Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• poupança de energia

m.elis

Recommended Posts

Ainda não foi divulgada muita coisa, mas também parece que houve alterações no bi-horário. O horário de inverno foi alargado das 8 para as 9 da manhã como hora de vazio.

Olá!

Naveguei pelo site da EDP e não encontrei nada sobre  mudanças no bi-horário. Podes dizer como obtiveste essa informação? A mim dava-me um jeitão!

Obrigada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 78
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• m.elis

20

• elbmurcs

9

• pauloaguia

7

• hsfarao

7

Antes de pensarem em mudar os disjuntores da EDP porque não fazem vocês umas continhas...

semttuloqv9.jpg

Tirem as correntes que a maior parte dos equipamentos consomem (daqueles manuais que ninguém lê) e ficam a saber se a protecção aguenta ou não quando os ligam simultaneamente. Como é óbvio os A/C's não combinam com as máquinas de lavar nem com os fogões eléctricos ou placas... E quanto maior a potência contratada mais se paga. O conforto tem um preço...

Esta é que é, sem dúvida,a verdadeira questão...

Eu até há pouco tempo atrás, também pensei que toda a gente pagasse o mesmo pelo aluguer do contador, quando passei a conferir facturas das casas de diferentes familiares é que me apercebo das enormes disparidades..

Sobretudo nos prédios mais recentes,é preciso ter muito cuidado,pois eles aproveitam para abusar e pôr-nos a pagar potências das quais não necessitamos!

Parece que a média dos membros aqui do fórum paga uma factura mensal que ronda os 50 €, ora, arriscaria eu dizer que pelo menos, em média, desse valor 15 serão devidos em taxa de aluguer do contador e tarifa audio-visual, ou seja tem um peso de cerca de 1/3 da factura, o que é exagerado, nitidamente...

Em meu entender, adoptando uma gestão racional dos aparelhos em casa, uma potência de 3,45 < Monofásico é mais que suficiente para a generalidade das famílias e das casas...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu caso ilustra bem isso, tinha 20,7 sem necessidade durante 10 anos, baixei agora para 10,35 trifásico.

O técnico da EDP sugeriu que talvez não precisasse de ter trifásico e a própria EDP fazia a conversão para monofásico. A dúvida é: o que tem mais potência na linha, trifásico 10,35 ou monofásico 6,9.

Uma coisa que eu fiquei a saber foi que a EDP 5D não cobra taxa de audiovisual, ainda são 20€ ano.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu até há pouco tempo atrás, também pensei que toda a gente pagasse o mesmo pelo aluguer do contador, quando passei a conferir facturas das casas de diferentes familiares é que me apercebo das enormes disparidades..

Sobretudo nos prédios mais recentes,é preciso ter muito cuidado,pois eles aproveitam para abusar e pôr-nos a pagar potências das quais não necessitamos!

Parece que a média dos membros aqui do fórum paga uma factura mensal que ronda os 50 €, ora, arriscaria eu dizer que pelo menos, em média, desse valor 15 serão devidos em taxa de aluguer do contador e tarifa audio-visual, ou seja tem um peso de cerca de 1/3 da factura, o que é exagerado, nitidamente...

Em meu entender, adoptando uma gestão racional dos aparelhos em casa, uma potência de 3,45 < Monofásico é mais que suficiente para a generalidade das famílias e das casas...

Hoje mesmo efectuaram a meu pedido uma intervenção no quadro da minha casa.

Estava com a tarifa simples e mandei colocar bi-horário e estava com a potência de 6 Kva, mandei reduzir para 4,6Kva

O custo do menor aluguer do contador, é equilibrado pela subida do custo do bi-horário, ou seja fiquei no ponto zero, não perdi nem ganhei dinheiro

Agora é testar e esperar a ver se essa potência se aguenta e se realmente se poupa com o bi-horário

Se não der, pede-se para repor o que estava....afinal o custo é zero! ;)

A

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Algúem sabe me explicar como se anexa uma imagem numa resposta (deste género)? e numa PM é igual?

De facto há aqui um botão que diz anexar imagem, e tenho o ficheiro no meu PC....como faço para o colocar aqui?

????

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

larekiku para colocar imagens nos foruns tens primeiro que subir a imagem a um site de alojamento de imagens, eu uso este http://imageshack.us/ clica em procurar, procura a imagem no teu PC, e carrega em host it, para colocar a imagem no forum copias o link e colocas dentro de %7Boption%7D (2º botão da 2º linbha de botões quando estas a escrever uma mensagem).

podes usar o link que diz direct link to image e a imagem aparece de tamanho normal, ou então a que diz thumbnail size for foruns  esta aparece pequena mas ao carregar sobre ela vai abrir numa pagina nova em tamanho normal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

elbmurcs  :)

Estive a dar uma olhadela por alto nas minhas facturas da EDP5D e confirmo, não paguei contribuições audiovisuais.

Eu pago 1,71 € por mês mais IVA à taxa de 5% >:(. Pensei que toda a gente pagasse. Será engano? Se for, melhor para ti  :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Perdoem-me a ignorância mas não sei o que é 5D! Esclareçam-me, por favor.

É uma empresa do grupo EDP mas que opera no mercado liberalizado (tem um tarifário diferente e, supostamente, deveria ser concorrente com outras empresas de electricidade... se elas se sentissem encorajadas a operar em Portugal).

Podes ver mais informações no site da EDP.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma empresa do grupo EDP mas que opera no mercado liberalizado (tem um tarifário diferente e, supostamente, deveria ser concorrente com outras empresas de electricidade... se elas se sentissem encorajadas a operar em Portugal).

Podes ver mais informações no site da EDP.

Obrigada :), vou fazer uma simulação e estudar os prós e contras. Tem um tarifário verde, seguro de assistência técnica....interessante! E não se paga a contribuição audiovisual! É uma situação a explorar quando tiver mais tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pensei e resolvi não abrir outro tópico. Com boa vontade também se encaixa aqui.

Li na revista Visão uma notícia que gostaria de partilhar convosco, pois a mim suscitou-me bastante curiosidade.

Trata-se da invenção de um dispositivo que aproveita energia ao caminhar ???. Chama-se gerador de energia bioquímica. Tem menos de 2 Kgs, é enrolado no joelho (parece uma joelheira de voleibol, mas mais pesada!) e gera energia. Um caminhante que use o dito dispositivo nos 2 joelhos pode gerar cerca de 20 Watts, o suficiente para carregar 10 telemóveis. O aparelho é considerado o mais prometedor de uma classe de produtos que aproveitam energia, especialmente numa época em que a tecnologia portátil se torna cada vez mais omnipresente. A notícia termina dizendo: Não há um watt a perder ;)

Já agora, o inventor chama-se Max Donelan. Parabéns ao Sr.

Parece que ainda não se comercializa mas tem pernas, melhor, joelhos, para andar. Quanto será preciso caminhar/correr para carregar um portátil, um MP3 ou 4, um iPod, umas pilhas......?

Curioso, não acham? Já me estou a ver a caminhar/correr, em vez de ir ao ginásio, que não gosto! Gero energia, poupo, não poluo e a saúde agradece! Gosto destas invenções!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

gosto da ideia, mas 2 kilos agarrados ao joelho não devem ser muito comfortáveis  ;D

É verdade. O artigo não especifica, mas poderão ser os dois dispositivos, logo, 1 quilito em cada joelho já é mais confortável ;). Afinal não é assim que se faz musculação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada :), vou fazer uma simulação e estudar os prós e contras. Tem um tarifário verde, seguro de assistência técnica....interessante! E não se paga a contribuição audiovisual! É uma situação a explorar quando tiver mais tempo.

O tarifário verde não compensa, apenas o simples da EDP5D pode eventualmente compensar a quem necessite de 6.90kw de potência. Eu também confirmo, não pago contribuição audiovisual, foi uma das coisas que me levou a mudar, e o seguro de eletrodomésticos também (espero nunca necessitar).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O tarifário verde não compensa, apenas o simples da EDP5D pode eventualmente compensar a quem necessite de 6.90kw de potência. Eu também confirmo, não pago contribuição audiovisual, foi uma das coisas que me levou a mudar, e o seguro de eletrodomésticos também (espero nunca necessitar).

Estive a ler aqui no fórum algumas experiências e acho que para mim não compensa. Vê o que a Pipocas diz sobre o seguro em http://www.pedropais.com/forum/index.php/topic,108.0.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

"Sim, é verdade. A electricidade está, este ano, 4,3% mais cara para os consumidores domésticos do que em 2008. Mas pode conseguir anular facilmente este aumento, e até reduzir o valor da sua factura mensal. Sem perder conforto e, sobretudo, sem ter de gastar um único cêntimo em novos equipamentos ou obras para tornar a sua casa mais eficiente em termos energéticos. Basta, para isso, mudar hábitos simples."

www.jornaldenegocios.pt, edição de 30 de Janeiro de 2009

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=351770

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"Sim, é verdade. A electricidade está, este ano, 4,3% mais cara para os consumidores domésticos do que em 2008. Mas pode conseguir anular facilmente este aumento, e até reduzir o valor da sua factura mensal. Sem perder conforto e, sobretudo, sem ter de gastar um único cêntimo em novos equipamentos ou obras para tornar a sua casa mais eficiente em termos energéticos. Basta, para isso, mudar hábitos simples."

www.jornaldenegocios.pt, edição de 30 de Janeiro de 2009

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS&id=351770

Abri a 1ª página que indicaste e fiquei confusa. Diz o seguinte "......A grande novidade é, porém, a antecipação do período da bi-horária para as 22h00, aprovada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, a pedido de muitos consumidores........"

Ou interpretei mal ou a afirmação não é verídica, pois eu tenho tarifa bi-horária há quase 3 anos das 22h às 8 h  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Michael Collins

Tirem-me lá uma dúvida!

Ando a hesitar entre manter a tarifa simples ou optar pela bi-horária! Pelo que tenho lido, a bi-horária será uma boa forma de poupança! Tudo bem, será!... No entanto (não sei onde li isto), para famílias pequenas com consumos "normais" (tipo, 3 máquinas de lavar roupa por semana, iluminação, aquecedor a óleo, televisão, vídeo), compensará ou "será pior emenda que o soneto"?  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tirem-me lá uma dúvida!

Ando a hesitar entre manter a tarifa simples ou optar pela bi-horária! Pelo que tenho lido, a bi-horária será uma boa forma de poupança! Tudo bem, será!... No entanto (não sei onde li isto), para famílias pequenas com consumos "normais" (tipo, 3 máquinas de lavar roupa por semana, iluminação, aquecedor a óleo, televisão, vídeo), compensará ou "será pior emenda que o soneto"?  ???

Eu com um gasto médio de 150KW mês e potência contratada de 6.90KW cheguei á conclusão de que não compensava e mudei para a EDP 5D, até agora não estou arrependido além de ter deixado de andar a ligar máquinas á noite e só ter ganho conforto com isso. Não estou preso a horários.

Isso compensa sim mas para quem tem consumos bem superiores como uma grande familia por exemplo.

O exemplo que referiste não foge muito da minha realidade, por isso, a menos que pretendas potência contratada inferior a 6,90 Kw, eu digo-te que fica ainda mais caro!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu com um gasto médio de 150KW mês e potência contratada de 6.90KW cheguei á conclusão de que não compensava e mudei para a EDP 5D, até agora não estou arrependido além de ter deixado de andar a ligar máquinas á noite e só ter ganho conforto com isso. Não estou preso a horários.

Isso compensa sim mas para quem tem consumos bem superiores como uma grande familia por exemplo.

O exemplo que referiste não foge muito da minha realidade, por isso, a menos que pretendas potência contratada inferior a 6,90 Kw, eu digo-te que fica ainda mais caro!

Cada caso é um caso. Tenho bi-horária e para mim compensa, tenho 5 termoacumuladores que carregam na hora de vazio. Onde vivo há necessidade de aquecimento pelo menos 5 meses. Claro que estou presa a horários e exige muita disciplina, no entanto, para mim compensa. Para a situação que indicas sou levada a pensar que não.

Sugiro que faças uma simulação no site da EDP ou na DECO - Proteste (acho que foi aí que eu fiz), e se não me engano o blog do Pedro também tem um simulador  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites