Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

há 25 minutos, D@vid disse:

tzaraujo, quanto é o mínimo nas obrigações PT? essa que compraste? pode ser uma boa opção, comprares a 22% e na maturidade ( não sei quando é ) receberes 100%, ou então vender antes, no entanto no caso de uma reestruturação de dívida ou insolvência...pode ser pior a emenda que o soneto.

Boa noite D@vid,
    O valor mínimo é de 1000 eur, conforme o JSemedo tinha referido: http://dc.isda.org/documents/2016/07/final-list-of-deliverable-obligations-for-portugal-international-finance-b-v.pdf
    Efectivamente corro o risco de "ser pior a emenda que o soneto", mas neste momento era o única "esperança" (espero que haja) em rever a médio/longo prazo o valor perdido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

22 minutes ago, tzaraujo said:

Mas essas obrigações, as PTPTCYOM0008, terminaram a 26 de Julho 2016, logo já não as podes transacionar no mercado, certo?

Vais agora aguardar pelo fim da recuperação judicial da Oi e esperar que acabem por pagar mais que 22,50% por elas, é isso?

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, JRJordao disse:

Mas essas obrigações, as PTPTCYOM0008, terminaram a 26 de Julho 2016, logo já não as podes transacionar no mercado, certo?

Vais agora aguardar pelo fim da recuperação judicial da Oi e esperar que acabem por pagar mais que 22,50% por elas, é isso?

Isso é que eu tb n percebo.

Mas afinal quem lucra com a nossa perca, os emitentes certo?

Por outro lado, oferecerem alavancagem para um fundo, é no mínimo hilariante.

A mim ainda não fizeram qualquer proposta...tenho um bom lote de cln e já rezo pela Haintong.

Editado por jump
    Adicionar texto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, JRJordao disse:

Também não percebi...existem obrigações para 2017, 2018, 2019, 2020, 2025, pensei que fosse alguma dessas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    18 minutes ago, D@vid said:

Também não percebi...existem obrigações para 2017, 2018, 2019, 2020, 2025, pensei que fosse alguma dessas.

Todas essas outras parecem ter denominação 50.000€ ou superior.

As de Julho 2016 já não se devem poder comprar (ou vender) no mercado. Se calhar o Best tinha algumas em carteira...

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, JRJordao disse:

Sim, vou aguardar que paguem mais, pois infelizmente não disponho de liquidez para optar pela alavancagem, e agora é "rezar" para que a Oi não entre em falência e que estas subam pelos menos 50%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Efectivamente há aqui bastante matéria para discutir.

Foi-me proposto pelo banco BEST investir em CLN XS1039373375 e XS0948479745,
    sendo dito na altura que o produto estava indexado à emissão de obrigações da PTFI subsidiária da PT Telecom, obrigações essas que a ESI iria comprar como intitucional e emitir um produto indexado a estas,  distribuído em notes de 1K, como tal um investimento "bastante seguro", apesar da IFI ser um documento de difícil compreensão, com risco de crédito sobre 2 empresas e linguagem técnica.
    O mesmo aconteceu com inúmeros investidores, onde as suas poupanças foram encaminhadas para estes produtos, apresentados como sendo sem risco, compostos por obrigações, nomeadamente como alternativa a depósitos a prazo.

Só me apercebi da complexidade do mesmo, aquando da resolução do BES, no entanto os riscos de 2 das entidades foram atenuados com a compra do BESI pela Haitong, também ponho em questão qual é o critério usado na atribuição do perfil de investidor, por parte deste banco, já que sempre ressalvei uma posição conservadora.

Durante a vigência destes CLN, apenas fui informada pela entidade comercializadora BEST, ao abrigo do artigo 19 de 2012 que regulamenta os PFC, da alteração do emissor para a Haitong e já este ano das alterações ocorridas com o evento de crédito.

Assim o BEST, não me informou dos factos com informação relevante  da PTFI que descrimino adiante, que alteraram drasticamente o risco dos meus investimentos e que me levariam a resgatar os produtos por duvidas sobre a solvabilidade ou impossibilidade de acompanhamento.

ASSEMBLEIA DE NOTEHOLDERS PORTUGAL TELECOM, SGPS S.A. 3 de Março de  2014
    Transmissão para a PTFI das notes PT e onde a PTFI passa a ser subsidiária da OI
    ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PORTUGAL TELECOM, SGPS, SA 8 de Setembro de 2014 
    Deliberação sobre a dívida RIOFORTE detida pela PTFI.
    Portugal Telecom International Finance B.V informa sobre substituição do emitente das obrigações com o ISIN PTPTCYOM0008, denominadas €400.000.000 6,25% Notes due 2016
    Alterações ao emitente, de notes garantidas pela OI, onde a PTFI é subsidiária.

Também chamo a atenção de que nos extractos de conta deste banco, o valor do investimento se encontra inalterado, apenas indicando uma valorização percentual que questionei e que me foi dito que seria o valor de reembolso se fizesse o resgate imediato mas nada teria a ver com a liquidação no vencimento, ou seja os extractos entregues aos clientes não reflectem a sua posição patrimonial de forma real, por erro ou omissão.

Ainda questiono sobre a actuação da Haitong e a sua detenção de dívida obrigacionista sobre a PT, sendo que foi interveniente no processo em que foi proposta pela PT a venda das notes por valor superior à emissão.
    Portugal Telecom International Finance B.V. informa sobre exercício do direito de reembolso associado à substituição do emitente das obrigações com o ISIN PTPTCYOM0008, denominadas €400.000.000 6,25% Notes due 2016, garantidas pela Oi S.A.
    Notes que originaram o evento de crédito  da PT por incumprimento da OI como garante das notes.
    Questiono a legalidade da emissão das notes ao retalho, bem como o seu mecanismo.

Foi-me dito esta semana que a liquidação física seria impossível, facto q não compreendo porque para a emissão das CLN teria que existir esse activo na posse da ESI/Haitong, ou essa posição foi alienada em 2015, quando proposto pela PT o resgate em valor superior ao de subscrição? Assim não compreendo como o produto não foi extinto, ou neste momento porque não são entregáveis obrigações no reembolso, conforme IFI, penso ser uma questão pertinente!

Agora assistimos a soluções várias apresentadas a clientes, desde reembolso em dinheiro, propostas de investimento com alavancagem ou  distribuição de notes vencidas.

Será que de alguma forma nos poderíamos unir e pedir apoio profissional?
    Penso que seria de alguma forma vantajoso, tanto em número de intervenientes como em custos.

obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, jump said:

Assim o BEST, não me informou dos factos com informação relevante  da PTFI que descrimino adiante, que alteraram drasticamente o risco dos meus investimentos e que me levariam a resgatar os produtos por duvidas sobre a solvabilidade ou impossibilidade de acompanhamento.

Agora assistimos a soluções várias apresentadas a clientes, desde reembolso em dinheiro, propostas de investimento com alavancagem ou  distribuição de notes vencidas.

De facto o Best poderia ter mantido os clientes informados desde mais cedo. Mas não sei até que ponto é legalmente obrigado a fazê-lo. Não será da CMVM essa responsabilidade, cujo site foi disponibilizando as notícias relevantes?

O reembolso em dinheiro está a ser feito para todos os clientes, é a resolução dos produtos. Depois, há quem esteja a receber sugestões do seu PFA de como aplicar esse dinheiro. É uma situação normal, que cabe a cada um avaliar e aceitar ou não. Também não me parece estranho que as propostas variem. Os clientes não são todos tratados por igual, por razões várias (património, antiguidade, postura do PFA).

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JSemedo
    há 5 horas, jump disse:

Efectivamente há aqui bastante matéria para discutir.

Foi-me proposto pelo banco BEST investir em CLN XS1039373375 e XS0948479745,
    sendo dito na altura que o produto estava indexado à emissão de obrigações da PTFI subsidiária da PT Telecom, obrigações essas que a ESI iria comprar como intitucional e emitir um produto indexado a estas,  distribuído em notes de 1K, como tal um investimento "bastante seguro", apesar da IFI ser um documento de difícil compreensão, com risco de crédito sobre 2 empresas e linguagem técnica.
    O mesmo aconteceu com inúmeros investidores, onde as suas poupanças foram encaminhadas para estes produtos, apresentados como sendo sem risco, compostos por obrigações, nomeadamente como alternativa a depósitos a prazo.

Só me apercebi da complexidade do mesmo, aquando da resolução do BES, no entanto os riscos de 2 das entidades foram atenuados com a compra do BESI pela Haitong, também ponho em questão qual é o critério usado na atribuição do perfil de investidor, por parte deste banco, já que sempre ressalvei uma posição conservadora.

Durante a vigência destes CLN, apenas fui informada pela entidade comercializadora BEST, ao abrigo do artigo 19 de 2012 que regulamenta os PFC, da alteração do emissor para a Haitong e já este ano das alterações ocorridas com o evento de crédito.

ASSEMBLEIA DE NOTEHOLDERS PORTUGAL TELECOM, SGPS S.A. 3 de Março de  2014
    Transmissão para a PTFI das notes PT e onde a PTFI passa a ser subsidiária da OI
    ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA PORTUGAL TELECOM, SGPS, SA 8 de Setembro de 2014 
    Deliberação sobre a dívida RIOFORTE detida pela PTFI.
    Portugal Telecom International Finance B.V informa sobre substituição do emitente das obrigações com o ISIN PTPTCYOM0008, denominadas €400.000.000 6,25% Notes due 2016
    Alterações ao emitente, de notes garantidas pela OI, onde a PTFI é subsidiária.

Também chamo a atenção de que nos extractos de conta deste banco, o valor do investimento se encontra inalterado, apenas indicando uma valorização percentual que questionei e que me foi dito que seria o valor de reembolso se fizesse o resgate imediato mas nada teria a ver com a liquidação no vencimento, ou seja os extractos entregues aos clientes não reflectem a sua posição patrimonial de forma real, por erro ou omissão.

Ainda questiono sobre a actuação da Haitong e a sua detenção de dívida obrigacionista sobre a PT, sendo que foi interveniente no processo em que foi proposta pela PT a venda das notes por valor superior à emissão.
    Portugal Telecom International Finance B.V. informa sobre exercício do direito de reembolso associado à substituição do emitente das obrigações com o ISIN PTPTCYOM0008, denominadas €400.000.000 6,25% Notes due 2016, garantidas pela Oi S.A.
    Notes que originaram o evento de crédito  da PT por incumprimento da OI como garante das notes.
    Questiono a legalidade da emissão das notes ao retalho, bem como o seu mecanismo.

Foi-me dito esta semana que a liquidação física seria impossível, facto q não compreendo porque para a emissão das CLN teria que existir esse activo na posse da ESI/Haitong, ou essa posição foi alienada em 2015, quando proposto pela PT o resgate em valor superior ao de subscrição? Assim não compreendo como o produto não foi extinto, ou neste momento porque não são entregáveis obrigações no reembolso, conforme IFI, penso ser uma questão pertinente!

Será que de alguma forma nos poderíamos unir e pedir apoio profissional?
    Penso que seria de alguma forma vantajoso, tanto em número de intervenientes como em custos.

obg

Jump

Sem dúvida de que o besi e Best podiam ter outro tipo de atiute. Há imensos lesados. Só no Best com produtos liquidados são 5000 clientes com um montante de cerca de 45milhoes. Mas poucos se queixam!

Ontem no negócios da semana na SIC notícias mesmo no final do programa essa questão foi referida. Inclusive um advogado referiu-se a ela como irregular.

Precisamos de ver quantos estavam dispostos a saber isso

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Visitante JSemedo disse:

Jump

Sem dúvida de que o besi e Best podiam ter outro tipo de atiute. Há imensos lesados. Só no Best com produtos liquidados são 5000 clientes com um montante de cerca de 45milhoes. Mas poucos se queixam!

Ontem no negócios da semana na SIC notícias mesmo no final do programa essa questão foi referida. Inclusive um advogado referiu-se a ela como irregular.

Precisamos de ver quantos estavam dispostos a saber isso

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/negociosdasemana/2016-06-06-Portugal-2016-em-analise

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Visitante JSemedo disse:

Eu já tinha apresentado ; Não seria de perguntar a opinião à associação de pequenos investidores?

Boa tarde,

Tem o contacto da associação?

Obteve resposta da CMVM à sua queixa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JSemedo
    há 7 horas, tzaraujo disse:

Boa tarde,

há 7 horas, tzaraujo disse:

Boa tarde,

A resposta da CMVM deve demorar. Logo que saiba de algo informo. Mas ada CMVM não deve vir grande coisa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante JSemedo

Sabem dizer-me qual o balanço do Banco. É que com a perda dos 50 milhões dos CLNs e 5000 clientes desagradados que não devem lá colocar mais dinheiro, antes pelo contrário, parece-me muito para a estrutura de um banco daqueles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Visitante JSemedo disse:

Sabem dizer-me qual o balanço do Banco. É que com a perda dos 50 milhões dos CLNs e 5000 clientes desagradados que não devem lá colocar mais dinheiro, antes pelo contrário, parece-me muito para a estrutura de um banco daqueles.

Achas? Nós fomos o seguro,funcionamos  como o garante ao risco deles, nós é que perdemos, eles ainda lucraram!

Ficaram com a dívida da PT que há-de ser renegociada, com o nosso dinheiro e com as taxas que nos cobraram...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, jump disse:

Achas? Nós fomos o seguro,funcionamos  como o garante ao risco deles, nós é que perdemos, eles ainda lucraram!

Ficaram com a dívida da PT que há-de ser renegociada, com o nosso dinheiro e com as taxas que nos cobraram...

Parece-me que estás a confundir o emitente com o intermediário... acho que o visitante tem em parte razão, é dinheiro que sai do banco, é dinheiro que os clientes teriam nas maturidades para fazerem novos reevestimentos, na minha opinião, os bancos que comercializaram estas aplicações foram eles também apanhados no meio da tempestade, o emitente esse sim é que vendeu um CDS aos clientes, os bancos colocadores foram apenas isso, bancos colocadores, os bancos estão a colocar as OTRVs, se o estado vai á falência ou faz uma reetruturação de dívida também serão colocados em xeque por isso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 54 minutos, JRJordao disse:

Capital garantido?? a sério??

É isto que acho que não traz credibilidade a quem queira fazer queixas, http://web3.cmvm.pt/sdi/pfc/docs/fsd28024.pdf isto é capital garantido aonde? só se for na China, a não ser que não seja este.

As pessoas não sabem o que fazem? não assinam papeis? não são alertadas das coisas quando as fazem na net?

Ou seja, advogados que se vão encher os bolsos com acções em tribunais á custa dos coitados que perderam dinheiro.

Atenção que neste caso o emitente é o próprio DB, ao contrário do Best que não é emitente dos produtos, neste caso o DB é um pouco como diz o Jump, ainda lucra.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    22 minutes ago, D@vid said:

Capital garantido?? a sério??

Muito gosta o pessoal de passar por ignorante, quando lhes convém...

Este ainda por cima tinha um cupão baixo, 4,50% no primeiro ano e 3% a partir daí. Talvez por isso tenham pensado que era seguro. ;)

Ao menos no Best tive 7,45% durante 3 anos.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites