser que continue a ter interesse  ;)

Falámos, para trás, entre outras coisas, se se consegue poupar com a tarifa bi-horária, se a potência contratada era a necessária ou não, etc.

Também participei no desenvolvimento do tópico. Aderi à bi-horária por causa dos termo acumuladores (5) e pago o montante fixo de 53 €. Hoje veio a factura anual. Tenho que pagar 30 €.

Falou-se bastante na disciplina que é preciso ter para que a tarifa bi-horária valha a pena. De facto achava que tinha essa disciplina, mas apesar disso a factura diz-me que consumi no horário de vazio (das 20h às 8h) 4007 Kw e fora do vazio 1157 Kw.

Considero o consumo "fora do vazio" muito alto. Feita a análise dos hábitos familiares só encontro uma resposta. Tenho empregada de limpeza que aspira e passa a ferro durante 4h/semana, durante o dia. Não encontrei mais respostas, pois, somos cuidadosos. Acham que poderá ser por isso?

Analisada a factura encontro algumas informações interessantes, tais como, Parcela relativa ao acesso às redes, sem IVA, 179,42 € (valor independente do fornecedor de energia eléctrica). Fui ver que parcela era esta. É a potência contratada (6,9KW) + a potência contratada em dias 313 dias + a taxa de exploração DGEE (não sei o que significa). Este valor representa cerca de 30% do valor total da factura!

A factura tem também a famosa contribuição áudio-visual de 22,01 €! Questionava-se lá atrás se esta era ou não legal.

Agora, para ler esta factura é preciso, no mínimo, o bacharelato  :D Senão vejam:

" A electricidade facturada foi produzida a partir das seguintes fontes de energia: hídrica 9,3%; carvão 16,9%; gás natural 42,8%; fuel 1,2%; Nuclear (?) 6,3%; hídrica PRE 0,2%,....". E concluem que o meu consumo contribuiu para a emissão de CO2 de 1.842,16 kg!

Algumas perguntas/dúvidas me surgem.

- Como poderei diminuir este consumo? Já simulei muitas vezes e preciso de 6,9 kw de potência.

- A não ser aspirar e passar, tudo o resto é feito nas horas de vazio. Onde poupar ainda mais?

- A conclusão de que eu contribuo para a emissão de 1.842,16 kg de Co2 não me deixa nada confortável, parece um valor alto mais não sei bem o seu real significado. Mais, como posso reduzi-lo?

- Não sabia que nós tínhamos energia nuclear!!!

Estou receptiva às vossas dicas. Quanto mais poupar, melhor, quer em termos monetários quer em termos ambientais.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aderi à bi-horária por causa dos termo acumuladores (5) e pago o montante fixo de 53 €. Hoje veio a factura anual. Tenho que pagar 30 €.

Falou-se bastante na disciplina que é preciso ter para que a tarifa bi-horária valha a pena. De facto achava que tinha essa disciplina, mas apesar disso a factura diz-me que consumi no horário de vazio (das 20h às 8h) 4007 Kw e fora do vazio 1157 Kw.

Considero o consumo "fora do vazio" muito alto. Feita a análise dos hábitos familiares só encontro uma resposta. Tenho empregada de limpeza que aspira e passa a ferro durante 4h/semana, durante o dia. Não encontrei mais respostas, pois, somos cuidadosos. Acham que poderá ser por isso?

Analisada a factura encontro algumas informações interessantes, tais como, Parcela relativa ao acesso às redes, sem IVA, 179,42 € (valor independente do fornecedor de energia eléctrica). Fui ver que parcela era esta. É a potência contratada (6,9KW) + a potência contratada em dias 313 dias + a taxa de exploração DGEE (não sei o que significa). Este valor representa cerca de 30% do valor total da factura!

A factura tem também a famosa contribuição áudio-visual de 22,01 €! Questionava-se lá atrás se esta era ou não legal.

Agora, para ler esta factura é preciso, no mínimo, o bacharelato  :D Senão vejam:

" A electricidade facturada foi produzida a partir das seguintes fontes de energia: hídrica 9,3%; carvão 16,9%; gás natural 42,8%; fuel 1,2%; Nuclear (?) 6,3%; hídrica PRE 0,2%,....". E concluem que o meu consumo contribuiu para a emissão de CO2 de 1.842,16 kg!

Algumas perguntas/dúvidas me surgem.

- Como poderei diminuir este consumo? Já simulei muitas vezes e preciso de 6,9 kw de potência.

- A não ser aspirar e passar, tudo o resto é feito nas horas de vazio. Onde poupar ainda mais?

- A conclusão de que eu contribuo para a emissão de 1.842,16 kg de Co2 não me deixa nada confortável, parece um valor alto mais não sei bem o seu real significado. Mais, como posso reduzi-lo?

- Não sabia que nós tínhamos energia nuclear!!!

Estou receptiva às vossas dicas. Quanto mais poupar, melhor, quer em termos monetários quer em termos ambientais.  :)

Há um tópico no blog sobre tarifas da EDP: http://www.pedropais.com/utilidades/simulador-de-tarifas-de-electricidade.

E outro mais "avançado": http://www.pedropais.com/utilidades/simular-tarifas-de-electricidade-avancado.

Não deve ser novidade!...

Termo acumuladores, são aqueles aparelhos que aquecem o ambiente mas são precisos muitos para uma sala só?

Se pagavas 53€ e agora pagas 30€. Já houve poupança aqui!

Não tenho presente o horário de vazio, mas parece-me que está a aplicar muito bem essa disciplina. A proporção é praticamente de 1:4. Dúvido que haja muitos que o consigam fazer.

Há alguns gastos que não se conseguem evitar fazer de dia, tal como a da empregada.

Parto do princípio que a maioria das lâmpadas já não devem ser incadescentes, por isso, parece-me que a proporção está bem.

A sigla não será esta, Direcção-Geral de Geologia e Energia (DGGE)?

A contribuição áudio-visual de 22,01€ dividindo por 12 dá o valor que é cobrado a todos mensalmente!

Concordo que por vezes é preciso um bacheralato ou no mínimo a licenciatura de Bolonha (vai dar ao mesmo...) para ler e interpretar as siglas!...

Daqui se prova que não há energias limpas ainda (vide CARROS ELÉCTRICOS), pois até a nuclear andam a servir!...

A diminuição do consumo passa talvez pelo gasto em aparelhos/electrodomésticos de consumo A. Trocar algumas lâmpadas incadescentes para as lâmpadas LED!...

Será que compensa em termos de investimento?

Também não deve ser novidade este, Simulador de eficiência energética em edifícios: http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,2088.msg19543.html#msg19543

Nós não temos Energia Nuclear, mas a energia que a EDP fornece aos clientes tem várias fontes/proveniências!...

Conselho: continue com essa disciplina que está muito bem!  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada JRibeiro.

Termoacumuladores carregam de noite, nas horas de vazio, e libertam o calor durante o dia e nem tenho em todas a divisões, basta um por cada, desde que adaptado à dimensão. Há com várias potências. Por exemplo, nos quartos são pequenos e na sala é um maior.

Lâmpadas, desligar aparelhos.....já faço isso tudo. Também não me posso ver livre dos electrodomésticos só porque pertecem à classe B ou C! Se me saísse o totoloto...Assim, à medida que ficarem obsoletos, irão ser substituídos a pensar no ambiente também.

Expliquei-me mal. O que pago mensalmente são 53 € (conta certa). Veio o acerto e tenho que pagar 30, o que quer dizer que o meu consumo mensal real é de 55,5 €.

Que burrice a minha, não precisamos ter energia nuclear para a consumir  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites