Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Produtos Estruturados / CLNs / ICAE

davidmleal

Recommended Posts

Visitante arribas (visitante)

Caros amigos, podem dar a vossa opinião sobre este CLN do Best: EUR CLN REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 2018.

Gostaria de saber a opinião de algum entendido na matéria sobre este CLN do Best. Vejam o link: https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/IFI_EUR_CLN_Republica_Federativa_do_Brasil_2018.pdf

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 1,1k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

327

• afer

152

• JRJordao

38

Top Posters In This Topic

Popular Posts

O que acham deste produto que o PFA do Best sugeriu? EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 Resumo: Taxa Fixa 50% do capital (garantido na maturidade): Prazo: 2 anos Cupão trimestra

Obrigado pela lista de pontos. A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente? A questão das obrigações s

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Posted Images

Gostaria de saber a opinião de algum entendido na matéria sobre este CLN do Best. Vejam o link: https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/IFI_EUR_CLN_Republica_Federativa_do_Brasil_2018.pdf

O que pretendias saber ao certo? É, na sua essência, bastante linear: estás a comprar dívida do Brasil através do emitente Haitong Ireland. Tens 2 níveis de risco, o do emitente e de evento de crédito da republica do Brasil. Se é interessante? Depende. Há analistas que acreditam que o pior já passou para o Brasil e que o risco de um incumprimento é reduzido. Há outros que não. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguma vantagem concreta sobre simplesmente comprar obrigações do Brasil? Estão a dar mais que os 4,50% oferecidos por este CLN e o risco é "só" o do Brasil. 

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguma vantagem concreta sobre simplesmente comprar obrigações do Brasil? Estão a dar mais que os 4,50% oferecidos por este CLN e o risco é "só" o do Brasil. 

Essa é sempre a pergunta que se coloca, muitas vezes as obrigações em mercado secundário até têm melhor taxa, eu aqui vejo algumas coisas que podem influenciar a optar antes por um estruturado:

• O pagamento de juros, costuma ser mensal ou trimestral, nas obrigações costuma ser semestral e anual.
    • A volatilidade, muito mais baixa num estruturado.
    • Serem sempre obrigações séniores.
    • Como existe um CDS o investidor pode ser ressarcido de algum montante em caso de falência do subjacente, nas obrigações o mais provável é perder mesmo tudo.
    • Não haver comissões de compra, e de venda é de 0,50% ( no Best ) qualquer que seja o montante.
    • Não haver comissão de pagamento de cupão.

Pode haver mais mas estas são as que me recorde...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Essa é sempre a pergunta que se coloca, muitas vezes as obrigações em mercado secundário até têm melhor taxa, eu aqui vejo algumas coisas que podem influenciar a optar antes por um estruturado:

• O pagamento de juros, costuma ser mensal ou trimestral, nas obrigações costuma ser semestral e anual.
    • A volatilidade, muito mais baixa num estruturado.
    • Serem sempre obrigações séniores.
    • Como existe um CDS o investidor pode ser ressarcido de algum montante em caso de falência do subjacente, nas obrigações o mais provável é perder mesmo tudo.
    • Não haver comissões de compra, e de venda é de 0,50% ( no Best ) qualquer que seja o montante.
    • Não haver comissão de pagamento de cupão.

Pode haver mais mas estas são as que me recorde...

Obrigado pela lista de pontos.

A frequência de pagamento de juros parece-me bem menos importante que a própria taxa. Alguém prefere receber menos, mas mais frequentemente?

A questão das obrigações sénior, basta escolher titulos sénior para comprar. ;)

O CDS é de facto uma vantagem. Mas também não é liquido que em obrigações sénior quando se perde seja necessariamente tudo. Não há é um montante garantido (estou a assumir que o CDS garante um valor...).

A primeira ideia com que fico ao ver este produto é que o emitente vai comprar obrigações a dar 7% ou mais, passar 4,50% para o cliente e ficar com a diferença. Claro que também corre risco, principalmente se os títulos em questão não atingirem a maturidade e tiverem que os vender ao preço de mercado. Mas suponho que normalmente criam CLNs com maturidade a coincidir com os títulos envolvidos.

Suponho que para investidores pequenos e/ou iniciantes o CLN se torne mais interessante. 

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso sim, há quem prefira receber menos mas de uma forma mais periódica, há investidores para tudo, psicológicamente receber mensalmente ou trimestralmente é melhor que anualmente, até porque assim os juros já cá estão deste lado, em vez de se esperar um ano.

Sim basta escolher obrigações séniores, no entanto muitas têm míinimos que não podem ser adquiridas por qualquer um , 50k ou 100k, num estruturado bastam 1k.

Também não sei se um CDS garante alguma coisa, tenho ideia que num caso extremo ele é accionado e depois depende da taxa swap na altura, ou algo parecido, e recebe-se uma percentagem, mas para certos montantes, penso que 100k, ( requer confirmação ), as coisas podem ser diferentes, o estruturado pode ser convertido em obrigações puras e recebe-se á cotação das mesmas, ou num caso positivo, a totalidade, já que desta forma o investidor passa a deter a obrigação.

Eu vejo um estruturado como um fundo de investimento, um fundo de investimento de acções é mais "cómodo" que comprar acções, e também mais barato.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante arribas (visitante)

Por acaso sim, há quem prefira receber menos mas de uma forma mais periódica, há investidores para tudo, psicológicamente receber mensalmente ou trimestralmente é melhor que anualmente, até porque assim os juros já cá estão deste lado, em vez de se esperar um ano.

Sim basta escolher obrigações séniores, no entanto muitas têm míinimos que não podem ser adquiridas por qualquer um , 50k ou 100k, num estruturado bastam 1k.

Também não sei se um CDS garante alguma coisa, tenho ideia que num caso extremo ele é accionado e depois depende da taxa swap na altura, ou algo parecido, e recebe-se uma percentagem, mas para certos montantes, penso que 100k, ( requer confirmação ), as coisas podem ser diferentes, o estruturado pode ser convertido em obrigações puras e recebe-se á cotação das mesmas, ou num caso positivo, a totalidade, já que desta forma o investidor passa a deter a obrigação.

Eu vejo um estruturado como um fundo de investimento, um fundo de investimento de acções é mais "cómodo" que comprar acções, e também mais barato.

E o que têm a dizer sobre a dívida pública brasileira? É arriscado investir nela sobre a forma de estruturado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só me recordo de investir em Brasil uma única vez e foi através do fundo BPI Brasil :D, apesar que possa ter alguma coisa de Brasil metido nalgum fundo.

É economia que não ligo muito sinceramente, mas admito, que apesar de todas as noticias que se ouve, não entre para aí em default, estamos a falar na 7ª economia do mundo ( o que não quer dizer nada é verdade ), tem uma dívida pública metade da nossa, curiosamente, de cerca de 65% em relação ao PIB, até a Alemanha tem mais, para não falar no Japão que é mais de 200%, acredito que como eles estão no "lixo" queiram implementar medidas para sair desse rating, podem mexer na moeda quando quiserem e sempre é o País do samba, do Carnaval e dos Jogos Olimpicos :lol::lol:.

Os etruturados na sua maioria acabam por ter algum interesse pelo rendimento periódico, não há assim muitas aplicações que renda ao mês ou ao trimestre, há os fundos mas aqui o capital pode desvalorizar, nos estruturados o capital é garantido na maturidade, desde que o emitente e os activos subjacentes não berrem...

Já agora, não tenho conhecimento, há algum estruturado, seja no Best ou em outro banco, que tenha berrado? por default dos activos subjacentes? alguém tem conhecimento disso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só me recordo de investir em Brasil uma única vez e foi através do fundo BPI Brasil :D, apesar que possa ter alguma coisa de Brasil metido nalgum fundo.

É economia que não ligo muito sinceramente, mas admito, que apesar de todas as noticias que se ouve, não entre para aí em default, estamos a falar na 7ª economia do mundo ( o que não quer dizer nada é verdade ), tem uma dívida pública metade da nossa, curiosamente, de cerca de 65% em relação ao PIB, até a Alemanha tem mais, para não falar no Japão que é mais de 200%, acredito que como eles estão no "lixo" queiram implementar medidas para sair desse rating, podem mexer na moeda quando quiserem e sempre é o País do samba, do Carnaval e dos Jogos Olimpicos :lol::lol:.

Os etruturados na sua maioria acabam por ter algum interesse pelo rendimento periódico, não há assim muitas aplicações que renda ao mês ou ao trimestre, há os fundos mas aqui o capital pode desvalorizar, nos estruturados o capital é garantido na maturidade, desde que o emitente e os activos subjacentes não berrem...

Já agora, não tenho conhecimento, há algum estruturado, seja no Best ou em outro banco, que tenha berrado? por default dos activos subjacentes? alguém tem conhecimento disso?

David, como é do teu conhecimento, tens pelo menos o caso do CLN ESFG Portugal…era um produto estruturado CLN EUR CLN ESFPortugal 3Y Notes (XS0936339117), comercializado pelo Best  com as seguintes caracteristicas:

Prazo: 2 anos, 11 meses e 9 dias
    Data de maturidade: 30 Maio de 2016
    Taxa: 4,50% TANB nos primeiros 4 trimestres / 3,75% TANB + Euribor a 3 meses nos trimestres subsequentes
    Pagamento de Juros: Trimestral.

e que entrou em Default.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Olha nem sabia que havia este CLN :rolleyes:

bela explicação Otimizado, realmente este tipo de produto acaba por ser simples na sua componente de risco, apesar da IFI parecer um autentico filme de terror.

Obrigado! :) , é verdade, carregadinha de pontos de exclamação encarnados.. 

abraço! 

Há outra questão Jordão, este CLN tem um mínimo de investimento de 1.000,00€. Obrigações da Republica Brasileira terão um mínimo de 10k (creio).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, como é do teu conhecimento, tens pelo menos o caso do CLN ESFG Portugal…era um produto estruturado CLN EUR CLN ESFPortugal 3Y Notes (XS0936339117), comercializado pelo Best  com as seguintes caracteristicas:

Prazo: 2 anos, 11 meses e 9 dias
    Data de maturidade: 30 Maio de 2016
    Taxa: 4,50% TANB nos primeiros 4 trimestres / 3,75% TANB + Euribor a 3 meses nos trimestres subsequentes
    Pagamento de Juros: Trimestral.

e que entrou em Default.

Que me lembre, só este. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há outra questão Jordão, este CLN tem um mínimo de investimento de 1.000,00€. Obrigações da Republica Brasileira terão um mínimo de 10k (creio).

Não é verdade, a maioria tem 1.000 USD. Pode é não compensar investir montantes muito abaixo de 10.000, tendo em conta as comissões associadas.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

tinha ideia que não existiam séries com valores mínimos tão baixos mas como dizes e bem, as comissões de trading de obrigações são demasiado elevadas para valores de investimento tão baixos 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deviam de aproveitar o actual momento do crude, algo com uma percentagem alta de capital garantido e indexado ao preço do petróleo para uns 3/5 anos, acho que iriam ter boa adesão, depósitos indexados depende das taxas principalmente das mínimas e do potencial dos indexantes, se for como os do Banco Invest cheios de artimanhas mais vale estarem quietos :D, o melhor produto deles chama-se Marshall Wce Tops :P:P, o resto é conversa!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 2 weeks later...

Afinal sempre saiu algo com petróleo:

EUR 3Y S&P GSCI Crude Oil Excess Return Index

Com o crude nos 30 USD, e com potencial de subida, pode ser uma alternativa interessante, desde que se possa vender antecipadamente pode-se encaixar uma boa mais valia, é que basta uma variação para cima de 1USD que são praticamente +3% de rentabilidade...

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Afinal sempre saiu algo com petróleo:

EUR 3Y S&P GSCI Crude Oil Excess Return Index

Com o crude nos 30 USD, e com potencial de subida, pode ser uma alternativa interessante, desde que se possa vender antecipadamente pode-se encaixar uma boa mais valia, é que basta uma variação para cima de 1USD que são praticamente +3% de rentabilidade...

Tambem recebi essa informacao do meu gestor ai do Best. Acham mesmo que e' de subscrever?

Eu tenho algum de lado em liquidez e ate' estou disposto a arriscar. O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu gosto de colocar as questões ao contrário, até quanto estou disposto a perder? estarei disposto a perder 1 000€ se investir 10 000€? estou disposto a perder 2 000€ se investir 20 000€?

A aplicação garante 90% do capital investido, isto se deixarmos até á maturidade, é o pior que pode acontecer ( bem o pior mesmo é o Haitong ir á vida claro ), a partir daqui é esperar de duas uma, ou que o petróleo esteja a cotar num valor acima do que na data inicial ao fim de 3 anos, ou se a subida for interessante dar ordem de venda antecipada.

A partir daqui cada um decide em consciência, há análises que dizem que até ao final do ano o crude pode estar nos 45 USD, se isso acontecer seria uma subida de 50%, se o índice replica a cotação, se o estruturado replica o índice, estaríamos a falar talvez numa venda antecipada a 130% ( compra-se a 100% ) ou mais...

Mas são suposições, quem me diz que o preço não passa disto ou então ainda cai mais durante estes 3 anos :D:D mas eu pessoalmente gosto, até porque para se perder 10% do capital o crude no final tinha de perder mais de 10%... 3 anos de petróleo nos 30USD? será mesmo possível? é só pensar um bocadinho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O tempo de 3 anos dá uma certa segurança, mas não acham que no máximo dentro de 1 ano o crude não esteja nos 45 dólares ou 50 dólares?

Das maiores razões para o preço baixo é o aumento da produção nos EUA nas áreas de Xisto, assim como o regresso do Irão ao mercado do petróleo depois do levantamento das sanções aplicadas, então se há excesso porque não reduzem a produção? Ora porque a OPEP não gosta muito da produção nos EUA de xisto, e quer pressionar este negócio, a própria Arábia Saudita quer aniquilar outros produtores, e é um País que consegue muito bem viver por largos períodos de tempo com petróleo em baixa.

O valor sustentável para o petróleo, segundo analistas, é nos 60 dólares, ora esse preço não acontece desde novembro de 2014, já vamos portanto com 1 ano e 3 meses fora desse rácio, até quando é sustentável? na minha opinião não será muito mais, e na opinião de muitos analistas que falam num preço de petróleo pelo menos nos 45 dólares ou 50 dólares até dezembro, como disse o utilizador acima, uma pequena variação de preço pode gerar uma mais valia interessante e anular algumas perdas que penso que muitas pessoas têm tido nos fundos, etfs, obrigações, estou mesmo tentado em me desfazer de toda a minha carteira de fundos ( desde Abril de 2014 ) e apostar neste produto, o pior que me pode acontecer é perder 10% do capital, mas isso é um preço que se paga no mercado, e um preço bem maior que esse estou eu a pagar na minha carteira de investimentos actuais.

Bem-hajam

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No BiG também há um com o sector de energia como activos, Shell, ENI, Repsol e Galp.

Também tem capital garantido em 90%, na maturidade se o cabaz cotar acima recebe-se 100% + a valorização até ao máximo de 25%, se for igual ou abaixo pode-se perder até 10% do capital.

Não é tão directo como o do Best, mas pode ser também interessante, porque o sector da energia não só têm o petróleo como "benchmark" como também o resto dos combustiveis etc.

Acaba hoje dia 8.

Valor Energética

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • 1 month later...

Uma duvida genérica sobre "estruturados".

Considerem o estruturado X que depende da cotação das acções Y e Z.

Compara a cotação das acções Y e Z no período inicial com a cotação no período final (comum a vários estruturados).

A minha questão é se a cotação inicial é corrigida (semelhante ao adj. close no yahoo.finance) com dividendos e splits.

Ou por exemplo , a acção Y tinha no dia 01-12-2015 (subscrição) por exemplo o valor de 10€, entretanto no dia 15-01-2016 tem um dividendo de 0,5€. hoje que era o dia de comparação para resgate o valor da acção é 9,7€ , ou seja menor que os 10€, mas se ajustarmos o valor ao dividendo então já é maior.

Desde já agradecido pelos esclarecimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, nhufas disse:

A minha questão é se a cotação inicial é corrigida (semelhante ao adj. close no yahoo.finance) com dividendos e splits.

Ou por exemplo , a acção Y tinha no dia 01-12-2015 (subscrição) por exemplo o valor de 10€, entretanto no dia 15-01-2016 tem um dividendo de 0,5€. hoje que era o dia de comparação para resgate o valor da acção é 9,7€ , ou seja menor que os 10€, mas se ajustarmos o valor ao dividendo então já é maior.

Tens de ler os detalhes do produto porque há sempre nuances que são diferentes de uns para outros...

Mas eu diria que se o que conta é o valor da cotação no dia de hoje, então são mesmo os 9,7€ que contam... É costume dizer onde é que o valor dessa cotação é retirado, isso ajuda a esclarecer a dúvida.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mais um produto indexado:

DEPÓSITO INDEXADO “BEST AÇÕES FRANCESAS MARÇO 2016”

http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/ContasdeDeposito/Tiposdeposito/DepositosIndxDuais/Documents/BEST%20-%20Banco%20Electr%C3%B3nico%20de%20Servi%C3%A7o%20Total,%20S.A.%20-%20Dep%C3%B3sito%20Indexado%20Best%20Ac%C3%A7%C3%B5es%20Francesas%20Mar%C3%A7o%202016.pdf

Citação

- Remuneração, paga anualmente, dependente de 4 ações – L´Oréal SA, Danone SA, Électricité de France SA e LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton SE:

1. 2,2188% se todas as ações apresentarem uma cotação de fecho igual ou superior à respetiva cotação de fecho na Data da Observação Inicial (30/03/2016);
    2. 0,2466%, caso contrário (mínimo garantido)

Nota: Esta aplicação está garantida pelo Fundo de Garantia de Depósitos

Parece-me pouco para um produto agarrado a acções, mas é capital garantido

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites