Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Aquecimento Central

rumbelino

Recommended Posts

a melhor maneira de entender o funcionamento de uma parede de Trombe é fazer uma pesquisa na net e ler os milhares de artigos sobre esse assunto.

peço desculpa por esta resposta mas é um tema demasiado vasto para expor aqui todos os pormenores...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou indeciso na instalação do AC...parece-me ser a solução mais equilibrada para aquecer e arrefecer um andar. A minha casa é muito quente no verão e muito fria no inverno. Temos tarifa bi-horária e ligamos os aquecedores a ólea durante o período de vazio (24h -> 06h) durante a semana, mas não aprecio chegar a uma casa gelada ou estar na sala cheio de frio e com a consciência (carteira) pesada por ter um aquecedor ligado em período "cheio"...

O aquecimento central a gás natural tem dois grandes inconvenientes: a instalação seria à vista porque a casa não tem de raiz e depois só resolve o problema do frio, além de que os custos julgo serem superiores à actual solução de aquecimento a óleo (Paga 45E por mês).

Estou a pensar mal? Existe outra solução?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou indeciso na instalação do AC...parece-me ser a solução mais equilibrada para aquecer e arrefecer um andar. A minha casa é muito quente no verão e muito fria no inverno. Temos tarifa bi-horária e ligamos os aquecedores a ólea durante o período de vazio (24h -> 06h) durante a semana, mas não aprecio chegar a uma casa gelada ou estar na sala cheio de frio e com a consciência (carteira) pesada por ter um aquecedor ligado em período "cheio"...

O aquecimento central a gás natural tem dois grandes inconvenientes: a instalação seria à vista porque a casa não tem de raiz e depois só resolve o problema do frio, além de que os custos julgo serem superiores à actual solução de aquecimento a óleo (Paga 45E por mês).

Estou a pensar mal? Existe outra solução?

Podes sempre passar para tarifa bi-horária diária - o período de vazio começa às 22h00. No limite abandoná-la por completo - às vezes simplesmente não compensa, não é só uma questão de consciência pesada...

Há outras soluções para além do ar condicionado que poderiam ficar mais baratas (mesmo que mais caras no imediato, a médio prazo podem sair mais em conta). Qual se aplica ao teu caso em concreto só mesmo tu podes avaliar:

- tens lareira na sala? Usa-a. Há muita gente que a quer só para enfeitar e depois gasta kw de energia em aquecedores

- rever a calaftagem de portas e janelas e outras aberturas (o buraco da chaminé, por exemplo, ou as caixas dos estores)

- tenta tirar partido da iluminação solar (persianas totalmente abertas durante o dia e fechadas assim que começar a arrefecer, ao fim da tarde).

- instalação de caixilharia dupla (vidros por fora dos estores)

No Verão, o problema do calor é bem mais fácil de resolver - ao sair de casa de manhã deixo as persianas em baixo e/ou janelas abertas (bem, eu moro num 3º andar... não corro o risco de me entrarem pelas janelas adentro) e só as abres ao fim do dia, quando chegas a casa e está mais fresco... Eu tenho uma casa virada a Sul, que é bastante quente no Inverno e seria um forno no Verão se não tomasse alguns cuidados... Para aqueles dias mais críticos, em que as temperaturas passam bem acima dos 30º às vezes lá me resigno a usar uma ventoinha...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

se a casa é muito quente no verão e muito fria no inverno parece-me que não vais resolver a situação com o AC, parece-me que o problema é o isolamento (ou a falta dele) talvez fosse melhor apostar em fazer um isolamento melhor e só então avaliar a necesidade do AC, isto porque se a a casa não tiver isolamento vais consumir mais energia e continuar a sentir desconfoto térmico porque o calor (ou o fresco) vai-se todo embora.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites