Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• poupança de energia

m.elis

Recommended Posts

• Respostas 78
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• m.elis

20

• elbmurcs

9

• pauloaguia

7

• hsfarao

7

Ligas para a EDP e pedes uma alteração da potência contratada, também dá para pedir a alteração através da net, se estiveres registada. Marcam dia e hora para efectuarem a referida alterção. Depois analisas se a potência te chega ou não, se não chegar pedes nova alteração.

Para mim as simulações no site da EDP são tretas, porque ficam muito aquém da realidade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

é isso mesmo vou analisar bem a minha factura, fazer uma simulação de consumos no site da edp e depois então falo com eles. Basta ligar para lá? E a nivel de redução mensal na factura reduziu muito?

São para aí 2€ de diferença (depende se tens tarifa bi-horária ou não - podes consultar os preços no site da EDP).

Eu moro num T2 e tenho 3,45KVA (o mínimo para a bi-horária). Tenho forno eléctrico, placa vitrocerâmica (daquelas de halogéneo), frigorífico, máquinas de lavar roupa e loiça, focos de halogéneo espalhados pela casa toda, a tv (LCD), um ou dois computadores, o router, e sei lá mais o quê.

O disjuntor só me disparou uma vez que tinha a máquina a lavar a loiça, o forno e um dos focos do fogão a trabalhar, o pão a cozer na máquina e estava na sala a ver televisão e com o computador ligado... quando me pus a pensar nisso, só me admirei como é que não tinha disparado mais cedo :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para além dos electrodomésticos referidos pela luana tenho 5 termoacumuladores  e tarifa bi-horária.

Ao ler os vossos comentários fiquei curiosa e fui ver a factura (corrijo o que disse atrás, pago 50 € e não 60 € como disse). Nunca pensei na questão da potência contratada até agora. Fui ver e verifiquei que a minha é 6,9 KVA, bastante superior às que vocês referem. Não sei se é necessária, por causa dos termoacumuladores, ou se é um exagero. Podem-me ajudar? Como posso saber se a potência é a necessária?

Obrigada, desde já.

m.elis

Eu tenho aquecedores, mas tenho andado a pensar em comprar termoacumuladores como aqueles que tu falas. Ainda não o fiz por recear a factura da electricidade. Pergunto: A importância que tu dizes pagar de luz é «real»? Eu explico-me melhor; é mesmo isso que consomes todos os meses ou pagas só por estimativa/conta certa e no final do ano fazem os acertos? É que se assim for, então, só no final do ano é poderás fazer as contas certinhas e depois saber a média mensal. Se te for possível esclarecer-me eu agradeço antecipadamente. E já agora: há quanto tempo tens esse sistema de aquecimento?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

m.elis

Eu tenho aquecedores, mas tenho andado a pensar em comprar termoacumuladores como aqueles que tu falas. Ainda não o fiz por recear a factura da electricidade. Pergunto: A importância que tu dizes pagar de luz é «real»? Eu explico-me melhor; é mesmo isso que consomes todos os meses ou pagas só por estimativa/conta certa e no final do ano fazem os acertos? É que se assim for, então, só no final do ano é poderás fazer as contas certinhas e depois saber a média mensal. Se te for possível esclarecer-me eu agradeço antecipadamente. E já agora: há quanto tempo tens esse sistema de aquecimento?

Este é o 3º ano que os tenho. No 1º ano o contador avariou e veio um conta brava. Reclamei, vieram tirar o contador, colocar um digital e recebi dinheiro. Portanto, o 1º ano não serve de referência.

No 2º ano também paguei bastante porque tive um familiar doente, no Inverno,  e que estava sempre em casa. O aquecimento estava quase no máximo (o que não é necessário agora).

Somente 3º ano é que dá para tirar ilações. Tenho conta certa (47  mensais). A EDP só fez duas leituras no ano, mas já recebi a factura anual. Fizeram o acerto e tenho que pagar 65 €, logo o custo médio mensal real é de 52 €.

Também tive medo que me viesse uma conta terrível ao fim do ano,então fui à EDP colocar a questão. O que eles me disseram é que eu podia, a qualquer altura, pedir uma factura. Mesmo assim fiquei na dúvida se a factura seria real. Sugeriram-me que enviasse a contagem do vazio e fora do vazio e eles acertavam, se fosse caso disso, mas nunca o fiz.

Espero que te tenha esclarecido. Se precisares de mais alguma informação, diz. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

m.elis, obrigado. :) Moro num apartamento T3 com uma área de 122m2. Não sei quantos termoacumuladores serão necessários, nem qual o custo deles, porém vou informar-me e ver se vale a pena desistir dos aquecedores a óleo (tenho quatro: um na sala e um em cada quarto). O ano passado paguei uma média de 53 euros mensais de electricidade. Somos 3 pessoas em casa. Tenho que estudar bem o problema. Depois digo o que tiver decidido. Obrigado, mais uma vez. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hfarao, ela nem se apercebeu? Coisa feia  >:(

E eu a pensar que este era um fórum de Finanças. Há que sugerir ao Pedro para lhe mudar o nome para: como enganar as mulheres  ???

m.elis, eu disse aquilo das mulheres em forma de brincadeira.  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

sim nada melhor do que vir a factura com o consumo do mês ao menos conseguimos controlar se estamos a consumir muita energia ou não e assim ajustar os nossos habitos de modo a factura não ser elevada.

Esse da edp conta certa para mim não funcionava! já viram ter depois de desembolsar de uma só vez os 237€ ???? nem pensar!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema é que muitos consumidores assumem a "conta certa" como garantida e das duas uma, ou alteram os seus padrões de consumo ou esquecem-se das sazonalidades associadas ao consumo de energia.

E como é obvio, depois tem de haver os acertos, que podem ser positivos ou negativos para o orçamento familiar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A conta certa não é um valor ao acaso, é um valor médio dos consumos do ano anterior. Logo, se há grandes surpresas e é necessário um acerto muito grande é porque se alteraram muito os hábitos de consumo!

No meu caso não necessito de factura mensal. Controlo sem dificuldade a conta, e também sei que se exagerar pago esse exagero.  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em setembro recebi uma carta da EDP com um envelope RSF para devolver ou então para telefonar, para passar a receber factura mensal e acerto 6 em 6 meses, para quem respondesse à carta ou telefonasse. Telefonei (o nr era um 800 específico), ficou tratado mas continuei a ser debitado de 2 em 2 meses. Conclusão, acabei por aderir à conta certa porque até agora foi é a única forma que encontro de pagar mensalmente. E sempre pesa menos.

Para não haver surpresas ao final do ano, basta dar 1 contagem a meio do ano. E estee logo feito na factura seguinte, nao no final. Se derem as contagens todos os meses, pagam o consumo real todos os meses.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em setembro recebi uma carta da EDP com um envelope RSF para devolver ou então para telefonar, para passar a receber factura mensal e acerto 6 em 6 meses, para quem respondesse à carta ou telefonasse. Telefonei (o nr era um 800 específico), ficou tratado mas continuei a ser debitado de 2 em 2 meses. Conclusão, acabei por aderir à conta certa porque até agora foi é a única forma que encontro de pagar mensalmente. E sempre pesa menos.

Para não haver surpresas ao final do ano, basta dar 1 contagem a meio do ano. E estee logo feito na factura seguinte, nao no final. Se derem as contagens todos os meses, pagam o consumo real todos os meses.

Ora nem mais, é isso mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes de pensarem em mudar os disjuntores da EDP porque não fazem vocês umas continhas...

semttuloqv9.jpg

Tirem as correntes que a maior parte dos equipamentos consomem (daqueles manuais que ninguém lê) e ficam a saber se a protecção aguenta ou não quando os ligam simultaneamente. Como é óbvio os A/C's não combinam com as máquinas de lavar nem com os fogões eléctricos ou placas... E quanto maior a potência contratada mais se paga. O conforto tem um preço...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A conta certa não é um valor ao acaso, é um valor médio dos consumos do ano anterior. Logo, se há grandes surpresas e é necessário um acerto muito grande é porque se alteraram muito os hábitos de consumo!

No meu caso não necessito de factura mensal. Controlo sem dificuldade a conta, e também sei que se exagerar pago esse exagero.  :)

Sim, só que as pessoas esquecem-se que coisas aparentemente banais alteram bastante os hábitos de consumo. Por exemplo, ter um filho ou arranjar um ar condicionado alteram muito o consumo... e o facto de as pessoas só sentirem isso na carteira vários meses depois, da direito a surpresas como esta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, só que as pessoas esquecem-se que coisas aparentemente banais alteram bastante os hábitos de consumo. Por exemplo, ter um filho ou arranjar um ar condicionado alteram muito o consumo... e o facto de as pessoas só sentirem isso na carteira vários meses depois, da direito a surpresas como esta...

Ora nem mais...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

elbmurcs  :)

Tb recebi essa carta, devolvi-a. A partir do mês seguinte comecei a receber e a pagar a factura mensalmente.

Ah e dou a contagem todos os meses. É uma questão de organização.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 3 weeks later...

Nova proposta de tarifário: tri horário

http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1175561.html

alguém sabe mais pormenores?

Ainda não foi divulgada muita coisa, mas também parece que houve alterações no bi-horário. O horário de inverno foi alargado das 8 para as 9 da manhã como hora de vazio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

m.elis, obrigado. :) Moro num apartamento T3 com uma área de 122m2. Não sei quantos termoacumuladores serão necessários, nem qual o custo deles, porém vou informar-me e ver se vale a pena desistir dos aquecedores a óleo (tenho quatro: um na sala e um em cada quarto). O ano passado paguei uma média de 53 euros mensais de electricidade. Somos 3 pessoas em casa. Tenho que estudar bem o problema. Depois digo o que tiver decidido. Obrigado, mais uma vez. :)

Boa tarde

Antes de mais instalarem qualquer sistema de aquecimento, sugiro que verifiquem o isolamento da casa. Janelas, portas para o exterior, porta da rua e caixas dos estores são sítios por onde é normal haverem aberturas que permitem que o calor que é produzido dentro de casa se escape. Normalmente basta uma fita autocolante com espuma, fácil de encontrar para resolver a maioria dos problemas.

Em casos mais complicados, podem sempre ponderar substituir as janelas e portas por umas mais recentes que dêem garantia de melhor isolamento (vidro duplo e melhor estanquicidade).

Em relação ao aquecimento, eu sugiro que ponderem instalar uma (ou mais) unidades de ar condicionado. O investimento inicial é grande, mas são muito mais eficientes do que qualquer outro dos sistemas aqui falado e utilizados por quem tenha tarifa bi-horária, melhor ainda.

Aquecem rapidamente uma divisão e tem a possibilidade de no verão arrefecer o que no nosso país é muito importante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema que eu vejo no calor produzido pelos A/C é que não é duradouro, dura poucas horas. Mas certamente deve gastar muito menos que um aquecedor a óleo.

Estou a precisar de comprar um aquecedor simples para uma casa mais velhota.

Vi na Worten um termoconvector 1200w barato, 20€, será que isto presta para alguma coisa? O funcionário disse que era melhor que os termo-ventiladores porque tinha termóstato, mas é mais lento. No entanto, não irradia calor quando se desliga, como o aquecedor a óleo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites