Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• poupança de energia

m.elis

Recommended Posts

De acordo com o 2º Índice de Eficiência Energética, as famílais portuguesas desperdiçam 9,8% da energia que consomem. Se cada um de nós mudasse de atitude, pouparíamos até 174 milhões de euros anuais. Em tempos de crise, a sustentabilidade dá uma ajuda.....

Esta informação foi dada pelo Director do Oceanário e foi publicada na revista Visão da última semana.

Lembrei-me da contribuição que cada um de nós pode dar, tal como, usar lâmpadas de baixo consumo, desligar a luz nas divisões onde não estamos, lavar a roupa/louça a baixas temperaturas, desligar, mesmo, os electrodomésticos, regular o aquecimento .........., pequenos grandes gestos. Todos poupamos e o planeta agradece  :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 78
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• m.elis

20

• elbmurcs

9

• pauloaguia

7

• hsfarao

7

Atendendo ao valor apresentado, acho que por desperdício se entende mesmo não tirar partido da energia que se gasta.

Se se incluir a quantidade de energia que se pode poupar mudando de hábitos, o valor seria bem mais do que 10%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho aqui no escritório um exemplo do desperdício, uma pessoa que sai do escritório durante algumas horas mas que deixa as luzes ligadas, o monitor do pc ligado, o ar condicionado a trabalhar, e se for preciso deixa também a janela aberta, se vocês soubessem como me custa ver essas coisas, o que faço muitas vezes é quando ele sai vou desligar tudo ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho aqui no escritório um exemplo do desperdício, uma pessoa que sai do escritório durante algumas horas mas que deixa as luzes ligadas, o monitor do pc ligado, o ar condicionado a trabalhar, e se for preciso deixa também a janela aberta, se vocês soubessem como me custa ver essas coisas, o que faço muitas vezes é quando ele sai vou desligar tudo ;D

Sim, eu também tenho a mania de andar a desligar os monitores dos outros :)

O melhor de tudo é constatar que cada vez vou desligando menos - algumas pessoas vão percebendo a mensagem ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

... ao principio ainda lhe falei da inutilidade de ter o ar condicionado ligado e a janela aberta, mas não serviu de nada  :'(

Quando instalaram o ar condicionado aqui no escritório, ao princípio também era frequente ver casos desses. Alguns dias depois alguns dos aparelhos começaram a pingar e quando cá vieram os técnicos repará-los, disseram que uma das causas era justamente a janela estar sempre aberta, mesmo por baixo do aparelho (eu não me lembro dos detalhes da explicação, mas na altura pareceu fazer algum sentido). Uns dias depois voltou a acontecer - dessa vez sugerimos à pessoa em causa que fechasse as janelas antes de chamar o técnico e no dia seguinte já nada pingava. O que é um facto é que desde essa altura as janelas costumam estar fechadas quando o A/C está ligado e não tornou a acontecer o mesmo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em minha casa ... passado algum tempo pedi a tarifa bi-horária (já sei que há muita gente que diz que não vale a pena)

Sei que já se falou bastante da tarifa bi-horária aqui ou no blog, mas como vem a propósito do tópico anterior gostava de deixar aqui a minha experiência.

Relativamente a esta tarifa há que ser muito disciplinado e não esquecer que cada caso é um caso.

Tenho tarifa bi-horária. As minhas horas de vazio são das 22h às 8h e foi aqui que residiu a dificuldade de adaptação a estes novos horários. Estava habituada a ligar máquinas quando me apetecia.... Agora que tenho esse tarifário há  3 anos já estou habituada. Aliás, ao fim do 1º ano estive para desistir. Tinha poupado uns trocados!

O apartamento onde vivo não tinha qualquer tipo de aquecimento, usava os aquecedores a óleo quase meio ano, sempre ligados no mínimo. A casa era muito fria e comeicei a pagar um dinheirão >:(

Li, suponho que na Proteste e depois no site da Edp, que havia uma forma de aquecer a minha casa  :D, utilizando termoacumuladores. Fiz n de simulações usando bi horária e a outra (não sei o nome) e concluí que a utilização da tarifa bi-horária iria ser rentabilizada, pois estes termoacumuladores carregam nas horas de vazio ;).

Não estou arrependida, somos 3 pessoas num T3 e pago mensalmente 60 € com o aluguer de contador incluido (cozinha e banhos são a gás). E estamos quentinhos :D

Custa inicialmente mas depois é rotina. Acho que fugi ao tema, embora possa concluir que poupei!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tal como o Grabulho, tb baixei a potência que contratei com a EDP. Maravilha, agora pago 30eur mensais T3, duas pessoas, só o esquentador é que é a gás.

Mas...tenho um ar condicionado na sala e em 2 quartos que precisa de uma potência enorme. Experimentei ligá-lo, o quadro foi a baixo.

Agora estou num dilema, valerá a pena contratar uma potência superior só por causa do ar-condicionado?

Num dos quartos tenho um ar-condicionado individual, este sim, tenho-o ligado sem problemas.

Mas porque é que o construtor não colocou ar-condicionados individuais em todas as divisões?...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha ulher que não me ouça... tinha potência contratada de 5,75Kwa, e dizia-lhe que poderiamos baixar a potência contrtada pelo menos para experimentar. Não aceitava. Que fiz? Liguei para a EDP e solicitei a alteração da tarifa sem ela saber, para 4,60Kwa, isto durante o inicio do Verão e até à data tem aguentado bem, mesmo passando nestes dias bem frios que estiveram/estão.

Conclusão: mentir não, mas omitir dá muito jeito... :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

hsfarao

esta tua idea é muito boa

Conclusão: mentir não, mas omitir dá muito jeito...

Até pq kuando chegar a factura e tiveres reduzido o valor a pagar ela vai te agradeçer na certa.

Axo ke vou fazer o mesmo ;D

Já chegaram muitas e ela nem se apercebeu, vêem em formato digital para o meu e-mail.

Viver com outra pessoa tem muito que se lhe diga.... :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já chegaram muitas e ela nem se apercebeu, vêem em formato digital para o meu e-mail.

Viver com outra pessoa tem muito que se lhe diga.... :D

hfarao, ela nem se apercebeu? Coisa feia  >:(

E assim se aprendem também dicas de como lidar com as mulheres!  ;D

E eu a pensar que este era um fórum de Finanças. Há que sugerir ao Pedro para lhe mudar o nome para: como enganar as mulheres  ???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Antes fossem todos os enganos assim, implicando ganhos para o enganado... ;D

Sabes lá se o hsfarao não pega nos 2€ de diferença e os guarda para ele? :D

Pessoalmente não concordo muito com a estratégia, mas fica a parte importante: se estiverem em dúvida, esperimentem baixar na mesma potência contratada. Se for preciso, no dia em que forem lá a casa tratar disso aproveitem e liguem uma série de aparelhos para ver se aguenta a nova potência ou não (dentro do razoável e espectável, claro... não faz sentido ligar os aquecedores e o ar condicionado ao mesmo tempo).

O pior que pode acontecer é o quadro disparar por não aguentar a potência e trocam logo de volta... mesmo que só cheguem a essa conclusão mais tarde, no pior cenário ficam uns dias sem poder ligar todos os aparelhos ao mesmo tempo até que alguém possa lá ir trocar o contador outra vez...

Se chegarem à conclusão que afinal aguentam viver com uma potência contratada mais baixa, então já poupam... senão, pelo menos tentaram :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho potencia contratada de 5,24 KW tenho exaustor, forno electrico, maquina de lavar louça, microondas e ferro de engomar (o normal numa casa) não tenho aquecedores ( felizmente a casa não precisa mantem temperatura constante todo o ano). Acham que devia reduzir a potencia e assim ver a factura reduzida?

Esse metodo de omitir à mulher/homem não esta mesmo nada certo! rsrsr Que tal dialogar e dizer que a diferença da factura vai ajudar nas ferias que vão ter os dois?! é bem melhor que mentir/Omitir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho potencia contratada de 5,24 KW tenho exaustor, forno electrico, maquina de lavar louça, microondas e ferro de engomar (o normal numa casa) não tenho aquecedores ( felizmente a casa não precisa mantem temperatura constante todo o ano). Acham que devia reduzir a potencia e assim ver a factura reduzida?

Para além dos electrodomésticos referidos pela luana tenho 5 termoacumuladores  e tarifa bi-horária.

Ao ler os vossos comentários fiquei curiosa e fui ver a factura (corrijo o que disse atrás, pago 50 € e não 60 € como disse). Nunca pensei na questão da potência contratada até agora. Fui ver e verifiquei que a minha é 6,9 KVA, bastante superior às que vocês referem. Não sei se é necessária, por causa dos termoacumuladores, ou se é um exagero. Podem-me ajudar? Como posso saber se a potência é a necessária?

Obrigada, desde já.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

aproveito o tópico para perguntar se alguém tem placa de indução e se sim qual a potencia contratada que tem para conseguir suportar a placa e os restantes electrodomésticos. Ando a namorar uma placa destas mas como isso implicaria quase de certeza um aumento da potencia contratada não consigo convencer o sócio  :-[

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

então quer dizer que mesmo tendo placa electrica, fogão electrico maquina de lavar e restante utensilios de cozinha electricos a potencia contractada poderá ser o q tens....

Acho que vou consultar a edp sobre isso... tenho um T2 somos 2 pessoas, temos fogão electrico maquina de lavar roupa e combinado electrico... o esquentador e a placa e a gas natural, não temos aquecedores.

Restantes utensilios como micro ondas, batedeiras, grelhadores, fritadeiras, torradeiras, tostadeiras, maquinas de cafe e afins não costumam ser usados com frequencia e quando são não é em simultaneo com o forno que não usamos muito, e com as maquina de lavar (usada 1 a 2 vezes por semana).

Não me parece que haja a necessidade de ter uma potencia acima dos 5KW

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

então quer dizer que mesmo tendo placa electrica, fogão electrico maquina de lavar e restante utensilios de cozinha electricos a potencia contractada poderá ser o q tens....

(...)

Para mim tem chegado e tenho todos esses utensilios que referes e ainda aquecimento central.

Podes sempre experimentar e se não correr como desejas alteras, que é uma das coisas boas que a EDP tem, por não fazer pagar mais por isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites